Logo ENEM

Questão 98 Enem 2021 - dia 2 - Matemática e Ciências da natureza

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 98

Lixo e efluentes Poluição e interferências humanas

Uma escola iníciou o processo educativo para implantação da coleta seletiva e destino de materiais recicláveis. Para atingir seus objetivos, a instituição planejou;

1) sensibilizar a comunidade escolar. desenvolvendo atividades em sala e extraclasse de maneira contínua;

2) capacitar o pessoal responsável pela limpeza da escola quanto aos novos procedimentos adotados com a coleta seletiva; e

3) distribuir coletores de materiais recicláveis específicos nas salas. pátio e outros ambientes para acondicionamento dos resíduos.

Para completar a ação proposta no ambiente escolar, o que falta ser inserido no planejamento?



a)

Realizar campanhas educativas de sensibilização em bairros vizinhos para fortalecer a coleta seletiva. 

b)

Firmar parceria com a prefeitura ou cooperativa de catadores para recolhimento dos materiais recicláveis e destinação apropriada. 

c)

Organizar visitas ao lixão ou aterro local para identificar aspectos importantes sobre a disposição final do lixo. 

d)

Divulgar na rádio local, no jornal impresso e nas redes sociais que a escola está realizando a coleta seletiva.

e)

Colocar recipientes coletores de lixo reciclável fora da escola para entrega voluntária pela população.

Resolução

O planejamento descrito englobou diferentes atores presentes no convívio social da escola em questão e preocupou-se em sensibilizar e oferecer condições para que os procedimentos corretos sejam adotados por toda comunidade escolar. As ações implementadas descritas, no entanto, garantem apenas a parte inicial de toda a cadeia produtiva da reciclagem, que começa na separação dos materiais e acomodação adequada. O próximo passo necessário conta com a atuação das centrais de triagem e cooperativas de catadores que estão em contato direto com indústrias e manufaturas, as quais realizam os processos físicos e químicos próprios da reciclagem de cada grupo de materiais.  Dessa forma, o próximo passo a ser adotado pela escola é promover a articulação com as cooperativas, poder público, organizações ou centrais de triagem, para que seja realizado o recolhimento periódico dos materiais separados.

a) Incorreta. A ação para além da escola está fora do ambiente escolar e, embora possa ser positiva, não garante a continuidade da cadeia produtiva da reciclagem.

b) Correta. Como já exposto, a articulação com as entidades citadas permite a continuidade da cadeia produtiva da reciclagem.

c) Incorreta. A ação proposta incrementa a sensibilização e aumenta a chance da participação coletiva no processo, mas não garante a continuidade da cadeia.

d) Incorreta. A iniciativa é informativa e pode atrair mais colaboradores para o processo, porém, não faz a ligação necessária com o processo seguinte da cadeia.

e) Incorreta. A iniciativa pode ser positiva e é válida, porém, o objetivo não pode ser apenas de sensibilização escolar e da comunidade externa; a reciclagem dos materiais coletados precisa se concretizar. A falta de articulação com o poder público ou entidades poderia resultar na coleta de todo esse material e a destinação convencional de todo material inutilmente separado.