Sou o coração do folclore nordestino
Eu sou Mateus e Bastião do Boi-bumba
Sou o boneco de Mestre Vitalino Dançando uma ciranda em Itamaracá
Eu sou um verso de Carlos Pena Filho
Num frevo de Capiba
Ao som da Orquestra Armorial
Sou Capibaribe
Num livro de João Cabral
Sou mamulengo de São Bento do Una
Vindo no baque solto de maracatu
Eu sou um auto de Ariano Suassuna
No meio da Feira de Caruaru
Sou Frei Caneca do Pastoril do Faceta
Levando a flor da lira Pra Nova Jerusalém
Sou Luiz Gonzaga
E sou do mangue também
Eu sou mameluco, sou de Casa Forte
Sou de Pernambuco, sou o Leão do Norte
LENINE PINHEIRO, P.C. Leão do Norte. In: LENINE; SUZANO, M. Olho de peixe.
São Paulo: Velas, 1993 (fragmento).
O fragmento faz parte da canção brasileira contemporânea e celebra a cultura popular nordestina. Nele, o artista exalta as diferentes manifestações culturais pela
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valorização do teatro, música, artesanato, literatura, dança, personagens históricos e artistas populares, compondo um tecido diversificado e enriquecedor da cultura popular como patrimônio regional e nacional.
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b) |
identificação dos lugares pernambucanos, manifestações culturais, como o bumba meu boi, as cirandas, os bonecos mamulengos e heróis locais, fazendo com que essa canção se apresente como uma referência à cultura popular nordestina.
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c) |
exaltação das raízes populares, como a poesia, a literatura de cordel e o frevo, misturadas ao erudito, como a Orquestra Armorial, compondo um rico tecido cultural, que transforma o popular em erudito.
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d) |
caracterização das festas populares como identidade cultural localizada e como representantes de uma cultura que reflete valores históricos e sociais próprios da população local.
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e) |
apresentação do Pastoril do Faceta, do maracatu, do bumba meu boi e dos autos como representação da musicalidade e do teatro popular religioso, bastante comum ao folclore brasileiro.
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a) Correta. O enunciado afirma que a canção de Lenine celebra a cultura popular nordestina, exaltando as diferentes manifestações culturais. A “alternativa A” corresponde a essas afirmações, mencionando que a letra valoriza diferentes manifestações culturais de Pernambuco. Logo em seguida, segue-se uma listagem bastante completa das expressões culturais mencionadas na canção, tais como o teatro (Ariano Suassuna), a música (Orquestra Armorial e Luís Gonzaga), o artesanato (Mestre Vitalino), a literatura (Carlos Pena Filho e João Cabral de Melo Neto), personagens históricos (Frei Caneca do Pastoril). Tais referências compõem um diversificado repertório cultural não apenas de Pernambuco e do Nordeste – referido no primeiro verso, “sou o coração do folclore nordestino" - , mas também do Brasil, uma vez que, de acordo com o enunciado, trata-se de um fragmento da canção brasileira contemporânea.
b) Incorreta. Esta alternativa considera que a canção faz apenas a identificação dos lugares pernambucanos e de suas manifestações culturais, constituindo-se tão somente numa referência à cultura popular nordestina. Não há nenhuma menção à celebração e à exaltação da cultura popular nordestina e de suas manifestações culturais, o que não atende ao comando do enunciado, em especial à consideração de que a letra de Lenine celebra e exalta tais manifestações
c) Incorreta. O Movimento Armorial surgiu no início dos anos de 1970, no Recife, sob a liderança do dramaturgo Ariano Suassuna, com o objetivo de reunir as diversas manifestações artísticas nordestinas, tais como a literatura de cordel, as artes plásticas, o teatro popular e a música de repentistas e cantadores, de modo a dar-lhes uma expressão erudita e elevada. A proposta era fazer com que o Brasil descobrisse a si mesmo, olhando para sua própria arte e cultura. Dessa forma, seus idealizadores pretendiam romper as barreiras e divisões que separavam o erudito do popular, propondo a criação de uma cultura que se alimentasse das mais autênticas expressões culturais do povo nordestino. Tendo isso em vista, a alternativa erra ao considerar que esse movimento em si representa a arte erudita em contraponto com a popular.
d) Incorreta. Esta alternativa se equivoca ao considerar que as festas populares mencionadas na canção refletem uma identidade localizada de uma cultura com valores históricos e sociais próprios da população local. O primeiro verso da canção afirma “sou o coração do folclore nordestino”, evidenciando que as manifestações culturais mencionadas são um patrimônio de toda a região e não apenas de Pernambuco.
e) Incorreta. As manifestações culturais mencionadas são características da cultura popular pernambucana e nordestina, não podendo ser entendidas como representativas de todo o folclore brasileiro.