Logo UNICAMP

Unicamp 2023 - 1ª fase


Questão 21 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Geopolítica Conflitos na África

No ano de 2020, iniciou-se um conflito interno na Etiópia, com complexas implicações humanitárias, econômicas e geopolíticas, adicionando novas tensões à frágil estabilidade política na região do Chifre da África.

(Adaptado de YARED, Tegbaru. Institute for Security Studies – ISS. Acesso em 09/06/2022.)

As causas do atual conflito na Etiópia resultam



a)

da instabilidade das instituições estatais gerada pelo processo de colonização europeia no século XVIII.

b)

do conflito bélico com a Eritreia em razão da disputa pela saída para o Mar Mediterrâneo.

c)

da tentativa de secessão da região do Tigré em função dos conflitos étnico-religiosos e políticos.

d)

da participação de interesses estrangeiros na gestão dos recursos naturais etíopes, a exemplo do petróleo.

Resolução

a) Incorreta. Durante a Partilha da África, quando as potências europeias dividiram entre si o continente, a Etiópia derrotou a Itália em 1896, não tendo passado pelo processo de neocolonialismo no século XIX. Assim, os atuais conflitos na Etiópia não se relacionam ao processo de colonização europeia.

b) Incorreta. O conflito atual na Etiópia envolve as forças do governo e o grupo separatista de Frente de Libertação Popular do Tigré (FLPT). Com a ascensão do governo reformista de Abiy Ahmed ocorreu o restabelecimento das relações diplomáticas entre Etiópia e Eritreia. O governo etíope e a Eritreia são aliados contra a a Frente de Libertação Popular do Tigré (FLPT).

c) Correta. A região do Tigré é uma região no norte da Etiópia que abriga a minoria étnica de mesmo nome. O grupo tinha forte influência política e comandou o país entre 1991 e 2018. No entanto, com a perda de prestígio no cenário político nacional e com menos recursos, a Frente de Libertação Popular do Tigré (FLPT) aumentou as demandas pela autonomia da região. Em 2020, teve início um confronto entre a FLTP e o governo etíope que tem gerado grande violência e uma das piores situações humanitárias da atualidade.

d) Incorreta. Os atuais conflitos etíopes não estão associados à interferência estrangeira na gestão dos recursos naturais e sim a conflitos internos decorrentes da disputa territorial e política entre grupos da região separatista de Tigré e o governo etíope.

Questão 22 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Globalização Disparidades e desigualdades da globalização

Tem se tornado lugar comum dizer que o gigantesco volume de dados extraídos de nossa vida cotidiana está armazenado “na nuvem”. É quase como dizer: estão por toda a parte e em lugar nenhum. Flutuam. Se damos, contudo, um passo para além das metáforas, nos depararemos com a robusta infraestrutura do capitalismo digital, que está ancorada em territórios concretos e se inscreve numa geografia do poder. É assim que, segundo a UNCTAD (2021), de um total de 4.714 data centers existentes no mundo, quase 80% estão em países desenvolvidos, principalmente nos EUA e países da Europa ocidental.

Sobre os data centers e sua distribuição, é correto afirmar que



a)

são infraestruturas concentradas no Norte Global que, por serem públicas, controladas pelo Estado, têm seu impacto minimizado em questões geopolíticas que perpassam essa parte do mundo.

b)

o processo de desenvolvimento geograficamente desigual pouco atua na distribuição da infraestrutura digital e na coleta, armazenagem e tratamento de dados entre as regiões do mundo.

c)

sua rarefação no Sul-Global indica que a coleta, a armazenagem e o tratamento dos dados levanta grave problema relativo à soberania dos Estados nacionais dessa parte do mundo.

d)

à medida em que se ampliam a coleta e o tratamento massivo de dados das sociedades, países de todos os continentes estão adotando robustas políticas de infraestrutura digital.

Resolução

a) Incorreta. Não é possível afirmar que os data centers são infraestruturas controladas pelo Estado. Tratam-se de instalações físicas utilizadas pelas empresas para hospedar aplicações e informações de uma empresa ou organização. Dessa forma, são considerados de enorme importância estratégica e estão fortemente relacionados às questões geopolíticas.

b) Incorreta. O processo de desenvolvimento desigual entre as diversas nações do globo está diretamente relacionado a maior densidade técnica disponível nos países desenvolvidos em detrimento a menor presença de infraestruturas de tecnologia avançada em países subdesenvolvidos.

c) Correta. A alternativa indica a soberania dos Estados nacionais subdesenvolvidos frente a dependência tecnológica que estes apresentam com relação à infraestrutura digital para coleta, armazenagem e tratamento de dados, concentrada majoritariamente nos países desenvolvidos.

d) Incorreta. A distribuição da infraestrutura digital ainda é desigual entre os diversos países e continentes, não sendo possível afirmar que todos adotam atualmente uma política sólida de estruturação digital.

