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Questão 22 Enem 2020 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

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Questão 22

Pressupostos e Subentendidos

Deu vontade de jogar, mas não sabe como reunir os amigos...

Muitas vezes é difícil encontrar grupos para bater uma bola. Em função disso, estão sendo disponibilizados aplicativos que reúnem times e reservam espaços para os adeptos da paixão nacional. Num exemplo dessas iniciativas, é possível organizar uma partida de futebol, se inscrever para participar de um jogo, alugar campos e quadras, convidar jogadores. O aplicativo tem dois tipos de usuários: um que o usa como ferramenta de gestão do grupo, convidando amigos para jogar, vendo quem confirmou e avaliando os jogos. Outro usuário é o que busca partidas perto de onde ele está, caso de pessoas que estão de passagem numa cidade.

BENEDICTO, M.; MARLI, M. Bola na rede. Retratos:
a revista do IBGE, n. 2, 2017 (adaptado).


A inter-relação entre tecnologia e sociedade tem estimulado a criação de aplicativos. Nesse texto, isso é percebido pelo desenvolvimento de aplicativos para



a)

organização de eventos de competições esportivas.

b)

agendamento de viagens para eventos de esporte amador.

c)

mapeamento dos interesses dos praticantes acerca dos esportes.

d)

identificação da escassez de espaços para a vivência dos esportes.

e)

formação de grupos em comunidades virtuais para a prática esportiva.

Resolução

As sociedades podem ser pensadas e avaliadas de muitas maneiras. Umas delas é através de suas relações com a tecnologia e o desenvolvimento tecnológico. A inter-relação entre as duas coisas permite uma leitura mais apurada das dinâmicas coletivas. O excerto nos traz um pouco disso, mostrando como os aplicativos têm ajudado na formação de grupos em comunidades virtuais, prontas para a prática esportiva (nesse caso, a prática futebolística), o que nos leva à alternativa "E" como correta.

Há de se notar que o enunciado, em outras palavras, pergunta pelo objetivo dos aplicativos mencionados, pergunta por sua finalidade. Assim, não podemos dizer, por exemplo, que os aplicativos virtuais foram criados para "identificar a escassez de espaços para a vivência de jogos", como sugere a alternativa "D". Ou seja, essa não era a finalidade dos aplicativos descritos no texto "Bola na rede". Também não poderíamos dizer que tais aplicativos buscam, tão somente, um "mapeamento dos interesses dos praticantes acerca dos esportes", como sugere a alternativa "C". A segunda linha do texto já diz: "aplicativos que reúnem times", ou seja, não só mapeiam, mas reunem. Igualmente incorretas seriam as alternativas "A" e "B" que sugerem, respecivamente, que os aplicativos foram desenvolvidos para competições (como se o jogo de futebol só pudesse ser praticado como disputa e não como lazer, por exemplo) ou para agendamento de viagens de um único nível esportivo: o amador.