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Enem 2020 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas


Questão 20 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

textos literários

Viajo Curitiba das conferências positivistas, elas são onze em Curitiba, há treze no mundo inteiro; do tocador de realejo que não roda a manivela desde que o macaquinho morreu; dos bravos soldados do fogo que passam chispando no carro vermelho atrás do incêndio que ninguém não viu, esta Curitiba e a do cachorro-quente com chope duplo no Buraco do Tatu eu viajo.

Curitiba, aquela do Burro Brabo, um cidadão misterioso morreu nos braços da Rosicler, quem foi? quem não foi? foi o reizinho do Sião; da Ponte Preta da estação, a única ponte da cidade, sem rio por baixo, esta Curitiba viajo.

Curitiba sem pinheiro ou céu azul, pelo que vosmecê é - província, cárcere, lar -, esta Curitiba, e não a outra para inglês ver, com amor eu viajo, viajo, viajo.

TREVISAN, D. Em busca de Curitiba perdida, Rio de Janeiro: Record, 1992.

A tematização de Curitiba é frequente na obra de Dalton Trevisan. No fragmento, a relação do narrador com o espaço urbano é caracterizada por um olhar



a)

destituído de afetividade, que ironiza os costumes e as tradições da sociedade curitibana.

b)

marcado pela negatividade, que busca desconstruir perspectivas habituais de representação da cidade.

c)

carregado de melancolia, que constata a falta de identidade cultural diante dos impactos da urbanização.

d)

embevecido pela simplicidade do cenário, indiferente à descrição de elementos de reconhecido valor histórico.

e)

distanciado dos elementos narrados, que recorre ao ponto de vista do viajante como expressão de estranhamento

Resolução

a) Incorreta. O narrador mantém uma relação afetiva com a cidade, o que é claramente exposto no final do texto (“esta Curitiba [...] com amor eu viajo, viajo, viajo.”). Os costumes e as tradições da sociedade curitibana não são ironizados, mas explorados em sua singularidade.

b) Incorreta. De fato, o narrador busca perspectivas não habituais de representação da cidade, revelando facetas de Curitiba pouco prestigiadas, desconhecidas de quem não é habitante da cidade. Porém, isso não é feito com negatividade, mas com identificação e cumplicidade com o espaço urbano.

c) Incorreta. Não há um tom melancólico no discurso do narrador, mas amoroso. Ele apresenta aspectos culturais de Curitiba que mantêm a sua identidade cultural.

d) Correta. Ao descrever elementos do espaço e da cultura curitibana, o narrador afasta-se das referências turísticas tradicionais e valorizadas (“esta Curitiba, e não a outra para inglês ver”) e mostra-se encantado com aspectos simples da cidade, como um tocador de realejo sem o seu macaco, o cachorro-quente e o chope duplo e a ponte sem rio por baixo.

e) Incorreta. A imagem do viajante não distancia o narrador dos elementos narrados, nem expressa seu estranhamento. Ao “percorrer” o espaço urbano curitibano, demonstra uma profunda intimidade com a cidade.

Questão 21 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

intertexto

TEXTO I

É pau, é pedra, é o fim do caminho
É um resto de toco, é um pouco sozinho
É um caco de vidro, é a vida, é o sol
É a noite, é a morte, é o laço, é o anzol
É peroba-do-campo, é o nó da madeira
Caingá, candeia, é o matita-pereira

TOM JOBIM. Águas de março. O Tom de Jobim e o tal de João Bosco (disco de bolso).
Salvador. Zen Produtora, 1972 (fragmento).

TEXTO II

A inspiração súbita e certeira do compositor serve ainda de exemplo do lema antigo: nada vem do nada. Para ninguém, nem mesmo para Tom Jobim. Duas fontes são razoavelmente conhecidas. A primeira é o poema O caçador de esmeraldas, do mestre parnasiano Olavo Bilac: "Foi em março, ao findar da chuva, quase à entrada/ do outono, quando a terra em sede requeimada/ bebera longamente as águas da estação [...]". E a outra é um ponto de macumba, gravado com sucesso por J. B. Carvalho, do Conjunto Tupi: "E pau, é pedra, é seixo miúdo, roda a baiana por cima de tudo". Combinar Olavo Bilac e macumba já seria bom; mas o que se vê em Águas de março vai muito além: tudo se transforma numa outra coisa e numa outra música, que recompõem o mundo para nós.

