Deu vontade de jogar, mas não sabe como reunir os amigos...
Muitas vezes é difícil encontrar grupos para bater uma bola. Em função disso, estão sendo disponibilizados aplicativos que reúnem times e reservam espaços para os adeptos da paixão nacional. Num exemplo dessas iniciativas, é possível organizar uma partida de futebol, se inscrever para participar de um jogo, alugar campos e quadras, convidar jogadores. O aplicativo tem dois tipos de usuários: um que o usa como ferramenta de gestão do grupo, convidando amigos para jogar, vendo quem confirmou e avaliando os jogos. Outro usuário é o que busca partidas perto de onde ele está, caso de pessoas que estão de passagem numa cidade.
BENEDICTO, M.; MARLI, M. Bola na rede. Retratos:
a revista do IBGE, n. 2, 2017 (adaptado).
A inter-relação entre tecnologia e sociedade tem estimulado a criação de aplicativos. Nesse texto, isso é percebido pelo desenvolvimento de aplicativos para
a) |
organização de eventos de competições esportivas. |
b) |
agendamento de viagens para eventos de esporte amador. |
c) |
mapeamento dos interesses dos praticantes acerca dos esportes. |
d) |
identificação da escassez de espaços para a vivência dos esportes. |
e) |
formação de grupos em comunidades virtuais para a prática esportiva. |
As sociedades podem ser pensadas e avaliadas de muitas maneiras. Umas delas é através de suas relações com a tecnologia e o desenvolvimento tecnológico. A inter-relação entre as duas coisas permite uma leitura mais apurada das dinâmicas coletivas. O excerto nos traz um pouco disso, mostrando como os aplicativos têm ajudado na formação de grupos em comunidades virtuais, prontas para a prática esportiva (nesse caso, a prática futebolística), o que nos leva à alternativa "E" como correta.
Há de se notar que o enunciado, em outras palavras, pergunta pelo objetivo dos aplicativos mencionados, pergunta por sua finalidade. Assim, não podemos dizer, por exemplo, que os aplicativos virtuais foram criados para "identificar a escassez de espaços para a vivência de jogos", como sugere a alternativa "D". Ou seja, essa não era a finalidade dos aplicativos descritos no texto "Bola na rede". Também não poderíamos dizer que tais aplicativos buscam, tão somente, um "mapeamento dos interesses dos praticantes acerca dos esportes", como sugere a alternativa "C". A segunda linha do texto já diz: "aplicativos que reúnem times", ou seja, não só mapeiam, mas reunem. Igualmente incorretas seriam as alternativas "A" e "B" que sugerem, respecivamente, que os aplicativos foram desenvolvidos para competições (como se o jogo de futebol só pudesse ser praticado como disputa e não como lazer, por exemplo) ou para agendamento de viagens de um único nível esportivo: o amador.