Logo ENEM

Enem 2022 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas


Questão 70 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Conflitos na Europa

      Colegas, na mente e no coração do povo, a Crimeia sempre foi uma porção inseparável da Rússia. Essa firme convicção se baseia na verdade e na justiça e foi passada de geração em geração, ao longo do tempo, sob quaisquer circustância, apesar de todas as drásticas mudanças que nosso país atravessou durante todo o século XX.

Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em 28 jul. 2014.


Considerando a dinâmica geopolítica subjacente ao texto, a justificativa utilizada por Vladimir Putin, em 2014, para anexação dessa península apela para o argumento de que



a)

as populações com idioma comum devem estar submetidas á mesma autoridade estatal.

b)

o imperalismo soviético havia se acomodado às pretenções das potências vizinhas.

c)

os organismos transnacionais são incapazes de solucionar disputas territoriais.

d)

a integração regional supõe a livre circulação de pessoas e mercadorias.

e)

a expulsão das forças navais ocidentais garantiria a soberania nacional.

Resolução

A Crimeia é uma região do sul da Ucrânia que foi parte da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e obteve status de província autônoma pertencente ao território ucraniano em 1991, quando houve a dissolução da URSS. Trata-se de uma região estratégica do ponto de vista militar e econômico, pois se situa no Mar Negro em que a circulação marítima e a existência de recursos como petróleo e gás natural são relevantes para as dinâmicas geopolíticas dos países do entorno, sobretudo para a Rússia, o que a levou a realizar um referendo - não reconhecido internacionalmente - para anexação da Crimeia em 2014.

Mada da Crimeia, na Ucrânia

Mapa da Crimeia. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/02/140227_crimeia_foco_tensao_rb

a) Correta. As etnias predominantes que ocupam a Crimeia são os russos (58%), ucranianos (24%) e tártaros (12%). Desses, pouco mais 75% falam russo e possuem hábitos culturais muito mais ligados às tradições russas do que às ucranianas. Tal fator, de caráter nacionalista, foi utilizado como argumento pelo governo da Rússia para justificar a anexação oficializada em março de 2014.

Segundo o presidente russo, essa "convicção se baseia na verdade e na justiça e foi passada de geração em geração", o que garante a união "na mente e no coração do povo" crimeniano e russo que, segundo a narrativa de Putin, seriam um só.

b) Incorreta. O imperialismo soviético não "se acomodou" aos interesses e pretensões geopolíticos de nações vizinhas. Na verdade, procurou impor uma lógica de influência bastante marcante em seu entorno e em relação a seus opositores, sobretudo no contexto da Guerra Fria (1945-1991).

c) Incorreta. Embora a política externa russa não considere o papel de organismos transnacionais relevante para a definição de contextos de disputas territoriais, o discurso de Putin não se vale desse argumento para o caso da Crimeia.

d) Incorreta. O argumento econômico não é utilizado pelo presidente russo, tampouco ele considera a livre circulação de pessoas algo relevante para o caso da península do sul da Ucrânia.

e) Incorreta. Não houve batalhas ou guerras entre forças navais russas e ocidentais no Mar Negro em 2014 - ano da anexação da Crimeia. Além disso, a presença da marinha russa e ucraniana ali é predominante.

Questão 71 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Globalização

A dublagem é o novo campo a ser explorado pela inteligência artificial, e há empresas dedicadas a fazer com que as vozes originais de atores sejam transpostas para outros idiomas. A novidade reforça a tendência da automação de postos de trabalho nas mais diversas áreas. Tem potencial para facilitar a vida de estúdios e produtoras e, ao mesmo tempo, tornar mais escassas as oportunidades para dubladores e atares que trabalham com isso.

GAGLIONI, C. Disponlvel em: www nexojornal.com.br. Acesso em: 25 out. 2021.


A consequência da mudança tecnológica apresentada no texto é a

 



a)

proteção da economia nacional.

b)

valorização da cultura tradicional.

c)

diminuição da formação acadêmica.

d)

estagnação da manifestação artística.

e)

ampliação do desemprego estrutural.

