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Enem 2019 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas


Questão 30 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

textos publicitários


Disponível em: www.essl.pt. Acesso em: 9 maio 2019 (adaptado).


Essa campanha se destaca pela maneira como utiliza a linguagem para conscientizar a sociedade da necessidade de se acabar com o bullyng. Tal estratégia está centrada no(a)



a)

chamamento de diferentes atores sociais pelo uso recorente de estruturas injuntivas.

b)

variedade linguística caracterizadora do português europeu.

c)

restrição a um grupo específico de vítimas ao aprensentar marcas gráficas de identificação de gênero como "o(a)".

d)

combinação do significado de palavras escritas em línguas inglesa e portuguesa.

e)

enunciado de cunho esperançoso "passe à história" no título do cartaz.

Resolução

a) Correta. A campanha estimula diferentes atores sociais (vítimas, conhecidos das vítimas e conhecidos do agressor) a reagirem ao bullying. O chamamento desses indivíduos é feito através do uso recorrente de estruturas injuntivas ("fica calmo", "evita ficar sozinho", "denuncia o caso"...).

b) Incorreta. O uso do português europeu ocorre porque a campanha circula em Portugal, como é possível notar no endereço do site. Assim, a variedade usada é regional, o que não caracteriza uma estratégia de combate ao bullying.

c) Incorreta. A presença de "o(a)" busca atingir tanto o gênero masculino quanto o masculino, sendo, portanto, mais inclusivo.

d) Incorreta. O termo bullying/bullies, de origem inglesa, não tem adaptação na língua portuguesa. Na campanha, ele é usado para caracterizar a prática de atos violentos, intencionais e repetidos contra uma pessoa, e não para conscientizar a sociedade da necessidade de se acabar com esse tipo de atitude.

e) Incorreta. O título da campanha "Faz com que o bullying passe à história" tem o intuito de chamar a atenção do leitor para o tema, estimulando-o a fazer parte da luta contra o bullying. Essa estratégia, no entanto, não é central, uma vez que apenas busca chamar a atenção do leitor para a leitura do texto.

Questão 31 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

textos científicos e de divulgação científica

Esporte e cultura: análise acerca da esportivização de práticas corporais nos jogos indígenas

    Nos Jogos dos Povos Indígenas, observa-se que as práticas corporais realizadas envolvem elementos tradicionais (como as pinturas e adornos corporais) e modernos (como a regulamentação, a fiscalização e a padronização). O arco e flecha e a lança, por exemplo, são instrumentos tradicionalmente utilizados para a caça e a defesa da comunidade na aldeia. Na ocasião do evento, esses artefatos foram produzidos pela própria etnia, porém sua estruturação como "modalidade esportiva"  promoveu uma semelhança entre as técnicas apresentadas, com o sentido único da competição.

ALMEIDA, A. J. M.; SUASSUNA, D. M. F. A. Pensar a prática, n. 1, jan-abr. 2010 (adaptado).


A relação entre os elementos tradicionais e modernos nos Jogos dos Povos Indígenas desencadeou a 



a)

padronização de pinturas e adornos corporais.

b)

sobreposição de elementos tradicionais sobre os modernos.

c)

individualização das técnicas apresentadas em diferentes modalidades.

d)

legitimação das práticas corporais indígenas como modalidade esportiva.

e)

preservação dos significados próprios das práticas corporais em cada cultura.

Resolução

a) Incorreto. A referência que o texto faz à “padronização” diz respeito aos elementos modernos da prática esportiva (“regulamentação, a fiscalização e a padronização”).

b) Incorreto. A afirmação de que, nos Jogos dos Povos Indígenas, houve a “sobreposição de elementos tradicionais sobre os modernos” parece imprecisa, uma vez que esses seriam componentes que, amalgamados, criam uma nova atividade a ser analisada: “a esportivização de práticas corporais” indígenas.

c) Incorreto. Não se trata da individuação das técnicas, mas do seu contrário. Cada etnia abre mão de sua individualidade ao aproximar a feitura de seus artefatos (“...uma semelhança entre as técnicas apresentadas, com o sentido único da competição”).

d) Correta. Ao transformar as atividades tradicionais de matriz indígena em práticas esportivas, os Jogos dos Povos Indígenas congregam um evento que valida essas atividades, isto é, legitima-as como esporte, para o qual se exige treino, técnica, aperfeiçoamento etc.

e) Incorreta. A esportivização das atividades corporais indígenas ressignifica essas práticas uma vez que, ao introduzir nelas elementos modernos, passarão a compor um todo novo, desportivo.