NESTROVSKI, A. O samba mais bonito do mundo. In: Três canções de Tom Jobim.
São Paulo: Cosac Naify, 2004.

Ao situar a composição no panorama cultural brasileiro, o Texto Il destaca o(a)



a)

diálogo que a letra da canção estabelece com diferentes tradições da cultura nacional.

b)

singularidade com que o compositor converte referências eruditas em populares.

c)

caráter inovador com que o compositor concebe o processo de criação artística.

d)

relativização que a letra da canção promove na concepção tradicional de originalidade.

e)

resgate que a letra da canção promove de obras pouco conhecidas pelo público no país.

Resolução

a) Correta. De acordo com o Texto II, há na letra da canção Águas de março um diálogo intertextual com ao menos dois textos: um poema do parnasiano Olavo Bilac e “um ponto de macumba, gravado com sucesso por J. B. Carvalho”. Dessa forma, a composição de Tom Jobim mistura elementos de diferentes tradições da cultura nacional: a referência erudita e acadêmica a Bilac e a incorporação de um canto religioso pertencente a uma religião afro-brasileira.

b) Incorreta. O Texto II destaca o modo como são misturadas, em Águas de março, referências eruditas (poema de Olavo Bilac) e populares (ponto de macumba), e não como as eruditas são convertidas em populares.

c) Incorreta. Segundo o Texto II, “A inspiração súbita e certeira do compositor serve ainda de exemplo do lema antigo: nada vem do nada.”. Assim, o processo de criação artística pautado na intertextualidade não pode ser considerado inovador, pois é um expediente já amplamente usado por outros artistas.

d) Incorreta. Conforme apontado na letra anterior, o recurso usado na composição da letra da canção, ao apropriar-se de elementos de outras obras, não relativiza uma concepção tradicional de originalidade, mas segue um “lema antigo”.

e) Incorreta. Embora as obras referidas possam ser desconhecidas por parte do público brasileiro, não há no Texto II menção à ideia de resgatá-las, mas ao reaproveitamento de fontes culturais tão diversas.

Questão 22 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Pressupostos e Subentendidos

Deu vontade de jogar, mas não sabe como reunir os amigos...

Muitas vezes é difícil encontrar grupos para bater uma bola. Em função disso, estão sendo disponibilizados aplicativos que reúnem times e reservam espaços para os adeptos da paixão nacional. Num exemplo dessas iniciativas, é possível organizar uma partida de futebol, se inscrever para participar de um jogo, alugar campos e quadras, convidar jogadores. O aplicativo tem dois tipos de usuários: um que o usa como ferramenta de gestão do grupo, convidando amigos para jogar, vendo quem confirmou e avaliando os jogos. Outro usuário é o que busca partidas perto de onde ele está, caso de pessoas que estão de passagem numa cidade.

BENEDICTO, M.; MARLI, M. Bola na rede. Retratos:
a revista do IBGE, n. 2, 2017 (adaptado).


A inter-relação entre tecnologia e sociedade tem estimulado a criação de aplicativos. Nesse texto, isso é percebido pelo desenvolvimento de aplicativos para



a)

organização de eventos de competições esportivas.

b)

agendamento de viagens para eventos de esporte amador.

c)

mapeamento dos interesses dos praticantes acerca dos esportes.

d)

identificação da escassez de espaços para a vivência dos esportes.

e)

formação de grupos em comunidades virtuais para a prática esportiva.

Resolução

As sociedades podem ser pensadas e avaliadas de muitas maneiras. Umas delas é através de suas relações com a tecnologia e o desenvolvimento tecnológico. A inter-relação entre as duas coisas permite uma leitura mais apurada das dinâmicas coletivas. O excerto nos traz um pouco disso, mostrando como os aplicativos têm ajudado na formação de grupos em comunidades virtuais, prontas para a prática esportiva (nesse caso, a prática futebolística), o que nos leva à alternativa "E" como correta.