Questão 23 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Geologia Pedologia Recursos Minerais

Subsidência é um tipo de colapso em uma superfície, caracterizado por deformação quase vertical do terreno ou pela reacomodação dos materiais em subsuperfície. Os solos muito argilosos estão entre os materiais mais suscetíveis à subsidência. Na cidade de Maceió (AL), esse fenômeno tem afetado diversos bairros da cidade.

(Adaptado de Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Estudos sobre a instabilidade do terreno nos bairros Pinheiro, Mutange e Bebedouro, Maceió (AL). Ação Emergencial no Bairro Pinheiro. Volume I. RELATÓRIO SÍNTESE DOS RESULTADOS Nº 1. Brasília: CPRM, 2019; Adaptado de Edward A. Keller; Robert H. Blodgett. Riegos naturales: processos de la Tierra como riegos, desastres y catástrofes. Madrid: Pearson Educación, 2004. p. 141.)

A partir do texto e da figura anterior, é correto afirmar que a

 



a)

água se infiltra sem grandes dificuldades em solos muito argilosos, por isso o processo de expansão das argilas é permanente, tornando a área ideal para o desenvolvimento de cultivos permanentes.

b)

subsidência em solos muito argilosos é um processo reversível, pois ocorre apenas nos períodos secos quando o solo se contrai na ausência de água. A reversão acontece nos períodos úmidos.

c)

mecanização das lavouras e a construção de edificações podem ocorrer sem restrições em áreas em que ocorrem a contração e expansão das argilas decorrentes da variação da umidade do solo.

d)

subsidência em solos muito argilosos é um processo irreversível, pois uma vez que a superfície é rebaixada, o processo reverso de soerguimento não acontece por conta da força gravitacional.

 

Resolução

A questão traz o problema da subsidência do terreno nos bairros Pinheiro, Mutange e Bebedouro em Maceió (AL), processo este gerado e ampliado a partir da retirada bruta e direta de sal-gema, rocha sedimentar usada na fabricação de sal. A ampla extração nos arredores de Maceió gerou falhamentos internos no solo e na estrutura sedimentar, que sofreu acomodações gravitacionais rebaixando trechos do terreno e ocasionando a retirada obrigatória da população das áreas afetadas.

A imagem trazida na questão demonstra que o problema tem sido agravado pela excessiva penetração de água a partir das fraturas causadas pelo processo extrativo e esta hiperhidratação leva à ampliação da desagregação dos argilominerais que acabam por ampliar o rebaixamento das áreas atingidas. O conhecimento deste processo nos permite então analisar as proposições:

a) Incorreta. O conhecimento sobre solos e sua estrutura permite contradizer a afirmação de que água se infiltra sem grandes dificuldades em solos muito argilosos uma vez que, por conterem os menores grãos, os solos argilosos são muito compactos e, por isso, tornam-se quase impermeáveis.

 b) Incorreta.  É possível perceber que uma vez ocorrida a subsidência em solos muito argilosos o processo é irreversível, pois, uma vez rebaixado e desestruturado, independentemente das dinâmicas pluviais, o solo e as rochas só tendem ao processo de rebaixamento e só se estabilizam após a correção total do falhamento pela gravidade. No exemplo citado na questão, dos bairros Pinheiro, Mutange e Bebedouro em Maceió (AL), a subsidência ocorreu pela ação antrópica, isto é, resulta da exploração de sal-gema pela mineradora Braskem. A subsidência do solo nesse contexto, juntamente com sua irreversibilidade, estão levando a diversos processos de indenização da população local, que teve que abandonar os bairros citados, devido aos riscos de desabamentos.

c) Incorreta. Como já mencionado, no texto introdutório, uma vez rebaixado o terreno, é impossível manter sua ocupação, ficando assim inviável a manutenção de lavouras e construção de edificações.

d) Correta.  De fato, a subsidência em solos muito argilosos é um processo irreversível, pois uma vez que a superfície é rebaixada, não há a possibilidade de que as grandes áreas rebaixadas tenham o processo reverso (soerguimento), pois se tratam de áreas amplas e por conta da força gravitacional não é possível defazer o processo, que prejudica em especial as construções civis, muitas vezes tornando as regiões sob ação da subsidência inabitáveis, como é o caso de parte dos bairros Pinheiro, Mutange e Bebedouro em Maceió (AL).