Questão 32 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Vanguardas Europeias

1. Nós queremos cantar o amor ao perigo, o hábito da energia e da temeridade.

2. A coragem, a audácia, a rebelião serão elementos essenciais de nossa poesia.

3. A literatura exaltou até hoje a imobilidade pensativa, o êxtase, o sono. Nós queremos exaltar o movimento agressivo, a insônia febril, o passo de corrida, o salto mortal, o bofetão e o soco.

4. Nós afirmamos que a magnificência do mundo enriqueceu-se de uma beleza nova: a beleza da velocidade. Um automóvel de corrida com seu cofre enfeitado, com tubos grossos, semelhantes a serpentes de hálito explosivo... um automóvel rugidor, que parece correr sobre a metralha, é mais bonito que a Vitória de Samotrácia.

5. Nós queremos entoar hinos ao homem que segura o volante, cuja haste ideal atravessa a Terra, lançada também numa corrida sobre o circuito da sua órbita.

6. É preciso que o poeta prodigalize com ardor, fausto e munificência, para aumentar o entusiástico fervor dos elementos primordiais.

MARINETTI, F. T. Manifesto futurista. In/; TELES, G. M. Vanguardas europeias e o Modernismo brasileiro. Petrópolis: Vozes, 1985.


O documento de Marinetti, de 1909, propõe os referenciais estéticos do Futurismo, que valorizam a 



a)

composição estática.

b)

inovação tecnológica.

c)

suspensão do tempo.

d)

retomada do helenismo.

e)

manutenção das tradições

Resolução

a) Incorreta. O Futurismo rejeita a composição estática – “A literatura exaltou até hoje a imobilidade pensativa, o êxtase, o sono” - e glorifica o movimento e a dinâmica ícones do mundo moderno – “Nós queremos exaltar o movimento agressivo, a insônia febril, o passo de corrida, o salto mortal, o bofetão e o soco”.

b) Correta. As inovações tecnológicas características do início do século XX são transformadas pelos futuristas em novas referências estéticas para uma arte que pretendesse representar o dinamismo da modernidade. Assim, na formulação: “um automóvel de corrida com seu cofre enfeitado, com tubos grossos, semelhantes a serpentes de hálito explosivo... um automóvel rugidor, (...), é mais bonito que a Vitória de Samotrácia”, o automóvel de corrida representa justamente as inovações tecnológicas do período que superariam em realização estética a arte do passado, representada pela referência à Vitória da Samotrácia.

c) Incorreta. A percepção temporal do Futurismo é dinâmica, uma vez que os adeptos dessa vanguarda consideravam que estavam vivendo uma aceleração do tempo, provocada pelo avanço tecnológico daquele contexto.

d) Incorreta. A Vitória da Samotrácia, ícone da arte helenística, é rejeitada pelo Futurismo, que passa a glorificar um novo ideal estético representado pelo automóvel de corrida, símbolo da velocidade dos tempos modernos.

e) Incorreta. Adotando uma postura iconoclasta, o Futurismo prega a destruição das tradições, anunciando a chegada de novos conceitos e referenciais para a produção artística.  

Questão 33 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

textos literários

    Ela nasceu lesma, vivia no meio das lesmas, mas não estava satisfeita com a sua condição. Não passamos de criaturas desprezadas, queixava-se. Só somos conhecidas por nossa lentidão. O rastro que deixamos na História será tão desprezível quanto a gosma que marca nossa passagem pelos pavimentos. 

    A esta frustração correspondia um sonho: a lesma queria ser como aquele parente distante, o escargot. O simples nome já a deixava fascinada: um termo francês, elegante, sofisticado, um termo que as pessoas pronunciavam com respeito e até com admiração. Mas, lembravam as outras lesmas, os escargots são comidos, enquanto nós pelo menos temos a chance de sobreviver. Este argumento não convencia a insatisfeita lesma, ao contrário: preferiria exatamente terminar sua vida desta maneira, numa mesa de toalha adamascada, entre talheres de prata e cálices de cristal. Assim como o mar é o único túmulo digno de um almirante batavo, respondia, a travessa de porcelana é a única lápide digna dos meus sonhos.

