Logo ENEM

Questão 65 Enem 2022 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 65

Migrações no Brasil

Brasileiros levam mais tempo de casa para o trabalho

Pesquisa do IBGE aponta que a situação é mais grave no Sudeste: 13% das pessoas levam mais de uma hora para chegar ao trabalho. Nas regiões metropolitanas de São Paulo e do Rio, o IBGE registrou os maiores percentuais de trabalhadores que levam mais de uma 1 hora no trajeto até o emprego. Quem vê o Marcelo chegar ao trabalho nem imagina a maratona que ele enfrenta todos os dias antes das 5h. "Acordo 4h30, saio de casa 5h, pego trem 5h20, chego na Central umas 6h50, pego ônibus e chego no trabalho mais ou menos 7h10", conta. Segundo especialista, são os mais pobres os que moram mais longe do emprego.

Disponível em: www.portaidotransito.com.br. Acesso em: 23 nov. 2021 (adaptado).


A pesquisa desenvolvida retrata a seguinte dinâmica populacional:



a)

fluxo de retorno.

b)

migração interna.

c)

mudança sazonal.

d)

movimento pendular.

e)

deslocamento forçado.

Resolução

O texto aborda a questão da migração diária de trabalhadores entre o local de moradia e o trabalho.

a) Incorreta. O fluxo de retorno (ou migração de retorno) é caracterizada pelo regresso de emigrantes para o seu local de origem, não estando, portanto, associado ao processo descrito no excerto.

b) Incorreta. A migração interna corresponde ao deslocamento de pessoas dentro de um mesmo território, entre cidades, estados ou regiões. No entanto, tal processo não se caracteriza como um fenômeno diário, como descrito no excerto.

c) Incorreta. Mudança sazonal (também conhecida como mudança sazonal ou transumância) é um fluxo migratório temporário associado às estações do ano. Nesse tipo de migração o migrante sai de um lugar, em determinado período do ano, e posteriormente volta, em outro período. Não está, portanto, ligado a um movimento diário.

d) Correta. Movimento pendular (ou migração pendular) corresponde ao deslocamento diário de pessoas entre o local de moradia e o de trabalho/estudo. Trata-se de um movimento muito comum nas grandes cidades e nas regiões metropolitanas.

e) Incorreta. Deslocamento forçado corresponde aos movimentos migratórios que ocorrem à revelia da vontade do migrante. Não condiz, portanto, ao processo retratado no excerto.