Logo ENEM

Enem 2020 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas


Questão 80 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Uso da água e impactos ambientais Hidrografia Agricultura

A demanda mundial para a produção de alimentos aumenta progressivamente a taxas muito altas. Atualmente, na maioria dos países, continentes e regiões, a água consumida na agricultura é cerca de 70% da disponibilidade total.

TUNDISI, J. G. Recursos hídricos no futuro: problemas e soluções.
Estudos avançados, n.  63,  2008 (adaptado).

Para que  haja a redução da pressão sobre o recurso natural mencionado, a expansão da agricultura demanda melhorias no(a)

 



a)

fertilização química do solo.

b)

escoamento hídrico do terreno.

c)

manutenção de poços artesianos.

d)

eficiência das técnicas de irrigação.

e)

velocidade das máquinas colheitadeiras.

Resolução

O enunciado da questão apresenta a problemática da produção de alimentos relacionada a  maior demanda por água no setor agrícola. A leitura atenta do excerto nos leva a perceber que o problema do aumento expressivo de demanda produtiva de alimentos e a pressão que é exercida sobre os recursos hídricos regionais é o foco analítico da questão. Dessa forma, discorre-se que:

a) Incorreta. A alternativa nos induz a trabalhar com a ideia de que o problema produtivo no setor agrícola apresentado no texto seria o da escassez de fertilidade nos solo, mas na verdade o problema apresentado remete à questão da disponibilidade  hídrica.

b) Incorreta. O problema produtivo no setor agrícola apresentado no texto remete ao aspecto da disponibilidade hídrica e não ao tipo de de escoamento hídrico observado na superfície.

c) Incorreta. O enunciado não apresenta informações sobre a existência de aquíferos, estruturas rochosas que armazenam água em subsolo e que  podem fornecer água por meio da instalação de poços artesianos. Dessa forma, a construção de mais poços artesianos poderia implicar no aumento da pressão sobre os recursos hídricos de uma região.

d) Correta. A alternativa nos induz a trabalhar com a ideia de que o problema apresentado remete a questão da disponibilidade hídrica que pode cada vez mais aproximar-se da escassez, sendo assim é viável pensar que utilizar os recursos existentes com competência, tecnologia e eficiência poderia trazer longevidade produtiva e sobrevida aos recursos hídricos existentes. Por isso, aplicar técnicas de irrigação eficiente seria uma medida que reduziria o impacto sobre os recursos hídricos utilizados na atividade agrícola.

e) Incorreta. A  velocidade das máquinas colheitadeiras não possui relação com aumento ou diminuição do uso da água na produção agrícola.

Questão 81 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Nova Ordem Mundial (Conflitos contemporâneos)

No caso de Departamento de Defesa dos Estados Unidos, a ênfase está posta no traçado de uma estratégia geral de desarticulação, não só dos inimigos reais como dos potenciais, inserida na concepção preventiva que supõe que a mínima de  dissidência é um sinal de perigo e de guerra futura.  Deve-ser ter capacidade para responder a uma guerra convencional tanto quanto para enfrentar um inimigo difuso, atentando simultaneamente para todas as áreas geográficas do planeta. Trata-se, sem dúvida, da estratégia com pretensões mais abrangentes que se desenvolveu até agora.

CECEÑA, A. E. Hegemonia e emancipação no século XXI.
Buenos Aires: Ciacso, 2005 (adaptado).

Tomando o texto como parâmetro, qual tendência contemporânea impulsiona a formulação de estratégias mais abrangentes por parte do Estado americano?

 



a)

Erradicação dos conflitos em territórios.

b)

Propagação de organização em redes.

c)

Eliminação das diferenças regionais.

d)

Ampliação de modelo demográfico.

e)

Projeção da diplomacia mundial.

Resolução

O texto da questão menciona a necessidade, na visão do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, de traçar "estratégias de desarticulação para inimigos reais e potenciais", como maneira de prevenir e, ao mesmo tempo, estar pronto para guerras convencionais (nesse caso, com inimigos bem claros) e "não convencionais" (onde os inimigos são difusos e, também por isso, sem uma "cara" bem definida).