Questão 24 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Exógenos (Geomorfologia) Tipos de relevo

A figura a seguir apresenta um cenário em que se distinguem dois compartimentos de relevo na paisagem.

(Adaptado de AB’SABER, Aziz Nacib. Formas de Relevo: Texto básico. São Paulo: FUNBEC/Edart, 1975.)

No que se refere aos compartimentos de relevo na paisagem, é correto afirmar que o compartimento

 



a)

A é uma planície formada por processos exógenos que ocasionam a acumulação de materiais de fontes diversas. As planícies podem sofrer a influência de falhamentos das rochas que servem de substrato ao processo deposicional.

b)

B é um planalto formado por rochas ígneas extrusivas, e apresenta formas de relevo esculpidas pela atuação dos processos exógenos, a exemplo das chapadas, dos morros, das serras e das depressões.

c)

A é uma planície formada por depósitos arenosos e argilosos de origem exclusivamente fluvial. A presença dos meandros abandonados indica que as formas de relevo desse compartimento não evoluem.

d)

B é um planalto formado por rochas ígneas, metamórficas ou sedimentares. Sua principal característica está na atividade ativa dos processos tectônicos responsáveis pelo soerguimento das elevações e manutenção das formas.

 

Resolução

a) Correta. De fato, quando observamos a imagem vemos que o compartimento de relevo A é aparentemente uma estrutura plana e rebaixada, possivelmente então uma uma planície aluvial estável, uma vez que apresenta um rio com meandros. Pode-se dizer assim que ela é formada por processos exógenos que ocasionam a acumulação de materiais de fontes diversas, uma vez que as planícies são formas, segundo o Aziz Ab’Saber, onde o terreno está sendo constantemente construído por depósitos e acúmulos de sedimentos em áreas de baixa altitude.

b) Incorreta. Há uma imprecisão ao dizer que  o compartimento B é um planalto formado por rochas ígneas extrusivas, pois apesar de ser realmente um planalto, nada infere que a rocha seja  extrusiva (basáltica ou granítica, por exemplos). Além disso, as chapadas são formas de relevo geradas a partir de rochas sedimentares e não ígneas.

c) Incorreta. Este item deve ser invalidado exatamente porque a presença dos meandros abandonados indica que as formas de relevo desse compartimento evoluem, pois um braço meandrico só muda quando o relevo das planície muda por decorrência da sedimentação.

d) Incorreta. O compartimento B de fato é um planalto, e pode ser formado por qualquer uma das famílias rochosas - ígneas, metamórficas ou sedimentares. Porém, na imagem a aparência desgastada e com picos arredondados não indica não ocorrer tectonismo ativo, pois nesse caso, haveria estruturas mais soerguidas, pontiagudas e montanhosas, típicas de dobramentos recentes.

Questão 25 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Fluxos migratórios mundias Industrialização brasileira

Alguns municípios do Sul do Brasil receberam, nos últimos 10 anos, importantes fluxos de imigrantes e refugiados, sobretudo de haitianos, congoleses, senegaleses e venezuelanos. A presença desses imigrantes e refugiados em regiões de elevada especialização produtiva tem sido motivada pela busca de trabalho; todavia, crescem registros de denúncias das precárias condições de vida e situações de xenofobia enfrentadas por essas populações nos municípios onde se instalam.

Assinale a alternativa que indique: (1) a região de especialização produtiva que mais tem absorvido essa força de trabalho imigrante; e (2) a atividade econômica envolvida:



a)

(1) Oeste catarinense; (2) indústria frigorífica.

b)

(1) Vale dos Sinos (RS); (2) indústria de laticínios. 

c)

(1) Oeste paranaense; (2) indústria de confecção.

d)

(1) Vale do Itajaí (SC); (2) indústria carbonífera.