SCLIAR, M. Sonho de lesma. In: ABREU, C. F. et. al. A prosa do mundo. São Paulo: Global, 2009.


Incorporando o devaneio da personagem, o narrador compõe  uma alegoria que representa o anseio de 



a)

rejeitar metas de superação de desafios.

b)

restaurar o estado de felicidade pregressa.

c)

materializar expectativas de natureza utópica.

d)

rivalizar com indivíduos de condição privilegiada.

e)

valorizar as experiências hedonistas do presente.

Resolução

a) Incorreta. A personagem acredita na superação das condições naturais, negando que o determinismo seja capaz de atrapalhar seu sonho de tornar-se escargot.

b) Incorreta. A felicidade para a lesma seria ter uma morte nababesca de escargot em vez de manter-se na frugalidade de sua existência.

c) Correta. Ao desejar a elegância e o refinamento de um escargot para si, a lesma anseia concretizar uma aspiração irrealizável, que contradiz sua natureza banal e desprestigiada.

d) Incorreta. A lesma deseja tornar-se um escargot, que, no seu entendimento, poderia ser um indivíduo “de condição privilegiada” (ou mais privilegiada que a sua), portanto, não se trata de rivalizar, mas de querer ser o outro.

e) Incorreta. O presente da lesma não é prazeroso justamente por ela desejar ser o que ela não é, então não se poderia dizer que ela deseje valorizar as “experiências hedonistas” de seu momento.

Questão 34 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

textos científicos e de divulgação científica

A ciência do Homem-Aranha

    Muitos dos superpoderes do querido Homem-Aranha de fato se assemelham às habilidades biológicas das aranhas e são objeto de estudo para a produção de novos materiais. 

    O "sentido-aranha" adquirido por Peter Parker funciona quase como um sexto sentido, uma espécie de habilidade premonitória e, por isso, soa como um mero elemento ficcional. No entanto, as aranhas realmente têm um sentido mais aguçado. Na verdade, elas têm um dos sistemas sensoriais mais impressionantes da natureza.

    Os pelos sensoriais das aranhas, que estão espalhados por todo o corpo, funcionam como uma forma muito boa de perceber o mundo e captar informações do ambiente. Em muitas espécies, esse tato por meio dos pelos tem papel mais importante que a própria visão, uma vez que muitas aranhas conseguem prender e atacar suas presas na completa escuridão. E por que os pelos humanos não são tão eficientes como órgãos sensoriais como os das aranhas? Primeiro, porque um ser humano tem em média 60 fios de cabelo por cm2, enquanto algumas espécies de aranha podem chegar a ter 40 mil pelos por cm2; segundo, porque cada pelo das aranhas possui até 3 nervos para fazer a comunicação entre a sensação percebida e o cérebro, enquanto nós, seres humanos, temos apenas 1 nervo por pelo.

Disponível em: http://cienciahoje.org.br. Acesso em: 11 dez. 2018 (adaptado).


Como estratégia de progressão do texto, o autor simula uma interlocução com o público leitor ao recorrer à



a)

revelação do "sentido-aranha" adquirido pelo super-herói como um sexto sentido.

b)

caracterização do afeto do público pelo super-herói marcado pela palavra  "querido".

c)

comparação entre os poderes do super-herói e as habilidade biológicas das aranhas.

d)

pergunta retórica na introdução das causas da eficiência do sistema sensorial das aranhas.

e)

comprovação das diferenças entre a constituição física do homem e da aranha por meio de dados numéricos.

Resolução

a) Incorreta. A revelação do “sentido aranha” não é responsável por estabelecer uma interlocução com o leitor, uma vez que tem a função de, apenas, introduzir um conceito que será explorado no texto.

b) Incorreta. Embora o termo “querido” seja, de fato, responsável por atribuir uma afetividade ao super-herói em questão, essa estratégia não constrói uma interlocução com o público leitor.

c) Incorreta. A comparação entre os poderes do super-herói e as habilidades das aranhas não simula uma interlocução com o leitor.

d) Correta. A pergunta retórica “E por que os pelos humanos não são tão eficientes como órgãos sensoriais como os das aranhas?” é responsável por estabelecer uma interlocução com o leitor, uma vez que coloca o autor do texto se dirigindo diretamente a quem o lê.

e) Incorreta. As diferenças apontadas entre a constituição física do homem e das aranhas não estabelece uma interlocução com o público leitor, apenas responde à pergunta lançada no terceiro parágrafo.

