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Questão 66 Enem 2022 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

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Questão 66

Doutrinas Sociais do Século XIX Sociedade e trabalho

      A história do Primeiro de Maio de 1890 - na França e na Europa, o primeiro de todos os Primeiros de Maio - é, sob vários aspectos, exemplar. Resultante de um ato político deliberado, essa manifestação ilustra o lado voluntário da construção de uma classe - a classe operária - à qual os socialistas tentam dar uma unidade política e cultural através daquela pedagogia da festa cujo princípio, eficácia e limites há muito tempo tinham sido experimentados pela Revolução Francesa.

PERROT, M. Os excluídos da história: operários, mulheres e prisioneiros. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.


Com base no texto, a fixação dessa data comemorativa tinha por objetivo



a)

valorizar um sentimento burguês.

b)

afirmar uma identidade coletiva.

c)

edificar uma memória nacional.

d)

criar uma comunidade cívica.

e)

definir uma tradição popular.

Resolução

a) Incorreta. O texto aborda manifestações ligadas à classe operária, destacando as dinâmicas que levaram ao estabelecimento do dia primeiro de maio como data comemorativa dos trabalhadores. Dessa forma, não se aborda um sentimento burguês, mas sim pautas e valores ligados aos trabalhadores.

b) Correta. A data de primeiro de maio de 1890 marca a primeira comemoração do Dia do Trabalhador. Essa comemoração foi delineada por operários europeus, com destaque para os franceses, principalmente para os de tendência socialista. A data foi escolhida em homenagem a uma greve marcante realizada em Chicago, nos Estados Unidos, no dia primeiro de maio de 1886, que demandava redução da jornada de trabalho. Dessa forma, comemorar a partir de um movimento de trabalhadores de outro país e de outro continente traz a ideia da formação de uma identidade de classe. Os trabalhadores seriam membros constituintes de uma classe e estariam unidos nessa identidade, cuja afirmação e exaltação seria aspecto importante para novas demandas e possibilidades de ampliação de conquistas trabalhistas.

c) Incorreta. A memória e a identidade abordadas pelo texto e expressas na data de primeiro de maio dizem respeito a uma classe, e não a uma nacionalidade. Além disso, já que se trata da classe trabalhadora, essa seria uma categoria que ultrapassa barreiras nacionais, já que existem representantes dos trabalhadores em diversos locais do mundo.

d) Incorreta. O conceito de civismo está atrelado à valorização do coletivo, No texto é mencionada a valorização do conjunto de trabalhadores, ou seja, a comemoração de uma coletividade, não do individual, porém, a prática de criação de uma comunidade cívica costuma associar esse coletivo a nacionalidades e à práticas patrióticas, o que invalida a alternativa, já que as comemorações do primeiro de maio se dão enquanto manifestação classista, tendendo ao internacionalismo.

e) Incorreta. Conforme as informações do texto, os princípios ligados à comemoração do Dia do Trabalhador caminharam no sentido de estabelecer uma identidade de classe, uma memória e uma unidade política e cultural entre os operários. Dessa forma, não se buscava definir uma tradição popular, mas sim utilizar algumas tradições como forma de afirmação classista. Quando o texto menciona, por exemplo, a "pedagogia da festa", podemos compreender que a busca pela unidade política e cultural da classe operária poderia ser tentada recorrendo-se à festa, à comemoração, tradição popular já estabelecida - portanto, não seria necessário definí-la -, mas que agora poderia ser ressignificada em função de novas demandas e projetos.