Há de se notar que o enunciado, em outras palavras, pergunta pelo objetivo dos aplicativos mencionados, pergunta por sua finalidade. Assim, não podemos dizer, por exemplo, que os aplicativos virtuais foram criados para "identificar a escassez de espaços para a vivência de jogos", como sugere a alternativa "D". Ou seja, essa não era a finalidade dos aplicativos descritos no texto "Bola na rede". Também não poderíamos dizer que tais aplicativos buscam, tão somente, um "mapeamento dos interesses dos praticantes acerca dos esportes", como sugere a alternativa "C". A segunda linha do texto já diz: "aplicativos que reúnem times", ou seja, não só mapeiam, mas reunem. Igualmente incorretas seriam as alternativas "A" e "B" que sugerem, respecivamente, que os aplicativos foram desenvolvidos para competições (como se o jogo de futebol só pudesse ser praticado como disputa e não como lazer, por exemplo) ou para agendamento de viagens de um único nível esportivo: o amador.

Questão 23 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Arte Contemporânea

TEXTO I

                                           

HIRST, D. Mother and Child. Bezerro dividido em duas partes: 1029 x 1689 x 625mm, 1993 (detalhe). Vidro, aço pintado, silicone, acrilico,monofilamento, aço inoxidável, bezerro e solução de formaldeído.

 

TEXTO II

O grupo Jovens Artistas Britânicos (YABs), que surgiu no final da década de 1980, possui obras diversificadas que incluem fotografias, instalações, pinturas e carcaças desmembradas. O trabalho desses artistas chamou a atenção no final do período da recessão, por utilizar materiais incomuns, como esterco de elefantes, sangue e legumes, o que expressava os detritos da vida e uma atmosfera de niilismo, temperada por um humor mordaz.

Disponível em: http://damienhirst.com. Acesso em: 15 jul. 2015. FARTHING, S. Tudo sobre arte. Rio de Janeiro: Sextante, 2011 (adaptado).

 

A provocação desse grupo gera um debate em torno da obra de arte pelo(a) 




a)

recusa a crenças, convicções, valores morais, estéticos e políticos na história moderna.

 

b)

frutífero arsenal de materiais e formas que se relacionam com os objetos construídos.

c)

economia e problemas financeiros gerados pela recessão que tiveram grande impacto no mercado. 

 

d)

influência desse grupo junto aos estilos pós-modernos que surgiram nos anos 1990.

e)

interesse em produtos indesejáveis que revela uma consciência sustentável no mercado.

 

 

 

Resolução

a) Incorreta. Os trabalhos de Damien Hirst apresentam uma relação grande com seu tempo e uma complexidade na exploração dos materiais. Fatos que são valorizados no campo artístico desde o surgimento do modernismo. A ousadia do artista não é uma recusa aos valores estéticos modernos e contemporâneos de arte, pelo contrário, é uma potencialização.

b) Correta. Como o trabalho do artista Damien Hirst utiliza materiais grotescos, como esterco, sangue, cadáveres etc., causa uma grande estranheza em grande parte do público, pois não são materiais que a maior parte dos espectadores entendem como materiais de arte, pelo contrario, são matérias repulsivas.

c) Incorreta. Como a imagem do trabalho não apresenta referências diretas que refletem economia e problemas financeiros, mas sim traz materiais escatológicos e viscerais, o debate da obra em questão circula em torno da estranheza de suas matérias escolhidas para produzirem o objeto artístico.

d) Incorreta. O estilo pós-moderno surge e cresce independente do coletivo artístico de Damien Hirst e se sustenta na ideia de poder utilizar novas técnicas artísticas, bem como técnicas  e materiais clássicos de arte, questões essas que não tangenciam os trabalhos de Hirst.

e) Incorreta. Já que a questão aponta para "um debate em torno da obra de arte", pode-se dizer que os materiais indesejáveis em questão são escatológicos e portanto a reflexão primária não se direciona ao que é sustentável, mas sim sobre a utilização de materiais não banais e, principalmente, indesejáveis.

Questão 24 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Funções da Linguagem

