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Enem 2021 - dia 2 - Matemática e Ciências da natureza


Questão 91 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Eletrodinâmica Métodos de Resolução de Circuitos

    Um garoto precisa montar um circuito que acenda três lâmpadas de cores diferentes, uma de cada vez. Ele dispõe das lâmpadas, de fios, uma bateria e dois interruptores, como ilustrado, junto com seu símbulo de três pontos. Quando esse interruptor fecha AB, abre BC e vice-versa.

O garoto fez cinco circuitos elétricos usando os dois interruptores, mas apenas um satisfaz a sua necessidade. Esse circuito é representado por



a)

b)

c)

d)

e)

Resolução

Vejamos as alternativas, lembrando que queremos o circuito cuja configuração permite acender cada uma das lâmpadas individualmente.

a) Incorreta. Ao fecharmos o primeiro interruptor em AB, somente a lâmpada verde acende. Mas ao ligarmos o primeiro interruptor em BC e o segundo interruptor em AB, as lâmpadas vermelha e azul acendem juntas, tal como a figura abaixo mostra.

b) Incorreta. Ligando o primeiro interruptor em AB, apenas a lâmpada verde acende, não sendo possível acender as demais. Ligando o primeiro interruptor em BC, é necessário ligar o segundo interruptor também em BC para que apenas a lâmpada azul acenda.

Porém ao ligarmos o segundo interruptor em AB, o circuito não fica fechado e a lâmpada vermelha não acende em nenhuma das combinações dos interruptores.

c) Incorreta. Nesta configuração, a lâmpada azul já esta acesa, não sendo possível desligá-la. Para acender a lâmpada verde, é necessário o primeiro interruptor em AB e para acender a lâmpada vermelha é necessário ligar o segundo interruptor em AB; porém, neste caso, as lâmpadas verde e vermelha só podem ficar acesas juntas da lâmpada verde.

d) Correta. Ao ligarmos o primeiro interruptor em AB acendemos a lâmpada verde somente, qualquer que seja a posição do segundo interruptor.

Ao ligarmos o primeiro interruptor em BC e o segundo em AB acendemos apenas a lâmpada vermelha.

Ao ligarmos o primeiro interruptor em BC e o segundo em BC também, acendemos somente a lâmpada azul.

Assim, nesta configuração é possível acender cada uma das lâmpadas individualmente. 

e) Incorreta. Ao ligarmos o primeiro interruptor em AB as lâmpadas verde e vemelha acendem concomitantemente (estão em paralelo nesta configuração), o que já invalida este arranjo.

Ligando o primeiro interruptor em BC e o segundo em BC também acendemos a lâmpada azul somente, mas ligando o primeiro interruptor em BC e o segundo em AB acendemos novamente as lâmpadas verde de vermelha ao mesmo tempo. 

Questão 92 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Propagação de Calor

    Na cidade de São Paulo, as ilhas de calor são responsáveis pela alteração da direção do fluxo da brisa marítima que deveria atingir a região de mananciais. Mas, ao cruzar a ilha e calor, a brisa marítima agora encontra um fluxo de ar vertical, que transfere para ela energia térmica absorvida das superfícies quentes da cidade, deslocando-a para altas altitudes. Dessa maneira, há condensação e chuvas fortes no centro da cidade, em vez de na região de mananciais. A imagem apresenta os três subsistemas que trocam energia nesse fenômeno. 

    No processo de fortes chuvas no centro da cidade de São Paulo, há dois mecanismos dominantes de transferência de calor: entre o Sol e a ilha de calor, e entre a ilha de calor e a brisa marítima. 

VIVEIROS, M. Ilhas de calor afastam chuvas de represas. Disponível em: www2.feis.unesp.br. Acesso em: 3 dez. 2019 (adaptado).

Esses mecanismos são, respectivamente,



a)

irradiação e convecção.

b)

irradiação e irradiação.

c)

condução e irradiação.

d)

convecção e irradiação.

e)

convecção e convecção.

Resolução

O aquecimento das ilhas de calor se dá pela absorção da energia solar transmitida por irradiação até o planeta. O fluxo vertical de ar a que o enunciado se refere se deve à convecção térmica; o ar aquecido, próximo à superfície, ascende devido a sua menor densidade, movimentando-se da ilha de calor para a alta atmosfera, onde circula a brisa martítima.