O enunciado exige uma "tendência contemporânea", capaz de impulsionar a formulação de estratégias mais "abrangentes" por parte do Departamento de Defesa estadunidense. Dessa forma, texto e enunciado, juntos, permitem o seguinte questionamento: qual tendência social atual faz o Estados Unidos pensarem em novas estratégias de combate? A resposta está na alternativa b) - propagação de organização em redes - que remete a um conjunto de ações do Estado americano em busca de sua presença eficiente em "todas as áreas geográficas do planeta" criando vínculos locais por meio do uso de novas tecnologias da informação e aliados que atuam de forma complementar e simultânea aos interesses dos Estados Unidos.

As alternativas "A", "C", "D" e "E" nos remete a estratégias convencionais, que historicamente já foram utilizadas pelo Estado norte americano e por outros Estados, inclusive na história recente dos conflitos internacionais, como projeção da diplomacia mundial, expansão de modelo demográfico, tentativas de conter conflitos regionais ou ainda "eliminar diferenças" por meio do aumento da influência em determinados países.

Questão 82 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Urbanização

O planejamento deixou de controlar o crescimento urbano e passou a encorajá-lo por por todos os meios possíveis e imagináveis. Cidades, a nova mensagem soou em alto e bom som, eram máquinas de produzir riquezas; o primeiro e principal objetivo do planejamento devia ser o de azeitar a máquina.

HALL, P.  Cidades do Amanhã: uma história intelectual do planejamento e do projeto urbano no século XX. São Paulo: perspectiva, 2016 (adaptado).

O modelo de planejamento urbano problematizado no texto é marcado pelo(a)

 



a)

primazia da gestão popular.

b)

uso de práticas sustentáveis.

c)

construção do bem-estar social.

d)

soberania do poder governamental.

e)

ampliação da participação empresarial.

Resolução

a) Incorreta. O texto em nenhum momento faz alusão à gestão popular no planejamento urbano e, sim, defende atender aos interesses econômicos: " as cidades eram máquinas de produzir riquezas". Isso nos permite inferir que a gestão popular não seria muito bem aceita nesse modelo de planejamento.

b) Incorreta. O texto não faz nenhuma menção à questão da sustentabilidade porque ele mostra os modelos de planejamento dominantes no século XX. Todavia devemos considerar que discussões mais recentes envolvendo o debate sobre planejamento urbano têm cada vez mais incorporado a noção de sustentabilidade na organização das cidades.

c) Incorreta. O uso do planejamento urbano como estratégia de se atingir um bem-estar social está presente na literatura geográfica, porém essa ideia não é citada uma única vez no modelo apresentado nesse texto.

d) Incorreta. Porque o texto deixa evidente que o poder governamental incorpora e prioriza as demandas dos setores empresariais, deixando em segundo plano outros tipos de demanda, como social e ambiental.

e) Correta. A discussão do planejamento urbano, como ferramenta para prevenir e resolver problemas na cidade, foram amplamente discutidos após 1950. Várias concepções de planejamento emergiram no período e o texto evidencia uma delas: um modelo de planejamento que defende a orientação e instrumentalização do espaço urbano para viabilizar a intensificação do processo de acumulação de capital. Portanto, a primazia de uma lógica empresarial.

Questão 83 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Recursos Minerais Relações entre estrutura geológica e minério

Escudos antigos ou  maciços  cristalinos são blocos imensos de rochas antigas. Estes escudos são constituídos por rochas cristalinas (magmático- plutônicas), formadas em eras pré-cambrianas, ou por rochas metamórficas (material sedimentar)  do Paleozoico.  São resistentes, estáveis vírgulas porém bastantes desgastados. Correspondem a 36% da área territorial e dividem-se em duas grandes porções: o Escudo das Guianas (norte da Planície Amazônica)  e o Escudo Brasileiro (porção centro-oriental brasileira).

Disponível em: http://ambientes.ambientebrasil.com.br. acesso em: 25 jun ponto 2015.

As estruturas geológicas indicadas no texto são importantes economicamente para o Brasil por concentrarem

 



a)

fontes de águas termais.

b)

afloramento de sal-gema.

c)

jazidas de minérios metálicos.

d)

depósito de calcário agrícola.

e)

reservas de combustível fóssil.

