Logo ENEM

Enem 2020 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas


Questão 10 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Pressupostos e Subentendidos

O suor para estar em competições nacionais e internacionais de alto nível é o mesmo para homens e mulheres, mas não raramente as remunerações são menores para elas. Se no tênis, um dos esportes mais equânimes em termos de gênero, todos os principais torneios oferecem prêmios idênticos nas disputas femininas e masculinas, no futebol a desigualdade atinge seu ápice. Neymar e Marta são dois expoentes dessa paixão nacional. Ela já foi eleita cinco vezes a melhor jogadora do mundo pela Fifa. Ele conquistou o terceiro lugar na última votação para melhor do mundo. Mas é na conta bancária que a diferença entre os dois se sobressai.

Disponivel em: http://apublica.org. Acesso em: 9 ago 2017 (adaptado).

O esporte é uma manifestação cultural na qual se estabelecem relações sociais. Considerando o texto, o futebol é uma modalidade que



a)

apresenta proximidades com o tênis, no que tange às relações de gênero entre homens e mulheres.

b)

se caracteriza por uma identidade masculina no Brasil, conferindo maior remuneração aos jogadores.

c)

traz remunerações, aos jogadores e jogadoras, proporcionais aos seus esforços no treinamento esportivo.

d)

resulta em melhor eficiência para as mulheres e, consequentemente, em remuneração mais alta às jogadoras.

e)

possui jogadores e jogadoras com a mesma visibilidade, apesar de haver expoentes femininas de destaque, como Marta.

Resolução

a) Incorreta. O texto mostra que, no tênis, há equidade entre atletas de ambos os gêneros, visto que os principais torneios oferecem prêmios idênticos nas disputas femininas e masculinas. Já em relação ao futebol, o texto diz que “a desigualdade atinge seu ápice” e comprova essa afirmação mostrando que Neymar possui remuneração maior se comparada à da atleta Marta.

b) Correta. O texto mostra que, apesar de Marta ter sido eleita pela Fifa a melhor jogadora do mundo por 5 vezes, ela ganha menos que Neymar, que não tem, em seu currículo, título de melhor do mundo. Desse modo, observando a desigualdade salarial existente entre os dois atletas, pode-se concluir que o futebol é uma modalidade esportiva que se caracteriza por uma identidade masculina, visto que o atleta, mesmo não possuindo as mesmas premiações que a jogadora, tem remuneração maior.

c) Incorreta.  O texto mostra que Marta, mesmo tendo premiações e desempenho melhores que Neymar, possui um salário muito menor que o do atleta.

d) Incorreta. O texto mostra que Marta, mesmo sendo uma atleta com excelente performance, ganha bem menos que Neymar, o que invalida esta alternativa.

e) Incorreta. O texto deixa claro que a visibilidade dos jogadores é maior que a das jogadoras, visto que estas não possuem remuneração condizente à sua performance. Marta, por exemplo, possui melhor desempenho em campo que Neymar (número de gols pela seleção), mas ganha bem menos que ele.

 

Questão 11 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

textos literários Tipos de Argumento

Fomos falar com o tal encarregado, depois com um engenheiro, depois com um supervisor que mandou chamar um engenheiro da nossa companhia. Esses homens são da sua companhia, engenheiro, ele falou, estão pedindo a conta. A companhia está empenhada nessa ponte, gente, falou o engenheiro, vocês não podem sair assim sem mais nem menos. Tinha uma serra circular cortando uns caibros ali perto, então só dava pra falar quando a serra parava, e aquilo foi dando nos nervos.
Falei que a gente tinha o direito de sair quando a gente quisesse, e pronto. Nisso encostou um sujeito de paletó mas sem gravata, o engenheiro continuou falando e a serra cortando. Quando ele parou de falar, 50 Volts aproveitou uma parada da serra e falou que a gente não era bicho pra trabalhar daquele jeito; daí o supervisor falou que, se era falta de mulher, eles davam um jeito. O engenheiro falou que tinha mais de vinte companhias trabalhando na ponte, a maioria com prejuízo, porque era mais uma questão de honra, a gente tinha de acabar a ponte, a nossa companhia nunca ia esquecer nosso trabalho ali naquela ponte, um orgulho nacional.

