Logo UNICAMP

Questão 28 Unicamp 2023 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 28

Foucault

De que se trata essa biopolítica, esse biopoder? A nova tecnologia do poder que se instala se dirige à multiplicidade dos homens, não na medida em que eles se resumem em corpos, mas na medida em que ela forma, ao contrário, uma massa global, afetada por processos de conjunto que são próprios da vida, que são processos como o nascimento, a morte, a produção, a doença etc. É com o nascimento da biopolítica que se lança mão da medição estatística desses fenômenos para fins de regulamentação e de intervenção. Um novo tipo de poder que consiste em fazer viver e em deixar morrer.

(Adaptado de FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010, p. 204.)

Como tecnologia de poder, a biopolítica se inscreve no corpo



a)

do indivíduo como problema existencial.

b)

da família como problema reprodutivo.

c)

da escola como problema disciplinar.

d)

da população como problema político.

Resolução

A questão traz um texto de Michel Foucault, importante teórico do século XX. Com livros e abordagens em diversas áreas do conhecimento, como a filosofia, a história, o direito e a psicologia, o autor dialogo com muita gente, mas sempre o faz a partir de um mesmo tema a saber, o tema do poder. Não por acaso, logo na primeira linha, aparece a pergunta: "De que se trata essa biopolítica, esse biopoder?" De um jeito ou de outro, seja com a palavra biopolítica ou biopoder, Foucault está perguntando: o que é esse poder sobre nossas vidas? Esse poder que inclui o gerencimento de nossos corpos desde o nascimento até a morte? É nesse contexto, em uma tentativa de responder às questões levantadas, que aparece o item B, verdadeiro, e as outras alternativas, incorretas. Vejamos as explicações:
a) Incorreta. Colocar o biopoder no âmbito individual e pensá-lo sobre a esfera existencial, reduz sua condição de projeto politico à esfera da particularidade, o que contradiz o pensamento de Foucault, que o entende a partir do jogo de poder que está em disputa nas sociedades. Não por acaso o excerto do autor vem de uma obra chamada "Em defesa da sociedade".
b) Incorreta. O texto deixa claro, além da própria teoria do autor, no seu todo, que as questões relacionadas ao biopoder são de ordem política, social, econômica; são questões de ordem coletiva e, assim sendo, não se resumem ao ambiente familiar e estão muito longe de ser mera questão reprodutiva. Envolve políticas públicas, gestão estatal, projetos de governos, cosmovisões, controle e formação das massas, etc.
c) Incorreta. É bem verdade que a escola é uma instituição muito mencionada nas obras de Foucault, assim como a palavra "disciplina" e suas derivações, como a palavra "disciplinar", que aparece na alternativa. Porém, fazer uso desses termos e articulá-los entre si, na filosofia de Foucault, não torna o item correto, porque quando o autor fala de escola e disciplina, ele discute as instituições de poder e a maneira pela qual essas instituições introjetam poder em nossos corpos. O debate da biopolítica, porém, é "maior", se estendendo a todas as questões políticas que envolvem o gerenciamento do poder nos diversos locais sociais. 
d) Correta. Como afirmou Foucault, a sociedade é heterotópica. Isso significa que todo o "topos" (lugar) é hetero (diverso no jogo de poder). A biopolítica se inscreve no corpo da população como projeto de poder, como projeto político, capaz de exercer controle em todos os locais, do "hospital à funerária."