Logo UNICAMP

Unicamp 2023 - 1ª fase


Questão 11 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Tarde

Ciclo

 

Manhã. Sangue em delírio, verde gomo,

Promessa ardente, berço e liminar:

A árvore pulsa, no primeiro assomo

Da vida, inchando a seiva ao sol... Sonhar!

 

Dia. A flor, — o noivado e o beijo, como

Em perfumes um tálamo e um altar:

A árvore abre-se em riso, espera o pomo,

E canta à voz dos pássaros... Amar!

 

Tarde. Messe e esplendor, glória e tributo;

A árvore maternal levanta o fruto,

A hóstia da ideia em perfeição... Pensar!

 

Noite. Oh! saudade!...A dolorosa rama

Da árvore a aflita pelo chão derrama

As folhas, como lágrimas... Lembrar!”

(BILAC, Olavo. Tarde. 1.ed. Rio de Janeiro; São Paulo; Belo Horizonte: Libraria Francisco Alves, p. 12-13, 1919.)


No soneto “Ciclo”,



a)

a reiteração de um mesmo tipo de frase no final de cada estrofe acentua o idealismo e a rememoração.

b)

a metáfora da árvore faz uso de um vocabulário botânico, que evoca o cientificismo da época.

c)

as frases nominais do início das estrofes contradizem os sentidos de cada estrofe anterior.

d)

o paralelismo estrutural entre as estrofes de “Ciclo” evoca o desgaste dos recursos do poeta.

Resolução

a) Correta. O soneto reproduzido pode ser interpretado como uma representação das fases da vida do eu lírico, representadas pelos períodos de um dia. A repetição de uma mesma estrutura nos versos finais de cada estrofe (a descrição de uma cena ou sensação, seguida de um verbo que aparece em destaque após as reticências), então, acentua o idealismo e a rememoração na medida em que essa estratégia ajuda a construir uma progressão de ideias. Partindo do momento de “sonhar” e chegando ao de “lembrar”, o eu lírico reconstitui um percurso, de modo a caracterizá-lo inclusive como um modelo, ou uma idealização. Nesse sentido, as frases finais das estrofes destacam um percurso que une idealismo e rememoração.

b) Incorreta. Apesar de se valer da metáfora da árvore, o soneto não explora necessariamente um vocabulário que remeta ao cientificismo. Além disso, essa preocupação não se verifica na obra parnasiana, da qual Olavo Bilac foi um grande expoente.

c) Incorreta. Não é possível identificar uma contradição das frases nominais que iniciam as estrofes (“Manhã”, “Dia”, “Tarde” e “Noite”) e as ideias expressas nas estrofes imediatamente anteriores, justamente porque o que se percebe é, na realidade, uma progressão do conteúdo do soneto, sintetizada por essas frases iniciais de cada estrofe.

d) Incorreta. O paralelismo estrutural entre as estrofes não revela, absolutamente, o desgaste dos recursos do poeta. Tal estratégia demonstra, inclusive, uma das características mais marcantes da escrita de Bilac: a preocupação com a estrutura, a métrica e a composição estética dos seus versos.

Questão 12 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Sobrevivendo no inferno

“Deus fez o mar, as árvore, as criança, o amor

O homem me deu a favela, o crack, a trairagem, as arma, as

bebida, as puta

Eu?! Eu tenho uma Bíblia velha, uma pistola automática e

um sentimento de revolta

Eu tô tentando sobreviver no inferno”.

(RACIONAIS MC’S. Gênesis. In: Sobrevivendo no inferno. São Paulo: Companhia das Letras, p. 45, 2018.)


A palavra “Gênesis” dá nome ao primeiro livro da Bíblia. Considerando a obra, na íntegra, dos Racionais MC’s e o excerto acima dela reproduzido, pode-se dizer que, em relação a esse trecho, “gênesis” seria uma alusão



a)

à influência do cristianismo na dinâmica das comunidades periféricas.

b)

ao colapso planetário entrevisto já na origem do mundo natural.

c)

à origem divina do mundo contraposta aos problemas criados pelo homem.

d)

à origem religiosa dos conflitos armados e da violência social no Brasil.

