Logo ENEM

Questão 26 Enem 2020 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 26

textos jornalísticos

Por que a indústria do empreendedorismo de palco irá destruir você 

Se, antigamente, os livros, enormes e com suas setecentas páginas, cuspiam fórmulas, equações e cálculos que te ensinavam a lidar com o fluxo de caixa da sua empresa, hoje eles dizem: "Você irá chegar lá! Acredite, você irá vencer!".

Mindset, empoderamento, millennials, networking, coworking, deal, business, deadline, salesman com perfil hunter... tudo isso faz parte do seu vocabulário. O pacote de livros é sempre idêntico e as experiências são passadas da mesma forma: você está a um único centímetro da vitória. Não pare!

Se desistir agora, será para sempre. Tome, leia a estratégia do oceano azul. Faça mais uma mentoria, participe de mais uma sessão de coaching. O problema é que o seu mindset não está ajustado. Você precisa ser mais proativo. Vamos fazer mais um powermind ? Eu consigo um precinho bacana para você...

CARVALHO, I. C. Disponivel em: https://medium.com.

Acesso em: 17 ago 2017 (adaptado).

De acordo com o texto, é possível identificar o "empreendedor de palco" por

 

 



a)

livros por ele indicados. 

 

 

b)

suas habilidades em língua inglesa. 

 

 

c)

experiências por ele compartilhadas.

 

 

d)

padrões de linguagem por ele utilizados. 

 

 

e)

preços acessíveis de seus treinamentos.

 

 

Resolução

a) Incorreta. Pela leitura do texto, é possível depreender que a indicação de livros e o relato de experiências têm como objetivo motivar os possíveis clientes a não desistirem de empreender, o que ilustra uma das estratégias usadas pelos empreendedores de palco. Em vista disso, o mero uso desses recursos não caracteriza esses profissionais, mas, sim, o intuito por trás desse método de persuasão.

b) Incorreta. O uso de vocabulário em língua inglesa é um dos recursos linguísticos que caracteriza os empreendedores de palco, mas não o único. Para essa identificação, o autor indica um conjunto de fatores.

c) Incorreta. Assim como mencionado na alternativa A, a mera indicação de livros e o relato de experiências não caracterizam esses profissionais, mas, sim, ilustram métodos de persusão utilizados por eles.

d) Correta. O título do texto faz menção ao “empreendedorismo de palco”, que surgiu após uma mudança de mercado na área do empreendedorismo. Segundo o autor, se antes os empreendedores “cuspiam fórmulas, equações e cálculos” que ensinavam a lidar com o fluxo de caixa, atualmente a postura é outra: agora, os novos empreendedores usam como estratégia frases motivacionais como “Você irá chegar lá! Acredite, você vai vencer!”. Somados a essa técnica, é utilizada uma série de termos estrangeiros (“mindset”, “networking”, “deadline”) e de imperativos (“Não pare!”, “Tome, leia”, “Faça”). O intuito por trás dessa estratégia, segundo o autor, é convencer os interessados a investirem em cursos e/ou orientações dos “especialistas” (como uma sessão de mindset, coaching ou powermind). Assim, são esses usos linguísticos que caracterizam o “empreendedor de palco”, o que o distingue dos demais profissionais.

e) Incorreta. Não é possível sustentar que o preço dos treinamentos seja necessariamente acessível. O trecho final do texto “Eu consigo um precinho bacana para você” ilustra uma estratégia persuasiva dos empreendedores de palco, que buscam motivar prováveis clientes para, então, vender seus produtos.