Resolução

a) Correta. A região do Oeste catarinense é especializada na produção de alimentos e bebidas sendo grande a presença da agroindústria ligada à produção de carnes suína e de aves. Os frigoríficos empregam grande parte da mão de obra na região e, desde a década de 2010 - quando haitianos e venezuelanos chegaram em maior quantidade ali - a população imigrante vem sendo cada vez mais empregada nesse setor. Segundo dados da Associação dos Haitianos de Chapecó, estima-se que há cerca de 2,5 mil haitianos na região, boa parte deles empregados na indústria alimentícia ali presente.

b) Incorreta. No Vale dos Sinos, situado próximo à Região Metropolitana de Porto Alegre (RS), os principais tipos de indústrias estão ligados ao setor de bens consumo, mais especificamente ao setor calçadista e fabricação de couro. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED, em 2016, a indústria de transformação - bens de consumo não duráveis - empregava cerca de 30% do total de trabalhadores industriais. A indústria de laticínios não é tão presente historicamente nessa região e representa somente cerca de 5% do emprego industrial.

c) Incorreta. Segundo dados da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), a indústria de confecção é representa cerca de 5 mil empresas e gera, aproximadamente, 66 mil empregos sendo o terceiro segmento da indústria do Paraná em geração de empregos, perdendo apenas para o ramo alimentício e da construção civil. No entanto, os principais polos industriais desse setor estão na região Noroeste do estado, em cidades como Maringá, Cianorte e Apucarana, não no Oeste paranaense, pois nesta predominam setores de alimentos e bebidas, indústria moveleira e de mineração. O mapa abaixo apresenta as regiões paranaenses:

Disponível em: https://pt.wikivoyage.org/wiki/Paran%C3%A1

d) Incorreta. Segundo informações do governo do estado de Santa Catarina, os principais tipos de indústrias existentes na região do Vale do Itajaí são a indústria têxtil e de vestuário, naval e de tecnologia. A indústria carbonífera se concentra no sul do estado, notadamente entre os municípios de Criciúma e Tubarão. O mapa a seguir apresenta a divisão do estado catarinense em mesorregiões:

Disponível em: https://pt.wikivoyage.org/wiki/Santa_Catarina

Questão 26 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Desmatamento Efeito estufa e aquecimento global Domínio Amazônico

A tabela a seguir destaca, para o ano de 2019, os 11 municípios brasileiros que mais emitiram gases do efeito estufa causadores do aquecimento global, conforme o total emitido de CO2 em toneladas.

(Fonte: www. seeg.eco.br; IBGE Cidades – Acessado em: 24/06/2022.)

A partir da análise dos dados anteriores e de seu conhecimento, é correto afirmar que os municípios com



a)

menor extensão territorial e alta densidade demográfica foram responsáveis pela maior emissão de CO2 decorrente da decomposição dos resíduos sólidos em aterros sanitários.

b)

grande extensão territorial e baixa densidade demográfica foram responsáveis pela maior emissão de CO2, o que se correlaciona com o avanço da mineração e a construção de hidrelétricas.

c)

menor extensão territorial e alta densidade demográfica foram responsáveis pela maior emissão de COdecorrente da instalação de novas indústrias de bens de capital.

d)

grande extensão territorial e baixa densidade demográfica foram responsáveis pela maior emissão de CO2, o que se correlaciona com o avanço do desmatamento e incêndio florestal.

Resolução

a) Incorreta. Ao analisar a tabela, nota-se altos índices de emissão de efluentes de efeito estufa (CO2) em municípios de maior a área territorial, mas com baixa densidade demográfica, casos de Altamira (PA) e Lábrea (AM).

b) Incorreta.  De fato, é possível inferir através da  tabela que municípios de grande extensão territorial e baixa densidade demográfica foram responsáveis pela maior emissão de CO2. Entretanto, nem todos os grandes municípios citados possuem hidrelétricas em seu território como causa de emissão de CO2, sendo exemplo o município de Lábrea (AM).

c) Incorreta. Como já mencionado, altos índices de emissão de CO2 ocorrem em municípios de maior a área territorial e baixa densidade demográfica, o que invalida a afirmação de que menor extensão territorial e alta densidade demográfica são responsáveis pela maior emissão de CO2.

d) Correta. É possível inferir através da  tabela que, de fato municípios de grande extensão territorial e baixa densidade demográfica foram responsáveis pela maior emissão de CO2, sobretudo porque em sua maioria estão localizados em regiões da Amazônia onde há avanço do desmatamento, queimadas e das fronteiras agropecuárias, atividades estas que contribuem diretamente para a perda de biodiversidade e liberação de carbono na atmosfera.

Questão 27 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Brasil: Sistema Nacional de Unidades de Conservação

A Amazônia brasileira ganhou destaque nos últimos anos nos noticiários da mídia nacional e estrangeira, face ao avanço de graves problemas socioambientais. Nesse contexto, as unidades de conservação, como as Reservas Extrativistas (RESEX), introduzidas pela Lei 9.985 em 18/07/2000, cumprem um papel importante na preservação ambiental e na proteção social.