PELLEGRINI, D. A maior ponte do mundo. In: 
Melhores contos. São Paulo: Global, 2005.

As reivindicações dos operários, quanto às condições aviltantes de trabalho a que são submetidos, recebem algumas tentativas de neutralização dos representantes do empregador, das quais a mais forte é o(a)



a)

sequência de atribuição de responsabilidades e de poder decisório a terceiros.

b)

solicitação em nome dos prejuízos e compromissos para entrega da obra.

c)

intimidação pela discreta presença de um agente de segurança na cena.

d)

promessa de imediato atendimento da carência sexual dos operários.

e)

apelo pela identificação com a empresa extensiva ao amor patriótico.

Resolução

a) Incorreta. De fato, inicialmente, há uma transferência na atribuição de responsabilidades, de modo que os operários são levados a falar “com o tal encarregado, depois com um engenheiro, depois com um supervisor que mandou chamar um engenheiro da nossa companhia”. Entretanto, esse movimento de imputar a responsabilidade a terceiros não é o recurso principal usado para tentar dissuadir os operários de suas reivindicações.

b) Incorreta. O engenheiro inicia sua argumentação contra as reclamações dos operários afirmando que “a companhia está empenhada nessa ponte”. Porém, essa justificativa não é suficiente, sendo rebatida pelo narrador-personagem (“a gente tinha o direito de sair quando a gente quisesse”). Na sequência, o engenheiro prossegue apelando para a questão econômica e reafirmando o compromisso com a entrega da obra (“tinha mais de vinte companhias trabalhando na ponte, a maioria com prejuízo, porque era mais uma questão de honra”). Mas, considerando-se o discurso desse personagem como um todo, trata-se de uma progressão argumentativa que culmina com a exaltação do trabalho dos operários e sua importância para a empresa e para o país.

c) Incorreta. A alternativa provavelmente refere-se ao “sujeito de paletó mas sem gravata”; sua presença pode ser lida como uma discreta intimidação, e por isso não é correto afirmar que seja a mais forte tentativa para neutralizar as reivindicações dos operários.

d) Incorreta. A ideia de carência sexual é sugerida pelo supervisor, ao afirmar que “se era falta de mulher, eles davam um jeito”. No entanto, essa oferta não atende ao que é reivindicado pelos operários, que desejam abandonar a obra, e não surte qualquer efeito.

e) Correta. No excerto, a fala do engenheiro é o recurso central usados pelos representantes do empregador para tentar convencer os operários a prosseguirem a obra. Em seu discurso, ele articula argumentos que procuram justificar a continuidade da construção da ponte, mesmo com as más condições de trabalho. Esse processo argumentativo segue uma progressão cujo ápice é a identificação dos trabalhadores com a empresa, reforçada pelo uso do possessivo em primeira pessoa do plural (“nossa companhia nunca ia esquecer nosso trabalho ali naquela ponte”), e o apelo ao amor patriótico (a ponte seria “um orgulho nacional”).

Questão 12 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

linguagem verbal e não verbal

Disponível em: www.bhaz.com.br. Acesso em: 14 jun. 2018.

Essa campanha de conscientização sobre o assédio sofrido pelas mulheres nas ruas constrói-se pela combinação da linguagem verbal e não verbal. A imagem da mulher com o nariz e a boca cobertos por um lenço é a representação não verbal do(a)



a)

silêncio imposto as mulheres, que não podem denunciar o assédio sofrido.

b)

metáfora de que as mulheres precisam defender-se do assédio masculino.

c)

constrangimento pelo qual passam as mulheres e sua tentativa de esconderem-se.

d)

necessidade que as mulheres têm de passarem despercebidas para evitar o assédio.

e)

incapacidade de as mulheres protegerem-se da agressão verbal dos assediadores.