Resolução

As rochas são compostos inorgânicos minerais formadas, quando ígneas, pelo resfriamento e solidificação do magma que dão origem à estrutura cristalina. Em meio aos compostos químicos inorgânicos dessas rochas, derivados do magma terrestre, encontram-se metais (ferro, alumínio, manganês, estanho, cobre, entre outros) que permanecem solidificados em meio as rochas ígneas (magmática cristalinas), a quem a partir disto, atribuímos o título de "berço dos minérios metálicos". Por isso, em maciços cristalinos geologicamente estáveis como o das Guianas (Norte do Brasil) ou o Escudo Brasileiro (predominantemente situado no Centro-Oeste), encontram-se as principais jazidas de minérios metálicos de nosso país (Serra do Navio, Serra dos Carajás, Quadrilátero Ferrífero, etc).

a) Incorreta. O Brasil está no centro da placa tectônica Sulamericana e, por ser uma região estável geologicamente, não apresenta regiões termais (associadas à liberação do calor interno da Terra) nas duas áreas citadas no texto do enunciado.

b) Incorreta. O sal-gema possui área de ocorrência associada às rochas sedimentares recentes (no Brasil, concentra-se no Nordeste) e é sabido que as áreas citadas no exercício são prioritariamente antigas e cristalinas.

c) Correta. Realmente, como já mencionado, há associação direta entre estas regiões cristalinas e/ou antigas e a grande disponibilidade de jazidas minerais metálicas que promovem a atividade mineradora nessa regiões.

d) Incorreta. Calcário é uma rocha sedimentar frágil e não está diretamente associado a geologia da área citada.

e) Incorreta. Os combustíveis fósseis demandam fossilização (transformações químicas) de matéria orgânica em meio às rochas sedimentares. Nesse caso, a estrutura geológica mencionada no enunciado, por trazer regiões geologicamente cristalinas ou metamórficas antigas, não se vincula à presença de combustíveis fósseis, pois estes ocorrem em bacias sedimentares localizadas mais a leste do território brasileiro.

Questão 84 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Existencialismo e Fenomenologia

Em  a morte de Ivan Ilitch, Tolstoi descreve com com detalhes repulsivos o terror de encarar a morte eminente. Ilitch adoece depois de um pequeno acidente e logo compreende que se encaminha para o fim de modo impossível de parar. "Nas Profundezas de seu coração, ele sabia estar morrendo, mas em vez de se acostumar com a ideia, simplesmente não o fazia e não conseguia compreendê-la".

KAZEZ, J. O peso das coisas: Filosofia para o bem-viver. Rio de Janeiro: tinta Negra, 2004.

O texto descreve a experiência do personagem de Tolstoi  diante de um aspecto incontornável de nossas vidas.
Esse aspecto foi um tema central na tradição filosófica

 



a)

marxista, no contexto do  materialismo histórico pontos.

b)

lojista, no propósito de entendimento dos fatos.

c)

utilitarista, no sentido da racionalidade das ações.

d)

pós-modernismo, na discussão da fluidez das relações.

e)

existencialista, na questão do reconhecimento de si. 

Resolução

O trecho do texto "o peso das coisas" (texto de nome bem sugestivo, para o exercício) aborda assuntos como a morte e as limitações humanas, temáticas cruciais entre os existencialistas, pensadores da tradição filosófica contemporânea representados por autores como Jean Paul Sartre e Albert Camus. O segundo, inclusive, dizia ser a morte o grande tema da filosofia, além da grande justificativa para a vida ser considerada "absurda". 
Por isso a alternativa correta é alternativa "E". As outras correntes de pensamento e as justificativas que as acompanham, todas elecandas nas outras alternativas, fogem da tônica do texto, como já mencionado e estão, assim, distantes de servirem como base para o entendimento do excerto de Kazez.

Questão 85 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Agricultura Agropecuária no Brasil

O cântico da terra

Eu sou a terra, eu sou a vida.
A ti, ó lavrador, tudo quanto é  meu.
Teu arado, tua foice, tem machado.
O berço pequenino de teu filho.
O algodão de tua veste
e o pão de tua casa.
E um dia bem distante
a mim tu voltarás.
E no canteiro materno de meu seio
tranquilo dormirás.
Plantemos a roça.
Lavremos a gleba.

