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Questão 77 Enem 2022 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

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Questão 77

Movimentos sociais na República oligárquica

Texto I

Em março de 1889, quando apareceram as primeiras romarias atraídas pelos milagres da beata Maria de Araújo, Juazeiro inseriu-se no rol da fundação do espaço religioso. Construla-se mais um centro, como Aparecida do Norte, Canindé ou Loudes.

RAMOS, F. R. L. O meio do mundo: território sagrado em Juazeiro do Padre Cícero. Fortaleza: Imprensa Universitána, 2014.

Texto II

Não sabemos ao certo quantas pessoas estavam presentes na capela no momento em que a hóstia sangrou na boca de Maria de Araújo. O Padre Cícero nos conta que o fato surpreendeu não só aos presentes, mas a própria beata parecia atordoada com o ocorrido. O fenômeno continuou acontecendo Iodas as quartas e sextas na Capela de Nossa Senhora das Dores a partir daquele dia. Os paninhos manchados do sangue que escorria da hóstia e da boca da beata, a princípio, ficaram sob a guarda do Padre Cícero, mas logo foram expostos à visitação pública e, além disso, o sangramento foi proclamado como milagre sem o conhecimento e sem a autorização do bispo diocesano.

NOBRE, E. Incêndios da alma. Rio de Janeiro. Multifoco, 2016 (adaptado)


As práticas religiosas mencionadas nos textos estão associadas, respectivamente, à:



a)

Delimitação de paisagens urbanas e abandono de componentes espiritualistas.

b)

Demarcação de patrimônios afetivos e apropriação de elementos judaizantes.

c)

Expansão de fronteiras regionais e subjetivação do cristianismo medieval.

d)

Circunscrição de bens simbólicos e admissão de cerimônias ecumênicas.

e)

Criação de lugares místicos e experiências do catolicismo popular.

Resolução

a) Incorreta. O aparecimento das primeiras peregrinações a Juazeiro, tratado no texto I, não condiz com a ideia de delimitação de paisagens urbanas, já que trata da sacralização de uma cidade a partir da ocorrência de um milagre. O texto II, ao tratar do milagre da hóstia, não representa um abandono de componentes espiritualistas, mas sim a reafirmação desses a partir de uma experiência do catolicismo popular e de práticas devocionais.

b) Incorreta. Os patrimônios afetivos são aqueles identificados a partir de uma partilha comum de afetos e emoções. Embora a romaria e as práticas descritas no texto I sejam condizentes com tal conceito, a alternativa é inválida pela associação do texto II a elementos judaizantes. A comunhão - ato de recebimento da hóstia consagrada, que simboliza o corpo de Cristo - é uma celebração da Igreja Católica e não apresenta relação com o judaísmo.

c) Incorreta. O texto I trata da constituição de mais um centro religioso, sem trazer nenhuma relação com a expansão de fronteiras regionais. Também não é correto relacionar o texto II com o cristianismo medieval, afinal, descreve eventos populares devocionais ocorridos no Nordeste brasileiro em meados do século XX, em um contexto bastante distinto do sugerido pela alternativa.

d) Incorreta. A alternativa D está incorreta pois o texto II não está relacionado à admissão de cerimônias ecumênicas, isto é, aquelas que buscam a convergência de diferentes vertentes cristãs e/ou religiosas. Afinal, o milagre da hóstia relatado no texto II em nada alude à admissão de outras religiões.

e) Correta. Juazeiro tornou-se um dos mais emblemáticos santuários católicos do mundo e as narrativas de experiências místicas das beatas do Padre Cícero tiveram grande contribuição em tal processo. A cidade passou a receber romarias e constituiu-se em um espaço sagrado a partir da experiência dos romeiros. Juazeiro passou a aparecer nas notícias como terra sagrada que abrigava “uma santa de carne viva” após a hóstia se transmutar em sangue na boca da beata Maria de Araújo, tornando a Igreja Nossa Senhora das Dores um espaço privilegiado de visitação das camadas populares. Assim, ao mencionar a criação de lugares místicos e experiências do catolicismo popular, a alternativa E é a que mais apropriadamente se vincula com as práticas religiosas mencionadas no texto.