Resolução

a) Incorreta. O enunciado orienta que o aluno observe a linguagem verbal e não verbal. No texto verbal, há “para nós, a rua é um campo de batalha”, em que o pronome de primeira pessoa representa a voz das mulheres na campanha “chega de fiu-fiu!”. Desse modo, a imagem da mulher com o nariz e boca cobertos por um lenço não é a representação do silêncio, mas sim de uma luta que está sendo enfrentada pelas mulheres e para a qual elas estão se preparando. Além disso, não faz sentido afirmar que o nariz coberto pela máscara representa o silêncio que é imposto às mulheres, visto que essa parte do corpo não tem a ver diretamente com a fala.

b) Correta.  O lenço que cobre o nariz e a boca das mulheres pode ser comparado, de forma implícita, ao traje de alguém que está indo à guerra. Quando se observa a parte verbal do texto “para nós, a rua é um campo de batalha” e o título da campanha “chega de fiu-fiu!”, essa comparação fica ainda mais evidente, pois nota-se que a mulher precisa se defender do assédio masculino como se estivesse indo a uma guerra.

c) Incorreta. Se observada a parte verbal do texto, a imagem não pode simbolizar o constrangimento das mulheres e nem a tentativa de elas se esconderem, pois é mostrado, inclusive pelo título da campanha, que elas estão indo à luta contra o assédio.

d) Incorreta. Ao associar linguagem não verbal a verbal, pode-se concluir que as mulheres não querem passar despercebidas para evitar o assédio, mas sim lutar contra ele.

e) Incorreta. De forma alguma a imagem representa a incapacidade das mulheres de lutarem contra o assédio. O título “chega de fiu-fiu”, associado à frase “para nós, a rua é um campo de batalha”, mostra exatamente o contrário, pois é possível ver que as mulheres estão lutando para dar um basta ao assédio.

Questão 13 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Gêneros Textuais

Mulher tem coração clinicamente partido após morte de cachorro 

Como explica o The New England Journal of Medicine, a paciente, chamada Joanie Simpson, tinha sinais de infarto, como dores no peito e pressão alta, e apresentava problemas nas artérias coronárias. Ao fazerem um ecocardiograma, os médicos encontraram o problema: cardiomiopatia de Takotsubo, conhecida como síndrome do coração partido.
Essa condição médica tipicamente acontece com mulheres em fase pós-menstrual e pode ser precedida por um evento muito estressante ou emotivo. Nesses casos, o coração apresenta um movimento discinético transitório da parede anterior do ventrículo esquerdo, com acentuação da cinética da base ventricular, de acordo com um artigo médico brasileiro que relata um caso semelhante. Simpson foi encaminhada para casa após dois dias e passou a tomar medicamentos regulares.
Ao Washington Post, ela contou que estava quase inconsolável após a perda do seu animal de estimação, um cão da raça yorkshire terrier. Recuperada após cerca de um ano, ela diz que não abrirá mão de ter um animal de estimação porque aprecia a companhia e o amor que os cachorros dão aos humanos. O caso aconteceu em Houston, nos Estados Unidos.

Disponivel em: https://exame.abril.com.br. Acesso em: 1 dez 2017.

Pelas características do texto lido, que trata das consequências da perda de um animal de estimação, considera-se que ele se enquadra no gênero



a)

conto, pois exibe a história de vida de Joanie Simpson.

b)

depoimento, pois expõe o sofrimento da dona do animal.

c)

reportagem, pois discute cientificamente a cardiomiopatia.

d)

relato, pois narra um fato estressante vivido pela paciente.

e)

notícia, pois divulga fatos sobre a síndrome do coração partido.