 

Resolução

a) Incorreta. Muito embora haja referências cristãs em “Sobrevivendo no inferno”, não é possível identificar, na letra de “Gênesis”, uma alusão à influência do cristianismo na dinâmica das comunidades periféricas, pois as reflexões feitas nos versos transcritos não se prendem a uma prática religiosa específica, mas à ideia daquilo que teria sido (ou não) dado por Deus, divino, em sentido amplo.

b) Incorreta. Não há evidências de um colapso planetário na origem do mundo natural, uma vez que o livro bíblico “Gênesis” se debruça apenas na criação do mundo, e não no seu fim ou colapso.

c) Correta. A contraposição entre a origem divina do mundo e os problemas causados pelo homem aparece nos dois primeiros versos do trecho reproduzido, em que “mar”, “árvore”, “criança” e “amor” são contrapostos a “favela”, “crack” e “arma”, entre outros. Fica evidente, portanto, que os termos ligados ao que foi dado por Deus remetem a belezas naturais, pureza e bons sentimentos, enquanto os termos ligados ao que foi criado pelo homem remetem à corrupção e aos males provocados pela sociedade. O último verso do trecho reproduzido, “Eu tô tentando sobreviver no inferno”, explicita ainda mais essa relação de oposição, dado que sintetiza a ideia de que o eu lírico enfrenta agruras cotidianamente para que apenas possa sobreviver no inferno da periferia brasileira, e não no paraíso descrito nas páginas de sua “bíblia velha”.

d) Incorreta. Não há elementos que possam servir para identificarmos uma suposta origem religiosa dos conflitos armados e da violência social nos versos destacados. Nas letras dos raps, fica evidente que tais conflitos e violências são decorrentes da desigualdade e da injustiça que marcam a história brasileira.

Questão 13 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Conceito de hormônio Química Ambiental

Um artigo científico relata a construção e a eficiência de um reator fotocatalítico de fluxo contínuo para a degradação de hormônios presentes em águas tratadas para consumo humano. Num trecho desse estudo, os autores afirmam: “é interessante notar que 80% de estrogênio foram removidos numa alimentação a 200 ng/L, 25 mW/cm2 e 300 L/(m2 h), enquanto que as remoções de progesterona e testosterona ficaram em 44% e 33%, respectivamente”.


De acordo com essas informações, pode-se inferir que o reator é capaz de degradar



a)

dois hormônios femininos e um masculino, sendo que degrada melhor um feminino.

b)

dois hormônios femininos e um masculino, sendo que degrada melhor o masculino.

c)

somente hormônios masculinos, sendo que degrada melhor o estrogênio.

d)

somente hormônios femininos, sendo que degrada melhor o estrogênio

Resolução

A progesterona e o estrogênio são hormônios sexuais femininos de ação ampla, são fundamentais para o desenvolvimento e preparação do ambiente uterino para a gravidez e manutenção da gestação ao longo de todo o período. O estradiol, principal tipo de estrogênio, também atua nos caracteres sexuais femininos, com ação determinante no padrão de distribuição da gordura corporal, textura da pele, crescimento de pelos pubianos, comportamento sexual e outras características femininas típicas. Já a testosterona é o principal hormônio sexual masculino, atuante no aumento da massa muscular e densidade óssea, crescimento dos pelos pelo corpo, comportamento de competitividade, engrossamento da voz e outras características masculinas.

O processo tradicional de tratamento de água não é capaz de remover moléculas orgânicas em concentrações pequenas visto que, em geral, consiste em processos mecânicos ou físicos. As etapas químicas (floculação e cloração) não utilizam reagentes capazes de eliminar totalmente moléculas orgânicas do meio. É por esse motivo que outros métodos de tratamento oxidativos para moléculas orgânicas estão sendo desenvolvidos, como é o caso da fotocatálise.

A fotocatálise consiste na incidência de radiação para absorção de fótons, em geral na região ultravioleta, que promovem a formação de espécies radicalares ou modificam a estrutura eletrônica de um substrato de tal forma que, em ambos os casos, teremos um aumento na velocidade de reações que envolvem a quebra de ligações químicas em compostos orgânicos resultando, no caso apresentado, na degração de hormônios.

