Logo ENEM

Enem 2020 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas


Questão 90 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Agricultura Agropecuária no Brasil

Zona de pastoreio e cultura do algodão e cereais do Agreste  (1963)

ANDRADE, M. C. A terra e o homem no nordeste. São Paulo: Brasiliense, 1963.

A dinâmica produtiva representada na imagem tem como estratégia central a

 



a)

separação pelo tipo de solo.

b)

exportação da colheita sazonal.

c)

priorização da tecnologia moderna.

d)

adequação pelo tempo da natureza.

e)

intensificação da atividade pecuária.

Resolução

O exercício apresenta três gráficos circulares concêntricos, sendo o mais externo referente à produção de feijão dividido em um ciclo anual que se inicia com criação pecuária nos meses de janeiro a março, momento em que se substitui a pecuária pelo plantio de feijão que culminará com a colheita do feijão de junho até o final de julho. Vale ressaltar que de agosto a dezembro nesta área produtiva não se produz nada (área em branco).

O círculo intermediário permite verificar a produção de milho no agreste nordestino. Da mesma forma que o feijão, na zona de milharal do agreste de janeiro a março dá-se ênfase na criação do gado e pastoreio e em março há o plantio do milho, que irá culminar em sua colheita até o final de outubro.

O círculo mais interno nos revela a produção de algodão iniciando-se em maio (período em que começa a estiagem) e vai até dezembro com a colheita. Vale ressaltar que o algodão se adequa bem melhor ao período de estiagem do que o milho e o feijão. É importante ainda verificar que nos períodos de verão – quando ocorrem mais chuvas esparsas - é criado gado e preparado o plantio das sementes de feijão e milho para aproveitar melhor o período úmido do ano.

Tudo issoo nos permite afirmar que este gráfico nos revela a adequação das produções agropecuárias às condições naturais do clima regional e, ao tempo, da maturação natural das áreas cultivadas, uma vez que a produção é baseada em técnicas tradicionais de cultivo. Diante do exposto, considera-se que:

a) Incorreta. O gráfico não apresenta áreas diversas em relação ao tipo de solo.

b) Incorreta. O gráfico não faz menção a produtos voltados à exportação e sim a produtos vinculados à agricultura familiar e destinados, portanto, majoritariamente ao mercado interno regional.

c) Incorreta. Como mencionado, pelo gráfico e pela organização por ele apresentada a produção é baseada em técnicas tradicionais de cultivo atreladas às diferentes épocas do ano.

d) Correta. Conforme exposto, o gráfico nos permite afirmar que as produções agropecuárias estão diretamente determinadas e organizadas a partir das condições naturais do clima regional e do tempo da maturação natural das áreas cultivadas, uma vez que a produção é baseada em técnicas tradicionais de cultivo.

e) Incorreta. A alternativa não considera que a criação pecuária ocorre em um breve período; dentro dos meses de janeiro a março há o período mais úmido e com maior disponibilidade de pastagens.