Logo UNICAMP

Unicamp 2023 - 1ª fase


Questão 41 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Genética Mutações gênicas

Cientistas desvendaram o mecanismo causador da síndrome de Pitt-Hopkins, uma disfunção neuropsiquiátrica que tem características do transtorno do espectro autista. A síndrome de Pitt-Hopkins tem como origem uma mutação no gene TCF4 e causa déficit cognitivo, atraso motor profundo, ausência de fala funcional e anormalidades respiratórias. O genoma humano tem duas cópias de cada gene. A síndrome de Pitt-Hopkins ocorre quando uma das cópias do TCF4 não funciona. Os cientistas buscam alternativas para inserir uma terceira cópia ou fazer com que a única cópia funcional expresse mais proteína para compensar a cópia defeituosa.

(Adaptado de https://agencia.fapesp.br/estudo-abre-novas-possibilidades-de-tratamento-para-forma-de-autismo/38524/. Acesso em 23/05/2022.)

Considerando as informações apresentadas e seus conhecimentos, é correto afirmar que a síndrome é causada em

 



a)

heterozigose, quando um dos alelos do gene TCF4 não produz proteína funcional devido às alterações de bases nitrogenadas que modificam a proteína traduzida.

b)

homozigose, quando os dois alelos do gene TCF4 não produzem proteína funcional devido à mutação da cromatina que modifica a proteína traduzida.

c)

heterozigose, quando uma das cromátides do gene TCF4 não produz proteína funcional devido à mutação da cromatina que modifica a proteína traduzida.

d)

homozigose, quando as duas cromátides do gene TCF4 não produzem proteína funcional devido às alterações das bases nitrogenadas que modificam a proteína traduzida.

Resolução

A Síndrome de Pitt-Hopkins, conhecida pela sigla PTHS, é uma doença rara, com apenas 42 casos diagnosticados no Brasil e 1000 no mundo, o que provavelmente são números bem abaixo da realidade, uma vez que o conhecimento sobre a doença é relativamente recente (primeiro caso relatado em 1978), mas também porque seus sinais clínicos são variados e assemelham-se a outros distúrbios, dificultando muito o diagnóstico preciso.

No enunciado da questão, é indicado que o distúrbio acontece quando uma das cópias do gene não funciona. A partir da análise deste trecho, podemos concluir que apenas uma unidade do gene deficiente é o bastante para causar o efeito final, ou seja, trata-se de uma herança com padrão dominante. Heranças dominantes se manifestam sempre que o alelo em questão está presente, estando ele em dose dupla ou não, pois tanto o genótipo homozigoto (AA) quanto o heterozigoto (Aa) vão levar ao resultado esperado. No trecho seguinte, que diz que os cientistas buscam uma forma de inserir uma terceira cópia do gene, uma funcional, ou uma forma de estimular a cópia restante a produzir mais proteína, fica indicado que a doença se manifesta em heterozigose, confirmando a padrão dominante da doença.

a) Correta. A doença se manifesta em heterozigose. A mutação indicada no enunciado levaria à alteração nas bases nitrogenadas do DNA desta cópia, o que levaria a uma proteína anormal ou até mesmo a sua não produção.

b) Incorreta. A doença se manifesta em heterozigose. Um dos alelos produz proteína normal, sendo que a alteração em apenas um deles já é suficiente para causar a doença.

c) Incorreta. A doença se manifesta em heterozigose. Porém, esta mutação não pode afetar apenas uma cromátide, que é um dos filamentos do cromossomo duplicado durante a divisão celular. As cromátides são cópias uma da outra, e uma mutação em heterozigose afetaria as duas cromátides do cromossomo que possui a alteração. 

d) Incorreta. A doença se manifesta em heterozigose. Não são cromátides afetadas, como explicado nos itens B e C acima.

Questão 42 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Ecologia Trófica

As relações ecológicas podem ser representadas por modelos de fluxo de energia, cujas principais vantagens são as representações dos decompositores, da matéria orgânica armazenada no sistema e da energia dispendida para a manutenção dos organismos. O modelo hipotético a seguir indica os valores (kcal/m2/ano) de produtividade primária bruta (PPB), de produtividade primária líquida (PPL), de produtividade secundária líquida (PSL) e do fluxo de energia (setas). Os valores dentro das setas indicam a energia assimilada pelo próximo nível trófico.

