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Enem 2022 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas


Questão 60 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Estudos da Cultura

O povo Kambeba é o povo das águas. Os mais velhos costumam contar que o povo nasceu de uma gota-d’ água que caiu do céu em uma grande chuva. Nessa gota estavam duas gotículas: o homem e a mulher. ‘’Por essa narrativa e cosmologia indígena de que nós somos o povo das águas é que o rio nos tem fundamental importância’’, diz Márcia Wayna Kambeba, mestre em Geografia e escritora. Todos os dias, ela ia com o pai observar o rio. Ia em silêncio e, antes que tomasse para si a palavra, era interrompida. ‘’Ouça o rio’’, o pai dizia. Depois de cerca de duas horas a ouvir as águas do Solimões, ela mergulhava. ‘’Confie no rio e aprenda com ele’’. ‘’Fui entender mais tarde, com meus estudos e vivências, que meu pai estava me apresentando à sabedoria milenar do rio’’.

Rios amazônicos influenciam no agro e em reservatórios do Sudeste. Disponível em: www.uol.com.br. Acesso em: 14 out. 2021.


Pelo descrito no texto, o povo Kambeba tem o rio como um(a)



a)

objeto tombado e museográfico.

b)

herança religiosa e sacralizada.

c)

cenário bucólico e paisagístico.

d)

riqueza individual e efêmera.

e)

patrimônio cultural e afetivo.

Resolução

O texto traz importante debate antropológico sobre a incorporação da natureza como elemento cultural, processo especialmente comum entre as populações originárias. Nesse cenário:

a) Incorreta. Para o povo Kambeba, não faz sentido falarmos em objeto tombado, uma vez que esse conceito não é próprio das comunidades originárias, assim como a ideia de museu, implícita no item.

b) Incorreta. Herança religiosa e sacralizada são ideias indiretamente existentes no texto, uma vez que a referência ao rio e às águas quase ganha uma tônica transcendental. No entanto, mais do que trazer elementos metafísicos, o texto mostra a importância da água para a vida do povo, até no sentido da socialização e, portanto, no sentido cultural geral, ou seja, abrangendo mais coisas do que as questões religiosas.

c) Incorreta. A leitura atenta das palavras de Márcia Kambeba, para além de outras coisas, nos faz perceber que o rio, para o povo Kambeba, é mais do que uma mera paisagem ou cenário idílico: é bem cultural, simbólico, geracional.

d) Incorreta. Chamar o rio de riqueza individual e efêmera é um erro enorme, na medida em que ele tem caráter comunitário e geracional, como aponta o texto que embasa o exercício e como mostra todos os trabalhos antropológicos que, desde de Marcel Mauss, pensa a relação entre natureza e comunidades originárias.

e) Correta. O povo Kambeba tem o rio como um patrimônio cultural, ou seja, como um bem de valor simbólico, capaz de ofertar mais do que a "água", por si só: oferta memória (e, tão logo, afeto), união, harmonia, interação.

Questão 61 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Regiões geoeconômicas

      Lá embaixo está o Açude Itans, com seu formigueiro a cavar a terra. É mesmo impressionante o esforço daquele formigar de homens ao sol, lavados em suor, que não param, em longas filas pacientes acompanhando centenas de burricos que sobem e descem, numa ciranda comovente e silenciosa, cada burrico com duas caixas de terra no lombo. É o labor organizado para a salvação da terra e do homem. Depois do semideserto que tanto nos acabrunhou o espírito por falta de chuvas, o esforço destes milhares de sertanejos, todos vestidos de brim mescla e calçando alpercatas, no combate consciente à esterilidade da natureza, com as famílias alojadas em pequeninas casas de taipa e telha – embrião de futura cidade – impressionava-nos profundamente.

VALLE, F. M. História do Açude Itans, município de Caicó (RN). Brasília, 1994 (adaptado).


Na construção do empreendimento descrito, destaca-se a presença de:



a)

engenheiros na execução de canais fluviais.

b)

coronéis na ampliação de antigas fazendas.

c)

operários na distribuição dos recursos hídricos.

d)

trabalhadores na formação de novos espaços.

e)

negociantes na organização de redes comerciais.