Os resultados apresentados indicaram que o processo de degradação no reator fotocatalítico foi capaz de remover 80% do estrogênio, 44% da progesterona e 33% da testosterona. Sendo assim, o reator é capaz de degradar os dois hormônios femininos (estogênio e progesterona) e o hormônio masculino (testosterona). Além disso, a maior degradação foi de um hormônio feminino (estrogênio, 80%).

Questão 14 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Quantidades em Química Relação Mol- Mol

Texto 1

A Química Verde é uma área multidisciplinar que cria, desenvolve e aplica produtos e processos químicos que visam à redução ou eliminação do uso e da geração de substâncias nocivas ao meio ambiente e ao homem. Em 2019, para reunir várias ações relativas à Química Verde, os pesquisadores Paul T. Anastas e Julie B. Zimmerman propuseram a Tabela Periódica dos Elementos Figurativos da Química Verde e Sustentável – TPQVS (figura abaixo). Assim como na Tabela Periódica dos Elementos Químicos, a TPQVS apresenta “elementos”, os quais, porém, representam ações associadas aos preceitos da Química Verde, sendo que cada grupo (G) da TPQVS reúne ações com os mesmos preceitos.

Texto 2

“A Química é pura beleza;

Os átomos e as moléculas são a realeza,

reagindo no compasso da natureza

para transformar o mundo com delicadeza.

 

Sou um simples menestrel da ciência

que defende suas ideias com veemência.

Como Químico, quero atuar com sapiência,

desenvolvendo processos de alta eficiência.

 

A Química não é mais poluição;

para o fóssil ela tem a substituição;

renovando o verde como solução.

 

Vivemos num tempo de ambiguidade,

onde a terra, a água e o ar estão em vulnerabilidade.

Façamos da Química o caminho para a sustentabilidade”

(MOTA, Claudio J. A. Conferência de Abertura da 45ª. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2022.)


Um dos princípios da Química Verde, ilustrado por um dos grupos na TPQVS (texto I), é a economia atômica, dada pela razão da massa do produto de interesse pela massa total dos reagentes, sendo que quanto mais próximo de 1 é seu valor, maior é a economia atômica. Considerando as reações de produção dos dois principais biocombustíveis utilizados no contexto brasileiro,

Síntese do biodiesel:

C57H104O6+3C2H5OH3C20H38O2+C3H8O3

Síntese do etanol:

C12H22O11+H2O4C2H5OH+4CO2

Dados de Massa Molar (g/mol):

C57H104O6= 884C2H5OH=46C20H38O2=310C3H8O3=92C12H22O11=342H2O=18CO2=44

 

pode-se afirmar que há uma maior economia de átomos e



a)

maior geração de subprodutos (mol de subprodutos/ mol de substrato) na síntese do etanol.

b)

menor geração de subprodutos (mol de subprodutos/ mol de substrato) na síntese do etanol.

c)

maior geração de subprodutos (mol de subprodutos/ mol de substrato) na síntese do biodiesel.

d)

menor geração de subprodutos (mol de subprodutos/ mol de substrato) na síntese do biodiesel.

 

Resolução

Cálculo da economia atômica (EA) da produção de biodiesel (C20H38O2) e da produção de etanol (C2H5OH):

EA=massaproduto de interessemassareagentes

  • Biodiesel

EA =massabiodieselmreagentes EA=(3 x 310)(884 + 3 x 46)  EA  0,91

  • Etanol

EA massaetanolmassareagentesEA= (4 x 46)(342 + 18)  EA  0,51

 

Portanto, há maior economia atômica na produção de biodiesel

 

A relação (R), em mol, entre o subproduto  e o substrato  pode ser calculada como:

R=nsubprodutonsubstrato

Na síntese de biodiesel (C20H38O2), temos a seguinte reação, em que o subproduto é o C3H8O3 e o substrato C57H104O6:

C57H104O6  +  3 C2H5OH   3 C20H38O2  +  C3H8O3

Calculando R:

R = 1 mol1 mol  R = 1

 

Na síntese de etanol (C2H5OH), temos a seguinte reação, em que o subproduto é o CO2 e o substrato é C12H22O11:

C12H22O11  +  H2O   4 C2H5OH  + 4 CO2

Calculando R:

R = 4 mols1 mol  R = 4

Portanto, a menor relação entre o subproduto e o substrato é obtida a partir do biodiesel.