Resolução

O texto destaca a incorporação de tecnologia e inteligência artificial na dublagem, fato este que está associado à redução de oportunidades de trabalho para dubladores.

a) Incorreta. A proteção à economia nacional não é uma característica associada a maior utilização de tecnologia no processo de produção em escala globalizada.

b) Incorreta. Não é possível associar a inteligência artificial à valorização de uma cultura tradicional, uma vez que a IA se refere à soluções tecnológicas que realizam atividade de modo de um modo que consiga simular capacidades humanas ligadas à inteligência.

c) Incorreta. O processo descrito no excerto está associado a uma maior necessidade de qualificação para a reinserção do trabalhador no mercado de trabalho. Assim, a tendência é a necessidade de ampliação da formação acadêmica.

d) Incorreta. O processo retratado no excerto está associado à substituição da mão de obra pela tecnologia no setor na dublagem. Tal processo, no entanto, não tem o poder de estagnar a manifestação artístico-cultural.

e) Correta. O desemprego estrutural está associado à liberação da mão de obra pela perda ou extinção de postos de trabalho em decorrência de mudanças estruturais na economia. A principal causa do desemprego estrutural é a automatização de etapas da produção e a modernização tecnológica nos processos de produção e criação, como descrito no texto do enunciado.

Questão 72 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Regionalização da economia (blocos econômicos)

Brasil e Argentina chegaram a um acordo para a redução em 10% da Tarifa Externa Comum (TEC) do Mercosul. O consenso foi alcançado durante negociação entre o ministro das Relações Exteriores do Brasil e o seu equivalente argentino, no Palácio do ltamaraty, em Brasília, no início do mês de outubro de 2021. A redução da TEC é um antigo desejo do Brasil, que pretende abrir mais sua economia e, com isso, ajudar a controlar a inflação. Já a Argentina temia que a medida pudesse afetar sua produção industrial. O acordo vai abranger uma ampla gama de produtos e ainda será apresentado ao Paraguai e Uruguai, para que seja formalizado.

Brasil e Argentina fecham acordo para corte de 10% na tarifa do Mercosul.

Disponivel em: https://oglobo.globo.com. Acesso em: 8 out. 2021 (adaptado).


A necessidade de negociação diplomática para viabilizar o acordo tarifário mencionado é explicada pela seguinte característica do Mercosul

 



a)

Limitação da circulação financeira.

b)

Padronização da política monetária.

c)

Funcionamento da união aduaneira.

d)

  Dependência da exportação agrícola.

e)

Equivalência da legislação trabalhista.

Resolução

O Mercosul foi criado em 1991 com assinatura do Tratado de Assunção entre Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina. Em 2012 a Venezuela foi incorporada como membro, embora esteja suspensa atualmente por ter ferido a cláusula democrática do bloco (por possuir um governo considerado autoritário). Pode-se verificar que umas das consequências mais notáveis da criação desse bloco foi o incremento no comércio entre seus Estados-membros, especialmente entre Brasil e Argentina, as maiores economias do Mercosul.

a) Incorreta. A criação do Mercosul facilitou a circulação de capitais entre os países membros devido a acordos de redução de tarifas em vários setores.

b) Incorreta. A padronização monetária ocorre em blocos que são mercados comuns ou uniões econômicas (como a União Europeia). O Mercosul não se enquadra nessa categoria de bloco.

c) Correta. O Mercosul é uma união aduaneira, tipo de parceria que se caracteriza por reduzir as barreiras para circulação de mercadorias, serviços capitais entre seus membros e possuir uma Tarifa Externa Comum (TEC) para produtos que são oriundos de países que não fazem parte do bloco econômico.

d) Incorreta. Uniões aduaneiras são implementadas tanto em países de economia agrária quanto em países industriais.

e) Incorreta. A legislação trabalhista dos países do Mercosul tem um caráter nacional e não regional, o que faz com que ela não seja padronizada por seus membros.

Questão 73 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Alta Idade Média

Ainda que a fome ocorrida na Itália em 536 tenha origem nos eventos climáticos, suas implicações são tanto políticas quanto econômicas. Nos primeiros séculos da Idade Média, o auxílio aos famintos se inscreve no domínio da gestão pública, mesmo quando a ação de seus agentes é apresentada sob o ângulo da piedade e da caridade individuais, como é o caso da Gália merovíngia. Assim, o fato de que as respostas à fome são mostradas, na Gália, como o fruto de iniciativas pessoais fundadas no imperativo da caridade deriva da natureza das fontes do século VI.