Considerando os dados apresentados, é correto afirmar que a energia



a)

utilizada para a manutenção do consumidor primário é de 40 kcal/m2/ano.

b)

direcionada aos decompositores é de 352 kcal/m2/ano.

c)

consumida na manutenção dos autotróficos é de 700 kcal/m2/ano.

d)

assimilada pelos carnívoros é de 270 kcal/m2/ano.

Resolução

Relações ecológicas podem ser analisadas de diversas formas, como a construção de pirâmides de biomassa, energia, número, além de análises sobre a teia alimentar, diversidade de nichos, dentre outras formas de estudo.

A análise do fluxo de energia permite que sejam observados vários caminhos pelos quais a energia flui, além de melhorar nossa compreensão sobre produtividades primária e secundária.

Na ilustração fornecida, a produtividade primária bruta (total de energia que os produtores inserem no sistema) é de 1000 kcal, sendo a produtividade primária líquida (o quanto sobra e poderia ser disponibilizado para o segundo nível trófico) de 500 kcal. Destas 500 kcal, 200 kcal são transferidas para o segundo nível trófico (transferência representada pela seta preta), de forma que o restante (300 kcal) são direcionadas aos decompositores.

No segundo nível trófico, onde estão os herbívoros, a produtividade secundária líquida é de 100 kcal, ou seja, das 200 kcal recebidas, 100 kcal poderiam ser disponibilizadas para o terceiro nível trófico, mas apenas 60 kcal serão efetivamente transferidas (seta preta), de forma que o restante (40 kcal) são direcionadas aos decompositores.

No terceiro nível trófico, onde estão os carnívoros, a produtividade líquida é de 20 kcal, ou seja, dos 60 kcal recebidos, apenas 20 kcal ficam disponíveis para o próximo nível trófico, desse valor, apenas 10 kcal serão efetivamente transferidos (seta preta), e os 10 kcal restantes vão para os decompositores.

No topo de cadeia alimentar, dos 10 kcal recebidos, apenas 2 kcal resultam em produtividade líquida e são transferidos para os decompositores.

Analisando todos estes valores, temos a seguinte soma, que nos mostra o total de energia que é transferida para os decompositores por unidade de área e tempo considerada:

300 + 40 + 10 + 2 =  352 kcal/m2/ano

Assim sendo, temos que a alternativa correta é a B.

 

Questão 43 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Reino Monera Sistema Nervoso

Estudos revelaram como a disbiose – desequilíbrio da microbiota intestinal – pode influenciar no desenvolvimento de distúrbios neurodegenerativos como a doença de Parkinson. As pessoas acometidas por essa doença apresentam alterações significativas nos centros motores do cérebro.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas no excerto a seguir.

A agregação da proteína a-sinucleína nos (i) ________ está relacionada com a doença de Parkinson. Foi demonstrado que células específicas do tecido (ii) ________ da mucosa intestinal podem expressar essa proteína. A disbiose pode levar ao aumento de espécies de (iii) ________ que, eventualmente, contribuem para agregação da a-sinucleína no intestino, e essa proteína pode migrar para o (iv) ________, configurando um possível mecanismo de surgimento da doença de Parkinson esporádica.

(Adaptado de https://agencia.fapesp.br/estudo-revela-como-o-desequilibrio-da-microbiota-intestinal-pode-levar-a-doenca-de-parkinson/38159/. Acesso em 07/06/2022.)



a)

(i) neurônios; (ii) epitelial; (iii) bactérias; (iv) sistema nervoso central.

b)

(i) linfonodos; (ii) conjuntivo; (iii) bactérias; (iv) sistema nervoso autônomo.

c)

(i) linfonodos; (ii) epitelial; (iii) vírus; (iv) sistema nervoso central.

d)

(i) neurônios; (ii) conjuntivo; (iii) vírus; (iv) sistema nervoso autônomo.

Resolução

A questão nos apresenta o conceito de disbiose, e de uma de suas consequências, que é a interferência da microbiota intestinal sobre aspectos funcionais do organismo. Neste caso, alterando o sistema nervoso central a ponto de causar, agravar, ou acelerar o desenvolvimento de uma disfunção grave, a doença de Parkinson.

