Em um estudo realizado pelo IBGE em quatro estados e no Distrito Federal, com mais de 5 mil pessoas com 10 anos ou mais, observou-se que a leitura ocupa, em média, apenas seis minutos do dia de cada pessoa. Na faixa de idade de 10 a 24 anos, a média diária é de três minutos. No entanto, no grupo de idades entre 24 e 60 anos, o tempo médio diário dedicado à leitura é de 5 minutos. Entre os mais velhos, com 60 anos ou mais, a média é de 12 minutos.
A quantidade de pessoas entrevistadas de cada faixa de idade seguiu a distribuição percentual descrita no quadro.
Faixa etária | Percentual de entrevistados |
De 10 a 24 anos | x |
Entre 24 e 60 anos | y |
A partir de 60 anos | x |
Disponível em: www.oglobo.globo.com. Acesso em: 16 ago. 2013 (adaptado).
Os valores de x e y do quadro são, respectivamente, iguais a
a) |
10 e 80. |
b) |
10 e 90. |
c) |
20 e 60. |
d) |
20 e 80. |
e) |
25 e 50. |
Pelo enunciado tem-se que a média é de 6 minutos por dia e a tabela abaixo nos fornece o percentual de entrevistado por faixa etária.
Faixa etária | Percentual de entrevistados |
De 10 a 24 anos | x |
Entre 24 e 60 anos | y |
A partir de 60 anos | x |
Pela tabela, tem-se que:
,
A média é dada por:
Logo,
.
Substituindo o valor de em , concluímos que .
Um zootecnista pretende testar se uma nova ração para coelhos é mais eficiente do que a que ele vem utilizando atualmente. A ração atual proporciona uma massa média de 10 kg por coelho, com um desvio padrão de 1 kg, alimentado com essa ração durante um período de três meses.
O zootecnista selecionou uma amostra de coelhos e os alimentou com a nova ração pelo mesmo período de tempo. Ao final, anotou a massa de cada coelho, obtendo um desvio padrão de 1,5 kg para a distribuição dessa amostra.
Para avaliar a eficiência dessa ração, ele utilizará o coeficiente de variação (CV) que é uma medida de dispersão definida por , em que s representa o desvio padrão e , a média das massas dos coelhos que foram alimentados com uma determinada ração.
O zootecnista substituirá a ração que vinha utilizando pela nova, caso o coeficiente de variação da distribuição das massas dos coelhos que foram alimentados com a nova ração for menor do que o coeficiente de variação da distribuição das massas dos coelhos que foram alimentados com a ração atual.
A substituição da ração ocorrerá se a média da distribuição das massas dos coelhos da amostra, em quilograma, for superior a
a) |
5,0. |
b) |
9,5. |
c) |
10,0. |
d) |
10,5. |
e) |
15,0. |
Analisando os dois coeficientes de variação (CV), temos:
(1° momento): ração atual
Veja que a massa média é de 10 kg por coelho e o desvio padrão é de 1 kg. Daí:
(2° momento): nova ração
Veja que a massa média é de kg por coelho e o desvio padrão é de 1,5 kg. Daí:
Pelo enunciado, o zootecnista irá substituir a ração caso:
Portanto:
Para a comunicação entre dois navios é utilizado um sistema de codificação com base em valores numéricos. Para isso, são consideradas as operações triângulo e. estrela *, definidas sobre o conjunto dos números reais por e . O navio que deseja enviar uma mensagem deve fornecer um valor de entrada b, que irá gerar um valor de saída, a ser enviado ao navio receptor, dado pela soma das duas maiores soluções da equação . Cada valor possível de entrada e saída representa uma mensagem diferente já conhecida pelos dois navios.
Um navio deseja enviar ao outro a mensagem "ATENÇÃO!''. Para isso, deve utilizar o valor de entrada b = 1.
Dessa forma, o valor recebido pelo navio receptor será:
a) |
|
b) |
|
c) |
|
d) |
|
e) |
|
Para facilitar a resolução, podemos reescrever a operação estrela na forma
Assim, temos a equação
Substituindo , obtemos a seguinte equação
Como o produto de dois números reais é nulo se, e somente se, ao menos um dos números reais for nulo, então, para calcular as raízes da equação acima basta calcular as raízes das equações
e
Aplicando o método de Bháskara, a primeira equação fornece as raízes
Para a segunda equação, encontramos as raízes
Logo, as duas maiores raízes da equação original são e , de modo que a soma delas é
Um parque temático brasileiro construiu uma réplica em miniatura do castelo de Liechtenstein. O castelo original, representado na imagem, está situado na Alemanha e foi reconstruído entre os anos de 1840 e 1842, após duas destruições causadas por guerras.
O castelo possui uma ponte de 38,4 m de comprimento e 1,68 m de largura. O artesão que trabalhou para o parque produziu a réplica do castelo, em escala. Nessa obra, as medidas do comprimento e da largura da ponte eram, respectivamente, 160 cm e 7 cm.