Questão 35 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

infográfico

Disponível em: http://epoca.globo.com. Acesso em: 20 mar. 2014.


De acordo com esse infográfico, as redes sociais estimulam diferentes comportamentos dos usuários que revelam



a)

exposição exagerada dos indivíduos.

b)

comicidade ingênua dos usuários.

c)

engajamento social das pessoas.

d)

disfarce do sujeito por meio de avatares.

e)

autocrítica dos internautas.

Resolução

a) Correta. O elemento comum que aparece em todos os tipos retratados é a superexposição dos indivíduos nas redes sociais, por meio das postagens de fotos de viagens, de pratos de comidas, de relacionamentos, dos filhos etc.

b) Incorreta. A comicidade, embora possa ser encontrada em determinadas postagens nas redes sociais, não é um comportamento estimulado por elas.

c) Incorreta. Não há nenhum indício, no texto, de que as redes sociais estimulam o engajamento social das pessoas.

d) Incorreta. Não é o disfarce do sujeito por meio de avatares que está sendo revelado por meio do infográfico, pois as pessoas são elas mesmas em suas publicações.

e) Incorreta. A autocrítica dos internautas não é o que está sendo demonstrado pelo infográfico, sendo inclusive a falta dela uma das questões que pode ser levantada a partir do texto.

Questão 36 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

textos científicos e de divulgação científica

O que é software livre

    Software livre é qualquer programa de computador construído de forma colaborativa, via internet, por uma comunidade internacional de desenvolvedores independentes. São centenas de milhares de hackers que negam sua associação com os "violadores de segurança". Esses desenvolvedores de software se recusam a reconhecer o significado pejorativo do termo e continuam usando a palavra hacker para indicar "alguém que ama programar e que gosta de ser hábil e engenhoso". Além disso, esses programas são entregues à comunidade com o código fonte aberto e disponível, permitindo que a ideia original possa ser aperfeiçoada e devolvida novamente à comunidade. Nos programas convencionais, o código de programação é secreto e de propriedade da empresa que o desenvolveu, sendo quase impossível decifrar a programação.

    O que está em jogo é o controle da inovação tecnológica. Software livre é uma questão de liberdade de expressão e não apenas uma relação econômica. Hoje existem milhares de  programas alternativos construídos dessa forma e uma comunidade de usuários com milhões de membros no mundo. 

BRANCO, M. Software livre de desenvolvimento social e econômico. In: CASTELLS, M.; CARDOSO, G. (Org). A sociedade em rede: do conhecimento à acção política. Lisboa: Imprensa Nacional, 2005 (adaptado).


A criação de softwares livres contribui para a produção do conhecimento na sociedade porque



a)

democratiza o acesso a produtos construidos coletivamente.

b)

complexifica os sistemas operacionais disponíveis no mercado.

c)

qualifica um maior número de pessoas para o uso de tecnologias.

d)

possibilita a coleta de dados confidenciais para seus desenvolvedores.

e)

insere profissionalmente os hackers na área de inovaçõao tecnológica.

Resolução

a) Correta. Para o autor, os softwares livres se diferenciam dos convencionais pois possibilitam que seu conhecimento seja construído de forma colaborativa, uma vez que "esses programas são entregues à comunidade com o código fonte aberto e disponível, permitindo que a ideia original possa ser aperfeiçoada e devolvida novamente è comunidade".

b) Incorreta. Os softwares livres são mais facilitados que os sistemas operacionais do mercado, uma vez que seu código fonte é aberto e disponível à comunidade. 

c) Incorreta. Embora os softwares livres sejam mais acessíveis, a mera existência deles não qualifica (ou seja, prepara alguém para a realização de determinada tarefa) os indivíduos para o uso de tecnologias.

d) Incorreta. O texto não discute a possível (ou não) coleta de dados confidenciais para seus desenvolvedores.

e) Incorreta. Segundo o texto, os softwares livres são produzidos por "desenvolvedores independentes", ou seja, que não estão vinculados a nenhuma empresa de tecnologia. Esses desenvolvedores são, justamente, os hackers, definidos por eles próprios como "alguém que ama programar e que gosta de ser hábil e engenhoso".