Questão 93 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Força de Resistência do Ar

    No seu estudo sobre a queda dos corpos, Aristóteles afirmava que se abandonarmos corpos leves e pesados de uma mesma altura, o mais pesado chegaria mais rápido ao solo. Essa ideia está apoiada em algo que é difícil  de se refutar, a observação direta da realidade baseada no senso comum.

    Após uma aula de física, dois colegas estavam discutindo sobre a queda dos corpos, e um tentava convencer o outro de que tinha razão:

    Colega A: "O corpo mais pesado cai mais rápido que um menos pesado, quando largado de uma mesma altura. Eu provo, largando uma pedra e uma rolha. A pedra chega antes. Pronto! Tá provado!".

    Colega B : "Eu não acho! Peguei uma folha de papel esticado e deixei cair. Quando amassei, ela caiu mais rápido. Como isso é possível? Se era a mesma folha de papel, deveria cair do mesmo jeito. Tem que ter outra explicação!"

HÜLSENDEGER, M. Uma análise das concepções dos alunos sobre a queda dos corpos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, n. 3, dez 2004 (adaptado)

O aspecto físico comum que explica a diferença de comportamento dos corpos em queda nessa discussão é o(a)



a)

peso dos corpos.

b)

resistência do ar.

c)

massa dos corpos.

d)

densidade dos corpos.

e)

aceleração da gravidade.

Resolução

A força de resistência do ar, presente nas situações reais de queda livre, depende majoritariamente de dois fatores: a área A da projeção da superfície do corpo em queda no plano perpendicular à do movimento e a velocidade v deste corpo. Em geral, quanto maiores A e v, maior a intensidade da força de resistência do ar (nem sempre as relações matemáticas entre as três grandezas são simples).

Durante uma queda livre, a força resultante que acelera o corpo na direção do solo é dada por FR=FG-Far, em que FR=m·a é a força resultante, FG=m·g é a força gravitacional, e Far é a força de resistência do ar. Podemos reescrever a relação das forças como

m·a=m·g-Fara=g-Farm.

Nas quedas sugerida pelo colega A, comparando a pedra e a rolha, por mais que possuam a mesma área e as mesmas velocidades, as massas são diferentes. A pedra, de maior massa, sofre menos o efeito do termo -Far/m, portanto terá maior aceleração.

Nas quedas sugeridas pelo colega B, comparando a folha de papel aberta com a mesma folha de papel amassada, por mais que possuam a mesma densidade (alternativa d incorreta), a mesma massa (alternativa c incorreta), e o mesmo peso (alterntaiva a incorreta), possuem projeções de áreas no plano perpendicular ao movimento diferentes. A folha de papel aberta, de maior projeção de área, sofre mais o efeito da resistência do ar, e o termo -Far/m faz sua aceleração ser menor.

Em todos os casos, a aceleração da gravidade é a mesma e, não fosse a resistência do ar, todos os corpos executariam as mesmas quedas livres. Por isso, a alternativa correta é a b.

Questão 94 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Estequiometria Rendimento de Reação

A obtenção de etanol utilizando a cana-de-açúcar envolve a fermentação dos monossacarídeos formadores da sacarose contida no melaço. Um desses formadores é a glicose C6H12O6, cuja fermentação produz cerca de 50 g de etanol a partir de 100 g de glicose, conforme a equação química descrita. 

C6H12O6 Fermentação alcoólica2 CH3CH2OH + 2 CO2

Em uma condição específica de fermentação, obtém-se 80% de conversão em etanol que, após sua purificação, apresenta densidade igual a 0,80 g/mL. O melaço utilizado apresentou 50 kg de monossacarídeos na forma de glicose.

O volume de etanol, em litro, obtido nesse processo é mais próximo de



a)

16.

b)

20.

c)

25.

d)

64.

e)

100.