Resolução

Um açude é toda infraestrutura de represamento da água superficial destinada a armazená-la visando seu fornecimento às populações adjacentes, seja para consumo doméstico, comercial, agrícola ou industrial. O Açude Itans foi construído pelo Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS) em 1935 e inaugurado em 1936. Tal obra foi realizada no rio Barra Nova e foi fundamental para a ampliação da ocupação em Caicó e também em seus arredores, pois a partir da construção dessa estrutura foi possível ter melhor acesso à água em uma região que possui uma condição natural de escassez hídrica devido ao clima semiárido ali presente.

Área do Açude Itans em Caicó (RN). Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/22153/1/2018_LucasAmorimDeSa_tcc.pdf

Dessa forma, é possível afirmar que:

a) Incorreta. O texto não se refere a engenheiros, tampouco a canais fluviais, mas sim ao açude em questão.

b) Incorreta. Não há referência a grandes proprietários de terras e fazendas, somente às "famílias alojadas em pequeninas casas de taipa e telha".

c) Incorreta. Embora a obra realmente tenha relação com a existência e acesso aos recursos hídricos, não há menção no excerto à distribuição dos recursos feitas pelos operários.

d) Correta. O trecho "no combate consciente à esterilidade da natureza, com as famílias alojadas em pequeninas casas de taipa e telha – embrião de futura cidade – impressionava-nos profundamente" apresenta a formação de um novo espaço, no entorno do Açude Itans, fruto do trabalho "daquele formigar de homens ao sol".

e) Incorreta. O comércio não é mencionado no texto, tampouco possui relação com o tema central, que é a formação de um novo espaço a partir da construção de um açude, estrutura essencial para ocupação da área referida.

Questão 62 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Brasil Colônia Escravidão Iluminismo

Para os Impérios Coloniais, o problema das crenças que atingiam os escravos era algo com que cotidianamente deparavam os senhores. Em vista disso, uma série de obras dedicadas à administração de escravos foi publicada com vista a implementar uma moderna gestão da mão de obra escravista em convergência com o Iluminismo. Nesse contexto, o saber médico adquiria um papel extremamente relevante. Este era encarado como um instrumento fundamental ao desenvolvimento colonial, dada a percepção do impacto que as doenças tropicais causavam na população branca e nos povos escravizados.

ABREU, J. L. N. A Colônia enferma e a saúde dos povos: a medicina das ‘’luzes’’ e as informações sobre as enfermidades da América portuguesa. História, Ciência, Saúde – Manguinhos. n. 3, jul-set 2007 (adaptado).


De acordo com o texto, a importância da medicina se justifica no âmbito dos objetivos



a)

econômicos das elites.

b)

naturalistas dos viajantes.

c)

abolicionistas dos letrados.

d)

tradicionalistas dos nativos.

e)

emancipadores das metrópoles.

Resolução

a) Correta. O texto aborda a importância que o saber médico passou a exercer no contexto dos impérios coloniais escravistas. Em um contexto de avanço das ideias iluministas - o que nos permite localizar essa discussão temporalmente no século XVIII - a valorização do uso da razão pode se estebelecer em um contexto de utilização da medicina para uma gestão racional e moderna do trabalho dos escravizados. Dessa forma, na visão das elites coloniais, que tinham na mão de obra desses indivíduos escravizados a base econômica para sua produção - além do valor empregado na compra dos próprios escravizados, entendidos enquanto produtos - recorrer ao saber médico para entender o impacto das doenças tropicais e, na medida do possível, evitá-las e tratá-las, significa uma gestão racional dos recursos econômicos.

b) Incorreta. O excerto não menciona interesses de viajantes a respeito da natureza brasileira ou de outro território colonizado, tendência que esteve presente durante todo o período colonial, permanecendo durante o auge do Iluminismo, mas não sendo contemplada pela dinâmica abordada pela questão.

