Logo ENEM

Questão 71 Enem 2022 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 71

Globalização

A dublagem é o novo campo a ser explorado pela inteligência artificial, e há empresas dedicadas a fazer com que as vozes originais de atores sejam transpostas para outros idiomas. A novidade reforça a tendência da automação de postos de trabalho nas mais diversas áreas. Tem potencial para facilitar a vida de estúdios e produtoras e, ao mesmo tempo, tornar mais escassas as oportunidades para dubladores e atares que trabalham com isso.

GAGLIONI, C. Disponlvel em: www nexojornal.com.br. Acesso em: 25 out. 2021.


A consequência da mudança tecnológica apresentada no texto é a

 



a)

proteção da economia nacional.

b)

valorização da cultura tradicional.

c)

diminuição da formação acadêmica.

d)

estagnação da manifestação artística.

e)

ampliação do desemprego estrutural.

Resolução

O texto destaca a incorporação de tecnologia e inteligência artificial na dublagem, fato este que está associado à redução de oportunidades de trabalho para dubladores.

a) Incorreta. A proteção à economia nacional não é uma característica associada a maior utilização de tecnologia no processo de produção em escala globalizada.

b) Incorreta. Não é possível associar a inteligência artificial à valorização de uma cultura tradicional, uma vez que a IA se refere à soluções tecnológicas que realizam atividade de modo de um modo que consiga simular capacidades humanas ligadas à inteligência.

c) Incorreta. O processo descrito no excerto está associado a uma maior necessidade de qualificação para a reinserção do trabalhador no mercado de trabalho. Assim, a tendência é a necessidade de ampliação da formação acadêmica.

d) Incorreta. O processo retratado no excerto está associado à substituição da mão de obra pela tecnologia no setor na dublagem. Tal processo, no entanto, não tem o poder de estagnar a manifestação artístico-cultural.

e) Correta. O desemprego estrutural está associado à liberação da mão de obra pela perda ou extinção de postos de trabalho em decorrência de mudanças estruturais na economia. A principal causa do desemprego estrutural é a automatização de etapas da produção e a modernização tecnológica nos processos de produção e criação, como descrito no texto do enunciado.