Resolução

Considerando que o melaço tinha 50 kg de monossacarídeos e que 80% foram convertidos em etanol, então:

mconvertida=80100·50kg=40kg

Cálculo da massa (m) de etanol (C2H5OH ) para 40 kg do glicose, um monossacrídeo com fórmula molecular C6H12O6:

50 g de C2H5OH 100 g de C6H12O6

             m                 40 kg de C6H12O6

m(C2H5OH) = 20 kg

Densidade (d) do etanol (C2H5OH): d = 0,8 g/mL ou 0,8 kg/L

Cálculo do volume (V) equivalente a 20 kg de C2H5OH:

d=mV V=md  V = 20 kg0,8 kg·L-1V = 25 L

 

Questão 95 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

pH e pOH

No cultivo por hidroponia, são utilizadas soluções nutritivas contendo macronutrientes e micronutrientes essenciais. Além dos nutrientes, o pH é um parâmetro de extrema importância, uma vez que ele afeta a preparação da solução nutritiva e a absorção dos nutrientes pelas plantas. Para o cultivo de alface, valores de pH entre 5,5 e 6,5 são ideais para o seu desenvolvimento. As correções de pH são feitas pela adição de compostos ácidos ou básicos, mas não devem introduzir elementos nocivos às plantas. Na tabela, são apresentados alguns dados da composição da solução nutritiva de referência para esse cultivo. Também é apresentada a composição de uma solução preparada por um produtor de cultivo hidropônico.

Espécies químicas Concentração, mmol/L

Composição de referência
(5,5 < pH < 6,5)

Solução nutritiva preparada
(pH = 4,3)

Macronutrientes N NH4+ 1,0 0,8
P H2PO4- 1,0 1,0
K+ 6,0 3,5
Ca2+ 4,0 3,0
SO42- 2,0 1,0
Micronutrientes Fe2+ 90×10-3 70×10-3
Cl- - 4,5×10-3


LENZI. E.; FAVERO. L. O. B.: LUCHESE. E. B. Introdução à química da água: ciência, vida e sobrevivência. Rio de Janeiro: LTC, 2012 (adaptado).

Para correção do pH da solução nutritiva preparada, esse produtor pode empregar uma solução de



a)

ácido fosfórico, H3PO4.

b)

sulfato de cálcio, CaSO4.

c)

óxido de aluminío, Al2O3.

d)

cloreto de ferro(II), FeCl2

e)

hidróxido de potássio, KOH.

Resolução

A solução nutritiva preparada apresenta, conforme a tabela, tem pH igual a 4,3. Segundo o enunciado, essa solução precisa ter pH entre 5,5 e 6,5 para ser usada no cultivo de alface. Assim, será necessário aumentar o pH da solução nutritiva, usando uma outra solução de caráter básico.

a) Incorreta. A solução do ácido fosfórico tem caráter ácido.

b) Incorreta. A solução de sulfato de cálcio é neutra, pois o sal é proveniente de uma base forte (Ca(OH)2) e um ácido forte (H2SO4).

c) Incorreta. O óxido de alumínio é insolúvel em água.

d) Incorreta. A solução de cloreto de ferro (II) tem caráter ácido, pois o sal é proveniente de uma base fraca (Fe(OH)2) e um ácido forte (HCl).

e) Correta. A solução de hidróxido de potássio é básica e, portanto, seria capaz de aumentar o pH da solução nutritiva.

Questão 96 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Tubos sonoros

O sino dos ventos é composto por várias barras metálicas de mesmo material e espessura, mas de comprimentos diferentes, conforme a figura.

Considere f1, e v1, respectivamente, como a frequência fundamental e a velocidade de propagação do som emitido pela barra de menor comprimento, e  f2, e v2 são essas mesmas grandezas para o som emitido pela barra de maior comprimento. 

As relações entre as frequências fundamentais e entre as velocidades de propagação são, respectivamente,



a)

f1 < f2 e v1 < v2

b)

f1 < f2 e v1 = v2.

c)

f1 < f2 e v1 > v2.

d)

f1 > f2 e v1 = v2.

e)

f1 > f2 e v1 > v2.

Resolução

Como os sons produzidos pelos diversos tubos do sino dos ventos se propagam no mesmo ar, sob mesmas pressão e temperatura, suas velocidades serão iguais: v1=v2.