c) Incorreta. O abolicionismo teria seu momento de ação mais destacado no século XIX, não sendo discussão majoritária no período do Iluminismo, apesar da existência de formas de resistência à escravidão e de elaborações filosóficas que abordavam a igualdade entre os seres humanos. Ademais, o texto trazido pela questão fala sobre estratégias para se conservar o escravismo, e não para encerrá-lo, como defendia o ideário do abolicionismo.

d) Incorreta. Saberes tradicionais dos nativo-americanos e sua visão eram elementos relevantes no cenário dos impérios coloniais, mas o contexto central da questão não está relacionado aos habitantes originários das Américas, que nem são mencionados no excerto apresentado (só se comenta sobre a população branca e a população escravizada no texto).

e) Incorreta. A lógica racional de fundo iluminista que aparece nessa questão caminha no sentido de apresentar uma gestão eficiente de trabalho e recursos no Novo Mundo, ou seja, visando garantir os interesses econômicos das elites colonias e, por conseguinte, os interesses metropolitanos. Assim, podemos concluir que as metrópoles não estariam demonstrando objetivos emancipadores - que consistiriam, em última instância, na independência das colônias - mas sim uma política de preservação do estatuto colonial. 

Questão 63 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Principais indicadores sociais

TEXTO I

lnterseccionalidade: intercruzamento de desigualdades que gera padrões complexos de discriminação.

TEXTO II

Disponível em: www.agenciadenoticias.ibge.gov.br. Acesso em: 2 dez. 2018.


Considerando o conceito apresentado no Texto I e os dados apresentados no Texto II, no Brasil, são fatores que intensificam o fenômeno da discriminação:



a)

raça e gênero.

b)

etnia e habitação.

c)

idade e nupcialidade.

d)

profissão e sexualidade.

e)

escolaridade e fecundidade.

Resolução

a) Correta. A questão demonstra que a interseccionalidade estabelecida está relacionada a aspectos de raça e gênero, pois mulheres pretas ou pardas (64,4%) configuram participação maior de pessoas abaixo da linha da pobreza do que mulheres brancas (41,5%) no que diz respeito ao dado de mulher sem cônjuge e com filho até 14 anos.

b) Incorreta. O aspecto habitacional não é apresentado no enunciado e, por isso, não é um fator que intensifica a discriminação nesse caso.

c) Incorreta. A idade não é um fator de discriminação para a situação apresentada porque mulheres com a mesma idade (até 14 anos) possuem outro elemento de diferenciação: a etnia.

d) Incorreta. Não são apresentados dados relativos a ocupações das classes de arranjo domiciliar mencionadas.

e) Incorreta. Não são considerados dados relativos à escolaridade.

Questão 64 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Construção da democracia Brasil Democrático

O princípio básico do Estado de direito é o da eliminação do arbítrio no exercício dos poderes públicos, com a consequente garantia e direitos dos indivíduos perante esses poderes. Estado de direito significa que nenhum indivíduo, presidente ou cidadão comum está acima da lei. Os governos democráticos exercem a autoridade por meio da lei e estão eles próprios sujeitos aos constrangimentos impostos pela lei.

CANOTILHO, J. J. G. Estado de direito. Lisboa: Gradiva, 1999 (adaptado).


Nas sociedades contemporâneas, consiste em violação do princípio básico enunciado no texto:



a)

supressão de eleições de representantes políticos.

b)

intervenção em áreas de vulnerabilidade pela Igreja.

c)

disseminação de projetos sociais em universidades.

d)

ampliação dos processos de concentração de renda.

e)

regulamentação das relações de trabalho pelo Legislativo.

