Logo ENEM

Questão 2 Enem 2019 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 2

zero conditional

If children live with criticism, they learn to condemn.

If children live with fear, they learn to be apprehensive.

If children live with pity, they learn to feel sorry for themselves.

If children live with ridicule, they learn to feel shy.

If children live with tolerance, they learn patience.

If children live with praise, they learn appreciation.

If children live with acceptance, they learn to love.

If children live with approval, they learn to like themselves.

If children live with recognition, they learn it is good to have a goal.

If children live with sharing, they learn generosity.

If children live with fairness, they learn justice.

If children live with kindness and consideration, they learn respect.

If children live with friendliness, they learn the world is a nice place in which to live.

NOLTE, D. L. Disponível em: www.americanfamilytraditions.com. Acesso em: 30 jul. 2012.

Valores culturais de um povo revelam sua forma de ser, agir e pensar. Na concepção da autora, as diferentes formas de educar crianças nos Estados Unidos confirmam que crianças

 



a)

temem quem as amedrontam.

b)

aprendem com o que vivem

c)

amam aqueles que as aceitam.

d)

são gentis quando respeitadas.

e)

ridicularizam quem as intimida.

Resolução

O texto todo está no Zero Conditional - que é formado com as duas orações no presente.

ESTRUTURA VERBAL DA ZERO CONDITIONAL: IF + SIMPLE PRESENT + SIMPLE PRESENT

O Zero Conditional é usado para:

- Expressar situações gerais que são sempre verdade, quer dizer, dada aquela condição expressa pela oração condicional, obtém-se um resultado determinado.

- Expressar ações decorrentes de leis naturais ou universais.

-  Dar uma ordem ou instrução:

No texto, a autora quer mostrar que as crianças aprendem com o que vivem, ou seja, elas repetem o que aprendem.

Traduzindo o texto temos:

If children live with criticism, they learn to condemn. (Se as crianças vivem com a crítica, elas aprendem a condenar.)

If children live with fear, they learn to be aprehensive. (Se as crianças vivem com medo, elas aprendem a estar apreensivas.)

If children  live with pity, they learn to feel sorry for themselves. (Se as crianças vivem com piedade, elas aprendem a sentir pena de si mesmas.)

If children live with ridicule, they learn to feel shy. (Se as crianças vivem com zombaria, elas aprendem a sentir vergonha.)

If children live with tolerance, they learn patience. (Se as crianças vivem com tolerância, elas aprendem paciência.)

If children live with praise, they learn appreciation. (Se as crianças vivem com elogios, elas aprendem a valorização.)

If children live with acceptance, they learn to love. (Se as crianças vivem com aceitação, elas aprendem a amar.)

If children live with approval, they learn to like themselves. (Se as crianças vivem com aprovação, elas aprendem a gostar de si mesmas.)

If children live with recognition, they learn it is good to have goal. (Se as crianças vivem com reconhecimento, eles aprendem que é bom ter metas.)

If children live with sharing, they learn generosity. (Se as crianças vivem com compartilhamento, elas aprendem generosidade.)

If children live with fairness, they learn justice. (Se as crianças vivem com equidade, elas aprendem justiça.)

If children live with kindness and consideration, they learn respect. (Se as crianças vivem com bondade e consideração, elas aprendem respeito.)

If children live with friendliness, they learn the world is a nice place in which to live. (Se as crianças vivem com amizade, elas aprendem que o mundo é um lugar agradável para se viver.)

a) Incorreta, pois afirma que as crianças temem quem as amedronta, mas não temos esta afirmação no texto. O único trecho que fala sobre medo diz If children live with fear, they learn to be aprehensive. (Se as crianças vivem com medo, elas aprendem a estar apreensivas.), que não é o mesmo que "temer que as amedronta", como diz a alternativa.

b) Correta, pois diz que as crianças "aprendem com o que vivem", o que é condizente com o texto, segundo o qual, os aprendizados das crianças são de acordo com os tipos de vivências a que elas são submetidas.

c) Incorreta, pois diz que as crianças amam quem as aceitam, mas o texto afirma que as crianças aprendem a amar se vivem com a aceitação, independente de quem for.

d) Incorreta, pois afirma que as crianças são gentis quando são respeitadas, mas não temos esta afirmação no texto. O texto diz que se as crianças vivem com bondade e consideração, elas aprendem respeito.

e) Incorreta, pois afirma que as crianças ridicularizam quem as intimida, quando na verdade o texto afirma que se as crianças vivem com medo, elas aprendem a estar apreeensivas.Quanto ao fato de ridicularizar, o texto afirma que as crianças que vivem com zombaria, aprendem a sentir vergonha.