Vou-me embora p'ra Pasargada foi o poema de mais longa gestação em toda a minha obra. Vi pela primeira vez esse nome Pasárgada quando tinha os meus dezesseis anos e foi num autor grego. [...] Esse nome de Pasárgada, que significa "campo dos persas" ou "tesouro dos persas", suscitou na minha imaginação uma paisagem fabulosa, um país de delícias, como o de L'invitation au Voyage, de Baudelaire. Mais de vinte anos depois, quando eu morava só na minha casa da Rua do Curvelo, num momento de fundo desânimo, da mais aguda sensação de tudo o que eu não tinha feito em minha vida por motivo da doença, saltou-me de súbito do subconsciente este grito estapafúrdio: "Vou-me embora p'ra Pasárgada!" Senti na redondilha a primeira célula de um poema, e tentei realizá-lo, mas fracassei. Alguns anos depois, em idênticas circunstâncias de desalento e tédio, me ocorreu o mesmo desabafo de evasão da "vida besta". Desta vez o poema saiu sem esforço como se já estivesse pronto dentro de mim. Gosto desse poema porque vejo nele, em escorço, toda a minha vida; [...] Não sou arquiteto, como meu pai desejava, não fiz nenhuma casa, mas reconstruí e "não de uma forma imperfeita neste mundo de aparências", uma cidade ilustre, que hoje não é mais a Pasárgada de Ciro, e sim a "minha" Pasárgada.

BANDEIRA, M. Itinerario de Pasargada, Rio de Janeiro: Nova Fronteira; Brasilia: INL, 1984

Os processos de interação comunicativa preveem a presença ativa de múltiplos elementos da comunicação, entre os quais se destacam as funções da linguagem. Nesse fragmento, a função da linguagem predominante é a

 

 



a)

emotiva, porque o poeta expõe os sentimentos de angústia que o levaram à criação poética.

 

 

 

b)

referencial, porque o texto informa sobre a origem do nome empregado em um famoso poema de Bandeira. 

 

 

c)

metalinguistica, porque o poeta tece comentários sobre a gênese e o processo de escrita de um de seus poemas.

 

 

d)

poética, porque o texto aborda os elementos estéticos de um dos poemas mais conhecidos de Bandeira. 

 

 

e)

apelativa, porque o poeta tenta convencer os leitores sobre sua dificuldade de compor um poema.

 

 

Resolução

a. Incorreta. A função emotiva (cujo foco são os sentimentos do emissor da mensagem) ocorre de maneira pontual no texto, por exemplo, ao pontuar momentos de “desalento e tédio” que originaram a vontade do autor de criar o poema.

b. Incorreta. Apenas a menção a um dado presente no texto não é suficiente para sustentar a “predominância” da objetividade característica da função referencial.  

c. Correta. Predomina no texto a metalinguagem, presente na realização de diversos apontamentos sobre a processo de criação do texto, tais como: o tempo que levou para concluir a escrita, a curiosidade em relação à palavra Pasárgada, o número de tentativas até a conclusão do texto, etc.

d. Incorreta. O objetivo do texto não é o de desenvolver uma forma diferenciada e inovadora de transmitir a mensagem – explorando sonoridade ou conotação da palavras, por exemplo.

e. Incorreta. O uso de verbos no modo imperativo, o que marca a função apelativa, não é recorrente no texto. Além disso, o objetivo do poeta não é o de convencer os leitores.

Questão 25 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Preposição variante não-padrão

A frase, título do filme, reproduz uma variedade linguística recorrente na fala de muitos brasileiros.

Essa estrutura caracteriza-se pelo(a)



a)

uso de uma marcação temporal.

 

b)

  imprecisão do referente de pessoa. 

 

 

c)

organização interrogativa da frase. 

 

 

d)

utilização de um verbo de ação. 

 

 

e)

apagamento de uma preposição.

 

Resolução

a) Incorreta. A marcação temporal está presente em diversas variedades linguísticas, não apenas na modalidade oral.

b) Incorreta. O referente “ela”, embora impreciso quando descontextualizado do enredo do filme, não reproduz uma característica recorrente da oralidade.

c) Incorreta. A organização interrogativa está presente em diversas variedades linguísticas, não apenas na modalidade oral.

d) Incorreta. A utilização de verbos de ação ocorre em diversas variedades linguísticas, não apenas na oralidade.

e) Correta. No título do filme, ocorre um apagamento da preposição “a” exigida pelo verbo voltar, construção típica da oralidade. Na norma padrão, para obedecer às regras de regências, a construção assim ficaria: “A que horas ela volta?”.  

Questão 26 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

textos jornalísticos

Por que a indústria do empreendedorismo de palco irá destruir você 

Se, antigamente, os livros, enormes e com suas setecentas páginas, cuspiam fórmulas, equações e cálculos que te ensinavam a lidar com o fluxo de caixa da sua empresa, hoje eles dizem: "Você irá chegar lá! Acredite, você irá vencer!".

