Logo ENEM

Questão 8 Enem 2019 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 8

prosa (interpretação) Ambiguidade e Polissemia

Um amor desse

Era 24 horas lado a lado

Um radar na pele, aquele sentimento alucinado

Coração batia acelerado

 

Bastava um olhar para eu entender

Que era hora de me entregar para você

Palavras não faziam falta mais

Ah, só de me lembrar do seu perfume

Que arrepio, que calafrio

Que o meu corpo sente

Nem que eu queira, eu te apago da minha mente

 

Ah, esse amor

Deixou marcas no meu corpo

Ah, esse amor

Só de pensar eu grito, eu quase morro.

AZEVEDO, N.; LEÃO, W.; QUADROS, R. Coração pede socorro. Rio de Janeiro: Som Livre, 2018 (fragmento).

 

Essa letra de canção foi composta especialmente para uma campanha de combate à violência contra as mulheres, buscando conscientizá-las acerca do lmite entre relacionamento amoroso e relacionamento abusivo. Para tanto, a estratégia empregada na letra é a



a)

revelação da submissão da mulher à situação de violência, que muitas vezes leva à morte.

b)

ênfase na necessidade de se ouvirem os apelos da mulher agredida, que continuamente pede socorro.

c)

exploração de situação de duplo sentido, que mostra que atos de dominação e violência não configuram amor.

d)

divulgação da importância de denunciar a violência doméstica, que atinge um grande número de mulheres no país.

e)

naturalização de situações opressivas, que fazem parte da vida de mulheres que vivem em uma sociedade patriarcal. 

Resolução

a) Incorreta. Para cumprir seu objetivo, o texto não tem como estratégia a revelação de submissão da mulher à situação de violência, e isso é comprovado pelo trecho final da música em que a mulher, representada pelo eu-lírico, diz que grita só de pensar no amor vivido, o que não caracteriza uma forma de submissão. Além disso, o objetivo da música é conscientizar as mulheres a enxergarem os limites que existem entre um relacionamento amoroso e um abusivo, e não seria coerente que a música utilizasse, para isso, a estratégia apontada por esta alternativa.

b) Incorreta. O público-alvo da música, como mostra o enunciado da questão, é a própria mulher que vivencia um relacionamento abusivo e violento. Por essa razão, tal alternativa está incorreta, já que a canção não enfatiza a necessidade de quem alguém escute os apelos da mulher agredida.

c) Correta. Para conscientizar as mulheres sobre os limites existentes entre um relacionamento amoroso e um relacionamento abusivo, a principal estratégia da música foi usar várias construções com duplo sentido, sendo que cada um desses sentidos se associa a um tipo de relacionamento. Por exemplo, a primeira estrofe pode ser lida de duas formas: a primeira, associada a um relacionamento amoroso, mostra que a mulher (eu-lírico) tem seu coração acelerado por estar o tempo todo ao lado de seu amado; já a segunda, associada a um relacionamento abusivo, faz crer que a mulher está tensa, com o coração acelerado por ter um homem a vigiando o tempo todo. Essa estratégia, de duas possibilidades de leitura, pode ser aplicada aos demais trechos da canção.

d) Incorreta. Primeiramente, a música não fala somente da violência doméstica. Além disso, não há menção, na canção, da quantidade de mulheres que são vítimas de violência no país. Por fim, ao se observar o objetivo do texto, não é coerente afirmar que a música utiliza a estratégia apontada por esta alternativa.

e) Incorreta. Não se vê, no texto, a naturalização de situações opressivas. Além disso, tal alternativa não pode ser associada ao objetivo da música, que é o de conscientizar as mulheres sobre os limites entre um relacionamento amoroso e um relacionamento abusivo.