Logo ENEM

Questão 61 Enem 2022 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 61

Regiões geoeconômicas

      Lá embaixo está o Açude Itans, com seu formigueiro a cavar a terra. É mesmo impressionante o esforço daquele formigar de homens ao sol, lavados em suor, que não param, em longas filas pacientes acompanhando centenas de burricos que sobem e descem, numa ciranda comovente e silenciosa, cada burrico com duas caixas de terra no lombo. É o labor organizado para a salvação da terra e do homem. Depois do semideserto que tanto nos acabrunhou o espírito por falta de chuvas, o esforço destes milhares de sertanejos, todos vestidos de brim mescla e calçando alpercatas, no combate consciente à esterilidade da natureza, com as famílias alojadas em pequeninas casas de taipa e telha – embrião de futura cidade – impressionava-nos profundamente.

VALLE, F. M. História do Açude Itans, município de Caicó (RN). Brasília, 1994 (adaptado).


Na construção do empreendimento descrito, destaca-se a presença de:



a)

engenheiros na execução de canais fluviais.

b)

coronéis na ampliação de antigas fazendas.

c)

operários na distribuição dos recursos hídricos.

d)

trabalhadores na formação de novos espaços.

e)

negociantes na organização de redes comerciais.

Resolução

Um açude é toda infraestrutura de represamento da água superficial destinada a armazená-la visando seu fornecimento às populações adjacentes, seja para consumo doméstico, comercial, agrícola ou industrial. O Açude Itans foi construído pelo Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS) em 1935 e inaugurado em 1936. Tal obra foi realizada no rio Barra Nova e foi fundamental para a ampliação da ocupação em Caicó e também em seus arredores, pois a partir da construção dessa estrutura foi possível ter melhor acesso à água em uma região que possui uma condição natural de escassez hídrica devido ao clima semiárido ali presente.

Área do Açude Itans em Caicó (RN). Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/22153/1/2018_LucasAmorimDeSa_tcc.pdf

Dessa forma, é possível afirmar que:

a) Incorreta. O texto não se refere a engenheiros, tampouco a canais fluviais, mas sim ao açude em questão.

b) Incorreta. Não há referência a grandes proprietários de terras e fazendas, somente às "famílias alojadas em pequeninas casas de taipa e telha".

c) Incorreta. Embora a obra realmente tenha relação com a existência e acesso aos recursos hídricos, não há menção no excerto à distribuição dos recursos feitas pelos operários.

d) Correta. O trecho "no combate consciente à esterilidade da natureza, com as famílias alojadas em pequeninas casas de taipa e telha – embrião de futura cidade – impressionava-nos profundamente" apresenta a formação de um novo espaço, no entorno do Açude Itans, fruto do trabalho "daquele formigar de homens ao sol".

e) Incorreta. O comércio não é mencionado no texto, tampouco possui relação com o tema central, que é a formação de um novo espaço a partir da construção de um açude, estrutura essencial para ocupação da área referida.