Logo UNICAMP

Questão 18 Unicamp 2023 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 18

Lei de Hess Equação Termoquímica

A caiação ou pintura com cal hidratada (Ca(OH)2) é uma das formas mais antigas para o revestimento da fachada de edifícios. A cal virgem CaO – produzida a partir do aquecimento do calcário (CaCO3) –, ao ser colocada em água, forma a cal hidratada que, uma vez aplicada à parede e em contato com o CO2 do ar atmosférico, vai se transformando em seu precursor, o carbonato de cálcio. Dessa forma, o carbonato de cálcio fica aderido à parede, protegendo-a, conservando-a e embelezando-a. Considere as equações a seguir:

i) CaCO3CaO+CO2; H=178kJ/mol

ii) CaO+H2OCa(OH)2; H=-109kJ/mol

iii) Ca(OH)2+CO2CaCO3+H2O; H=?


Levando em conta apenas as equações do processo de transformação e produção do carbonato de cálcio (equações i a iii), pode-se afirmar que o processo



a)

pode ser considerado carbono neutro e que a última equação representa uma reação que levaria ao aquecimento da parede onde a cal foi aplicada.

b)

pode ser considerado carbono neutro e que a última equação representa uma reação que levaria ao resfriamento da parede onde a cal foi aplicada.

c)

não pode ser considerado carbono neutro e que a última equação representa uma reação que levaria ao aquecimento da parede onde a cal foi aplicada.

d)

pode ser considerado carbono neutro e que a última equação representa uma reação que levaria ao resfriamento da parede onde a cal foi aplicada.

Resolução

A formação da carbonato de cálcio na parede ocorre a partir da equação iii apresentada no enunciado:

CaOH2 + CO2  CaCO3            Hiii=?

Para calcular a variação de entalpia desse processo (Hiii) podemos usar como referência as equações i e ii aplicando a Lei de Hess, a qual diz que a variação de entalpia de qualquer processo é um função de estado, logo, depende apenas dos estados inicial e final independente das trasformações realizadas, desde que as reações globais sejam iguais. Sendo assim, podemos obter a equação iii da seguinte forma:

Equação i invertida)     CaO +CO2 CaCO3      H=-178 kJ/molEquação ii invertida)   Ca(OH)2 CaO +H2O    H= +109 kJ/mol__________________________________________________________Equação global          Ca(OH)2+CO2 CaCO3 +H2O     Hiii=(-178+109) kJ/mol

Portanto,  Hiii=-69 kJ/mol o que indica que o processo libera energia para o ambiente (exotérmico, H<0) levando ao aquecimento da parede.

 

Considerando apenas as equações apresentadas, podemos afirmar que o processo pode ser considerado carbono neutro, pois a mesma quantidade de carbono emitida na produção da cal virgem (equação i), pela formação de CO2, é absorvida no processo de cura da cal hidratada, ou seja, na carbonatação da base (equação iii) ao absorver o CO2.

Equação i produção: CaCO3 CaO + CO2emitidoEquação iii carbonatação: Ca(OH)2+CO2absorvido CaCO3+H2O

 

Portanto, o processo é carbono neutro e leva ao aquecimento da parede.