Logo UNICAMP

Questão 12 Unicamp 2023 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 12

Sobrevivendo no inferno

“Deus fez o mar, as árvore, as criança, o amor

O homem me deu a favela, o crack, a trairagem, as arma, as

bebida, as puta

Eu?! Eu tenho uma Bíblia velha, uma pistola automática e

um sentimento de revolta

Eu tô tentando sobreviver no inferno”.

(RACIONAIS MC’S. Gênesis. In: Sobrevivendo no inferno. São Paulo: Companhia das Letras, p. 45, 2018.)


A palavra “Gênesis” dá nome ao primeiro livro da Bíblia. Considerando a obra, na íntegra, dos Racionais MC’s e o excerto acima dela reproduzido, pode-se dizer que, em relação a esse trecho, “gênesis” seria uma alusão



a)

à influência do cristianismo na dinâmica das comunidades periféricas.

b)

ao colapso planetário entrevisto já na origem do mundo natural.

c)

à origem divina do mundo contraposta aos problemas criados pelo homem.

d)

à origem religiosa dos conflitos armados e da violência social no Brasil.

 

Resolução

a) Incorreta. Muito embora haja referências cristãs em “Sobrevivendo no inferno”, não é possível identificar, na letra de “Gênesis”, uma alusão à influência do cristianismo na dinâmica das comunidades periféricas, pois as reflexões feitas nos versos transcritos não se prendem a uma prática religiosa específica, mas à ideia daquilo que teria sido (ou não) dado por Deus, divino, em sentido amplo.

b) Incorreta. Não há evidências de um colapso planetário na origem do mundo natural, uma vez que o livro bíblico “Gênesis” se debruça apenas na criação do mundo, e não no seu fim ou colapso.

c) Correta. A contraposição entre a origem divina do mundo e os problemas causados pelo homem aparece nos dois primeiros versos do trecho reproduzido, em que “mar”, “árvore”, “criança” e “amor” são contrapostos a “favela”, “crack” e “arma”, entre outros. Fica evidente, portanto, que os termos ligados ao que foi dado por Deus remetem a belezas naturais, pureza e bons sentimentos, enquanto os termos ligados ao que foi criado pelo homem remetem à corrupção e aos males provocados pela sociedade. O último verso do trecho reproduzido, “Eu tô tentando sobreviver no inferno”, explicita ainda mais essa relação de oposição, dado que sintetiza a ideia de que o eu lírico enfrenta agruras cotidianamente para que apenas possa sobreviver no inferno da periferia brasileira, e não no paraíso descrito nas páginas de sua “bíblia velha”.

d) Incorreta. Não há elementos que possam servir para identificarmos uma suposta origem religiosa dos conflitos armados e da violência social nos versos destacados. Nas letras dos raps, fica evidente que tais conflitos e violências são decorrentes da desigualdade e da injustiça que marcam a história brasileira.