Questão 15 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Química Ambiental

Texto 1

A Química Verde é uma área multidisciplinar que cria, desenvolve e aplica produtos e processos químicos que visam à redução ou eliminação do uso e da geração de substâncias nocivas ao meio ambiente e ao homem. Em 2019, para reunir várias ações relativas à Química Verde, os pesquisadores Paul T. Anastas e Julie B. Zimmerman propuseram a Tabela Periódica dos Elementos Figurativos da Química Verde e Sustentável – TPQVS (figura abaixo). Assim como na Tabela Periódica dos Elementos Químicos, a TPQVS apresenta “elementos”, os quais, porém, representam ações associadas aos preceitos da Química Verde, sendo que cada grupo (G) da TPQVS reúne ações com os mesmos preceitos.

Texto 2

“A Química é pura beleza;

Os átomos e as moléculas são a realeza,

reagindo no compasso da natureza

para transformar o mundo com delicadeza.

 

Sou um simples menestrel da ciência

que defende suas ideias com veemência.

Como Químico, quero atuar com sapiência,

desenvolvendo processos de alta eficiência.

 

A Química não é mais poluição;

para o fóssil ela tem a substituição;

renovando o verde como solução.

 

Vivemos num tempo de ambiguidade,

onde a terra, a água e o ar estão em vulnerabilidade.

Façamos da Química o caminho para a sustentabilidade”

(MOTA, Claudio J. A. Conferência de Abertura da 45ª. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2022.)


Considerando a proposta da Química Verde, as frases em negrito do poema (texto II) podem, em interpretação livre, ser associadas, respectivamente, aos seguintes grupos da TPQVS:



a)

catálise (G8), economia atômica (G2), matérias-primas renováveis (G7), prevenção de resíduos (G1).

b)

matérias-primas renováveis (G7), catálise (G8), economia atômica (G2), prevenção de resíduos (G1).

c)

catálise (G8), matérias-primas renováveis (G7), economia atômica (G2), prevenção de resíduos (G1).

d)

matérias-primas renováveis (G7), prevenção de resíduos (G1), catálise (G8), economia atômica (G2).

 

Resolução

As frases em negrito no poema podem ser interpretadas como:

  • "para transformar o mundo com delicadeza": está relacionado à catálise, processo que ocorre na presença de catalisador, que geralmente reduz a energia de ativação da reação, sendo responsável por aumentar a velocidade com que reagentes se transformam em produtos e, assim, tornar processos viáveis, inclusive aqueles em que se utilizam menor quantidade de reagentes.
  • "desenvolvendo processos de alta eficiência": interpretado como economia atômica, em que a maior quantidade de átomos dos reagentes é incorporada no produto de interesse, com menor geração de resíduos.
  • "para o fóssil ela tem a substituição": pode-se relacionar com o uso de materias-primas renováveis, que podem ser regeneradas, sendo sustentáveis, o que evita o uso de combustíveis fósseis.
  • "onde a terra, a água e o ar estão em vulnerabilidade": se relaciona com a prevenção de resíduos. Assim, busca-se o desenvolvimento de tecnologia para diminuir ou extinguir a geração de resíduos em processos e, com isso, reduzir a poluição do meio ambiente.

 

Questão 16 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Cinética Química Catalisador

Com o objetivo de mitigar problemas ambientais e encontrar alternativas viáveis para a produção de combustíveis, muitas propostas têm sido sugeridas. As figuras a seguir mostram rotas de transformação que possibilitariam alcançar o objetivo citado.


As figuras anteriores trazem a representação esquemática de diferentes sistemas catalíticos para a reação de transformação de



a)

dióxido de carbono em etanol, sendo que A, B, C e D representam, respectivamente: biocatálise, catálise homogênea, catálise heterogênea e fotocatálise.

b)

dióxido de carbono em etanol, sendo que A, B, C e D representam, respectivamente: biocatálise, catálise homogênea, fotocatálise e catálise heterogênea.

c)

metano em metanol, sendo que A, B, C e D representam, respectivamente: biocatálise, catálise homogênea, catálise heterogênea e fotocatálise.

d)

metano em metanol, sendo que A, B, C e D representam, respectivamente: biocatálise, catálise homogênea, fotocatálise e catálise heterogênea.