Sendo a disbiose relacionada aos microrganismos intestinais e às células do sistema nervoso, o item I só pode ser substituído por “neurônios” e nunca por “linfonodos”, uma vez que a doença não se refere à imunidade e faz referência aos centros motores do cérebro, local onde a rede linfática é escassa. As bactérias intestinais se encontram instaladas sobre a mucosa intestinal, ou seja, se relacionam com o tecido epitelial, o qual reveste a superfície interna do intestino, de forma que esta é a resposta do item II. No item III, apenas bactérias fazem parte da flora bacteriana normal, nunca vírus. No item IV, o desenvolvimento do mal de Parkinson se dá no sistema nervoso central, afetando o mesencéfalo e o córtex cerebral, sendo esta a resposta.

Com isso, a resposta é a alternativa A.

 

Questão 44 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Biomas Poluição e interferências humanas

Relatório publicado pelo MapBiomas apresentou dados referentes à área de mineração – garimpo e mineração industrial – no Brasil. Os dados indicam um crescimento de 31 mil para 206 mil hectares entre 1985 e 2020.

O mapa a seguir representa os biomas brasileiros e as respectivas áreas de mineração em 2020.

(Adaptado de https://mapbiomas.org/area-ocupada-pela-mineracao-no-brasil-cresce- -mais-de-6-vezes-entre-1985-e-2020. Acesso em 27/05/2022.)

Considerando as informações apresentadas e seus conhecimentos, é correto afirmar que o bioma



a)

Mata Atlântica tem área de mineração industrial maior do que de garimpo. Nesse bioma, ocorre exploração de minério de ferro, causando o cinturão do desmatamento e o assoreamento dos rios da maior bacia hidrográfica do país.

b)

Amazônia tem área de garimpo maior do que a de mineração industrial. Nesse bioma, ocorre exploração de ouro e grande desmatamento nas unidades de conservação e territórios indígenas, com contaminação do rio Tapajós

c)

Cerrado tem área de garimpo maior do que a de mineração industrial. Nesse bioma, ocorre exploração de minério de ferro, causando o soterramento de nascentes e comprometendo o potencial hidroelétrico na região.

d)

Caatinga tem área de mineração industrial maior do que a de garimpo. Nesse bioma, ocorre exploração de níquel, causando a escassez de água na região, água essa utilizada para lavar o metal, o que contamina o rio Tocantins.

Resolução

A questão exige o conhecimento da área que cada bioma ocupa no território brasileiro. Dados referentes a mineração industrial e garimpo são expressos para cada bioma e devem ser comparados numericamente.

A figura abaixo ilustra os biomas brasileiros no mapa:

Fonte: https://www.todamateria.com.br/biomas-brasileiros/

a) Incorreta. Realmente, a Mata Atlântica tem área de mineração industrial maior que a de garimpo. Porém, ao se referir a ocorrência de assoreamento da maior bacia hidrográfica do país incorre-se em erro, pois a maior bacia hidrográfica é a do Amazonas, que se localiza no bioma Amazônia.

b) Correta. A Amazônia tem área de garimpo maior que a de mineração industrial e o garimpo de ouro está associado ao desmatamento de unidades de conservação, muitas delas em territórios indígenas. O garimpo artesanal se utiliza de mercúrio e seu uso contamina os rios da região - sendo o rio Tapajós um deles - além de contaminar os solos e afetar o consumo de água e cultivo de comunidades tradicionais (riberinhos e indígenas) que ali vivem.

c) Incorreta. O Cerrado não tem área de garimpo maior que a de mineração industrial, conforme os dados apresentados no mapa da questão. Em qualquer bioma, o soterramento de nascentes seria um problema para a geração de energia através de usinas hidroelétricas.

d) Incorreta. A Caatinga tem área de mineração industrial maior que a de garimpo, porém, a exploração de metais não é a causa principal da escassez desse recurso, mas sim os fator climático ali existente: a ocorrência do clima semiárido, com baixos índices pluviométricos anuais, o que faz com que a água seja um recurso naturalmente escasso nesse bioma. Além disso, o rio Tocantins não corre ao longo do bioma Caatinga, mas sim do bioma Cerrado.

Questão 45 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Razão e Proporção Diluição

Um recipiente de 30 litros contém uma solução de 14 partes de álcool e 1 parte de água. Quantos litros de água devem ser adicionados para que se tenha uma solução com 70% de álcool?



a)

8 litros.

b)

10 litros.

c)

12 litros.

d)

14 litros.