CAROLINA, C. Textos e contextos: poemas dos becos de Goiás e estórias mais.
São Paulo: Global, 1997 (fragmento).

No contexto das distintas formas de apropriação da terra, o poema de Cora  Coralina valoriza a relação entre

 



a)

grileiros e controle territorial.

b)

meeiros e divisão do trabalho.

c)

camponeses e o uso da natureza.

d)

indígenas e manejo agroecológico.

e)

latifundiários e fertilização do solo.

Resolução

O poema “Cântico da terra” da poetisa Cora Coralina apresenta a terra como eu lírico, direcionando seu canto ao homem do campo que dela vive, tirando dela o sustento e manutenção de sua vida e existência e dela também dependendo na hora de sua morte. Essa apropriação da terra pelo homem e do homem pela terra revela a relação de reciprocidade apresentada pela poetisa. Sendo assim, o poema mostra o homem do campo, a partir de seu trabalho, vivendo do que a terra e a natureza lhe provém e, por fim, ele mesmo retornará a ela em sua morte.

a) Incorreta. O texto não fala sobre invasão de terras e roubo de terras através da grilagem, que consiste na apropriação ilegal e roubo de terras por meio de sua ocupação e falsificação das escrituras por parte de fazendeiros.

b) Incorreta. O trabalho meeiro é o trabalho feito em parceria entre dono da terras e o agricultor que fornece a mão-de-obra em troca da divisão da produção ao meio. Vale ressaltar que o poema não aborda este assunto.

c) Correta. O texto leva a perceber que o poema valoriza a relação entre os camponeses e o uso da natureza através da terra e da agropecuária.

d) Incorreta. O poema não aborda a questão indígena e, tampouco, o manejo agroecológico.

e) Incorreta. O poema não aborda a questão da estrutura agrária em latifúndios e também não remete a problemas associados a fertilização do solo.

Questão 86 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Filosofia Medieval (FSH)

    Montaigne Deu o nome para um novo gênero literário; foi dos primeiros a instituir na literatura moderna um espaço privado, ou espaço do "eu", do texto íntimo. Ele cria um novo processo de escrita filosófica, no qual hesitação, autocríticas, correções entram no próprio texto.

COELHO, M. Montaigne. São Paulo: Publifolha.  2001 (adaptado).

O novo gênero de escrita aludido no texto é o(a)



a)

confissão, que relata experiências de transformação.

b)

ensaio, que expõe concepções subjetivas de um tema.

c)

carta, que comunica informações para um conhecido.

d)

meditação, que compõe preparações para o conhecimento.

e)

diálogo, que discute assuntos com diferentes interlocutores.

Resolução

Michel de Montaigne foi o filósofo renascentista considerado o "inventor" do gênero ensaio, dedução que poderia ser feita caso o aluno se lembrasse do nome de uma de suas principais obras: "Ensaios". Analisando as demais alternativas, temos: 
A alternativa "A" fala em "confissão". Contudo, considerando o contexto da história da filosofia, é sabido que o gênero em questão é trabalhado pela primeira vez por Santo Agostinho, muitos séculos ainda de Montaigne, ainda no mundo medieval.
A alternativa "C" fala em "carta". No entanto, tomando por base a história da filosofia e de todo o pensamento ocidental, é sabido que essa prática não surge apenas no renascimento, sendo já utilizada entre os antigos (pensadores romanos, por exemplo) e os medievais (os escolásticos, por exemplo).
A alternativa "D" fala em "meditação". Porém, na filosofia, falar em "meditação" (ou "meditações", para ser mais preciso) é falar em René Descartes, autor das famosas "Meditações Metafísicas".
E, por fim, a alternativa "E" fala em "diálogo", gênero que, conforme todo o estudante secundarista deveria saber, foi habilmente praticado por Platão, na medida em que o autor materializava os diálogos de Sócrates no dia a dia da antiga Atenas.