 

Resolução

De acordo com a representação dos átomos colocada na legenda da questão, em todas as transformações (A a D), há a conversão da molécula formada por 1 átomo de carbono (C) e 4 átomos de hidrogênio (H), CH4, o METANO (menor hidrocarboneto e primeiro da série dos alcanos), na molécula formada por 1 átomo de carbono (C) ligado a 3 átomos de hidrogênio (H) e a 1 átomo de oxigênio (O), que se liga a outro átomo de hidrogênio (H), H3COH, o METANOL.

Cada processo é realizado por meio de um catalisador, que pode ser identificado quanto ao tipoo de catálise, observando o esquema de figuras em cada caso:

A: A figura mostra o processo acontecer numa parte específica de uma célula, ou seja, por ação enzimática. A representação indica a participação de oxigênio molecular (O2), gerando o metanol e dióxido de carbono (CO2). As oxirredutases são enzimas que atuam em reações de oxidorredução centradas no carbono em meio de oxigênio molecular com formação da ligação C-O. No caso da oxidação do metano, a enzima é a metano monooxigenase em bactérias metanotróficas. Como a catálise é enzimática, o processo é uma BIOCATÁLISE.

B: A figura mostra o esquema de atuação do catalisador e sua regeneração a partir de um processo cíclico de oxidação e redução, o que configura um processo onde o substrato, o catalisador e o produto se encontram na mesma fase do meio reacional. O processo assim é denominado CATÁLISE HOMOGÊNEA.

C: A figura mostra um processo de adsorção, na superfície de um sólido, do substrato (metano) e o reagente (espécie rica em oxigênio), que atua com oxidante e doadora de oxigênio. A adsorção enfraquece as ligações dos reagentes facilitando a formação do complexo ativado e obtenção posterior do produto. Como os reagentes e produdos se encontram em fases diferentes do adsorvente (sólido) o processo recebe o nome de CATÁLISE HETEROGÊNEA.

D: A figura mostra o processo acontecer a partir da excitação do elétron do sólido (em geral um semicondutor) pela absorção de um fóton de energia, que adsorve a espécie reativa (nesse caso, uma molécula de água) formando um radical livre (hidroxila) por redução (ganho de elétron), o que ocasiona a substituição de um dos hidrogênios do metano por uma hidroxila. Como o calalisador atuou no processo a partir da absorção de um fóton da fonte luminosa, o processo é uma FOTOCATÁLISE.

Questão 17 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Cinética Química

Os cigarros eletrônicos, de modo geral, contêm uma cápsula com uma solução líquida de nicotina e aromatizantes que são vaporizados e posteriormente inalados pelo usuário. Apesar de as propagandas afirmarem que a concentração de substâncias tóxicas nos cigarros eletrônicos é menor, a principal substância causadora da dependência, a nicotina, está presente em grande parte desses produtos. A nicotina é inicialmente absorvida e, em seguida, metabolizada no organismo. Após um período, a diminuição de sua concentração no plasma sanguíneo faz com que o usuário sinta a necessidade da inalação de uma nova dose. O gráfico abaixo mostra a concentração de nicotina no plasma sanguíneo de três indivíduos, em função do tempo, após utilização de um cigarro eletrônico, aspirando a mesma dosagem da substância.


Com base nessas informações, pode-se inferir que, para o período de estudo, a velocidade de absorção da nicotina é



a)

maior para o indivíduo X e a velocidade média de metabolização é menor para o indivíduo Y.

b)

maior para o indivíduo X e a velocidade média de metabolização é menor para o indivíduo Z.

c)

menor para o indivíduo Z e a velocidade média de metabolização é maior para o indivíduo Y.

d)

menor para o indivíduo Z e a velocidade média de metabolização é menor para o indivíduo X.

 

Resolução

No tempo inicial e igual a zero, observa-se maior absorção de nicotina no indivíduo X com o valor de 20,0 ng/mL comparado aos outros indivíduos Y (10,5 ng/mL) e Z (7,0 ng/mL).