Resolução

a) Correta. O texto apresentado define um princípio básico para a existência do chamado Estado de direito nas sociedades contemporâneas. Esse princípio seria a não existência do arbítrio no exercício dos poderes públicos, ou seja, a eliminação da possibilidade de regras serem determinadas apenas pela vontade unilateral dos poderes, o que colocaria o cidadão à mercê desses poderes, pondo em xeque seus direitos indiviuduais. A alternativa elenca a supressão de eleições dos representantes políticos como um exemplo de violação desse princípio básico, o que está correto, já que não podendo escolher por via eleitorial seus representantes, o cidadão estaria sob o jugo do arbítrio, ou seja, sem a possibilidade de voto, sendo alijado de seus direitos políticos e sujeito à diretrizes ditadas por outrem, possivelmente por vias não-democráticas. 

b) Incorreta. Intervenções em áreas de vulnerabilidade realizadas por instituições religiosas não constituem quebra dos princípios do Estado democrático de direito, já que ações sociais realizadas por elas não as colocariam acima da lei, ou corresponderiam a alguma ruptura com a garantia de direitos individuais ou com o direito de liberdade religiosa. 

c) Incorreta. Da mesma forma que não podemos classificar a atuação social da Igreja como ruptura do Estado democrático de direito, não se encaixa em uma violação da ordenação jurídica democrática a circulação de projetos sociais em universidades. Na verdade, a realização de projetos sociais em universidade pode corresponder a uma expansão dos princípios democráticos e da própria noção de democracia, expandindo a ligação entre diversos setores da sociedade e criando instâncias de ação social não necessariamente ligadas ao Estado.

d) Incorreta. Processos de concentração de renda podem tanto ser históricos quanto frutos de uma política econômica própria de algum governo. Porém, em nenhum desses casos seria possível classificar esses processos como uma ruptura com princípios do Estado de direito, desde que para a realização dessas dinâmicas não tenha havido alguma arbitrariedade de forma generalizada, ou seja, uma inobservância dos direitos individuais e uma negação de isonomia jurídica, colocando alguns agentes acima ou fora dos limites legais. Como nas sociedades democráticas liberais contemporâneas há também a garantia do direito à propriedade, não é incomum que processos de concentração de renda existam e estejam compreendidos nos limites legais, mesmo que sejam socialmente ou eticamente percebidos como injustos.

e) Incorreta. O poder Legislativo possui a atribuição de regulamentar as relações de trabalho, já que esse poder é composto, em Estados democráticos de direito, por representantes eleitos pelos cidadãos, de forma que o Legislativo possui como atribuição decidir sobre temas concernentes à sociedade civil, desde que respeitando os princípios constitucionais básicos. Entre esses temas, está a legislação trabalhista, que pode ser alterada pelo Congresso, ou seja, pelos representantes eleitos, após processo de debate - que pode incluir representantes da sociedade civil - e votação dentro do próprio Legislativo.

Questão 65 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Migrações no Brasil

Brasileiros levam mais tempo de casa para o trabalho

Pesquisa do IBGE aponta que a situação é mais grave no Sudeste: 13% das pessoas levam mais de uma hora para chegar ao trabalho. Nas regiões metropolitanas de São Paulo e do Rio, o IBGE registrou os maiores percentuais de trabalhadores que levam mais de uma 1 hora no trajeto até o emprego. Quem vê o Marcelo chegar ao trabalho nem imagina a maratona que ele enfrenta todos os dias antes das 5h. "Acordo 4h30, saio de casa 5h, pego trem 5h20, chego na Central umas 6h50, pego ônibus e chego no trabalho mais ou menos 7h10", conta. Segundo especialista, são os mais pobres os que moram mais longe do emprego.

Disponível em: www.portaidotransito.com.br. Acesso em: 23 nov. 2021 (adaptado).


A pesquisa desenvolvida retrata a seguinte dinâmica populacional:



a)

fluxo de retorno.

b)

migração interna.

c)

mudança sazonal.

d)

movimento pendular.

e)

deslocamento forçado.