Tais sons são compostos dos vários harmônicos dos tubos do sino dos ventos. Quanto mais longo for o tubo, maiores serão os comprimentos de onda dos harmônicos; sendo o tubo 2 o de maior comprimento, λ2>λ1.

Como as velocidades dos sons serão iguais, o som de maior λ possuirá menor frequência, em vista da relação v=λ·f:

v1=v2λ1·f1=λ2·f2f1f2=λ2λ1>1.

Com isso, concluímos que f1>f2, portanto a alternativa correta é a d.

Questão 97 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Evolução

O polvo mimético apresenta padrões cromáticos e comportamentos muito curiosos. Frequentemente, muda a orientação de seus tentáculos, assemelhando-se a alguns animais. As imagens 1, 3 e 5 apresentam polvos mimetizando, respectivamente, um peixe-linguado (2), um peixe-leão (4) e uma serpente-marinha (6).

NORMAN, M. D.; FINN, J.; TREGENZA, T.Dynamic mimicry in an Indo-Malayan octopus.

In: Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences, n. 268, out. 2001.

Disponível em: www.researchgate.net. Acesso em: 15 mar. 2014 (adaptado).

Do ponto de vista evolutivo, a capacidade apresentada se estabeleceu porque os polvos



a)

originaram-se do mesmo ancestral que esses animais.

b)

passaram por mutações similares a esses organismos.

c)

observaram esses animais em seus nichos ecológicos.

d)

resultaram de convergência adaptativa com essas espécies.

e)

sobreviveram às pressões seletivas com esses comportamentos.

Resolução

O mimetismo é uma estratégia utilizada para fuga da predação no caso das presas, já que o organismo se assemelha morfologicamente a uma outra espécie mais favorecida. No entanto, para animais predadores, o mimetismo pode favorecer a predação, pois o organismo pode se assemelhar a outra espécie que é inofensiva para a presa. A capacidade de mimetismo dos polvos é um comportamento favorecido pela seleção natural, pois aqueles que se confundem com outras espécies de animais tem vantagens na predação e conseguem sobreviver e reproduzir. 

A questão também aborda a convergência adaptativa, processo evolutivo no qual espécie não aparentadas possuem estruturas análogas, que são estruturas semelhantes em morfologia e função, decorrentes de pressão seletiva semelhantes que atuam sobre os organismos. Nesse caso, na ocorrência de convergência evolutiva deveria haver estruturas análogas, ou seja, uma semelhança morfológica entre todos os animais citados.

a) Incorreta. Os animais citados não pertencem ao mesmo filo: o polvo é do filo Mollusca, o peixe-linguado e o peixe-leão são do filo Chordata e a serpente-marinha Echinodermata. Assim, o ancestral comum entre esses animais está evolutivamente muito distante o que não justificaria a semelhança por ancestralidade próxima comum.

b) ​​​​​​​Incorreta. A semelhança morfológica entre o polvo e outros animais é dada por meio da capacidade de mimetismo do polvo. As mutações similares poderiam levar ao desenvolvimento de características morfológicas semelhantes que seriam selecionadas positivamente pelo ambiente, mas nesse caso o polvo não apresenta um único padrão de coloração. Contrariamente, a coloração é variável o que permite que se assemelhe a diferentes espécies.

c) Incorreta. O nicho ecológico é a função desempenhada pela espécie no ambiente, incluindo as relações ecológicas estabelecidas e condições necessárias para a sobrevivência. O polvo não possui o mesmo nicho ecológico que os outros animais citados na questão.

d) Incorreta. ​​​​​​​No processo de convergência adaptativa os organismos possuem características análogas que são selecionadas em ambientes com a mesma pressão seletiva. Nesse caso, o mimetismo do polvo ocorre com diferentes espécies animais, sendo que o polvo varia suas características e não apresenta apenas uma morfologia. Para que essa afirmativa fosse válida, deveria haver analogia de estruturas, ou seja, semelhanças morfológicas selecionadas pelo meio entre todos os animais citados.

e) ​​​​​​​Correta. O comportamento mimético foi selecionado evolutivamente, sendo que a semelhança com outras espécies animais favoreceu positivamente os polvos que tinham a capacidade de realizar o mimetismo. Os animais com essa capacidade aumentaram suas chances de predação, sobrevivência e passaram adiante essas características por meio da reprodução.