SILVA, M. C. Os agentes públicos e a fome nos primeiros séculos da Idade Média.

Varia Historia. n. 60, set.- dez. 2016 (adaptado).


Na conjuntura histórica destacada no texto, o dever de agir em face da situação de crise apresentada pertencia à jurisdição



a)

da nobreza, proveniente da obrigação de proteção ao campesinato livre.

b)

da realeza, decorrente do conceito de governo subjacente à monarquia cristã.

c)

dos mosteiros, resultante do caráter fraternal afirmado as regas monásticas.

d)

dos bispados, consequente da participação dos clérigos nos assuntos comunitários.

e)

das corporações, procedente do padrão assistencialista previsto nas normas estatutárias.

Resolução

a) Incorreta. Embora a relação feudal entre nobres e camponeses sugerisse uma obrigação de proteção dos senhores com seus servos, a alternativa é imprecisa ao sugerir que tal proteção se estendia ao "campesinato livre". Afinal, um dos pressupostos básicos do regime de servidão feudal é justamente a vinculação do camponês à terra e sua submissão ao senhor, condições incompatíveis com uma suposta  "liberdade" experimentada pelo campesinato.

b) Correta. Ainda que a historiografia tradicional saliente a virtual inexistência de um poder central na Alta Idade Média, o texto base vai na contramão desse argumento ao destacar a atuação de "agentes públicos" no combate à fome. Ao analisar cartas referentes à crise alimentar na Itália e na Gália Merovíngia, o historiador Marcelo Cândido da Silva (autor do texto base) identifica um esforço das autoridades públicas em tentar mitigar o impacto da fome nas províncias atingidas em seu reino. Para tal, tomavam medidas como a redução de impostos em alimentos, o estabelecimento de uma logística para o transporte de víveres entre províncias vizinhas ou mesmo o confisco de tributos destinados à Igreja para responder à calamidade. Neste último caso, o rei Clotário teria ordenado na Gália “a todas as igrejas do reino que vertessem um terço de suas rendas ao fisco" (p. 792 do artigo), o que gerou mesmo um descontentamento por parte do clero afetado pela medida. Portanto, segundo o argumento do autor, nota-se uma expectativa pública de ação da realeza para responder à crise vivida, sendo, portanto, uma incumbência vinculada à sua jurisdição.
Nota: O trecho apresentado pelo exercício fornece instrumentos insuficientes para que o(a) estudante chegue seguramente na presente conclusão. Afinal, não há informações adequadas sobre o que exatamente seria a "gestão pública" citada pelo texto, tampouco quem seriam seus “agentes”. Tais aspectos são importantes para a solução do exercício e somente são esclarecidos na devida consulta ao artigo do historiador.

c) Incorreta. O dever de ação em situações de crise não recaíam aos mosteiros, isto é, centros de ordens religiosas que abrigavam aqueles que se dedicavam à vida monástica. Além do dever de resposta a tais situações não recair nesses religiosos eremitas, a alternativa comete uma generalização ao sugerir que todos os mosteiros apresentam um "caráter fraternal afirmado" em suas regras, tendo em vista que havia uma grande diversidade de rotinas, objetivos e mesmo de relação com o mundo exterior entre os diferentes mosteiros.

d) Incorreta. No artigo mencionado pelo exercício, para demonstrar a existência efetiva de auxílio dos reis aos pobres na época merovíngia, o autor cita o caso do rei Clotário, na Gália merovíngia. Aqui, o rei teria ordenado a todas as igrejas do reino que vertessem um terço de suas rendas ao fisco. Enquanto todos os bispos, contra sua vontade, consentiram e assinaram esse decreto […]" (p. 792). A necessidade de ação do rei por meio de decreto revela que a expectativa de ação nas situações de crises de fome recaía principalmente sobre a jurisdição do poder real, e não exatamente do bispado. Além disso, no mesmo artigo, Cândido analisa o relato de Gregório de Tours, no qual ele menciona as ações de um bispo que, embora tenha realizado obras para combater a calamidade da fome analisada, enfatiza que  sua “decisão de ajudar os pobres seria uma iniciativa individual do bispo, com o testemunho de Deus" (p. 788).

