Logo UNICAMP

Questão 25 Unicamp 2023 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 25

Fluxos migratórios mundias Industrialização brasileira

Alguns municípios do Sul do Brasil receberam, nos últimos 10 anos, importantes fluxos de imigrantes e refugiados, sobretudo de haitianos, congoleses, senegaleses e venezuelanos. A presença desses imigrantes e refugiados em regiões de elevada especialização produtiva tem sido motivada pela busca de trabalho; todavia, crescem registros de denúncias das precárias condições de vida e situações de xenofobia enfrentadas por essas populações nos municípios onde se instalam.

Assinale a alternativa que indique: (1) a região de especialização produtiva que mais tem absorvido essa força de trabalho imigrante; e (2) a atividade econômica envolvida:



a)

(1) Oeste catarinense; (2) indústria frigorífica.

b)

(1) Vale dos Sinos (RS); (2) indústria de laticínios. 

c)

(1) Oeste paranaense; (2) indústria de confecção.

d)

(1) Vale do Itajaí (SC); (2) indústria carbonífera.

Resolução

a) Correta. A região do Oeste catarinense é especializada na produção de alimentos e bebidas sendo grande a presença da agroindústria ligada à produção de carnes suína e de aves. Os frigoríficos empregam grande parte da mão de obra na região e, desde a década de 2010 - quando haitianos e venezuelanos chegaram em maior quantidade ali - a população imigrante vem sendo cada vez mais empregada nesse setor. Segundo dados da Associação dos Haitianos de Chapecó, estima-se que há cerca de 2,5 mil haitianos na região, boa parte deles empregados na indústria alimentícia ali presente.

b) Incorreta. No Vale dos Sinos, situado próximo à Região Metropolitana de Porto Alegre (RS), os principais tipos de indústrias estão ligados ao setor de bens consumo, mais especificamente ao setor calçadista e fabricação de couro. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED, em 2016, a indústria de transformação - bens de consumo não duráveis - empregava cerca de 30% do total de trabalhadores industriais. A indústria de laticínios não é tão presente historicamente nessa região e representa somente cerca de 5% do emprego industrial.

c) Incorreta. Segundo dados da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), a indústria de confecção é representa cerca de 5 mil empresas e gera, aproximadamente, 66 mil empregos sendo o terceiro segmento da indústria do Paraná em geração de empregos, perdendo apenas para o ramo alimentício e da construção civil. No entanto, os principais polos industriais desse setor estão na região Noroeste do estado, em cidades como Maringá, Cianorte e Apucarana, não no Oeste paranaense, pois nesta predominam setores de alimentos e bebidas, indústria moveleira e de mineração. O mapa abaixo apresenta as regiões paranaenses:

Disponível em: https://pt.wikivoyage.org/wiki/Paran%C3%A1

d) Incorreta. Segundo informações do governo do estado de Santa Catarina, os principais tipos de indústrias existentes na região do Vale do Itajaí são a indústria têxtil e de vestuário, naval e de tecnologia. A indústria carbonífera se concentra no sul do estado, notadamente entre os municípios de Criciúma e Tubarão. O mapa a seguir apresenta a divisão do estado catarinense em mesorregiões:

Disponível em: https://pt.wikivoyage.org/wiki/Santa_Catarina