Questão 98 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Lixo e efluentes Poluição e interferências humanas

Uma escola iníciou o processo educativo para implantação da coleta seletiva e destino de materiais recicláveis. Para atingir seus objetivos, a instituição planejou;

1) sensibilizar a comunidade escolar. desenvolvendo atividades em sala e extraclasse de maneira contínua;

2) capacitar o pessoal responsável pela limpeza da escola quanto aos novos procedimentos adotados com a coleta seletiva; e

3) distribuir coletores de materiais recicláveis específicos nas salas. pátio e outros ambientes para acondicionamento dos resíduos.

Para completar a ação proposta no ambiente escolar, o que falta ser inserido no planejamento?



a)

Realizar campanhas educativas de sensibilização em bairros vizinhos para fortalecer a coleta seletiva. 

b)

Firmar parceria com a prefeitura ou cooperativa de catadores para recolhimento dos materiais recicláveis e destinação apropriada. 

c)

Organizar visitas ao lixão ou aterro local para identificar aspectos importantes sobre a disposição final do lixo. 

d)

Divulgar na rádio local, no jornal impresso e nas redes sociais que a escola está realizando a coleta seletiva.

e)

Colocar recipientes coletores de lixo reciclável fora da escola para entrega voluntária pela população.

Resolução

O planejamento descrito englobou diferentes atores presentes no convívio social da escola em questão e preocupou-se em sensibilizar e oferecer condições para que os procedimentos corretos sejam adotados por toda comunidade escolar. As ações implementadas descritas, no entanto, garantem apenas a parte inicial de toda a cadeia produtiva da reciclagem, que começa na separação dos materiais e acomodação adequada. O próximo passo necessário conta com a atuação das centrais de triagem e cooperativas de catadores que estão em contato direto com indústrias e manufaturas, as quais realizam os processos físicos e químicos próprios da reciclagem de cada grupo de materiais.  Dessa forma, o próximo passo a ser adotado pela escola é promover a articulação com as cooperativas, poder público, organizações ou centrais de triagem, para que seja realizado o recolhimento periódico dos materiais separados.

a) Incorreta. A ação para além da escola está fora do ambiente escolar e, embora possa ser positiva, não garante a continuidade da cadeia produtiva da reciclagem.

b) Correta. Como já exposto, a articulação com as entidades citadas permite a continuidade da cadeia produtiva da reciclagem.

c) Incorreta. A ação proposta incrementa a sensibilização e aumenta a chance da participação coletiva no processo, mas não garante a continuidade da cadeia.

d) Incorreta. A iniciativa é informativa e pode atrair mais colaboradores para o processo, porém, não faz a ligação necessária com o processo seguinte da cadeia.

e) Incorreta. A iniciativa pode ser positiva e é válida, porém, o objetivo não pode ser apenas de sensibilização escolar e da comunidade externa; a reciclagem dos materiais coletados precisa se concretizar. A falta de articulação com o poder público ou entidades poderia resultar na coleta de todo esse material e a destinação convencional de todo material inutilmente separado.

Questão 99 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Sequenciamento de DNA

Os búfalos são animais considerados rústicos pelos criadores e, por isso, são deixados no campo sem controle reprodutivo. Por causa desse tipo de criação a consanguinidade é favorecida, proporcionando o aparecimento de enfermidades, como o albinismo, defeitos cardíacos, entre outros. Separar os animais de forma adequada minimizaria a ocorrência desses problemas.

DAMÉ, M. C. F.; RIET-CORREA, F.; SCHILO, A. L. Pesq. Vol Bras. n. 7, 2013 (adaptado).

Qual procedimento biotecnológico prévio é recomendado nessa situação?



a)

Transgenia.

b)

Terapia gênica.

c)

Vacina de DNA.

d)

Clonagem terapêutica.

e)

Mapeamento genético.