Resolução

a. Incorreta. A ausência de elementos comuns ao textos narrativos (personagens, enredo, clímax etc) impedem que o texto seja classificado como um conto.

b. Incorreta. O depoimento é um gênero narrativo, cujo objetivo é relatar um ocorrido. Esse relato é pessoal e subjetivo, o que não condiz com o texto apresentado.

c. Incorreta. A discussão científica sobre a cardiomiopatia ocorre pontualmente no segundo parágrafo, em “O coração apresenta um movimento discinético transitório da parede anterior do ventrículo esquerdo, com acentuação cinética da base ventricular”. Além disso, apenas a existência desse tipo de discussão não é uma marca característica do gênero.

d. Incorreta. O relato, assim como o depoimento, caracteriza-se pela narração de uma sequência de fatos de modo pessoal.

e. Correta. Uma das características da notícia é a divulgação de fatos sobre um assunto, como ocorre no texto não somente no segundo parágrafo, mas também ao explicar o estado da paciente e as motivações que originaram a doença.  

Questão 14 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

textos literários Pressupostos e Subentendidos

Chiquito tinha quase trinta quando conheceu Mariana num baile de casamento na Forquilha, onde moravam uns parentes dele. Por lá foi ficando, remanchando. Fez mal à moça, como costumavam dizer, tiveram de casar às pressas. Morou uns tempos com o sogro, descombinaram. Foi só conta de colher o milho e vender. Mudou pra casa do velho Chico Lourenço [seu pai]. Fumaça própria só viu subir um par de anos depois, quando o pai repartiu as terras. De tão parecidos, pai e filho nunca combinaram direito. Cada qual mais topetudo, muitas vezes dona Aparecida ouvia o marido reclamar da natureza forte do filho. Ela escutava com paciência e respondia dum jeito sempre igual:
- "Quem herda, não rouba".
Vinha um brilho nos olhos, o velho se acalmava.

ROMANO, O. Casos de Minas, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

Os ditados populares são frases de sabedoria criadas pelo povo, utilizadas em várias situações da vida. Nesse texto, a personagem emprega um ditado popular com a intenção de



a)

criticar a natureza forte do filho.

b)

justificar o gênio difícil de Chiquito.

c)

legitimar o direito do filho à herança.

d)

conter o ânimo violento de Chico Lourenço.

e)

condenar a agressividade do marido contra o filho.

Resolução

a) Incorreta. Dona Aparecida, ao recorrer ao ditado popular, não está criticando o filho; pelo contrário, sugere que seu caráter briguento foi herdado do pai, que também gosta de discussões.

b) Correta. O ditado citado pela esposa é uma resposta às reclamações do marido a respeito da natureza forte de Chiquito. Como o próprio narrador já havia sinalizado, “cada qual (era) mais topetudo”. Dessa forma, a intenção de dona Aparecida é justificar o gênio difícil do filho, pois teriam sido herdados do pai, e não “roubados”.

c) Incorreta. O texto cita a partilha das terras de Chico Lourenço como a primeira vez em que Chiquito viu “fumaça própria”, ou seja, adquiriu uma casa para si. Assim, apesar dos dissabores entre eles, o filho teve direito à herança, não havendo motivos para que dona Aparecida a legitimasse.

d) Incorreta. O texto afirma que tanto pai quanto filho eram “topetudos” (valentões, encrenqueiros), mas isso não configura necessariamente um ânimo violento de Chico Lourenço. O marido, inclusive, reage à frase da esposa acalmando-se e “com um brilho nos olhos”.

e) Incorreta. Embora o texto sugira que pai e filho se desentendessem com frequência, não há referência a uma agressividade do velho Chico contra o filho, apenas de suas reclamações à esposa sobre Chiquito.

Questão 15 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Gêneros Textuais

TEXTO I

Poesia em cartaz

O caminho habitual para o trabalho, aquele em que a gente já nem repara direito, pode ficar mais belo com um poema. O projeto #UmLambePorDia nasceu desta intenção: trazer mais cor e alegria para a cidade por meio de cartazes coloridos ao estilo lambe-lambe. Quem teve a ideia foi o escritor Leonardo Beltrão, em Belo Horizonte. "Em meio a olhares cada vez mais viciados, acabamos nos esquecendo da beleza envolvida em cada esquina e no próprio poder transformador da palavra". Assim, a cada dia um cartaz é colocado por aí, para nos lembrar de reparar na cidade, na vida que corre ao redor e também em nós mesmos. 