Questão 37 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

textos jornalísticos textos publicitários

TEXTO I

    O Estatuto do idoso completou 15 anos em 2018 e só no primeiro semestre de Disque 100 recebeu 16 mil denúncias de violação de direitos dos idosos em todo o País.

    Para especialistas da área, o aumento no número de denúncias pode ser consequência do encorajamento dos mais velhos na busca pelos direitos. Mas também pode refletir uma onda crescer de violência na sociedade e dentro das próprias famílias.

    Políticas públicas mais eficazes no atendimento ao idoso são o mínimo que um país deve estabelecer. O Brasil está ficando para trás e é preciso levar em consideração que o País envelhece (tendência mundial) sem estar preparado para arcar com os desafios, como criar uma rede de proteção, preparar os serviços de saúde pública e dar suporte às famílias que precisam cuidar de seus idosos dependentes.

Disponível em: www.folhadelondrina.com.br. Acesso em: 9 dez. 2018 (adaptado).

 

TEXTO II

       

 

Disponível em: www.brasil.gov.br. Acesso em: 9 dez. 2018.


Na comparação entre os textos, conclui-se que as regras do Estatuto do Idoso



a)

apresentam vantagens em relação às de outros países.

b)

são ignoradas pelas famílias responsáveis por idosos.

c)

alteram a qualidade de vida das pessoas com mais de 60 anos.

d)

precisam ser revistas em razão do envelhecimento da população.

e)

contrastam com as condições de vida proporcionadas pelo País.

Resolução

a) Incorreta. Segundo o texto, o Brasil está atrasado e despreparado para lidar com o envelhecimento de sua população, portanto, não é possível afirmar que as regras do Estatuto do Idoso apresentam vantagens em relação às de outros países.

b) Incorreta. O texto não generaliza que as regras do Estatuto do idoso são ignoradas pelas famílias responsáveis por idosos, e sim, que é possível, em função do aumento do número de denúncias de violação dos direitos dos idosos no Brasil, que haja uma "onda crescente" de violência dentro das próprias famílias dos idosos.

c) Incorreta. O texto esclarece que, apesar de o Estatuto do idoso ter completado 15 anos em 2018, ainda há muito atraso no país em relação à eficácia das políticas públicas de atendimento aos idosos. Assim, ainda que seja a expectativa, não é possível afirmar que as regras do Estatudo do Idoso alteram a qualidade de vida das pessoas com mais de 60 anos.

d) Incorreta. As regras do Estatuto do Idoso, que completou 15 anos em 2018, não precisam ser revistas, mas sim colocadas efetivamente em prática, haja vista que os direitos assegurados aos idosos pelo Estatuto não têm sido respeitados, conforme denuncia o Texto I.

e) Correta.  Enquanto o Texto II traz um recorte do Estatuto do Idoso, com algumas regras que são asseguradas à população brasileira acima dos 60 anos, o Texto I denuncia a realidade na prática, com os direitos dos idosos violados até mesmo dentro das famílias, o que denota o contraste entre as regras estabelecidas no Estauto e as reais condições de vida proporcionadas a esta população no Brasil.

Questão 38 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

textos científicos e de divulgação científica

EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE MEDIANTE PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

    A educação para a saúde deverá ser alcançada mediante interação de ações que possam envolver o próprio homem mediante suas atitude frente às exigências ambientais representadas pelos hábitos alimentares, estado de estresse, opções de lazer, atividade física, agressões climáticas etc. Dessa forma, parece evidente que o estado de ser saudável não é algo estático. Pelo contrário, torna-se necessário adquiri-lo e construí-lo de forma individualizada constantemente ao longo de toda a vida, apontando para o fato de que saúde é educável e, portanto, deve ser tratada não apenas com base em referenciais de natureza biológica e higienista, mas sobretudo em um contexto didático-pedagógico.

GUEDES, D. P. Motriz, n. 1, 1999.