Resolução

O texto aborda a questão da migração diária de trabalhadores entre o local de moradia e o trabalho.

a) Incorreta. O fluxo de retorno (ou migração de retorno) é caracterizada pelo regresso de emigrantes para o seu local de origem, não estando, portanto, associado ao processo descrito no excerto.

b) Incorreta. A migração interna corresponde ao deslocamento de pessoas dentro de um mesmo território, entre cidades, estados ou regiões. No entanto, tal processo não se caracteriza como um fenômeno diário, como descrito no excerto.

c) Incorreta. Mudança sazonal (também conhecida como mudança sazonal ou transumância) é um fluxo migratório temporário associado às estações do ano. Nesse tipo de migração o migrante sai de um lugar, em determinado período do ano, e posteriormente volta, em outro período. Não está, portanto, ligado a um movimento diário.

d) Correta. Movimento pendular (ou migração pendular) corresponde ao deslocamento diário de pessoas entre o local de moradia e o de trabalho/estudo. Trata-se de um movimento muito comum nas grandes cidades e nas regiões metropolitanas.

e) Incorreta. Deslocamento forçado corresponde aos movimentos migratórios que ocorrem à revelia da vontade do migrante. Não condiz, portanto, ao processo retratado no excerto.

Questão 66 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Doutrinas Sociais do Século XIX Sociedade e trabalho

      A história do Primeiro de Maio de 1890 - na França e na Europa, o primeiro de todos os Primeiros de Maio - é, sob vários aspectos, exemplar. Resultante de um ato político deliberado, essa manifestação ilustra o lado voluntário da construção de uma classe - a classe operária - à qual os socialistas tentam dar uma unidade política e cultural através daquela pedagogia da festa cujo princípio, eficácia e limites há muito tempo tinham sido experimentados pela Revolução Francesa.

PERROT, M. Os excluídos da história: operários, mulheres e prisioneiros. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.


Com base no texto, a fixação dessa data comemorativa tinha por objetivo



a)

valorizar um sentimento burguês.

b)

afirmar uma identidade coletiva.

c)

edificar uma memória nacional.

d)

criar uma comunidade cívica.

e)

definir uma tradição popular.

Resolução

a) Incorreta. O texto aborda manifestações ligadas à classe operária, destacando as dinâmicas que levaram ao estabelecimento do dia primeiro de maio como data comemorativa dos trabalhadores. Dessa forma, não se aborda um sentimento burguês, mas sim pautas e valores ligados aos trabalhadores.

b) Correta. A data de primeiro de maio de 1890 marca a primeira comemoração do Dia do Trabalhador. Essa comemoração foi delineada por operários europeus, com destaque para os franceses, principalmente para os de tendência socialista. A data foi escolhida em homenagem a uma greve marcante realizada em Chicago, nos Estados Unidos, no dia primeiro de maio de 1886, que demandava redução da jornada de trabalho. Dessa forma, comemorar a partir de um movimento de trabalhadores de outro país e de outro continente traz a ideia da formação de uma identidade de classe. Os trabalhadores seriam membros constituintes de uma classe e estariam unidos nessa identidade, cuja afirmação e exaltação seria aspecto importante para novas demandas e possibilidades de ampliação de conquistas trabalhistas.

c) Incorreta. A memória e a identidade abordadas pelo texto e expressas na data de primeiro de maio dizem respeito a uma classe, e não a uma nacionalidade. Além disso, já que se trata da classe trabalhadora, essa seria uma categoria que ultrapassa barreiras nacionais, já que existem representantes dos trabalhadores em diversos locais do mundo.

d) Incorreta. O conceito de civismo está atrelado à valorização do coletivo, No texto é mencionada a valorização do conjunto de trabalhadores, ou seja, a comemoração de uma coletividade, não do individual, porém, a prática de criação de uma comunidade cívica costuma associar esse coletivo a nacionalidades e à práticas patrióticas, o que invalida a alternativa, já que as comemorações do primeiro de maio se dão enquanto manifestação classista, tendendo ao internacionalismo.

e) Incorreta. Conforme as informações do texto, os princípios ligados à comemoração do Dia do Trabalhador caminharam no sentido de estabelecer uma identidade de classe, uma memória e uma unidade política e cultural entre os operários. Dessa forma, não se buscava definir uma tradição popular, mas sim utilizar algumas tradições como forma de afirmação classista. Quando o texto menciona, por exemplo, a "pedagogia da festa", podemos compreender que a busca pela unidade política e cultural da classe operária poderia ser tentada recorrendo-se à festa, à comemoração, tradição popular já estabelecida - portanto, não seria necessário definí-la -, mas que agora poderia ser ressignificada em função de novas demandas e projetos.