TEXTO II

Disponível em: www.vidasimples.uol.com.br. Acesso em: 6 dez 2017 (adaptado).

Considerando-se a função que os cartazes colados em postes normalmente exercem nas ruas das cidades grandes, esse texto evidencia a



a)

disseminação da arte poética em um veículo não convencional.

b)

manutenção da expectativa das pessoas ao andarem pelas ruas.

c)

necessidade de exposição de poemas pequenos em diferentes suportes.

d)

característica corriqueira do suporte lambe-lambe, muito comum nas ruas.

e)

exposição da beleza escondida das esquinas da cidade de Belo Horizonte.

Resolução

a) Correta. Normalmente, cartazes colados em postes são anúncios publicitários, campanhas de conscientização ou divulgação de assuntos de interesse geral. Nesse sentido, o uso desse suporte como meio de disseminação da poesia não é algo convencional, conforme afirma Leonardo Beltrão : "Em meio a olhares cada vez mais viciados, acabamos nos esquecendo da beleza envolvida em cada esquina e no próprio poder transformador da palavra".

b) Incorreta. O texto afirma que a expectativa das pessoas ao andarem pelas ruas é a de deparar-se com aquilo a que já estão habituadas, por isso “a gente já nem repara direito” no que está ao nosso redor. A intenção do projeto #UmLambePorDia é exatamente quebrar essa expectativa “para nos lembrar de reparar na cidade, na vida que corre ao redor e também em nós mesmos.”

c) Incorreta. O texto aborda a exposição de poemas em um suporte específico, o chamado lambe-lambe (cartaz pregado em postes), e não em diferentes suportes.

d) Incorreta. O lambe-lambe é um suporte muito usado nas ruas, mas para outros fins diferentes da disseminação da poesia.

e) Incorreta. O texto evindecia a exposição de poemas; esses, por sua vez, podem levar as pessoas a (re)descobrir a beleza escondida no meio urbano.

Questão 16 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

textos literários Pressupostos e Subentendidos

A vida às vezes é como um jogo brincado na rua: estamos no último minuto de uma brincadeira bem quente e não sabemos que a qualquer momento pode chegar um mais velho a avisar que a brincadeira já acabou e está na hora de jantar. A vida afinal acontece muito de repente - nunca ninguém nos avisou que aquele era mesmo o último Carnaval da Vitória. O Carnaval também chegava sempre de repente. Nós, as crianças, vivíamos num tempo fora do tempo, sem nunca sabermos dos calendários de verdade. [...] O "dia da véspera do Carnaval", como dizia a avó Nhé, era dia de confusão com roupas e pinturas a serem preparadas, sonhadas e inventadas. Mas quando acontecia era um dia rápido, porque os dias mágicos passam depressa deixando marcas fundas na nossa memória, que alguns chamam também de coração.

ONDJAKI. Os da minha rua. Rio de Janeiro: Língua Geral, 2007.

As significações afetivas engendradas no fragmento pressupõem o reconhecimento da



a)

perspectiva infantil assumida pela voz narrativa.

b)

suspensão da linearidade temporal da narração.

c)

tentativa de materializar lembranças da infância.

d)

incidência da memória sobre as imagens narradas.

e)

alternância entre impressões subjetivas e relatos factuais.