Resolução

Como há 14 partes de álcool para cada parte de água, podemos concluir que há 1415 de álcool na mistura e 115 de água na mistura. Deste modo, inicialmente há:

Valc=1415·30=28 L.

Sendo x a quantidade de água que será acrescida à mistura, temos que a razão entre o volume de álcool e o volume total é igual a 70%. Assim,

2830+x=0,728=21+0,7x0,7x=7x=10 L

 

Questão 46 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Funções Circulares Seno da Soma e da Subtração

A seguir, são apresentadas quatro funções, definidas para x ; são também apresentados quatro esboços de gráficos.

Funções:

fx = senx + π4

g x = cos x + π4 - sen x + π4

h x = sen x - π4

p x = cosx + senx

 

Gráficos:

 

A opção que descreve corretamente a correspondência entre as funções e seus gráficos é:



a)

(i) e g x; (ii) e h x; (iii) e p x; (iv) e f x.

b)

(i) e h x; (ii) e g x; (iii) e f x; (iv) e p x.

c)

(i) e p x; (ii) e h x; (iii) e g x; (iv) e f x.

d)

(i) e f x; (ii) e g x; (iii) e p x; (iv) e h x.

Resolução

Vamos analisar cada função, mas note que se associarmos apenas uma função com o gráfico, já temos condições de definir a resposta correta.

Função: fx=senx+π4

O gráfico de fx equivale a o gráfico da função sen x que sofreu uma translação vertical de π4, que corresponde ao gráfico (iii):

Função: gx=cosx+π4-senx+π4

Manipulando a expressão temos a seguinte equivalência:

cosx+π4-senx+π4=cosx·cosπ4-senx·senπ4-senx·cosπ4+cosx·senπ4=22·cosx-22·senx-22·senx-22·cosx=-2·22·senx=-2·senx

Logo, gx=-2·senx, que equivale ao gráfico da função seno com a imagem multiplicada por -2, ou seja, o gráfico sofre uma inversão e a imagem é ampliada, isto é:

se -1senx1-2-2·senx2, que corresponde ao gráfico (ii):

Função: hx=senx-π4

O gráfico da função hx equivale a o gráfico da função sen x que sofreu uma translação horizontal de π4 sem alterações na imagem, isto é, o deslocamento horizontal é a raiz da expressão: x-π4=0x=π4, logo a função corresponde ao gráfico (i):

Função: px=cosx+senx

Manipulando a expressão temos a seguinte equivalência:

cosx+senx=cosx+cosπ2-x=2·cosx+π2-x2·cosx-π2-x2=2·cosπ4·cosx-π4=2·cosx-π4

Logo, px=2·cosx-π4, que equivale ao gráfico da função cosx que sofreu uma translação horizontal de π4 e teve sua imagem multiplicada por 2, então a função corresponde ao gráfico (iv):

Portanto, (i) e hx; (ii) e gx; (iii) e fx; (vi) e px.

Questão 47 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Estatística

Uma forma de apresentar dados é usar um gráfico de radar. Este tipo de gráfico é composto por segmentos uniformemente espaçados, dispostos em torno de um ponto. Os segmentos representam diferentes valores, valores esses que aumentam conforme a distância em relação ao centro se torna maior. Gráficos de radar são frequentemente usados em jogos eletrônicos para representar o desempenho, em diferentes aspectos, dos personagens.
Enzo tem uma livraria e vende obras dos gêneros Romance, Ficção, Tecnologia, Biografias e Infantil. Ele representou no gráfico de radar, a seguir, quantas obras diferentes de cada um desses gêneros foram vendidas em 2020 e 2021. Por exemplo, em 2021, foram vendidas 20 obras do gênero Tecnologia. Note que o gráfico não indica quantos exemplares de cada obra foram efetivamente vendidos, indica apenas o número de obras que tiveram exemplares vendidos para os gêneros indicados.

