1. Nós queremos cantar o amor ao perigo, o hábito da energia e da temeridade.
2. A coragem, a audácia, a rebelião serão elementos essenciais de nossa poesia.
3. A literatura exaltou até hoje a imobilidade pensativa, o êxtase, o sono. Nós queremos exaltar o movimento agressivo, a insônia febril, o passo de corrida, o salto mortal, o bofetão e o soco.
4. Nós afirmamos que a magnificência do mundo enriqueceu-se de uma beleza nova: a beleza da velocidade. Um automóvel de corrida com seu cofre enfeitado, com tubos grossos, semelhantes a serpentes de hálito explosivo... um automóvel rugidor, que parece correr sobre a metralha, é mais bonito que a Vitória de Samotrácia.
5. Nós queremos entoar hinos ao homem que segura o volante, cuja haste ideal atravessa a Terra, lançada também numa corrida sobre o circuito da sua órbita.
6. É preciso que o poeta prodigalize com ardor, fausto e munificência, para aumentar o entusiástico fervor dos elementos primordiais.
MARINETTI, F. T. Manifesto futurista. In/; TELES, G. M. Vanguardas europeias e o Modernismo brasileiro. Petrópolis: Vozes, 1985.
O documento de Marinetti, de 1909, propõe os referenciais estéticos do Futurismo, que valorizam a
a) |
composição estática. |
b) |
inovação tecnológica. |
c) |
suspensão do tempo. |
d) |
retomada do helenismo. |
e) |
manutenção das tradições |
a) Incorreta. O Futurismo rejeita a composição estática – “A literatura exaltou até hoje a imobilidade pensativa, o êxtase, o sono” - e glorifica o movimento e a dinâmica ícones do mundo moderno – “Nós queremos exaltar o movimento agressivo, a insônia febril, o passo de corrida, o salto mortal, o bofetão e o soco”.
b) Correta. As inovações tecnológicas características do início do século XX são transformadas pelos futuristas em novas referências estéticas para uma arte que pretendesse representar o dinamismo da modernidade. Assim, na formulação: “um automóvel de corrida com seu cofre enfeitado, com tubos grossos, semelhantes a serpentes de hálito explosivo... um automóvel rugidor, (...), é mais bonito que a Vitória de Samotrácia”, o automóvel de corrida representa justamente as inovações tecnológicas do período que superariam em realização estética a arte do passado, representada pela referência à Vitória da Samotrácia.
c) Incorreta. A percepção temporal do Futurismo é dinâmica, uma vez que os adeptos dessa vanguarda consideravam que estavam vivendo uma aceleração do tempo, provocada pelo avanço tecnológico daquele contexto.
d) Incorreta. A Vitória da Samotrácia, ícone da arte helenística, é rejeitada pelo Futurismo, que passa a glorificar um novo ideal estético representado pelo automóvel de corrida, símbolo da velocidade dos tempos modernos.
e) Incorreta. Adotando uma postura iconoclasta, o Futurismo prega a destruição das tradições, anunciando a chegada de novos conceitos e referenciais para a produção artística.