 

Questão 67 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Gênero (Sociologia)

TEXTO I

A primeira grande lei educacional do Brasil, de 1827 determinava que, nas "escolas de primeiras letras" do Império, meninos e meninas estudassem separados e tivessem currículos diferentes. No Senado, o Visconde de Cayru foi um dos defensores de que o currículo de matemática das garotas fosse o mais enxuto possível. Nas palavras dele, o "belo sexo" não tinha capacidade intelectual para ir muito longe: - Sobre as contas, são bastantes [para as meninas] as quatro espécies, que não estão fora do seu alcance e lhes podem ser de constante uso na vida.

TEXTO II

No Senado, o único a defender publicamente que as meninas tivessem, em matemática, um currículo idêntico ao dos meninos foi o Marquês de Santo Amaro (RJ). Ele argumentou: - Não me parece conforme, às luzes do tempo em que vivemos, deixarmos de facilitar às brasileiras a aquisição desses conhecimentos [mais aprofundados de matemática]. A oposição que se manifesta não pode nascer senão do arraigado e péssimo costume em que estavam os antigos, os quais nem queriam que suas filhas aprendessem a ler.

WESTIN, R. Senado Notícias. Disponível em: www12.senado.leg br. Acesso em: 20 out 2021 (adaptado).


Os discursos expressam pontos de vista divergentes respectivamente pela oposição entre



a)

liberdade de gênero e controle social.

b)

equidade de escolha e imposição cultural.

c)

dominação de corpos e igualdade humana.

d)

geração de oportunidade e restrição profissional.

e)

exclusão de competências e participação política.

Resolução

A questão pede para que se indique quais pontos de vista são expressos respectivamente pelos discursos descritos pelos textos. Cada um dos textos expõe uma visão divergente sobre o papel da mulher no cenário educacional brasileiro. No primeiro texto aborda-se a primeira grande lei brasileira relativa ä educação, datada de 1827, que definia espaços e currículos separados para o estudo de meninos e meninas. Destaca-se a posição do Visconde de Cayru, senador que defendia a tese de que as mulheres seriam incapazes de galgar degraus intelectuais mais altos, de forma que a matemática para além das quatro operações seria uma disciplina fora de seu alcance, por conta de incapacidade intelectual e da falta de aplicabilidade dos princípios matemáticos em sua vida cotidiana. Já o segundo texto apresenta uma visão divergente, a do Marquês de Santo Amaro, um senador que, nos debates sobre a legislação concernente à educação, defendeu que o mesmo currículo na disciplina de matemática fosse ensinado a meninos e meninas, argumentando que os preconceitos de gênero expostos por seus colegas parlamentares não condiziam com a época em que viviam e defendendo que essa exclusão das mulheres do espaço educacional provinha de costumes arraigados na sociedade brasileira.

a) Incorreta. O primeiro texto não aborda a liberdade de gênero, mas sim a concepção de que um gênero seria inferior ao outro; já em relação ao segundo excerto, não se defende o controle social, mas sim critica-se essa forma de dominação exercida sobre as mulheres na sociedade brasileira.

b) Incorreta. Como os argumentos descritos no primeiro excerto não defendem uma escolha equitativa, mas sim uma redução da amplitude das opções oferecidas às mulheres, a alternativa não se encaixa. Também se observa no segundo trecho uma crítica à imposição cultural que foi direcionada às mulheres, imposição essa simbolizada pela exclusão à educação básica, seja relativa à interdição ao acesso a princípios matemáticos mais sofisticados (que fossem além das quatro operações básicas) seja ligada à negação da alfabetização.  