Utilizando o intervalo total de tempo, que neste gráfico foi considerado de 0 a 180 minutos, temos o seguinte consumo de nicotina para os indivíduos X, Y e Z:

Indivíduo X: Consumo de, aproximadamente, 20 ng/mL - 5 ng/mL = 15,0 ng/mL;

Indivíduo Y: Consumo de, aproximadamente, 10 ng/mL - 3,5 ng/mL = 6,5 ng/mL;

Indivíduo Z: Consumo de, aproximadamente, 7 ng/mL - 2,5 ng/mL =  4,5 ng/mL.

A velocidade média de metabolização é dada pela variação da concentração de nicotina (consumo) em função do tempo. Portanto, para o mesmo intervalo de tempo,  a menor velocidade média de metabolização ocorre no o indivíduo Z, o qual apresentou a menor variação da concentração no plasma sanguíneo.

 

 

Questão 18 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Lei de Hess Equação Termoquímica

A caiação ou pintura com cal hidratada (Ca(OH)2) é uma das formas mais antigas para o revestimento da fachada de edifícios. A cal virgem CaO – produzida a partir do aquecimento do calcário (CaCO3) –, ao ser colocada em água, forma a cal hidratada que, uma vez aplicada à parede e em contato com o CO2 do ar atmosférico, vai se transformando em seu precursor, o carbonato de cálcio. Dessa forma, o carbonato de cálcio fica aderido à parede, protegendo-a, conservando-a e embelezando-a. Considere as equações a seguir:

i) CaCO3CaO+CO2; H=178kJ/mol

ii) CaO+H2OCa(OH)2; H=-109kJ/mol

iii) Ca(OH)2+CO2CaCO3+H2O; H=?


Levando em conta apenas as equações do processo de transformação e produção do carbonato de cálcio (equações i a iii), pode-se afirmar que o processo



a)

pode ser considerado carbono neutro e que a última equação representa uma reação que levaria ao aquecimento da parede onde a cal foi aplicada.

b)

pode ser considerado carbono neutro e que a última equação representa uma reação que levaria ao resfriamento da parede onde a cal foi aplicada.

c)

não pode ser considerado carbono neutro e que a última equação representa uma reação que levaria ao aquecimento da parede onde a cal foi aplicada.

d)

pode ser considerado carbono neutro e que a última equação representa uma reação que levaria ao resfriamento da parede onde a cal foi aplicada.

Resolução

A formação da carbonato de cálcio na parede ocorre a partir da equação iii apresentada no enunciado:

CaOH2 + CO2  CaCO3            Hiii=?

Para calcular a variação de entalpia desse processo (Hiii) podemos usar como referência as equações i e ii aplicando a Lei de Hess, a qual diz que a variação de entalpia de qualquer processo é um função de estado, logo, depende apenas dos estados inicial e final independente das trasformações realizadas, desde que as reações globais sejam iguais. Sendo assim, podemos obter a equação iii da seguinte forma:

Equação i invertida)     CaO +CO2 CaCO3      H=-178 kJ/molEquação ii invertida)   Ca(OH)2 CaO +H2O    H= +109 kJ/mol__________________________________________________________Equação global          Ca(OH)2+CO2 CaCO3 +H2O     Hiii=(-178+109) kJ/mol

Portanto,  Hiii=-69 kJ/mol o que indica que o processo libera energia para o ambiente (exotérmico, H<0) levando ao aquecimento da parede.

 

Considerando apenas as equações apresentadas, podemos afirmar que o processo pode ser considerado carbono neutro, pois a mesma quantidade de carbono emitida na produção da cal virgem (equação i), pela formação de CO2, é absorvida no processo de cura da cal hidratada, ou seja, na carbonatação da base (equação iii) ao absorver o CO2.

Equação i produção: CaCO3 CaO + CO2emitidoEquação iii carbonatação: Ca(OH)2+CO2absorvido CaCO3+H2O

 

Portanto, o processo é carbono neutro e leva ao aquecimento da parede.