Resolução

Para responder à questão, o candidato deveria atentar ao fato de se tratar de um procedimento biotecnológico prévio, ou seja, um procedimento antes que ocorram os cruzamentos consanguíneos responsáveis pelo favorecimento da ocorrência de fenótipos indesejáveis pelos criadores. Com a aplicação do método biotecnológico, seria possível separar os animais em ambientes distintos, de acordo com o genótipo, evitando os cruzamentos consanguíneos.

a) Incorreta. A transgenia consiste em um método de manipulação genética no qual há inserção de um gene exógeno em um ser vivo de outra espécie, um búfalo, no caso. Usualmente, esta técnica é utilizada como ferramenta de melhoramento genético para provocar o aparecimento de um fenótipo desejado, como, por exemplo, a produção de leite com maior teor proteico mediante a inserção de um gene que provocasse tal alteração. Considerando a situação-problema exposta no enunciado, a manipulação genética através da transgenia não resolveria o problema dos cruzamentos consanguíneos.

b) Incorreta. A terapia gênica consiste em um método de biotecnologia no qual há a manipulação de um gene para obter um efeito terapêutico, no sentido de curar o animal de uma doença através de tal manipulação. Caso fosse realizada para resolver o problema do enunciado, a terapia gênica não seria um procedimento prévio, mas sim, um procedimento realizado no animal com a enfermidade gerada a partir do cruzamento consanguíneo.

c) Incorreta. Assim como as vacinas tradicionais, a vacina de DNA é um método preventivo contra enfermidades causadas por agentes externos, como vírus, bactérias, protozoários e outros agentes. A vacina não é uma medida utilizada para evitar doenças genéticas que podem aparecer como resultado da consanguinidade, e a aplicação de vacinas nos rebanhos não provocaria separação dos animais para evitar os cruzamentos consanguíneos.

d) Incorreta. A clonagem terapêutica consiste em uma técnica na qual a partir de células somáticas (2n) de um animal, são formados embriões de onde serão obtidas células-tronco. Posteriormente, tais células seriam induzidas à diferenciação em laboratório, originando o tipo celular responsável por minimizar ou curar uma enfermidade. A aplicação desta técnica antes do cruzamento não iria reduzir a frequência de ocorrência de enfermidades ocasionadas pela consanguinidade.

e) Correta. O mapeamento genético consiste no sequenciamento das bases nitrogenadas do genoma dos seres vivos. Através desta técnica é possível identificar mutações e outras variantes gênicas responsáveis pela ocorrência de enfermidades. Para o mapeamento ser feito, basta obter células sanguíneas dos búfalos, extrair o DNA e submeter as moléculas à técnica do sequenciamento genético. Cientes dos resultados e das variantes genéticas de cada búfalo, os animais poderiam ser confinados à áreas diferentes que reduzissem a ocorrência de cruzamentos consanguíneos e, consequentemente, o nascimento de animais com fenótipos e enfermidades indesejáveis.

Questão 100 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Reações de oxirredução

    O ciclo do cobre é um experimento didático em que o cobre metálico é utilizado como reagente de partida. Após uma sequência de reações (I, II, III, IV e V), o cobre retorna ao seu estado inicial ao final do ciclo.

A reação de redução do cobre ocorre na etapa



a)

I.

b)

II.

c)

III.

d)

IV.

e)

V.

Resolução

Os valores de NOx do cobre no ciclo estão mostrados abaixo:

A etapa que ocorre a redução do cobre, ou seja, a diminuição do seu NOx pelo ganho de elétrons é a V.

Obs: As equações das reações que ocorrem em cada etapa bem como o tipo de reação estão representadas abaixo:

I. Cu + 2 HNO3  Cu(NO3)2 + H2: Reação de simples troca com oxidação do cobre (aumento de Nox).

II.Cu(NO3)2 + 2 NaOH  Cu(OH)2 + 2 NaNO3: Reaçao de dupla troca, que ocorre sem variação de NOx.

III. Cu(OH)2  CuO+ H2O: Reação de decomposição, que ocorre sem variação de NOx.

IV. CuO +H2SO4  CuSO4+ H2O:  Reaçao de dupla troca, que ocorre sem variação de NOx.

V. CuSO4 +Zn + 2 HCl ZnCl2+ Cu + H2SO4:  Reação de oxirredução com redução do cobre (diminuição de Nox) e oxidação do Zn.