Uma escola iníciou o processo educativo para implantação da coleta seletiva e destino de materiais recicláveis. Para atingir seus objetivos, a instituição planejou;
1) sensibilizar a comunidade escolar. desenvolvendo atividades em sala e extraclasse de maneira contínua;
2) capacitar o pessoal responsável pela limpeza da escola quanto aos novos procedimentos adotados com a coleta seletiva; e
3) distribuir coletores de materiais recicláveis específicos nas salas. pátio e outros ambientes para acondicionamento dos resíduos.
Para completar a ação proposta no ambiente escolar, o que falta ser inserido no planejamento?
a) |
Realizar campanhas educativas de sensibilização em bairros vizinhos para fortalecer a coleta seletiva. |
b) |
Firmar parceria com a prefeitura ou cooperativa de catadores para recolhimento dos materiais recicláveis e destinação apropriada. |
c) |
Organizar visitas ao lixão ou aterro local para identificar aspectos importantes sobre a disposição final do lixo. |
d) |
Divulgar na rádio local, no jornal impresso e nas redes sociais que a escola está realizando a coleta seletiva. |
e) |
Colocar recipientes coletores de lixo reciclável fora da escola para entrega voluntária pela população. |
O planejamento descrito englobou diferentes atores presentes no convívio social da escola em questão e preocupou-se em sensibilizar e oferecer condições para que os procedimentos corretos sejam adotados por toda comunidade escolar. As ações implementadas descritas, no entanto, garantem apenas a parte inicial de toda a cadeia produtiva da reciclagem, que começa na separação dos materiais e acomodação adequada. O próximo passo necessário conta com a atuação das centrais de triagem e cooperativas de catadores que estão em contato direto com indústrias e manufaturas, as quais realizam os processos físicos e químicos próprios da reciclagem de cada grupo de materiais. Dessa forma, o próximo passo a ser adotado pela escola é promover a articulação com as cooperativas, poder público, organizações ou centrais de triagem, para que seja realizado o recolhimento periódico dos materiais separados.
a) Incorreta. A ação para além da escola está fora do ambiente escolar e, embora possa ser positiva, não garante a continuidade da cadeia produtiva da reciclagem.
b) Correta. Como já exposto, a articulação com as entidades citadas permite a continuidade da cadeia produtiva da reciclagem.
c) Incorreta. A ação proposta incrementa a sensibilização e aumenta a chance da participação coletiva no processo, mas não garante a continuidade da cadeia.
d) Incorreta. A iniciativa é informativa e pode atrair mais colaboradores para o processo, porém, não faz a ligação necessária com o processo seguinte da cadeia.
e) Incorreta. A iniciativa pode ser positiva e é válida, porém, o objetivo não pode ser apenas de sensibilização escolar e da comunidade externa; a reciclagem dos materiais coletados precisa se concretizar. A falta de articulação com o poder público ou entidades poderia resultar na coleta de todo esse material e a destinação convencional de todo material inutilmente separado.