Questão 87 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Temas da Sociologia

Declaração de Salamanca - 1994

    Acreditamos e proclamamos que: toda criança tem direito fundamental a educação é deve ser dada a oportunidade de atingir e manter o nível adequado de aprendizagem; toda criança possui características, interesses, habilidades e necessidades de aprendizagem que são únicas; sistemas educacionais deveriam ser designados e programas educacionais deveriam ser implementados no sentimento de se levar em conta a vasta diversidade de tais características e necessidades.

 Disponível em: https//protal.mec.gov.br.  Acesso em: 4 out.  2015.

Como signatário da Declaração citada, o Brasil comprometeu-se com a elaboração de políticas públicas educacionais que contemplam a

 



a)

criação de privilégios.

b)

contenção dos gastos.

c)

pluralidade dos sujeitos.

d)

padronização do currículo.

e)

valorização da meritocracia.

Resolução

A Declaração de Salamanca foi um documento elaborado na Conferência Mundial sobre Educação Especial na Espanha, em 1994. Essa reunião teve como objetivo central o fornecimento de diretrizes básicas para a formulação e reforma de políticas e sistemas educacionais que estivessem de acordo com o movimento de inclusão social. 
Esse documento foi resultado de uma nova tendência mundial que consolidou a educação inclusiva, originário dos movimentos de direitos humanos surgidos a partir da década de 1960. Trata-se de uma declaração que ampliou o conceito de necessidades educacionais especiais, incluindo todas as crianças que por motivos variados não estejam conseguindo se beneficiar com a escola. Ou seja, além da ideia de "necessidades educacionais especiais", o documento inclui também crianças que estão com dificuldades na escola, que repetem continuamente os anos escolares, que são forçadas a trabalhar, que vivem em condições de pobreza, que são vítimas de abusos, etc. 
a) Incorreta. As políticas públicas brasileiras, se alinhadas com a Declaração, não contemplam a criação de privilégios, já que o texto do documento busca justamente criar um ambiente escolar que enfatize a igualdade de oportunidades no desenvolvimento para todos os estudantes. 
b) Incorreta. A Declaração de Salamanca não enfatiza questões orçamentárias relacionadas à educação, mas sim práticas pedagógica que visam a construção de escolas inclusivas. 
c) Correta. Segundo o documento, "Princípio fundamental da escola inclusiva é o de que todas as crianças devem aprender juntas, sempre que possível, independentemente de quaisquer dificuldades ou diferenças que elas possam ter. Escolas inclusivas devem reconhecer e responder às necessidades diversas de seus alunos, acomodando ambos os estilos e ritmos de aprendizagem e assegurando uma educação de qualidade à todos através de um currículo apropriado, arranjos organizacionais, estratégias de ensino, uso de recurso e parceria com as comunidades."    Fonte: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf. Acesso em: 18 Jan. 2021
d) Incorreta. A padronização do currículo contraria os princípios da Declaração de Salamanca pois dificilmente um currículo padronizado é capaz de abarcar a pluralidade presente no ambiente escolar. Considerando que, de acordo com a declaração, deve ser assegurado uma educação efetiva para as crianças com necessidades educacionais, é importante que o currículo escolar seja flexível para comportar as necessidades diversas de seus alunos, acomodando ritmos e estilos diferentes. 
e) Incorreta. Considerando o princípio segundo o qual todas as crianças devem aprender juntas, independentemente das dificuldades e diferenças que possam ter, podemos afirmar que a meritocracia não é um princípio valorizado ou encorajado. 


 

Questão 88 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Merleau-Ponty

TEXTO I

Os meus pensamentos são todos sensações.
Penso com os olhos e com os ouvidos
E com as mãos e os pés
E com nariz e a boca.

PESSOA, F. O  guardador de rebanhos - IX. In: GALHOZ, M. A. (Org). Obras poéticas. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1999 (fragmento)

TEXTO II

Tudo aquilo que sei do mundo, mesmo por ciência, eu o sei a partir de uma visão minha ou de uma experiência do mundo sem a qual os símbolos da ciência não poderiam dizer nada.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999 (adaptado).