Resolução

a) Incorreta. O narrador se refere a episódios de sua infância, porém o faz sob a perspectiva de um olhar adulto, refletindo sobre a imprevisibilidade da vida, a relativização do tempo e o caráter da memória.

b) Incorreta. O texto apresenta uma situação definida temporalmente (o Carnaval e sua véspera); não há suspensão na linearidade temporal, mas a rememoração de momentos marcantes para o narrador.

c) Incorreta. O narrador reflete a partir de lembranças da infância, não tenta materializá-las. Não há uma tentativa de reconstruir tais lembranças no presente, mas tecer reflexões com base nelas.

d) Correta. As imagens narradas no fragmento, como afirma o narrador, são de “dias mágicos (que) passam depressa deixando marcas fundas na nossa memória, que alguns chamam também de coração”. Assim, pressupõe-se o reconhecimento de que as experiências de felicidade, mesmo que sejam vivenciadas de modo rápido, ganham uma significação afetiva e ficam marcadas em nossa memória.

e) Incorreta. O relato apresentado é carregado de subjetividade, narrado segundo as impressões do narrador, já adulto, ao rememorar sua infância.

Questão 17 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Pressupostos e Subentendidos

Em 2000 tivemos a primeira experiência do futebol feminino em um jogo de videogame, o Mia Hamm Soccer. Doze anos depois, uma petição on-line pedia que a EA Sports incluísse o futebol feminino no Fifa 13. Contudo, só em 2015, com uma nova petição on-line, que arrecadou milhares de assinaturas, tivemos o futebol feminino incluido no Fifa 16. Vendo um nicho de mercado inexplorado, a EA Sports produziu o jogo com 12 seleções femininas e o apresentou como inovação. A empresa sabe que mais de 40% dos praticantes de futebol nos EUA são meninas. Para elas, ver o futebol feminino representado em um jogo de videogame é extremamente importante. Ter o futebol feminino no Fifa 16 é um grande passo para a sua popularização na luta pela igualdade de gênero, num contexto machista, sexista, misógino e homofóbico.

Disponível em: www.ludopedio.com.br. Acesso em: 5 jun. 2018 (adaptado).

Os jogos eletrônicos presentes na cultura juvenil podem desempenhar uma relevante função na abordagem do futebol ao






 



a)

disseminarem uma modalidade, promovendo a igualdade de gênero.

b)

superarem jogos malsucedidos no mercado, lançados anteriormente.

c)

inovarem a modalidade com novas ofertas de jogos ao mercado.

d)

explorarem nichos de mercado antes ignorados, produzindo mais lucro.

e)

reforçarem estereótipos de gênero masculino ou feminino nos esportes.

Resolução

a) Correta. Ao ter incluído, no Fifa 16, o futebol feminino, pode-se afirmar que os jogos eletrônicos contribuem para disseminar e legitimar uma modalidade esportiva, promovendo a igualdade de gênero, visto que o futebol ainda é concebido como um esporte típico do gênero masculino.

b) Incorreta. O enunciado pede para que o aluno assinale a alternativa que mostre uma função relevante que os jogos eletrônicos podem ter na abordagem do futebol. Dessa maneira, esta alternativa torna-se inválida, visto que não aponta nenhuma função relevante dos jogos eletrônicos.

c) Incorreta. O texto não foca, de maneira ampla, nas novas ofertas de jogos ao mercado. Ele aborda, mais especificamente, o importante papel social desses jogos de darem representatividade ao futebol feminino.

d) Incorreta. A consequência de incluir o futebol feminino nos jogos eletrônicos enfatizada no texto não se refere ao fato de tais jogos gerarem lucros.

e) Incorreta. Reforçar estereótipos não seria uma função relevante dos jogos eletrônicos. Além disso, não é falado sobre isso no texto, muito pelo contrário, pois o autor diz que os jogos podem dar representatividade ao futebol feminino, o que permite inferir que tais jogos poderiam quebrar alguns estereótipos envolvendo o futebol.