Questão 19 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Gases (Química) Hidrocarbonetos

Num estudo cientifico publicado em 2022 no Chemical Science, os autores aqueceram amostras de casca seca de banana, utilizando, num curto período de tempo, uma lâmpada de alta inensidade luminosa. Essa técnica de aquecimento denomina-se pirólise por luz. Essa irradiação promoveu a formação de um tipo de carvão e produtos gasosos. Em um experimento, a quantificação dos gases produzidos encontra-se na figura abaixo.


A partir dessas informações, pode-se inferir que um possível interesse dos autores era obter combustíveis a partir de biomassa. Sendo assim, pode-se dizer que o objetivo foi alcançado para hidrocarbonetos



a)

leves, mas a maior quantidade em mol de gás foi a de hidrogênio.

b)

leves, mas a maior quantidade em mol de gás foi a de monóxido de carbono.

c)

pesados, mas a maior quantidade em mol de gás foi a de hidrogênio.

d)

pesados, mas a maior quantidade em mol de gás foi a de monóxido de carbono

Resolução

O objetivo de obter combustíveis a partir da biomassa, nesse caso a casca seca de banana, foi alcançado para hidrocarbonetos leves. Conforme a leitura do gráfico, temos a maior formação dos hidrocarbonetos CH4 e C2H4, que são chamados de "leves" por serem de pequena massa molecular ou de cadeia pequena.

Ainda observando gráfico, temos que o volume de CO formado é maior do que o volume de H2. Como esses gases são formados nas mesmas condições de pressão e temperatura, o maior volume de gás obtido corresponde ao maior número de mols. Assim, o número de mols de CO formado é maior que o número de mols de H2.

Obs: CH3CHO é um aldeído, portanto, não faz parte do foco da pergunta, que se refere a hidrocarbonetos.

Questão 20 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Química Ambiental

 O provocativo artigo intitulado, em tradução livre, “O nitrogênio é o próximo carbono?”, publicado em 2017, enfatiza, já no início, que, assim como o carbono abasteceu a revolução industrial, o nitrogênio teria abastecido a revolução na agricultura (a dita “revolução verde”), o que continuaria ocorrendo nos dias atuais. O gráfico a seguir mostra o crescimento do nitrogênio antropogênico reativo em comparação com o crescimento da emissão de CO2, apontando para um futuro de potenciais problemas ambientais.


Levando em conta o comentário sobre o artigo e os dados do gráfico, marque a alternativa correta sobre o que representam as faixas A, B e C.



a)

A: uso de fertilizantes, B: fixação do nitrogênio e C: emissão de NOx .

b)

A: uso de fertilizantes, B: emissão de NOx e C: fixação do nitrogênio.

c)

A: emissão de NOx, B: uso de fertilizantes e C: fixação do nitrogênio.

d)

A: fixação do nitrogênio, B: emissão de NOx e C: uso de fertilizantes.

Resolução

O gráfico expressa a tendência do N antropogênico reativo em função do ano. O termo nitrogênio reativo designa todas as formas de compostos nitrogenados presentes na vida da Terra, incluindo as formas reduzidas (NH3 e NH4+) e oxidadas (NO, NO2, N2O, HNO3 e NO3-). (Referênica: Revista Quim. Nova, Vol. 44, No. 4, 460-472, 2021). 

Na faixa A se observa uma pequena variação a partir de 1990, mas com uma tendência de pequena alteração ao longo do tempo. Isso está relacionado à fixação de nitrogênio, em especial à fixação biológica de nitrogênio, um processo que utiliza micro-organismos para transformar o nitrogênio presente na atmosfera (N2) em nitrogênio assimilável e fundamental para a vida na Terra, e obtido através da rotação das diferentes culturas de leguminosas.

Na faixa B se observa um aumento significativo a partir da 1960 através do desenvolvimento de novas tecnologias e maior utilização de combustíveis fósseis com emissões de NOx e carbono através do dióxido de carbono e monóxido de carbono.

Na faixa C se observa um aumento significativo, a partir do início do século XXI, com a utilização de fertilizantes nitrogenados, pela necessidade de uma agricultora mais eficiente, a qual utiliza sais que em sua composição apresentam o nitrogênio reativo na forma de nitrato (NO3-) e nitrito (NO2-), por exemplo, além de outras fontes de fósforo e potássio.