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Questão 7 Enem 2019 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

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Questão 7

textos científicos e de divulgação científica

Mídias: aliadas ou inimigas da educação física escolar?

    No caso do esporte, a mediação efetuada pela câmera de TV construiu uma nova modalidade de consumo: o esporte telespetáculo, realidade textual relativamente autônoma face à prática "real" do esporte, construída pela codificação e mediação dos eventos esportivos efetuados pelo enquadramento, edição das imagens e comentários, interpretando para o espectador o que ele está vendo. Esse fenômeno tende a valorizar a forma em relação ao conteúdo, e para tal faz uso privilegiado da linguagem audiovisual com ênfase na imagem cujas possibilidades são elevadas cada vez mais adiante, em decorrência dos avanços tecnológicos. Por outro lado, a narração esportiva propõe uma concepção hegemônica de esporte: esporte é esforço máximo, busca da vitória, dinheiro... O preço que se paga por sua espetacularização é a fragmentação do fenômeno esportivo. A experiência global do ser-atleta é modificada: a sociabilização no confronto e a ludicidade não são vivências privilegiadas no enfoque das mídias, mas as eventuais manifestações de violência, em partidas de futebol, por exemplo, são exibidas e reexibidas em todo o mundo.

BETTI, M. Motriz, n. 2, jul.-dez. 2001 (adaptado).

A reflexão trazida pelo texto, que aborda o esporte telespetáculo, está fundamentada na



a)

distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores.

b)

interpretação dos espectadores sobre o conteúdo transmitido.

c)

utilização de equipamentos audiovisuais de última geração.

d)

valorização de uma visão ampliada do esporte.

e)

equiparação entre a forma e o conteúdo.

Resolução

a) Correta. Nota-se que, no texto, é mostrado que o telespetáculo interpreta o contexto esportivo para o espectador, por meio de edição de imagens e valorização da forma. Além disso, o texto deixa claro que o telespetáculo privilegia alguns aspectos do ser-atleta em detrimento de outros. Com isso, pode-se afirmar que a reflexão do texto está fundamentada na capacidade que o telespetáculo tem de distorcer a experiência real do ser-atleta, pois não transmite para o espectador as informações globais, e sim as que julga ser pertinentes.

b) Incorreta. A principal reflexão do texto não está fundamentada na forma como o espectador interpreta o conteúdo, mas sim na maneira que o telespetáculo passa o conteúdo ao espectador. O trecho “interpretando para o espectador o que ele está vendo” deixa claro que o telespetáculo realiza a tarefa de interpretar o contexto esportivo, privilegiando algumas informações e, com isso, tirando do espectador essa possibilidade de interpretação, já que as informações são transmitidas de maneira distorcida.

c) Incorreta. O texto não tem como principal reflexão a utilização de equipamentos audiovisuais de última geração para a transmissão do conteúdo. Há, no texto, a menção a esses equipamentos, mas essa discussão não está em primeiro plano.

d) Incorreta. O texto traz a reflexão de que o telespetáculo apresenta uma visão reduzida do esporte, pois focaliza somente algumas informações e desprivilegia outras. Isso é claramente mostrado no trecho “a sociabilização no confronto e a ludicidade não são vivências privilegiadas no enfoque das mídias, mas as eventuais manifestações de violência, em partidas de futebol, por exemplo, são exibidas e reexibidas”.

e) Incorreta. A reflexão do texto não equipara a forma e o conteúdo, pois mostra que o telespetáculo valoriza a forma em detrimento do conteúdo, conforme se lê no trecho "Esse fenômeno tende a valorizar a forma em relação ao conteúdo (...)".