Sobre as RESEX no bioma amazônico, é correto afirmar que são áreas



a)

coletivas, demarcadas para populações indígenas, podendo ser usadas economicamente por meio de pequenas atividades de extrativismo vegetal, mineral e animal. Crescem dentro das RESEX a exploração turística e as atividades garimpeiras.

b)

públicas, destinadas ao usufruto das populações tradicionais ribeirinhas para moradia e atividades econômicas de baixo impacto ambiental. Aumentam no entorno das RESEX a exploração de madeira e o desmatamento para a implantação de atividades pecuárias.

c)

coletivas, concedidas para uso misto das populações indígenas e quilombolas, que exploram comercialmente as riquezas existentes com atividades extrativistas e agropecuária. Aumentam no entorno das RESEX núcleos urbanos e atividades de exploração madeireira.

d)

públicas, destinadas às populações tradicionais para residência e extrativismo sustentável; quando autorizado pelo Estado, grandes empresas podem explorar recursos naturais em larga escala. Crescem dentro das RESEX os impactos ambientais e a expulsão de população.

Resolução

As Reservas Extrativistas fazem parte do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e são administradas pelo órgão ambiental correspondente, o Instituto Chico Mendes (ICMBio), ligado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA). Elas são definidas como espaços territoriais cujo objetivo é a proteção dos meios de vida e a cultura de populações tradicionais, bem como assegurar o uso sustentável dos recursos naturais da área. Segundo Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (CNUC), mantido pelo Ministério do Meio Ambiente, há 96 reservas extrativistas no Brasil e elas abrangem uma área de cerca de 16 milhões de hectares.

A partir do exposto, é possível afirmar que:

a) Incorreta. As RESEX não são delimitadas pelas próprias comunidades indígenas, mas sim pelos órgãos públicos competentes. Além disso, as atividades garimpeiras são predatórias e não podem ser realizadas no interior de tais reservas extrativistas.

b) Correta. As Reservas Extrativistas são terras públicas geridas por um Conselho Deliberativo, presidido pelo órgão responsável por sua administração e constituído por representantes de órgãos públicos. Nos últimos anos, nota-se a expansão de atividades agropecuárias e da exploração de madeira no entorno desses espaços, o que tem demonstrado uma pressão por parte dos agentes econômicos sobre o espaço natural e os povos que vivem nas RESEX.

c) Incorreta. Os núcleos urbanos não têm aumentado no entorno das RESEX. No entanto, atividades como extração de madeira e pecuária realmente se aproximam de espaços limítrofes a elas.

d) Incorreta. É terminantemente proibido a atuação de grandes empresas exploração de recursos naturais em larga escala nas RESEX. Como já mencionado, somente populações tradicionais (ribeirinhos e povos nativos) podem realizar exploração sustentável dos recursos ali existentes.

Questão 28 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Foucault

De que se trata essa biopolítica, esse biopoder? A nova tecnologia do poder que se instala se dirige à multiplicidade dos homens, não na medida em que eles se resumem em corpos, mas na medida em que ela forma, ao contrário, uma massa global, afetada por processos de conjunto que são próprios da vida, que são processos como o nascimento, a morte, a produção, a doença etc. É com o nascimento da biopolítica que se lança mão da medição estatística desses fenômenos para fins de regulamentação e de intervenção. Um novo tipo de poder que consiste em fazer viver e em deixar morrer.

(Adaptado de FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010, p. 204.)

Como tecnologia de poder, a biopolítica se inscreve no corpo



a)

do indivíduo como problema existencial.

b)

da família como problema reprodutivo.

c)

da escola como problema disciplinar.

d)

da população como problema político.