Sobre os dados apresentados no gráfico, é correto afirmar que

 



a)

o gênero que teve maior quantidade de obras vendidas, considerando os dois anos, foi Biografias, cuja venda foi o triplo da venda do gênero que teve menos obras vendidas.

b)

os únicos gêneros que venderam mais obras em 2021, quando em comparação com as vendas de 2020, foram os gêneros Ficção e Infantil. 

c)

o número de obras do gênero Romance que foram vendidas em 2021 é o dobro do que foi vendido em 2020 para este mesmo gênero. 

d)

a quantidade de obras vendidas, do gênero Infantil, nos dois anos, é a mesma quantidade de obras vendidas, no mesmo período de tempo, do gênero Biografias.

Resolução

Com o gráfico fornecido pelo enunciado, podemos montar uma tabela que relaciona gênero com número de obras que tiveram seus exemplares vendidos em 2020, 2021 e a soma dos valores desses dois anos:

  2020 2021 Soma
Romance 35 20 55
Ficção 25 35 60
Infantil 30 30 60
Tecnologia 10 20 30
Biografias 30 30 60

Agora vamos analisar cada alternativa:

a) Incorreta. Os gêneros que tiveram maior quantidade de obras vendidas, considerando os dois anos foram Ficção, Infantil e Biografias e a venda de cada um deles foi o dobro do gênero com menos obras vendidas (Tecnologia).

b) Incorreta. Os únicos gêneros que venderam mais obras em 2021, quando em comparação com as vendas de 2020, foram os gêneros Ficção e Tecnologia.

c) Incorreta. O número de obras do gênero romance vendidas em 2021 foi menor do que o número vendido em 2020.

d) Correta. A quantidade de obras vendidas, do gênero Infantil, nos dois anos, é a mesma quantidade de obras vendidas, no mesmo período de tempo, do gênero Biografias. Ambas venderam 60 obras.

Questão 48 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Progressão Aritmética

Três números reais distintos a, b, c são tais que a, b, c e ab, bc, ca formam, nessas ordens, duas progressões aritméticas de mesma razão.

O valor do produto abc é



a)

a) 1. 

b)

18.

c)

-1.

d)

6.

Resolução

Seja r a razão das progressões aritméticas a, b, cab, bc, ca.

Como, em uma progressão aritmética, para qualquer posição n temos an+1-an=r, segue que:

I a=b-rc=b+r

II ab=bc-rca=bc+r

 

Substituindo as relações de (I) em II, obtemos o sistema:

III b-r·b=b·b+r-rb+r·b-r=b·b+r+r

 

Desenvolvendo a primeira equação de III:

b2-rb=b2+br-rr-2br=0r·1-2b=0

 

Sabendo que os números a, b e c são distintos, segue que r0. Nesse caso, pela equação acima, concluímos que

1-2b=0  b=12

 

Daí, ao desenvolver a segunda equação de III e substituir o valor encontrado para b, temos:

b2-r2=b2+br+rr2+br+r=0r2+12·r+r=0r2+32·r=0r·r+32=0

Sendo r0, resulta que

r=-32

 

Portanto,

a=12--32=2c=12+-32=-1

donde obtemos o produto

abc=2·12·-1=-1

Questão 49 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Conceitos iniciais de funções

Suponha que uma função fx satisfaça à propriedade fx·y = fx + fy.

Sabendo que f7 = 2 e  f17=3, o valor de f2023 é

 



a)

7.

b)

8.

c)

17.

d)

18.

Resolução

A decomposição em fatores primos do número 2023 é dada por

2023=7·172

 

Assim, sabendo que fx·y=fx+fy, temos que

f2023=f7·172f2023=f7+f17·17f2023=f7+f17+f17

 

Portanto, substituindo os valores fornecidos para f7 e f17, resulta que

f2023=2+3+3=8

Questão 50 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Cilindros Esferas

Um recipiente cilíndrico de altura h tem água em seu interior. Ao mergulhar uma esfera de chumbo de raio R neste recipiente, a água cobre a esfera e nenhuma quantidade de água se perde, como ilustrado na figura a seguir.

Sabendo que o raio da base do cilindro é o dobro do raio da esfera, a diferença entre a altura da água antes e depois do mergulho da esfera é igual a



a)

2R.

b)

R.

c)

R3.

d)

2R3.

Resolução

Podemos observar que o volume de água deslocado é igual ao volume da esfera. Observe, também, que o volume de água deslocado é igual ao volume de um cilindro cuja base é igual à base do cilindro original e a altura é justamente a variação entre a altura final de água e a altura inicial de água. Assim, chamando essa variação de h, temos a situação abaixo.