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Questão 39 Enem 2019 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

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Questão 39

Crônica

    Os subúrbios do Rio de Janeiro foram a primeira coisa a aparecer no mundo, antes mesmo dos vulcões e dos cachalotes, antes de Portugal invadir, antes do Getúlio Vargas mandar construir casa populares. O bairro do Queím, onde nasci e cresci, é um deles. Aconchegado entre o Engenho Novo e Andaraí, foi feito daquela argila primordial, que se aglutinou em diversos formatos: cães soltos, moscas e morros, uma estação de trem, amendoeiras e barracos e sobrados, botecos e arsenais de guerra, armarinhos e bancas de jogo do bicho e um enorme reservado para o cemitério. Mas tudo ainda estava vazio: faltava gente.

    Não demorou. As ruas juntaram tanta poeira que o homem não teve escolha a não ser passar a existir, para varrê-las. À tardinha, sentar na varanda das casas e reclamar da pobreza, falar mal dos outros e olhar para as calçadas encardidas de sol, os ônibus da volta do trabalho sujando tudo de novo.

HENRINGER, V. O amor dos homens avulsos. São Paulo: Cia. das Letras, 2016.


Traçando a gênese simbólica de sua cidade, o narrador imprime ao texto um sentido estético fundamental na



a)

excentricidade dos bairros cariocas de sua infância.

b)

perpectiva caricata da paisagem de traços deteriorados.

c)

a importância dos fatos relacionados à história dos subúrbios.

d)

diversidade dos tipos humanos identificados por seus hábitos.

e)

experiência do cotidiano marcado pelas necessidades e urgências.

Resolução

a) Incorreta. O termo excentricidade refere-se às características de algo que é fora do comum, inusitado e extravagante, o que contrasta com a banalidade dos ambientes do subúrbio descritos pelo narrador: “cães soltos, moscas e morros, uma estação de trem, amendoeiras e barracos e sobrados, botecos e arsenais de guerra, armarinhos e bancas de jogo do bicho e um enorme reservado para o cemitério”.

b) Correta. Segundo o dicionário Michaelis, caricatura é um “desenho ou pintura de pessoa ou fato que, por apresentar traços distorcidos, acentua ou revela seus aspectos grotescos” e ainda, a “reprodução grosseira e deformada de alguma coisa”. No texto, é possível perceber que a representação do ambiente do subúrbio é feita de modo caricatural pelo narrador, que acentua traços de precariedade e deterioração. Esse procedimento pode ser observado no início do excerto em que, utilizando a hipérbole como forma de distorção, o narrador chama a atenção para aspectos dos subúrbios que parecem ser eternos e imutáveis: “Os subúrbios do Rio de Janeiro foram a primeira coisa a aparecer no mundo, antes mesmo dos vulcões e dos cachalotes, antes de Portugal invadir, antes do Getúlio Vargas mandar construir casa populares”.

c) Incorreta. O narrador não pretende recuperar fatos da história dos subúrbios, mas evidenciar as características mais comuns desses espaços urbanos.

d) Incorreta. O narrador não aprofunda a descrição dos tipos humanos que habitam os subúrbios, limitando-se a mencioná-los de modo genérico e impessoal.

e) Incorreta. O narrador apresenta uma descrição mais panorâmica do subúrbio, não chegando a mencionar de modo explícito as necessidades e urgências que afetam esses espaços urbanos.