Mindset, empoderamento, millennials, networking, coworking, deal, business, deadline, salesman com perfil hunter... tudo isso faz parte do seu vocabulário. O pacote de livros é sempre idêntico e as experiências são passadas da mesma forma: você está a um único centímetro da vitória. Não pare!

Se desistir agora, será para sempre. Tome, leia a estratégia do oceano azul. Faça mais uma mentoria, participe de mais uma sessão de coaching. O problema é que o seu mindset não está ajustado. Você precisa ser mais proativo. Vamos fazer mais um powermind ? Eu consigo um precinho bacana para você...

CARVALHO, I. C. Disponivel em: https://medium.com.

Acesso em: 17 ago 2017 (adaptado).

De acordo com o texto, é possível identificar o "empreendedor de palco" por

 

 



a)

livros por ele indicados. 

 

 

b)

suas habilidades em língua inglesa. 

 

 

c)

experiências por ele compartilhadas.

 

 

d)

padrões de linguagem por ele utilizados. 

 

 

e)

preços acessíveis de seus treinamentos.

 

 

Resolução

a) Incorreta. Pela leitura do texto, é possível depreender que a indicação de livros e o relato de experiências têm como objetivo motivar os possíveis clientes a não desistirem de empreender, o que ilustra uma das estratégias usadas pelos empreendedores de palco. Em vista disso, o mero uso desses recursos não caracteriza esses profissionais, mas, sim, o intuito por trás desse método de persuasão.

b) Incorreta. O uso de vocabulário em língua inglesa é um dos recursos linguísticos que caracteriza os empreendedores de palco, mas não o único. Para essa identificação, o autor indica um conjunto de fatores.

c) Incorreta. Assim como mencionado na alternativa A, a mera indicação de livros e o relato de experiências não caracterizam esses profissionais, mas, sim, ilustram métodos de persusão utilizados por eles.

d) Correta. O título do texto faz menção ao “empreendedorismo de palco”, que surgiu após uma mudança de mercado na área do empreendedorismo. Segundo o autor, se antes os empreendedores “cuspiam fórmulas, equações e cálculos” que ensinavam a lidar com o fluxo de caixa, atualmente a postura é outra: agora, os novos empreendedores usam como estratégia frases motivacionais como “Você irá chegar lá! Acredite, você vai vencer!”. Somados a essa técnica, é utilizada uma série de termos estrangeiros (“mindset”, “networking”, “deadline”) e de imperativos (“Não pare!”, “Tome, leia”, “Faça”). O intuito por trás dessa estratégia, segundo o autor, é convencer os interessados a investirem em cursos e/ou orientações dos “especialistas” (como uma sessão de mindset, coaching ou powermind). Assim, são esses usos linguísticos que caracterizam o “empreendedor de palco”, o que o distingue dos demais profissionais.

e) Incorreta. Não é possível sustentar que o preço dos treinamentos seja necessariamente acessível. O trecho final do texto “Eu consigo um precinho bacana para você” ilustra uma estratégia persuasiva dos empreendedores de palco, que buscam motivar prováveis clientes para, então, vender seus produtos.

Questão 27 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Literatura Contemporânea Arte Contemporânea brasileira

Sou o coração do folclore nordestino

Eu sou Mateus e Bastião do Boi-bumba

Sou o boneco de Mestre Vitalino Dançando uma ciranda em Itamaracá

Eu sou um verso de Carlos Pena Filho 

Num frevo de Capiba 

Ao som da Orquestra Armorial 

Sou Capibaribe

Num livro de João Cabral 

Sou mamulengo de São Bento do Una

Vindo no baque solto de maracatu

Eu sou um auto de Ariano Suassuna

No meio da Feira de Caruaru 

Sou Frei Caneca do Pastoril do Faceta 

Levando a flor da lira Pra Nova Jerusalém 

Sou Luiz Gonzaga

E sou do mangue também 

Eu sou mameluco, sou de Casa Forte 

Sou de Pernambuco, sou o Leão do Norte 

LENINE PINHEIRO, P.C. Leão do Norte. In: LENINE; SUZANO, M. Olho de peixe.

São Paulo: Velas, 1993 (fragmento).

O fragmento faz parte da canção brasileira contemporânea e celebra a cultura popular nordestina. Nele, o artista exalta as diferentes manifestações culturais pela

 



a)

valorização do teatro, música, artesanato, literatura, dança, personagens históricos e artistas populares, compondo um tecido diversificado e enriquecedor da cultura popular como patrimônio regional e nacional. 

