Logo ENEM

Questão 99 Enem 2021 - dia 2 - Matemática e Ciências da natureza

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 99

Sequenciamento de DNA

Os búfalos são animais considerados rústicos pelos criadores e, por isso, são deixados no campo sem controle reprodutivo. Por causa desse tipo de criação a consanguinidade é favorecida, proporcionando o aparecimento de enfermidades, como o albinismo, defeitos cardíacos, entre outros. Separar os animais de forma adequada minimizaria a ocorrência desses problemas.

DAMÉ, M. C. F.; RIET-CORREA, F.; SCHILO, A. L. Pesq. Vol Bras. n. 7, 2013 (adaptado).

Qual procedimento biotecnológico prévio é recomendado nessa situação?



a)

Transgenia.

b)

Terapia gênica.

c)

Vacina de DNA.

d)

Clonagem terapêutica.

e)

Mapeamento genético.

Resolução

Para responder à questão, o candidato deveria atentar ao fato de se tratar de um procedimento biotecnológico prévio, ou seja, um procedimento antes que ocorram os cruzamentos consanguíneos responsáveis pelo favorecimento da ocorrência de fenótipos indesejáveis pelos criadores. Com a aplicação do método biotecnológico, seria possível separar os animais em ambientes distintos, de acordo com o genótipo, evitando os cruzamentos consanguíneos.

a) Incorreta. A transgenia consiste em um método de manipulação genética no qual há inserção de um gene exógeno em um ser vivo de outra espécie, um búfalo, no caso. Usualmente, esta técnica é utilizada como ferramenta de melhoramento genético para provocar o aparecimento de um fenótipo desejado, como, por exemplo, a produção de leite com maior teor proteico mediante a inserção de um gene que provocasse tal alteração. Considerando a situação-problema exposta no enunciado, a manipulação genética através da transgenia não resolveria o problema dos cruzamentos consanguíneos.

b) Incorreta. A terapia gênica consiste em um método de biotecnologia no qual há a manipulação de um gene para obter um efeito terapêutico, no sentido de curar o animal de uma doença através de tal manipulação. Caso fosse realizada para resolver o problema do enunciado, a terapia gênica não seria um procedimento prévio, mas sim, um procedimento realizado no animal com a enfermidade gerada a partir do cruzamento consanguíneo.

c) Incorreta. Assim como as vacinas tradicionais, a vacina de DNA é um método preventivo contra enfermidades causadas por agentes externos, como vírus, bactérias, protozoários e outros agentes. A vacina não é uma medida utilizada para evitar doenças genéticas que podem aparecer como resultado da consanguinidade, e a aplicação de vacinas nos rebanhos não provocaria separação dos animais para evitar os cruzamentos consanguíneos.

d) Incorreta. A clonagem terapêutica consiste em uma técnica na qual a partir de células somáticas (2n) de um animal, são formados embriões de onde serão obtidas células-tronco. Posteriormente, tais células seriam induzidas à diferenciação em laboratório, originando o tipo celular responsável por minimizar ou curar uma enfermidade. A aplicação desta técnica antes do cruzamento não iria reduzir a frequência de ocorrência de enfermidades ocasionadas pela consanguinidade.

e) Correta. O mapeamento genético consiste no sequenciamento das bases nitrogenadas do genoma dos seres vivos. Através desta técnica é possível identificar mutações e outras variantes gênicas responsáveis pela ocorrência de enfermidades. Para o mapeamento ser feito, basta obter células sanguíneas dos búfalos, extrair o DNA e submeter as moléculas à técnica do sequenciamento genético. Cientes dos resultados e das variantes genéticas de cada búfalo, os animais poderiam ser confinados à áreas diferentes que reduzissem a ocorrência de cruzamentos consanguíneos e, consequentemente, o nascimento de animais com fenótipos e enfermidades indesejáveis.