Questão 18 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Pressupostos e Subentendidos

Quando quis agilizar o processo de seleção de novos alunos, a tradicional faculdade britânica de medicina St. George usou um software para definir quem deveria ser entrevistado. Ao reproduzir a forma como os funcionários faziam essa escolha, o programa eliminou, de cara, 60 de 2 000 candidatos. Só por causa do sexo ou da origem racial, numa dedução baseada em sobrenome e local de nascimento. Um estudo sobre o caso foi publicado em 1988, mas, 25 anos depois, outra pesquisa apontou que esse tipo de discriminação segue firme. O exemplo recente envolve o buscador do Google: ao digitar nomes comuns entre negros dos EUA, a chance de os anúncios automáticos oferecerem checagem de antecedentes criminais pode aumentar 25%. E pode piorar com a pergunta "detido?" logo após a palavra procurada.

Disponivel em: https://tab.uol.com.br. Acesso em: 11 ago. 2017 (adaptado).

O texto permite o desnudamento da sociedade ao relacionar as tecnologias de informação e comunicação com o(a)



a)

agilidade dos softwares.

b)

passar dos anos.

c)

linguagem.

d)

preconceito.

e)

educação.

Resolução

O texto menciona duas diferentes ferramentas do mundo computacional que, em última instância, procedem da mesma forma: limitam buscas a partir de um banco de informações montado sob preconceitos. Preconceitos por causa do sexo ou da origem racial, comuns, ainda hoje e, infelizmente, nas mais diferentes sociedades - embora muitas delas os neguem (daí o enunciado falar em "desnudamento da sociedade"). 

A primeira ferramenta, como explica o texto base do exercício, elimina candidatos de um processo seletivo através de uma dedução que pressupõe uma relação determinista entre o sobrenome/ local de nascimento e as condições de possibilidade do candidato de cursar, com êxito, a graduação. A segunda ferramenta, por sua vez, pressupõe que negros sejam bandidos.

Nesse contexto, a alternativa correta é a  "D". O já mencionado "desnudamento da sociedade" não acontece porque o texto relaciona tecnologias da informação e comunicação com a agilidade dos softwares, com o passar dos anos, com a linguagem ou com a educação. O já mencionado "desnudamento da sociedade" acontece, isso sim, porque o texto mostra como as tecnologias da informação e comunicação já incorporaram os modos de pensar das sociedades: sempre através dos rótulos e das imagens pré-concebidas, formadoras de estereótipos.

Questão 19 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

textos publicitários linguagem verbal e não verbal

Disponível em: www.acontecendoaqui.com.br. Acesso em: 15 jun. 2018.

Nessa campanha publicitária, a imagem da família e o texto verbal unem-se para reforçar a ideia de que



a)

a família que adota é mais feliz.

b)

a adoção tardia é muito positiva.

c)

as famílias preferem adotar bebês.

d)

a adoção de adolescentes é mais simples.

e)

os filhos adotivos são companheiros dos pais.

Resolução

a) Incorreta. A imagem, de fato, representa uma família feliz, mas é preciso relacionar o texto não verbal ao verbal. Fazendo essa relação, nota-se que a campanha não diz respeito à adoção de forma geral, mas sim a um contexto específico, de adoção tardia.

b) Correta. A imagem de uma família feliz, associada ao texto “Para encontrar sua verdadeira família, não existe idade” e aos nomes dos membros da família com suas respectivas legendas deixa claro que a adoção tardia, aquela que não se restringe a bebês, é muito positiva.

c) Incorreta. Há um consenso de que as famílias, de modo geral, preferem adotar bebês, mas essa ideia não está inserida na campanha em questão se ela for analisada como um todo. Caso fosse considerado somente o texto em destaque no canto inferior da imagem, essa ideia poderia ser inferida. Entretanto, quando se associa tal texto ao contexto geral da campanha (imagem e nomes com legendas), nota-se que o foco da campanha não é o de reforçar a ideia de que as famílias preferem adotar um bebê.

d) Incorreta. Não há, nem na imagem e nem no texto verbal, referência à ideia de que adotar adolescentes é mais simples.

e) Incorreta. A imagem sugere que os filhos adotivos sejam companheiros dos pais, mas isso não pode ser afirmado. Além disso, quando se observa a parte verbal da campanha, nota-se que não há nenhuma referência a esse companheirismo.