 

 

b)

identificação dos lugares pernambucanos, manifestações culturais, como o bumba meu boi, as cirandas, os bonecos mamulengos e heróis locais, fazendo com que essa canção se apresente como uma referência à cultura popular nordestina. 

 

 

c)

exaltação das raízes populares, como a poesia, a literatura de cordel e o frevo, misturadas ao erudito, como a Orquestra Armorial, compondo um rico tecido cultural, que transforma o popular em erudito. 

 

 

d)

caracterização das festas populares como identidade cultural localizada e como representantes de uma cultura que reflete valores históricos e sociais próprios da população local.

 

 

e)

apresentação do Pastoril do Faceta, do maracatu, do bumba meu boi e dos autos como representação da musicalidade e do teatro popular religioso, bastante comum ao folclore brasileiro.

 

Resolução

a) Correta. O enunciado afirma que a canção de Lenine celebra a cultura popular nordestina, exaltando as diferentes manifestações culturais. A “alternativa A” corresponde a essas afirmações, mencionando que a letra valoriza diferentes manifestações culturais de Pernambuco. Logo em seguida, segue-se uma listagem bastante completa das expressões culturais mencionadas na canção, tais como o teatro (Ariano Suassuna), a música (Orquestra Armorial e Luís Gonzaga), o artesanato (Mestre Vitalino), a literatura (Carlos Pena Filho e João Cabral de Melo Neto), personagens históricos (Frei Caneca do Pastoril). Tais referências compõem um diversificado repertório cultural não apenas de Pernambuco e do Nordeste – referido no primeiro verso, “sou o coração do folclore nordestino" - , mas também do Brasil, uma vez que, de acordo com o enunciado, trata-se de um fragmento da canção brasileira contemporânea.

b) Incorreta. Esta alternativa considera que a canção faz apenas a identificação dos lugares pernambucanos e de suas manifestações culturais, constituindo-se tão somente numa referência à cultura popular nordestina. Não há nenhuma menção à celebração e à exaltação da cultura popular nordestina e de suas manifestações culturais, o que não atende ao comando do enunciado, em especial à consideração de que a letra de Lenine celebra e exalta tais manifestações

c) Incorreta. O Movimento Armorial surgiu no início dos anos de 1970, no Recife, sob a liderança do dramaturgo Ariano Suassuna, com o objetivo de reunir as diversas manifestações artísticas nordestinas, tais como a literatura de cordel, as artes plásticas, o teatro popular e a música de repentistas e cantadores, de modo a dar-lhes uma expressão erudita e elevada. A proposta era fazer com que o Brasil descobrisse a si mesmo, olhando para sua própria arte e cultura. Dessa forma, seus idealizadores pretendiam romper as barreiras e divisões que separavam o erudito do popular, propondo a criação de uma cultura que se alimentasse das mais autênticas expressões culturais do povo nordestino. Tendo isso em vista, a alternativa erra ao considerar que esse movimento em si representa a arte erudita em contraponto com a popular.

d) Incorreta. Esta alternativa se equivoca ao considerar que as festas populares mencionadas na canção refletem uma identidade localizada de uma cultura com valores históricos e sociais próprios da população local. O primeiro verso da canção afirma “sou o coração do folclore nordestino”, evidenciando que as manifestações culturais mencionadas são um patrimônio de toda a região e não apenas de Pernambuco.

e) Incorreta. As manifestações culturais mencionadas são características da cultura popular pernambucana e nordestina, não podendo ser entendidas como representativas de todo o folclore brasileiro.

Questão 28 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

textos publicitários

Disponível em: www.facebook.com/ministeriodoesporto. Acesso em: 7 dez de 2017.

Esse anúncio publicitário propõe soluções para um problema social recorrente, ao

 



a)

promover ações de conscientização para reduzir a violência de gênero em eventos esportivos. 

 

 

b)

estimular o compartilhamento de políticas públicas sobre a igualdade de gênero no esporte. 

 

 

c)

divulgar para a população as novas regras complementares para as torcidas de futebol. 

 

 

d)

informar ao público masculino as consequências de condutas ofensivas. 

 

e)

regulamentar normas de boa convivência nos estádios.

