Por que a indústria do empreendedorismo de palco irá destruir você
Se, antigamente, os livros, enormes e com suas setecentas páginas, cuspiam fórmulas, equações e cálculos que te ensinavam a lidar com o fluxo de caixa da sua empresa, hoje eles dizem: "Você irá chegar lá! Acredite, você irá vencer!".
Mindset, empoderamento, millennials, networking, coworking, deal, business, deadline, salesman com perfil hunter... tudo isso faz parte do seu vocabulário. O pacote de livros é sempre idêntico e as experiências são passadas da mesma forma: você está a um único centímetro da vitória. Não pare!
Se desistir agora, será para sempre. Tome, leia a estratégia do oceano azul. Faça mais uma mentoria, participe de mais uma sessão de coaching. O problema é que o seu mindset não está ajustado. Você precisa ser mais proativo. Vamos fazer mais um powermind ? Eu consigo um precinho bacana para você...
CARVALHO, I. C. Disponivel em: https://medium.com.
Acesso em: 17 ago 2017 (adaptado).
De acordo com o texto, é possível identificar o "empreendedor de palco" por
a) |
livros por ele indicados.
|
b) |
suas habilidades em língua inglesa.
|
c) |
experiências por ele compartilhadas.
|
d) |
padrões de linguagem por ele utilizados.
|
e) |
preços acessíveis de seus treinamentos.
|
a) Incorreta. Pela leitura do texto, é possível depreender que a indicação de livros e o relato de experiências têm como objetivo motivar os possíveis clientes a não desistirem de empreender, o que ilustra uma das estratégias usadas pelos empreendedores de palco. Em vista disso, o mero uso desses recursos não caracteriza esses profissionais, mas, sim, o intuito por trás desse método de persuasão.
b) Incorreta. O uso de vocabulário em língua inglesa é um dos recursos linguísticos que caracteriza os empreendedores de palco, mas não o único. Para essa identificação, o autor indica um conjunto de fatores.
c) Incorreta. Assim como mencionado na alternativa A, a mera indicação de livros e o relato de experiências não caracterizam esses profissionais, mas, sim, ilustram métodos de persusão utilizados por eles.
d) Correta. O título do texto faz menção ao “empreendedorismo de palco”, que surgiu após uma mudança de mercado na área do empreendedorismo. Segundo o autor, se antes os empreendedores “cuspiam fórmulas, equações e cálculos” que ensinavam a lidar com o fluxo de caixa, atualmente a postura é outra: agora, os novos empreendedores usam como estratégia frases motivacionais como “Você irá chegar lá! Acredite, você vai vencer!”. Somados a essa técnica, é utilizada uma série de termos estrangeiros (“mindset”, “networking”, “deadline”) e de imperativos (“Não pare!”, “Tome, leia”, “Faça”). O intuito por trás dessa estratégia, segundo o autor, é convencer os interessados a investirem em cursos e/ou orientações dos “especialistas” (como uma sessão de mindset, coaching ou powermind). Assim, são esses usos linguísticos que caracterizam o “empreendedor de palco”, o que o distingue dos demais profissionais.
e) Incorreta. Não é possível sustentar que o preço dos treinamentos seja necessariamente acessível. O trecho final do texto “Eu consigo um precinho bacana para você” ilustra uma estratégia persuasiva dos empreendedores de palco, que buscam motivar prováveis clientes para, então, vender seus produtos.