e) Incorreta. As corporações eram associações que reuniam trabalhadores de um determinado ofício durante a Idade Média, tendo um importante papel na organização das relações de trabalho e na regulamentação da produção no interior das cidades medievais. Embora a organização jurídica das corporações previsse a existência de uma estrutura de amparo social aos membros da instituição, essa era destinada exclusivamente a seus associados, não sendo da jurisdição das corporações a atuação pública em situações de crises generalizadas. Além disso, vale ressaltar que as corporações de ofício tiveram seu maior destaque e desenvolvimento entre os séculos XI e XV, ou seja, período posterior à crise mencionada na questão.

Questão 74 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Pedologia Endógenos (Geomorfologia)

As forças tectônicas dentro da litosfera, controladas pelo calor interno das profundezas, geram terremotos, erupções e soerguimento de montanhas. As forças meteorológicas dentro da atmosfera e da hidrosfera, controladas pelo calor do Sol, produzem tempestades, inundações, geleiras e outros agentes de erosão.

PRESS, F. et al. Para entender a Terra. Porto Alegre: Bookman, 2006 (adaptado).


A interação dinâmica entre as forças naturais citadas favorece a ocupação do espaço geográfico, na medida em que provoca a formaçao de

 



a)

solos vulcânicos.

b)

dorsais oceânicas.

c)

relevos escarpados.

d)

superfícies lateríticas.

e)

dobramentos modernos.

Resolução

O processo de vulcanismo que consiste na liberação de magma para superfície é uma força considerada endógena na formação do relevo. O vulcanismo propicia, também, a formação de solos férteis como no caso do Brasil, onde há presença de áreas de nitossolo vermelho, solo vulcânico resultante da decomposição de rocha basáltica e popularmente chamado de "terra roxa".

a) Correta. A composição química dos solos vulcânicos, ricos em magnésio e potássio, os deixa bastante atrativos para prática da agricultura. No Brasil, o já mencionado nitossolo é derivado da atividade vulcânica que ocorreu na porção Centro-Sul e configura-se em um espaço de ocupação favorável pela presença desse solo.

b) Incorreta. Dorsais oceânicas são cadeias montanhosas submarinas localizadas em bordas divergentes de placas tectônicas; portanto, não se configuram como um local para ocupação.

c) Incorreta. Relevos escarpados são terrenos íngremes formados pela interação entre dinâmicas do interior e exterior da Terra. No entanto, são bem inclinados, o que dificulta a ocupação humana.

d) Incorreta. Superfícies lateríticas são áreas em que há elevado teor de ferro e alumínio nos solos, o que os deixa pouco adequados para a prática agrícola. Portanto, elas são, do ponto de vista natural, pouco atrativas para ocupação.

e) Incorreta. Dobramentos modernos são cadeias montanhosas formadas na Era Cenozoica, como por exemplo,  a Cordilheira dos Andes na América do Sul e o Himalaia no continente asiático. As montanhas em altitudes mais elevadas não são locais de fácil ocupação, por conta da rarefação de oxigênio e da queda da temperatura.

Questão 75 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Movimento feminista

Disponivel em: https:l/ndmais.com.br. Acesso em: 8 out. 2021


O ápice da ilustração se traduz por uma conduta social caracterizada pela



a)

cultura do cancelamento.

b)

prática do feminicídio.

c)

postura negacionista.

d)

ação involuntária.

e)

defesa da honra.

Resolução

a) Incorreta.  O esquema descrito na questão nos mostra que a violência doméstica é cíclica e, no ápice dessa situação, pode levar ao assassinato da mulher por parte de seu companheiro, desde 2015 entendido pela lei como feminicídio. Dessa forma, não há qualquer relação com a cultura de cancelamento existente nas redes sociais.

b) Correta. A ilustração mostra que o auge do ciclo da violência doméstica é o feminicídio.

c) Incorreta. É possível pensar que o negacionismo relativo a violência doméstica no Brasil é bastante recorrente. Porém, o auge dessa situação é o feminicídio.

d) Incorreta. Não é possível interpretar que o auge do ciclo de violência doméstica, que é o feminicídio, possa ser considerado como um ato involuntário.

e) Incorreta. Embora no passado a alegação da defesa da honra pudesse ser um argumento utilizado pelos promotores da violência doméstica, esse argumento já não encontra mais escopo na lei do feminicídio, estabelecida em 2015.