A escala utilizada para fazer a réplica é:
a) |
1 : 576 |
b) |
1 : 240 |
c) |
1 : 24 |
d) |
1 : 4,2 |
e) |
1 : 2,4 |
Escrevendo as medidas da ponte em centímetros, temos de comprimento e de largura.
Sabendo então que a réplica foi feita em escala e que suas medidas eram de comprimento e de largura, temos a seguinte proporção:
Portanto, a escala utilizada para fazer a réplica é .
A demografia médica é o estudo da população de médicos no Brasil nos aspectos quantitativo e qualitativo, sendo um dos seus objetivos fazer projeções sobre a necessidade da formação de novos médicos. Um desses estudos gerou um conjunto de dados que aborda a evolução do número de médicos e da população brasileira por várias décadas. O quadro apresenta parte desses dados.
Ano | Médicos | População brasileira (em milhar) |
1990 | 219 000 | 147 000 |
2000 | 292 000 | 170 000 |
2010 | 365 000 | 191 000 |
Segundo uma projeção estatística, a variação do número de médicos e o da população brasileira de 2010 para 2020 será a média entre a variação de 1990 para 2000 e a de 2000 para 2010. Com o resultado dessa projeção, determina-se o número de médicos por mil habitantes no ano de 2020.
Disponível em: www.cremesp.org.br. Acesso em: 24 jun. 2015 (adaptado).
O número, com duas casas na parte decimal, mais próximo do número de médicos por mil habitantes no ano de 2020 seria de:
a) |
0,17. |
b) |
0,49. |
c) |
1,71. |
d) |
2,06. |
e) |
3,32. |
Observação: Ainda que a utilização do termo média seja usualmente associada à média aritmética, acreditamos que, ao solicitar o cálculo de uma média, o enunciado deveria ser claro com respeito a qual média deve ser utilizada (aritmética, geométrica, harmônica).
A variação do número de médicos de 1990 para 2000 foi de
enquanto a variação do número de médicos de 2000 para 2010 foi de
Como ambas as variações são iguais, qualquer que seja a média aplicada, ela será igual aos dois valores.
Então, pela projeção estatística, o número de médicos em 2020 seria um total de
Analogamente, a variação da população brasileira de 1990 para 2000, em milhar de habitantes, foi de
Já a variação da população brasileira de 2000 para 2010, em milhar de habitantes, foi de
Logo, a média aritmética da variação da população brasileira nos dois períodos, em milhar de habitantes, foi de
Novamente pela projeção estatística, a população brasileira em 2020, em milhar de habitantes, seria de
Portanto, o número de médicos por mil habitantes no ano de 2020, segundo a projeção estatística, seria, aproximadamente,
Uma construtora, pretendendo investir na construção de imóveis em uma metrópole com cinco grandes regiões fez uma pesquisa sobre a quantidade de famílias que mudaram de uma região para outra, de modo a determinar qual região foi o destino do maior fluxo de famílias, sem levar em consideração o número de famílias que deixaram a região. Os valores da pesquisa estão dispostos em uma matriz , , em que o elemento corresponde ao total de famílias (em dezena) que se mudaram da região i para a região j durante um certo período, e o elemento é considerado nulo, uma vez que somente são consideradas mudanças entre regiões distintas. A seguir, está apresentada a matriz com os dados da pesquisa.
Qual região foi selecionada para o investimento da construtora?
a) |
1 |
b) |
2 |
c) |
3 |
d) |
4 |
e) |
5 |
Para determinar o número de dezenas de famílias que se mudaram para a região , devemos somar todos os elementos pertencentes à coluna .
O número de dezenas de famílias que se mudaram para a região 1 é dado pela soma dos elementos:
Analogamente, para a região 2:
Região 3:
Região 4:
Região 5:
A região 5 foi destino do maior fluxo de famílias.
Para realizar um voo entre duas cidades que distam 2 000 km uma da outra, uma companhia aérea utilizava um modelo de aeronave A, capaz de transportar até 200 passageiros. Quando uma dessas aeronaves está lotada de passageiros, o consumo de combustível é de 0,02 litro por quilômetro e por passageiro. Essa companhia resolveu trocar o modelo de aeronave A pelo modelo de aeronave B, que é capaz de transportar 10 de passageiros a mais do que o modelo A, mas consumindo 10 menos combustível por quilómetro e por passageiro.
A quantidade de combustível consumida pelo modelo de aeronave B, em relação à do modelo de aeronave A, em um voo lotado entre as duas cidades, é:
a) |
10 menor. |
b) |
1 menor. |
c) |
igual. |
d) |
1 maior. |
e) |
11 maior. |
Seja o consumo de combustível por quilômetro e por passageiro e a quantidade máxima de passageiros de um modelo de aeronave A. O consumo de combustível por quilômetro desse modelo é dado por:
Sabendo que um modelo de aeronave B tem consumo de combustível por quilômetro e por passageiro:
e quantidade máxima de passageiros:
Temos que o consumo de combustível por quilômetro de um modelo de aeronave B é dado por:
Segue a relação:
Portanto, para voos de mesma distância, o consumo de combustível de um modelo de aeronave B é 99% do consumo de um modelo de aeronave A. Isto é, o consumo é 1% menor.
