Brasil e Argentina chegaram a um acordo para a redução em 10% da Tarifa Externa Comum (TEC) do Mercosul. O consenso foi alcançado durante negociação entre o ministro das Relações Exteriores do Brasil e o seu equivalente argentino, no Palácio do ltamaraty, em Brasília, no início do mês de outubro de 2021. A redução da TEC é um antigo desejo do Brasil, que pretende abrir mais sua economia e, com isso, ajudar a controlar a inflação. Já a Argentina temia que a medida pudesse afetar sua produção industrial. O acordo vai abranger uma ampla gama de produtos e ainda será apresentado ao Paraguai e Uruguai, para que seja formalizado.
Brasil e Argentina fecham acordo para corte de 10% na tarifa do Mercosul.
Disponivel em: https://oglobo.globo.com. Acesso em: 8 out. 2021 (adaptado).
A necessidade de negociação diplomática para viabilizar o acordo tarifário mencionado é explicada pela seguinte característica do Mercosul
a) |
Limitação da circulação financeira. |
b) |
Padronização da política monetária. |
c) |
Funcionamento da união aduaneira. |
d) |
Dependência da exportação agrícola. |
e) |
Equivalência da legislação trabalhista. |
O Mercosul foi criado em 1991 com assinatura do Tratado de Assunção entre Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina. Em 2012 a Venezuela foi incorporada como membro, embora esteja suspensa atualmente por ter ferido a cláusula democrática do bloco (por possuir um governo considerado autoritário). Pode-se verificar que umas das consequências mais notáveis da criação desse bloco foi o incremento no comércio entre seus Estados-membros, especialmente entre Brasil e Argentina, as maiores economias do Mercosul.
a) Incorreta. A criação do Mercosul facilitou a circulação de capitais entre os países membros devido a acordos de redução de tarifas em vários setores.
b) Incorreta. A padronização monetária ocorre em blocos que são mercados comuns ou uniões econômicas (como a União Europeia). O Mercosul não se enquadra nessa categoria de bloco.
c) Correta. O Mercosul é uma união aduaneira, tipo de parceria que se caracteriza por reduzir as barreiras para circulação de mercadorias, serviços capitais entre seus membros e possuir uma Tarifa Externa Comum (TEC) para produtos que são oriundos de países que não fazem parte do bloco econômico.
d) Incorreta. Uniões aduaneiras são implementadas tanto em países de economia agrária quanto em países industriais.
e) Incorreta. A legislação trabalhista dos países do Mercosul tem um caráter nacional e não regional, o que faz com que ela não seja padronizada por seus membros.