Questão 76 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Foucault

O leproso é visto dentro de uma prática de rejeição, do exílio-cerca; deixa-se que se perca lá dentro como numa massa que não tem muita importância diferenciar; os pestilentos são considerados num policiamento tático meticuloso onde as diferenciações individuais são os efeitos limitantes de um poder que se multiplica, se articula e se subdivide. O grande fechamento por um lado; o bom treinamento por outro. A lepra e sua divisão; a peste e seus recortes. Uma é marcada; a outra, analisada e repartida. O exílio do leproso e a prisão da peste não trazem consigo o mesmo sonho político.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir. nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1987.

 


Os modelos autoritários descritos no texto apontam para um sistema de controle que se baseia no(a):



a)

Formação de sociedade disciplinar.

b)

Flexibilização do regramento social.

c)

Banimento da autoridade repressora.

d)

Condenação de degradação humana.

e)

Hierarquização da burocracia estatal.

Resolução

Por se tratar de um texto sobre Foucault, quase impossível não mencionar a temática do poder e seus desdobramentos, tais como o controle dos corpos via disciplina e castigos, vigias e semelhantes meios de expressão do poder.. Logo,

a) Correta. A formação de uma sociedade disciplinar é uma constante no "jogo político do poder", até mesmo porque nossos corpos, dóceis, aceitam muito bem todo tipo de força que neles introjetamos, de tal maneira que nos adaptamos às mais diversas situações. Não por acaso, falando sobre essa maleabilidade do nosso corpo, a partir de exemplos históricos do século XVIII, Foucault disse "conseguimos transformar milhares de camponeses em operários, do dia para a noite".

b) Incorreta. Flexibilização do regramento social não é uma das cartas que costumamos utilizar nesse jogo do poder. Inclusive, e basicamente, qualquer excerto do texto nos servirá como exemplo para isso, tal como:  "o leproso é visto dentro de uma prática de rejeição, do exílio cerca". Exilar, por acaso, é flexibilizar regras sociais? De modo algum.

c) Incorreta. As autoridades repressoras sempre existirão nas socidades e seu banimento é só uma fantasia. Aliás, considerando a microfísica do poder (termo de Foucault, que faz menção à natureza "pequenina" do mesmo), nós mesmos somos, dentro de nossos contextos, "autoridades repressoras".

d) Incorreta. "Os modelos autoritários descritos no texto apontam para um sistema de controla que se baseia", (palavras do enunciado) em algo muito diferente da condenação da degradação humana, como coloca o item. Pelo contrário, tal degradação é uma constante, na medida em que é prática reproduzida pelas instâncias de poder.

e) Incorreta. Tratar da temática do poder, em Foucault, é recusar a premissa clássica dessa abordagem, segundo a qual o poder é hierarquizado, como se fosse aplicado ou distribuído segundo uma pirâmide. Ao contrário, o poder flui de todos os lados, sendo altamente dinâmico. 

Questão 77 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Movimentos sociais na República oligárquica

Texto I

Em março de 1889, quando apareceram as primeiras romarias atraídas pelos milagres da beata Maria de Araújo, Juazeiro inseriu-se no rol da fundação do espaço religioso. Construla-se mais um centro, como Aparecida do Norte, Canindé ou Loudes.

RAMOS, F. R. L. O meio do mundo: território sagrado em Juazeiro do Padre Cícero. Fortaleza: Imprensa Universitána, 2014.

Texto II

Não sabemos ao certo quantas pessoas estavam presentes na capela no momento em que a hóstia sangrou na boca de Maria de Araújo. O Padre Cícero nos conta que o fato surpreendeu não só aos presentes, mas a própria beata parecia atordoada com o ocorrido. O fenômeno continuou acontecendo Iodas as quartas e sextas na Capela de Nossa Senhora das Dores a partir daquele dia. Os paninhos manchados do sangue que escorria da hóstia e da boca da beata, a princípio, ficaram sob a guarda do Padre Cícero, mas logo foram expostos à visitação pública e, além disso, o sangramento foi proclamado como milagre sem o conhecimento e sem a autorização do bispo diocesano.

