Logo ENEM

Enem 2019 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas


Questão 90 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Mineração no Brasil

    A partir da segunda metade do século XVIII, o número de escravos recém-chegados cresce no Rio e se estabiliza na Bahia. Nenhum lugar servia tão bem à recepção de escravos quanto o Rio de Janeiro.

FRANÇA, R. O tamanho real da escravização. O Globo. 5 abr. 2015 (adaptado).

Na máteria, o jornalista informa uma mudança na dinâmica do tráfico atlântico que está relacionada à seguinte atividade:



a)

Coleta de drogas do sertão.

b)

Extração de metais preciosos.

c)

Adoção da pecuária extensiva.

d)

Retirada de madeira do litoral.

e)

Exploração da lavoura de tabaco.

Resolução

A partir do século XVIII a mineração se tornou uma atividade econômica muito importante para a dinâmica da colonização portuguesa no Brasil. Tal fato inclusive justificou a transferência da capital de Salvador, ligada a atividade açucareira, para o Rio de Janeiro, em 1763, cidade litorânea mais próxima da zona mineradora. Nesse período, o número de escravos na região cresceu significativamente com a entrada de milhares de negros africanos (principalmente vindos de Angola) entrando pelo porto do Rio de Janeiro e indo diretamente para as minas. Dessa forma, a alternativa correta é a B.

O aumento do número de escravos chegados no Rio de Janeiro no século XVIII não tem nenhuma relação com a coleta de drogas do sertão (alternativa A), atividade que ocorreu na região Norte. Esse processo também não apresentou relação com a adoção da pecuária extensiva, que se tornou importante no século XVIII na região Sul e que desenvolveu o mercado interno pois abasteceu a zona aurífera do sudeste com carne charqueada e couro. A retirada de Pau-brasil do litoral (alternativa D) ocorreu durante o chamado período Pré-Colonial (1500-1530) a partir da exploração do trabalho indígena. Por fim, a lavoura do tabaco (alternativa E) se expandiu justamente Bahia do século XVIII, o que não justificaria a alteração do número de escravos mencionado no texto.