c) Correta. A lógica de exclusão das mulheres no ensino de princípios mais sofisticados da matemática, como aparece no primeiro texto, implica em uma dinâmica de controle dos corpos; ou seja, a recusa, feita pela sociedade patriarcal brasileira, ao ensino avançado de mulheres implica em uma inferiorização intelectual do gênero feminino e a uma consequente dominação física, criando corpos dóceis por meio da interdição ao refinamento intelectual e à liberdade de pensamento. Nos argumentos apresentados no segundo excerto, transparece uma indignação do senador com o tratamento reservado tradicionalmente às mulheres na sociedade brasileira, o que o coloca como um defensor de uma maior igualdade de gênero, ou, utilizando os termos genéricos que a alternativa apresenta, uma maior igualdade humana.

d) Incorreta. Não se comenta sobre geração de oportunidades no texto I, mas sim sobre a restrição delas, já que aborda-se a defesa de uma visão sobre a mulher que a retira automaticamente do acesso a oportunidades diversas, pois o que se faz é estabelecer um papel fixo de gênero, com condições pré-determinadas de controle e submissão. Já o texto II não aborda necessariamente restrição profissional, não sendo um trecho que comenta sobre o mundo profissional especificamente. Comenta-se mais o princípio de acesso das mulheres a uma educação avançada, o que, logicamente, poderia gerar menos restrições profissionais.

e) Incorreta. O primeiro excerto aborda claramente uma visão de gênero que entende a mulher como um grupo que não possui algumas competências, como a incapacidade de aprender matemática para além da soma, subtração, divisão e multiplicação. Dessa forma, exclui-se o gênero feminino dessas competências, o que resulta numa afirmativa coerente da alternativa. Porém, o segundo texto não aborda em nenhum momento a possibilidade de participação politica das mulheres, restringindo-se a uma discussão sobre participação no sistema educacional e, de maneira mais ampla, na sociedade como um todo. 

Questão 68 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Brasil Democrático Movimentos Sociais (Sociologia)

Após sete anos da ocupação de um terreno abandonado em Santo André, no ABC paulista, os condomínios Novo Pinheirinho e Santos Dias foram inaugurados, com a presença de representantes dos governos federal, estadual e municipal. A ocupação começou em 2012 e, desde então, o movimento vinha reivindicando o direito de usufruir do espaço para a construção de casas. A Carta Magna, em seu art. 6°, garante a todos os brasileiros o direito à moradia.

PUTTI. A. Disponível em: www.cartacapltel.com.br. Acesso em: 13 nov. 2021 (adaptado).


O texto apresenta uma estratégia usada pelo movimento social para



a)

fragilizar o poder público.

b)

fomentar a economia solidária.

c)

controlar a propriedade estatal.

d)

garantir o preceito constitucional.

e)

incentivar a especulação imobiliária.

Resolução

O texto que fundamenta a questão aborda a ação de movimentos sociais por moradia e faz referência ao art. 6º da Constituição Federal. Esse artigo determina o seguinte:

Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. 

(Fonte: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm)

 

a) Incorreta. A estratégia usada pelo movimento social (ocupar um terreno e depois recorrer a princípios constitucionais para buscar o direito a seu usufruto e construir casas) inclui um questionamento do poder público, que, a rigor, não está cumprindo preceitos legados pela Constituição Federal. Porém, apesar do questionamento, não é uma estratégia que visa a fragilização desse poder, já que o objetivo é reforçar preceitos legais. Como o próprio texto menciona, autoridades ligadas ao poder público participaram da inauguração dos condomínios depois que o movimento obteve sucesso. Essa presença indica mais um fortalecimento desses representantes diante de setores da sociedade do que um processo de fragilização.

b) Incorreta. Embora lógicas de economia solidária possam ser aplicadas como estratégia em movimentos sociais desse tipo, não é o objetivo final indicado pelo texto. Em ocupações de terrenos, iniciativas de economia solidária e autogestão podem aparecer. Porém, o objetivo do movimento é indicado claramente: garantir o direito ao uso do terreno para construção de casas, ou seja, finalizar um processo que torna os participantes da ocupação em proprietários desses novos imóveis.