NOBRE, E. Incêndios da alma. Rio de Janeiro. Multifoco, 2016 (adaptado)


As práticas religiosas mencionadas nos textos estão associadas, respectivamente, à:



a)

Delimitação de paisagens urbanas e abandono de componentes espiritualistas.

b)

Demarcação de patrimônios afetivos e apropriação de elementos judaizantes.

c)

Expansão de fronteiras regionais e subjetivação do cristianismo medieval.

d)

Circunscrição de bens simbólicos e admissão de cerimônias ecumênicas.

e)

Criação de lugares místicos e experiências do catolicismo popular.

Resolução

a) Incorreta. O aparecimento das primeiras peregrinações a Juazeiro, tratado no texto I, não condiz com a ideia de delimitação de paisagens urbanas, já que trata da sacralização de uma cidade a partir da ocorrência de um milagre. O texto II, ao tratar do milagre da hóstia, não representa um abandono de componentes espiritualistas, mas sim a reafirmação desses a partir de uma experiência do catolicismo popular e de práticas devocionais.

b) Incorreta. Os patrimônios afetivos são aqueles identificados a partir de uma partilha comum de afetos e emoções. Embora a romaria e as práticas descritas no texto I sejam condizentes com tal conceito, a alternativa é inválida pela associação do texto II a elementos judaizantes. A comunhão - ato de recebimento da hóstia consagrada, que simboliza o corpo de Cristo - é uma celebração da Igreja Católica e não apresenta relação com o judaísmo.

c) Incorreta. O texto I trata da constituição de mais um centro religioso, sem trazer nenhuma relação com a expansão de fronteiras regionais. Também não é correto relacionar o texto II com o cristianismo medieval, afinal, descreve eventos populares devocionais ocorridos no Nordeste brasileiro em meados do século XX, em um contexto bastante distinto do sugerido pela alternativa.

d) Incorreta. A alternativa D está incorreta pois o texto II não está relacionado à admissão de cerimônias ecumênicas, isto é, aquelas que buscam a convergência de diferentes vertentes cristãs e/ou religiosas. Afinal, o milagre da hóstia relatado no texto II em nada alude à admissão de outras religiões.

e) Correta. Juazeiro tornou-se um dos mais emblemáticos santuários católicos do mundo e as narrativas de experiências místicas das beatas do Padre Cícero tiveram grande contribuição em tal processo. A cidade passou a receber romarias e constituiu-se em um espaço sagrado a partir da experiência dos romeiros. Juazeiro passou a aparecer nas notícias como terra sagrada que abrigava “uma santa de carne viva” após a hóstia se transmutar em sangue na boca da beata Maria de Araújo, tornando a Igreja Nossa Senhora das Dores um espaço privilegiado de visitação das camadas populares. Assim, ao mencionar a criação de lugares místicos e experiências do catolicismo popular, a alternativa E é a que mais apropriadamente se vincula com as práticas religiosas mencionadas no texto.

Questão 78 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Agricultura

Em 2003, teve início o Programa de Aquisição de Alimentos e, com ele, várias mudanças na perspectiva de mercados institucionais. Trata-se do primeiro programa de compras públicas com uma orientação exclusiva para a agricultura familiar, articulando-a explicitamente com a segurança alimentar e nutricional. O programa é destinado à aquisição de produtos agropecuários produzidos por agricultores enquadrados no Programa Nacional de Fornecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), incluidas aqui as categorias: assentado da reforma agrária,  trabalhadores rurais sem terras, acampamentos, quilombolas, agroextrativistas, famílias atingidas por barragens e comunidades indígenas. 

GRISA, C; ISOPO, S. P. Dez anos de PAA, As contribuições e os desafios para o desenvolvimento rural. In. GRISA, C., SCHNEIDER, S (Org.) Políticas públicas de desenvolvimento rural no Brasil. Porto Alegre: UFRGS, 2015.


A ação governamental descrita constitui-se uma importante conquista para os pequenos produtores em virtude da:



a)

Inovação tecnológica.

b)

Reestruturação fundiária.

c)

Comercialização garantida.

d)

Eliminação do custo do frete.

e)

Negociação na bolsa de valores.