 

 

 

Resolução

a) Correta. O anúncio publicitário tem como intuito minimizar o desrespeito às mulheres em torcidas de eventos esportivos. Para isso, propõe-se certas ações de conscientização, tanto para homens quanto para mulheres. Segundo o anúncio, “Conversar” e “Torcer juntos” são boas atitudes, enquanto “Tocar sem permissão” e “Empurrar” ilustram comportamentos inadequados. Frente a eles, há um estímulo à denúncia, que pode ser realizada pelo Disque 180.

b) Incorreta. O cartaz não traz políticas públicas que estimulem a igualdade de gênero no esporte, mas, sim, medidas de conscientização.

c) Incorreta. Não se tratam de regras, mas orientações para o bom convívio em torcidas esportivas.

d) Incorreta. A divulgação da campanha é direcionada ao público geral, ou seja, o conhecimento do Disque Denúncia atinge o público masculino e feminino. O texto do anúncio, inclusive, interpela as mulheres: “Se sentiu desrespeitada? Denuncie: disque 180”. Em vista disso, é inadequado afirmar que a publicidade informa apenas ao público masculino quanto às medidas punitivas.

e) Incorreta. O anúncio publicitário tem caráter meramente informativo. Não ocorre a regulamentação de normas ou procedimentos em eventos esportivos.

Questão 29 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Literatura Contemporânea Estilo

Eu tenho empresas e sou digno do visto para ir a Nova York. O dinheiro que chove em Nova York é para pessoas com poder de compra. Pessoas que tenham um visto do consulado americano. O dinheiro que chove em Nova York também é para os nova-iorquinos. São milhares de dólares. [...] Estou indo para Nova York, onde está chovendo dinheiro. Sou um grande administrador. Sim, está chovendo dinheiro em Nova York. Deu no rádio. Vejo que há pedestres invadindo a via onde trafega o meu carro vermelho, importado da Alemanha. Vejo que há carros nacionais trafegando pela via onde trafega o meu carro vermelho, importado da Alemanha. Ao chegar em Nova York, tomarei providências.

SANT'ANNA, A. O importado vermelho de Noé. In: MORICONI, I. (Org.).

Os cem melhores contos, Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. 

As repetições e as frases curtas constituem procedimentos linguísticos importantes para a compreensão da temática do texto, pois 

 



a)

expressam a futilidade do discurso de poder e de distinção do narrador. 

 

 

b)

disfarçam a falta de densidade das angústias existenciais narradas. 

 

 

c)

ironizam a valorização da cultura norte-americana pelos brasileiros. 

 

 

d)

explicitam a ganância financeira do capitalismo contemporâneo. 

 

 

e)

criticam os estereótipos sociais das visões de mundo elitistas.

 

Resolução

a) Correta. O enunciado chama a atenção para o modo como o trabalho linguístico do texto contribui para a formatação de seu sentido. Analisando o excerto apresentado, verifica-se que as repetições e as frases curtas são procedimentos responsáveis pela produção de um texto limitado, com ideias pouco desenvolvidas, que giram em torno dos mesmos assuntos: visto para Nova York, dinheiro, poder de compra, “chover dinheiro em Nova York” e “carro vermelho importado da Alemanha”. Ao que parece, o narrador não é capaz de produzir uma expressão linguística mais elaborada capaz de revelar uma visão de mundo mais ampla. Isso ocorre pois ele se preocupa apenas com esses símbolos de status e poder econômico, o que evidencia sua futilidade, expressa por um discurso fragmentado e repetitivo.

b) Incorreta. Como exposto no item A, o narrador é caracterizado pela futilidade, o que significa que ele não manifesta angústias existenciais, preocupando-se apenas com sua imagem social, sustentada por símbolos externos de poder e distinção social.

c) Incorreta. No texto, não há evidências de que o comportamento do narrador seja representativo da totalidade dos brasileiros. Seria possível afirmar que ele representa a ideologia de uma determinada classe social, apenas.

d) Incorreta. O fragmento apresentado retrata a ganância de um personagem que acredita ser superior por ter poder de compra e um visto que lhe permite ir para Nova York. O texto não chega a apresentar elementos analíticos que expliquem as complexidades do capitalismo contemporâneo.

e) Incorreta. A alternativa menciona um aspecto temático do texto, não havendo relação entre os procedimentos linguísticos de repetições e frases curtas com a crítica a estereótipos sociais das visões de mundo elitistas.