A educação para a saúde pressupõe a adoção de comportamentos com base na interação de fatores relacionados à



a)

adesão a programas de lazer.

b)

opção por dietas balanceadas.

c)

constituição de hábitos saudáveis

d)

evasão de ambientes estressores.

e)

realização de atividades físicas regulares.

Resolução

Segundo o texto, a educação para a saúde deverá ser alcançada por meio de diversas ações em diferentes âmbitos - hábitos alimentares, estado de estresse, opções de lazer, atividade física, agresões climáticas etc.; o estado de ser saudável deve ser adquirido e construído ao longo da vida constantemente. Assim, retomando-se o enunciado, a educação para a saúde pressupõe a adoção de comportamentos com base na interação de fatores relacionados à constituição de hábitos saudáveis (alternativa C). As outras alternativas (adesão a programas de lazer; opções por dietas balanceadas; evasão de ambientes estressores; realização de atividades físicas regulares) restringem o projeto de educação para a saúde a apenas um comportamento, o que não está de acordo com o texto em análise.

Questão 39 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Crônica

    Os subúrbios do Rio de Janeiro foram a primeira coisa a aparecer no mundo, antes mesmo dos vulcões e dos cachalotes, antes de Portugal invadir, antes do Getúlio Vargas mandar construir casa populares. O bairro do Queím, onde nasci e cresci, é um deles. Aconchegado entre o Engenho Novo e Andaraí, foi feito daquela argila primordial, que se aglutinou em diversos formatos: cães soltos, moscas e morros, uma estação de trem, amendoeiras e barracos e sobrados, botecos e arsenais de guerra, armarinhos e bancas de jogo do bicho e um enorme reservado para o cemitério. Mas tudo ainda estava vazio: faltava gente.

    Não demorou. As ruas juntaram tanta poeira que o homem não teve escolha a não ser passar a existir, para varrê-las. À tardinha, sentar na varanda das casas e reclamar da pobreza, falar mal dos outros e olhar para as calçadas encardidas de sol, os ônibus da volta do trabalho sujando tudo de novo.

HENRINGER, V. O amor dos homens avulsos. São Paulo: Cia. das Letras, 2016.


Traçando a gênese simbólica de sua cidade, o narrador imprime ao texto um sentido estético fundamental na



a)

excentricidade dos bairros cariocas de sua infância.

b)

perpectiva caricata da paisagem de traços deteriorados.

c)

a importância dos fatos relacionados à história dos subúrbios.

d)

diversidade dos tipos humanos identificados por seus hábitos.

e)

experiência do cotidiano marcado pelas necessidades e urgências.

Resolução

a) Incorreta. O termo excentricidade refere-se às características de algo que é fora do comum, inusitado e extravagante, o que contrasta com a banalidade dos ambientes do subúrbio descritos pelo narrador: “cães soltos, moscas e morros, uma estação de trem, amendoeiras e barracos e sobrados, botecos e arsenais de guerra, armarinhos e bancas de jogo do bicho e um enorme reservado para o cemitério”.

b) Correta. Segundo o dicionário Michaelis, caricatura é um “desenho ou pintura de pessoa ou fato que, por apresentar traços distorcidos, acentua ou revela seus aspectos grotescos” e ainda, a “reprodução grosseira e deformada de alguma coisa”. No texto, é possível perceber que a representação do ambiente do subúrbio é feita de modo caricatural pelo narrador, que acentua traços de precariedade e deterioração. Esse procedimento pode ser observado no início do excerto em que, utilizando a hipérbole como forma de distorção, o narrador chama a atenção para aspectos dos subúrbios que parecem ser eternos e imutáveis: “Os subúrbios do Rio de Janeiro foram a primeira coisa a aparecer no mundo, antes mesmo dos vulcões e dos cachalotes, antes de Portugal invadir, antes do Getúlio Vargas mandar construir casa populares”.

c) Incorreta. O narrador não pretende recuperar fatos da história dos subúrbios, mas evidenciar as características mais comuns desses espaços urbanos.

d) Incorreta. O narrador não aprofunda a descrição dos tipos humanos que habitam os subúrbios, limitando-se a mencioná-los de modo genérico e impessoal.

e) Incorreta. O narrador apresenta uma descrição mais panorâmica do subúrbio, não chegando a mencionar de modo explícito as necessidades e urgências que afetam esses espaços urbanos.