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Questão 17 Enem 2020 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

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Questão 17

Pressupostos e Subentendidos

Em 2000 tivemos a primeira experiência do futebol feminino em um jogo de videogame, o Mia Hamm Soccer. Doze anos depois, uma petição on-line pedia que a EA Sports incluísse o futebol feminino no Fifa 13. Contudo, só em 2015, com uma nova petição on-line, que arrecadou milhares de assinaturas, tivemos o futebol feminino incluido no Fifa 16. Vendo um nicho de mercado inexplorado, a EA Sports produziu o jogo com 12 seleções femininas e o apresentou como inovação. A empresa sabe que mais de 40% dos praticantes de futebol nos EUA são meninas. Para elas, ver o futebol feminino representado em um jogo de videogame é extremamente importante. Ter o futebol feminino no Fifa 16 é um grande passo para a sua popularização na luta pela igualdade de gênero, num contexto machista, sexista, misógino e homofóbico.

Disponível em: www.ludopedio.com.br. Acesso em: 5 jun. 2018 (adaptado).

Os jogos eletrônicos presentes na cultura juvenil podem desempenhar uma relevante função na abordagem do futebol ao






 



a)

disseminarem uma modalidade, promovendo a igualdade de gênero.

b)

superarem jogos malsucedidos no mercado, lançados anteriormente.

c)

inovarem a modalidade com novas ofertas de jogos ao mercado.

d)

explorarem nichos de mercado antes ignorados, produzindo mais lucro.

e)

reforçarem estereótipos de gênero masculino ou feminino nos esportes.

Resolução

a) Correta. Ao ter incluído, no Fifa 16, o futebol feminino, pode-se afirmar que os jogos eletrônicos contribuem para disseminar e legitimar uma modalidade esportiva, promovendo a igualdade de gênero, visto que o futebol ainda é concebido como um esporte típico do gênero masculino.

b) Incorreta. O enunciado pede para que o aluno assinale a alternativa que mostre uma função relevante que os jogos eletrônicos podem ter na abordagem do futebol. Dessa maneira, esta alternativa torna-se inválida, visto que não aponta nenhuma função relevante dos jogos eletrônicos.

c) Incorreta. O texto não foca, de maneira ampla, nas novas ofertas de jogos ao mercado. Ele aborda, mais especificamente, o importante papel social desses jogos de darem representatividade ao futebol feminino.

d) Incorreta. A consequência de incluir o futebol feminino nos jogos eletrônicos enfatizada no texto não se refere ao fato de tais jogos gerarem lucros.

e) Incorreta. Reforçar estereótipos não seria uma função relevante dos jogos eletrônicos. Além disso, não é falado sobre isso no texto, muito pelo contrário, pois o autor diz que os jogos podem dar representatividade ao futebol feminino, o que permite inferir que tais jogos poderiam quebrar alguns estereótipos envolvendo o futebol.