Resolução

A questão traz um texto de Michel Foucault, importante teórico do século XX. Com livros e abordagens em diversas áreas do conhecimento, como a filosofia, a história, o direito e a psicologia, o autor dialogo com muita gente, mas sempre o faz a partir de um mesmo tema a saber, o tema do poder. Não por acaso, logo na primeira linha, aparece a pergunta: "De que se trata essa biopolítica, esse biopoder?" De um jeito ou de outro, seja com a palavra biopolítica ou biopoder, Foucault está perguntando: o que é esse poder sobre nossas vidas? Esse poder que inclui o gerencimento de nossos corpos desde o nascimento até a morte? É nesse contexto, em uma tentativa de responder às questões levantadas, que aparece o item B, verdadeiro, e as outras alternativas, incorretas. Vejamos as explicações:
a) Incorreta. Colocar o biopoder no âmbito individual e pensá-lo sobre a esfera existencial, reduz sua condição de projeto politico à esfera da particularidade, o que contradiz o pensamento de Foucault, que o entende a partir do jogo de poder que está em disputa nas sociedades. Não por acaso o excerto do autor vem de uma obra chamada "Em defesa da sociedade".
b) Incorreta. O texto deixa claro, além da própria teoria do autor, no seu todo, que as questões relacionadas ao biopoder são de ordem política, social, econômica; são questões de ordem coletiva e, assim sendo, não se resumem ao ambiente familiar e estão muito longe de ser mera questão reprodutiva. Envolve políticas públicas, gestão estatal, projetos de governos, cosmovisões, controle e formação das massas, etc.
c) Incorreta. É bem verdade que a escola é uma instituição muito mencionada nas obras de Foucault, assim como a palavra "disciplina" e suas derivações, como a palavra "disciplinar", que aparece na alternativa. Porém, fazer uso desses termos e articulá-los entre si, na filosofia de Foucault, não torna o item correto, porque quando o autor fala de escola e disciplina, ele discute as instituições de poder e a maneira pela qual essas instituições introjetam poder em nossos corpos. O debate da biopolítica, porém, é "maior", se estendendo a todas as questões políticas que envolvem o gerenciamento do poder nos diversos locais sociais. 
d) Correta. Como afirmou Foucault, a sociedade é heterotópica. Isso significa que todo o "topos" (lugar) é hetero (diverso no jogo de poder). A biopolítica se inscreve no corpo da população como projeto de poder, como projeto político, capaz de exercer controle em todos os locais, do "hospital à funerária."

 

Questão 29 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Movimento Circular Uniforme (M.C.U.)

A prática esportiva de “pular corda” vem conquistando muitos adeptos e se tornando uma modalidade de competição. Numa prova de velocidade, um atleta consegue dar 105 saltos em 30 segundos. Considerando que o ponto da corda que passa sob os pés e acima da cabeça do praticante descreve uma trajetória circular de raio r=90 cm, qual é a velocidade escalar desse ponto da corda?



a)

0,18 m/s.

b)

3,15 m/s.

c)

18,9 m/s.

d)

567 m/s.

 

Resolução

A extremidade da corda que passa sob os pés e sobre a cabeça está em movimento circular uniforme. Como a corda executa n=105 voltas no intervalo de tempo Δt=30 s, a frequência do movimento da corda é dada por

f=nΔt

f=10530=3,5 Hz.

Como o raio da trajetória deste ponto é r=90 cm=0,9 m, sua velocidade escalar é, em unidades do SI, considerando π=3,

v=2π·r·f

v=2·3·0,9·3,5

v=18,9 m/s.

A alternativa correta é a D.

Outra forma de chegar ao mesmo resultado é considerar o deslocamento escalar total da extremidade em questão durante os 30 segundos. Como ela executa 105 voltas,

Δs=n·2π·r=105·2·3·0,9=567 m.

Logo,

v=ΔsΔt=56730=18,9 m/s.

Outra forma, ainda, consiste em determinar a velocidade angular

ω=2π·nΔt=2·3·10530=21 rad/s,

e usá-la para determinar a velocidade:

v=ω·r=21·0,9=18,9 m/s.

Questão 30 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Equações do M.U.V.

O balonismo, um esporte aeronáutico com adeptos em todo o mundo, oferece um belo espetáculo para os observadores no solo. Um maçarico é usado para aquecer o ar no interior do balão, o que faz variar a densidade do ar, permitindo o controle do movimento de subida e descida do balão.


Um balão, inicialmente em repouso no solo, decola e sobe em movimento uniformemente variado. Se o balão atinge a altura h=80 m após um tempo t=40 s, conclui-se que a aceleração vertical do balão nesse movimento é igual a



a)

2,0 m/s2.

b)

4,0 m/s2.

c)

0,05 m/s2.

d)

0,1 m/s2.

Resolução

Como o movimento do balão é uniformemente variado, seu deslocamento vertical é dado por

Δs=v0·t+a·t22,

em que a velocidade inicial é v0=0 pois ele parte do repouso, o tempo de subida é t=40 s, e o deslocamento é Δs=80 m. Substituindo os valores diretamente, com todas as grandezas em unidades do SI, encontramos

80=0·t+a·4022

a=2·801600

a=0,1 m/s2.

A alternativa correta é a D.