Resolução

a) Incorreta. O Programa para Aquisição de Alimentos (PAA) não é um programa ligado à incorporação ou incremento de tecnologia pelos pequenos produtores.

b) Incorreta. O Programa para Aquisição de Alimentos não é um programa ligado à alteração na distribuição das propriedades rurais, não tendo, portanto, relação com o processo de reestruturação fundiária.

c) Correta. O Programa para Aquisição de Alimentos tem como objetivo promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. Para isso, o programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial e pela rede pública de ensino.  

d) Incorreta. Conforme descrito na alternativa anterior, o PAA é um programa de incentivo a agricultura familiar que se baseia na garantia da compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar. Tal processo não se associa, portando, à eliminação do custo do frete para os pequenos produtores.

e) Incorreta. A negociação de produtos na bolsa de valores está associada à lógica da agricultura comercial , e não da agricultura familiar. Além disso, tal característica não diz respeito aos objetivos do PAA.

Questão 79 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Tecnologia e Sociedade

Um experimento denominado FunFit foi desenvolvido com o objetivo de fazer com que os membros de uma comunidade local se tornassem mais ativos fisicamente. Todos os participantes do estudo foram vinculados a dois outros membros da comunidade que receberiam pequenos incentivos em dinheiro para serem estimulados a aumentar a sua atividade física, que era medida por acelerômetros nos celulares fornecidos pelo estado. Assim, se a pessoa andasse mais do que o habitual, seus conhecidos receberiam o dinheiro. Os resultados foram assombrosos: o esquema mostrou-se de quatro a oito vezes mais eficaz do que o método de oferecer incentivos individuais.

MOROZOV, E. Blg Tech; a ascensão dos dados e a morte da política. São Paulo: Ubu, 2018 (adaptado)


Contrariando a visão prevalente sobre o impacto tecnológico nas relações humanas, o texto revela que os celulares podem desempenhar uma função



a)

recreativa, promovendo o lazer em redes integradas.

b)

social, estimulando a reciprocidade por meios digitais.

c)

laboral, convertendo o desenvolvedor em usuário final

d)

comercial, direcionando a escolha por produtos industrializados

e)

cognitiva, favorecendo a aprendizagem pelas ferramentas virtuais

Resolução

a) Incorreta. Diferentemente da abordagem do texto, que traz aspectos relacionados à saúde, à economia e à socialização, o item menciona a recreação como grande trunfo dos celulares. Fora isso, a abordagem indevida de um tema, a resposta fica incoerente em relação ao enunciado, que diz que o texto revela aspectos da vida digital que contraria certa visão comum que dela temos: ora, é mais que comum a ideia de que a tecnologia nos entretém. 

b) Correta. É verdade que o texto deixa claro a potencialidade das tecnologias de estimularem reciprocidade, aumentando a interação social, ou, como se diz na sociologia, aumentando a socialização. Porém, fica uma crítica ao exercício: considerar esse fenômeno como uma novidade, no sentido de que isso vai na contramão do que imaginamos, é um exagero. Que as mídias sociais podem servir como meios de solidariedade entre os indivíduos de uma sociedade, isso é mais que sabido.

c) Incorreta. Segundo o item, o desenvolvedor dos celulares é convertido em usuário final, como se ele não fizesse parte de um grande círculo de interatividade que os mecanismos tecnológicos oferecem.

d) Incorreta. Embora a questão comercial faça pano de fundo para o exercício, ela não é enfatizada e nem mesmo citada, diretamente, no texto. Ademais, a escolha para produtos industrializados, como coloca o exercício, não é levada em consideração na dinâmica mencionada. O destaque do texto vai para a solidariedade que se observou na interação virtual entre participantes que, em grupo, dividiram tarefas similares de uma mesma plataforma.

e) Incorreta. O enunciado nos diz que o texto revela algo sobre uma determinada função que os celulares podem desempenhar. É verdade, nos revela mesmo; porém, não revela nada do campo da cognição, do entendimento, do conhecimento ou da ciência. Mas, isso sim, nos revela aquilo que é premissa maior da sociologia: tudo que o ser humano cria e, portanto, passa a fazer parte de sua cultura, é utilizado coletivamente, socialmente, através dos processos de socialização. E é exatamente por isso que, como já foi dito, o item B é correto e, esse aqui, errado.