Os textos mostram-se alinhados a um entendimento acerca da ideia de conhecimento, numa perspectiva que ampara a

 



a)

anterioridade da razão no domínio cognitivo.

b)

confirmação da existência de saberes  inatos.

c)

valorização do corpo na apreensão da realidade.

d)

verificabilidade de proposições  no campo da Lógica.

e)

possibilidade de contemplação de verdades atemporais.

Resolução

A leitura dos dois textos deixa evidente que existe sim um "alinhamento", como diz o enunciado, dos autores em relação ao fato de que nosso conhecimento se ampara em nossa corporeidade, visto que, como defende o filósofo fenomenólogo Merleau-Ponty, sem nosso corpo não entramos em contato com o mundo e, sem entrar em contato com o mundo, nada podemos conhecer. Nosso corpo, então, é porta de entrada para o conhecimento, que nele (por ele/através dele) se origina.
É por isso que a alternativa "C" é a única que pode ser considerada correta. Todas as outras alternativas, em última instância, não valorizam o corpo, a corporeidade, a materialidade, a sensibilidade e a empiria, tão enaltecidas no poema de Fernando Pesso e no texto de Merleau-Ponty. "Domínio cognitivo", "saberes inatos", "campo da lógica" e "verdades atemporais" são expressões que nos remetem a análises que estão muito distantes daquela que encontramos nos excertos.

Questão 89 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Urbanização brasileira

   A expansão das cidades e a formação das aglomerações urbanas no Brasil foram marcadas pela produção industrial e pela consolidação das metrópoles como locais de seu desenvolvimento. Na segunda metade do século XX, as metrópoles brasileiras estenderam-se por áreas de ocupação contínua, configurando densas regiões urbanizadas.

MOURA, R.  Arranjos urbanos-regionais no Brasil: especificidades e reprodução de padrões. Disponível em: www.ub. edu. Acesso em: 11 fev.  2015.

O resultado do processo geográfico descrito foi o(a)

 



a)

valorização da escala local.

b)

crescimento das áreas periféricas.

c)

densificação do transporte ferroviário.

d)

predomínio do planejamento estadual.

e)

inibição de consórcio intermunicipais.

Resolução

O avanço da industrialização e a consequente expansão do setor terciário atraíram contingentes populacionais significativos para as metrópoles brasileiras após 1950. Os fatores de repulsão populacional presentes no campo (concentração fundiária, pobreza e desemprego) contribuíram para que o número de pessoas que abandonaram o campo fosse maior do que a quantidade de empregos que eram gerados nas cidades. Com isso é possível afirmar que:

a) Incorreta. A formação de metrópoles envolve a identificação de áreas urbanas que possuem capacidade de polarizar uma grande quantidade de municípios. Portanto, para falarmos de metrópoles precisamos pensar a existência de redes urbanas que extrapolam a escala local.

b) Correta. Essa expansão urbana foi acompanhada de intensa exclusão social, pois inúmeras pessoas ficaram desempregadas ou tiveram uma inserção social precária no mercado de trabalho (empregos formais com baixa remuneração e elevado número de pessoas subempregadas). Há que ressaltar que em todo esse crescimento urbano esteve presente o mecanismo da especulação imobiliária orientando a ocupação do solo urbano. A combinação da exclusão social com a especulação imobiliária tornaram-se a base para o entendimento da expansão das periferias, locais onde o custo de moradia era mais acessível às populações de baixa renda.

c) Incorreta. O rodoviarismo foi  o elemento que estruturou a política de transportes dominante  no Brasil ao longo do século XX. Tal política não só afetou a circulação de mercadorias pelo território nacional como também direcionou as políticas de mobilidade urbana no Brasil.

d) Incorreta. Embora a ação e  o planejamento estadual sejam relevantes em muitas cidades, devemos considerar que nas áreas urbanas o predomínio é da gestão municipal que regula as dinâmicas de desenvolvimento do contexto urbano.

e) Incorreta. Consórcios intermunicipais, parcerias entre municípios para a realização de ações conjuntas, são estratégias de gestão territorial importantes para as metrópoles. Considerando que as metrópoles se constituem em regiões metropolitanas, portanto como um conjunto de municípios contíguos que normalmente estão conurbados, os consórcios são relevantes para solução de problemas comuns a esses municípios.