Em uma corrida automobilística, os carros podem fazer paradas nos boxes para efetuar trocas de pneus. Nessas trocas, o trabalho é feito por um grupo de três pessoas em cada pneu. Considere que os grupos iniciam o trabalho no mesmo instante, trabalham à mesma velocidade e cada grupo trabalha em um único pneu. Com os quatro grupos completos, são necessários 4 segundos para que a troca seja efetuada. O tempo gasto por um grupo para trocar um pneu é inversamente proporcional ao número de pessoas trabalhando nele. Em uma dessas paradas, um dos trabalhadores passou mal, não pôde participar da troca e nem foi substituído, de forma que um dos quatro grupos de troca ficou reduzido.
Nessa parada específica, com um dos grupos reduzido, qual foi o tempo gasto, em segundo, para trocar os quatro pneus?
a) |
6,0 |
b) |
5,7 |
c) |
5,0 |
d) |
4,5 |
e) |
4,4 |
Note que cada grupo trabalha em um único pneu e todos os grupos trabalham simultaneamente. Portanto, o tempo gasto para trocar os quatro pneus é o maior tempo gasto entre os grupos para finalizar a troca dos respectivos pneus.
A relação entre o número de pessoas e o tempo gasto para realizar a troca de pneu está ilustrada na tabela a seguir:
Número de pessoas | Tempo para troca (em segundos) |
---|---|
3 | 4 |
2 |
Como as grandezas são inversamente proporcionais, segue:
Segue que o tempo gasto para a troca dos pneus foi de 6 segundos.
Um nutricionista verificou, na dieta diária do seu cliente, a falta de 800 mg do mineral A, de 1000 mg do mineral B e de 1200 mg do mineral C. Por isso, recomendou a compra de suplementos alimentares que forneçam os minerais faltantes e informou que não haveria problema se consumisse mais desses minerais do que o recomendado.
O cliente encontrou cinco suplementos, vendidos em sachês unitários, cujos preços e as quantidades dos minerais estão apresentados a seguir:
O cliente decidiu comprar sachês de um único suplemento no qual gastasse menos dinheiro e ainda suprisse a falta de minerais indicada pelo nutricionista, mesmo que consumisse alguns deles além de sua necessidade.
Nessas condições, o cliente deverá comprar sachês do suplemento:
a) |
I. |
b) |
II. |
c) |
III. |
d) |
IV. |
e) |
V. |
Dado um certo suplemento, devemos calcular a quantidade mínima de sachês para atingir a quantidade mínima de cada mineral.
Por exemplo, considerando o suplemento I:
Para o mineral A, são necessários no mínimo sachês.
Para o mineral B, são necessários no mínimo sachês.
Para o mineral C, são necessários no mínimo sachês.
Então, são necessários 16 sachês do suplemento I.
Analogamente para os demais suplementos, construímos a seguinte tabela relacionando os suplementos e a quantidade mínima de sachês unitários para atingir o consumo necessário de cada mineral:
Mineral A | Mineral B | Mineral C | Quantidade mínima | |
---|---|---|---|---|
Suplemento I | 16 | 10 | 6 | 16 |
Suplemento II | 1 | 4 | 6 | 6 |
Suplemento III | 4 | 1 | 4 | 4 |
Suplemento IV | 2 | 2 | 2 | 2 |
Suplemento V | 2 | 2 | 1 | 2 |
Multiplicando os preços dos sachês unitários de cada suplemento, obtemos os seguintes gastos:
Suplemento | Gasto em reais |
---|---|
Suplemento I | 32 |
Suplemento II | 18 |
Suplemento III | 15 |
Suplemento IV | 12 |
Suplemento V | 16 |
Portanto, o menor gasto é atingido na compra de sachês do suplemento IV.
Um atleta produz sua própria refeição com custo fixo de R$ 10,00. Ela é composta por 400 g de frango, 600 g de batata-doce e uma hortaliça. Atualmente, os preços dos produtos para essa refeição são:
Refeição |
Frango (kg) |
Batata-doce (kg) |
Hortaliças (unidade) |
R$ 12,50 |
R$ 5,00 |
R$ 2,00 |
Em relação a esses preços, haverá um aumento de 50 no preço do quilograma de batata-doce, e os outros preços não serão alterados. O atleta deseja manter o custo da refeição, a quantidade de batata-doce e a hortaliça. Portanto, terá que reduzir a quantidade de frango.
Qual deve ser a redução percentual da quantidade de frango para que o atleta alcance seu objetivo?
a) |
12,5 |
b) |
28,0 |
c) |
30,0 |
d) |
50,0 |
e) |
70,0 |
Como o preço do quilograma de batata-doce tem um aumento de 50%, então seu novo valor será:
Considerando a nova quantidade, em kg, de frango que esse atleta irá consumir, temos:
Daí, a redução percentual é dada por: