Logo UNICAMP

Questão 43 Unicamp 2023 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 43

Reino Monera Sistema Nervoso

Estudos revelaram como a disbiose – desequilíbrio da microbiota intestinal – pode influenciar no desenvolvimento de distúrbios neurodegenerativos como a doença de Parkinson. As pessoas acometidas por essa doença apresentam alterações significativas nos centros motores do cérebro.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas no excerto a seguir.

A agregação da proteína a-sinucleína nos (i) ________ está relacionada com a doença de Parkinson. Foi demonstrado que células específicas do tecido (ii) ________ da mucosa intestinal podem expressar essa proteína. A disbiose pode levar ao aumento de espécies de (iii) ________ que, eventualmente, contribuem para agregação da a-sinucleína no intestino, e essa proteína pode migrar para o (iv) ________, configurando um possível mecanismo de surgimento da doença de Parkinson esporádica.

(Adaptado de https://agencia.fapesp.br/estudo-revela-como-o-desequilibrio-da-microbiota-intestinal-pode-levar-a-doenca-de-parkinson/38159/. Acesso em 07/06/2022.)



a)

(i) neurônios; (ii) epitelial; (iii) bactérias; (iv) sistema nervoso central.

b)

(i) linfonodos; (ii) conjuntivo; (iii) bactérias; (iv) sistema nervoso autônomo.

c)

(i) linfonodos; (ii) epitelial; (iii) vírus; (iv) sistema nervoso central.

d)

(i) neurônios; (ii) conjuntivo; (iii) vírus; (iv) sistema nervoso autônomo.

Resolução

A questão nos apresenta o conceito de disbiose, e de uma de suas consequências, que é a interferência da microbiota intestinal sobre aspectos funcionais do organismo. Neste caso, alterando o sistema nervoso central a ponto de causar, agravar, ou acelerar o desenvolvimento de uma disfunção grave, a doença de Parkinson.

Sendo a disbiose relacionada aos microrganismos intestinais e às células do sistema nervoso, o item I só pode ser substituído por “neurônios” e nunca por “linfonodos”, uma vez que a doença não se refere à imunidade e faz referência aos centros motores do cérebro, local onde a rede linfática é escassa. As bactérias intestinais se encontram instaladas sobre a mucosa intestinal, ou seja, se relacionam com o tecido epitelial, o qual reveste a superfície interna do intestino, de forma que esta é a resposta do item II. No item III, apenas bactérias fazem parte da flora bacteriana normal, nunca vírus. No item IV, o desenvolvimento do mal de Parkinson se dá no sistema nervoso central, afetando o mesencéfalo e o córtex cerebral, sendo esta a resposta.

Com isso, a resposta é a alternativa A.