c) Incorreta. Como o movimento atuou no sentido de garantir aos seus participantes o acesso à moradia, não está sendo abordada qualquer forma de controle da propriedade estatal, mas sim a possibilidade de acesso à propriedade privada e o direito à moradia digna.

d) Correta. A partir da leitura do art. 6º, podemos observar que o direito à moradia é arrolado como direito social. Dessa forma, o movimento social, após ocupar um terreno abandonado - sem função social - usa como argumento para reivindicar o uso do espaço as garantias dadas pela Constituição. Se a Constituição elenca a moradia como preceito, haveria um argumento jurídico para o usufruto do espaço, já que garantir esse uso seria o cumprimento de uma determinação constitucional. O fato de ter havido sucesso nessa ação, inclusive com a participação de agentes públicos das esferas federal, estadual e municipal, demonstra como houve bases legais para o processo.

e) Incorreta. O movimento social descrito no texto luta pela moradia, ou seja, possui interesses distintos da especulação imobiliária, que poderia obter lucros a médio e longo prazo com a manutenção de terrenos desocupados, com táticas como, por exemplo, manter um terreno sem uso enquanto se aguarda por uma possível valorização da área em que a propriedade se encontra, para só então lhe dar uma destinação. Desse modo, como os interesses seriam antagônicos, não haveria na ação do movimento social um incentivo a esse tipo de especulação, mas sim uma crítica direta a ele.

Questão 69 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Nova Ordem Mundial (Conflitos contemporâneos) Globalização

Texto I

A Marinha identifica, na voz de Thomas Barnett, uma ampla região potencialmente insubmissa ou simplesmente irredutivel às normas gerais de funcionamento promovidas pelos Estados Unidos e sancionadas pelo Fundo Monetário Internacional, pela Organização Mundial do Comércio e pelo Banco Mundial. E não necessariamente por sua consciência rebelde, mas sim, em muitos casos, pela insubstancialidade de suas instituições estatais.

Texto II

CECEÑA, A. E. Hegemonias e emancipações no século XXI. Buenos Aires. Ciacso, 2005.


As preocupações do governo estadunidense expressas no texto e no mapa evidenciam uma estratégia para



a)

Compartilhamento de inovações tecnológicas.

b)

Promoção de independência financeira.

c)

Incremento de intercâmbios culturais.

d)

Ampliação de influência econômica.

e)

Preservação de recursos naturais.

Resolução

a) Incorreta. O Texto I menciona que há "uma ampla região potencialmente insubmissa ou simplesmente irredutivel às normas gerais de funcionamento promovidas pelos Estados Unidos", o que indica se tratar de uma área onde não há prioridade para compartilhamento de novas tecnologias.

b) Incorreta. Ao citar "normas gerais" promovidas por Estados Unidos e organizações internacionais ligadas a aspectos econômico-financeiros, o Texto I indica que os interesse estadounidense não é conferir independência financeira a área representada no Texto II.

c) Incorreta. A menção a Fundo Monetário Internacional (FMI), Organização Mundial do Comércio (OMC) e Banco Mundial (BIRD) no Texto I, bem como os recursos estratégicos indicados no Texto II (petróleo, gás e "variedade germoplásmica" - recursos bióticos, como plantas e espécies animais endêmicas) demonstram que não há interesse cultural, mas sim econômico na área em questão.

d) Correta. Os textos apresentados indicam interesses econômicos por parte dos Estados Unidos e a área demarcada no mapa destaca territórios estratégicos, mas também indiferentes a alguns desses interesses principalmente considerando a mencionada "insubstancialidade de suas instituições estatais" (Texto I), que denota países com instabilidades políticas e econômicas incapazes, muitas vezes, de atender às demandas para ampliação da influência econômica do governo estadounidense.

e) Incorreta. A preservação dos recursos não é, a priori, o interesse principal identificada pela Marinha estadounidense, principalmente no que diz respeito ao petróleo e gás natural, pois o país é um grande consumidor desses recursos e possui intenções em influenciar cada vez mais sua produção e comercialização a nível global.