Logo ENEM

Questão 81 Enem 2020 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 81

Nova Ordem Mundial (Conflitos contemporâneos)

No caso de Departamento de Defesa dos Estados Unidos, a ênfase está posta no traçado de uma estratégia geral de desarticulação, não só dos inimigos reais como dos potenciais, inserida na concepção preventiva que supõe que a mínima de  dissidência é um sinal de perigo e de guerra futura.  Deve-ser ter capacidade para responder a uma guerra convencional tanto quanto para enfrentar um inimigo difuso, atentando simultaneamente para todas as áreas geográficas do planeta. Trata-se, sem dúvida, da estratégia com pretensões mais abrangentes que se desenvolveu até agora.

CECEÑA, A. E. Hegemonia e emancipação no século XXI.
Buenos Aires: Ciacso, 2005 (adaptado).

Tomando o texto como parâmetro, qual tendência contemporânea impulsiona a formulação de estratégias mais abrangentes por parte do Estado americano?

 



a)

Erradicação dos conflitos em territórios.

b)

Propagação de organização em redes.

c)

Eliminação das diferenças regionais.

d)

Ampliação de modelo demográfico.

e)

Projeção da diplomacia mundial.

Resolução

O texto da questão menciona a necessidade, na visão do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, de traçar "estratégias de desarticulação para inimigos reais e potenciais", como maneira de prevenir e, ao mesmo tempo, estar pronto para guerras convencionais (nesse caso, com inimigos bem claros) e "não convencionais" (onde os inimigos são difusos e, também por isso, sem uma "cara" bem definida).

O enunciado exige uma "tendência contemporânea", capaz de impulsionar a formulação de estratégias mais "abrangentes" por parte do Departamento de Defesa estadunidense. Dessa forma, texto e enunciado, juntos, permitem o seguinte questionamento: qual tendência social atual faz o Estados Unidos pensarem em novas estratégias de combate? A resposta está na alternativa b) - propagação de organização em redes - que remete a um conjunto de ações do Estado americano em busca de sua presença eficiente em "todas as áreas geográficas do planeta" criando vínculos locais por meio do uso de novas tecnologias da informação e aliados que atuam de forma complementar e simultânea aos interesses dos Estados Unidos.

As alternativas "A", "C", "D" e "E" nos remete a estratégias convencionais, que historicamente já foram utilizadas pelo Estado norte americano e por outros Estados, inclusive na história recente dos conflitos internacionais, como projeção da diplomacia mundial, expansão de modelo demográfico, tentativas de conter conflitos regionais ou ainda "eliminar diferenças" por meio do aumento da influência em determinados países.