Logo ENEM

Questão 97 Enem 2021 - dia 2 - Matemática e Ciências da natureza

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 97

Evolução

O polvo mimético apresenta padrões cromáticos e comportamentos muito curiosos. Frequentemente, muda a orientação de seus tentáculos, assemelhando-se a alguns animais. As imagens 1, 3 e 5 apresentam polvos mimetizando, respectivamente, um peixe-linguado (2), um peixe-leão (4) e uma serpente-marinha (6).

NORMAN, M. D.; FINN, J.; TREGENZA, T.Dynamic mimicry in an Indo-Malayan octopus.

In: Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences, n. 268, out. 2001.

Disponível em: www.researchgate.net. Acesso em: 15 mar. 2014 (adaptado).

Do ponto de vista evolutivo, a capacidade apresentada se estabeleceu porque os polvos



a)

originaram-se do mesmo ancestral que esses animais.

b)

passaram por mutações similares a esses organismos.

c)

observaram esses animais em seus nichos ecológicos.

d)

resultaram de convergência adaptativa com essas espécies.

e)

sobreviveram às pressões seletivas com esses comportamentos.

Resolução

O mimetismo é uma estratégia utilizada para fuga da predação no caso das presas, já que o organismo se assemelha morfologicamente a uma outra espécie mais favorecida. No entanto, para animais predadores, o mimetismo pode favorecer a predação, pois o organismo pode se assemelhar a outra espécie que é inofensiva para a presa. A capacidade de mimetismo dos polvos é um comportamento favorecido pela seleção natural, pois aqueles que se confundem com outras espécies de animais tem vantagens na predação e conseguem sobreviver e reproduzir. 

A questão também aborda a convergência adaptativa, processo evolutivo no qual espécie não aparentadas possuem estruturas análogas, que são estruturas semelhantes em morfologia e função, decorrentes de pressão seletiva semelhantes que atuam sobre os organismos. Nesse caso, na ocorrência de convergência evolutiva deveria haver estruturas análogas, ou seja, uma semelhança morfológica entre todos os animais citados.

a) Incorreta. Os animais citados não pertencem ao mesmo filo: o polvo é do filo Mollusca, o peixe-linguado e o peixe-leão são do filo Chordata e a serpente-marinha Echinodermata. Assim, o ancestral comum entre esses animais está evolutivamente muito distante o que não justificaria a semelhança por ancestralidade próxima comum.

b) ​​​​​​​Incorreta. A semelhança morfológica entre o polvo e outros animais é dada por meio da capacidade de mimetismo do polvo. As mutações similares poderiam levar ao desenvolvimento de características morfológicas semelhantes que seriam selecionadas positivamente pelo ambiente, mas nesse caso o polvo não apresenta um único padrão de coloração. Contrariamente, a coloração é variável o que permite que se assemelhe a diferentes espécies.

c) Incorreta. O nicho ecológico é a função desempenhada pela espécie no ambiente, incluindo as relações ecológicas estabelecidas e condições necessárias para a sobrevivência. O polvo não possui o mesmo nicho ecológico que os outros animais citados na questão.

d) Incorreta. ​​​​​​​No processo de convergência adaptativa os organismos possuem características análogas que são selecionadas em ambientes com a mesma pressão seletiva. Nesse caso, o mimetismo do polvo ocorre com diferentes espécies animais, sendo que o polvo varia suas características e não apresenta apenas uma morfologia. Para que essa afirmativa fosse válida, deveria haver analogia de estruturas, ou seja, semelhanças morfológicas selecionadas pelo meio entre todos os animais citados.

e) ​​​​​​​Correta. O comportamento mimético foi selecionado evolutivamente, sendo que a semelhança com outras espécies animais favoreceu positivamente os polvos que tinham a capacidade de realizar o mimetismo. Os animais com essa capacidade aumentaram suas chances de predação, sobrevivência e passaram adiante essas características por meio da reprodução.