TEXTO I
HIRST, D. Mother and Child. Bezerro dividido em duas partes: 1029 x 1689 x 625mm, 1993 (detalhe). Vidro, aço pintado, silicone, acrilico,monofilamento, aço inoxidável, bezerro e solução de formaldeído.
TEXTO II
O grupo Jovens Artistas Britânicos (YABs), que surgiu no final da década de 1980, possui obras diversificadas que incluem fotografias, instalações, pinturas e carcaças desmembradas. O trabalho desses artistas chamou a atenção no final do período da recessão, por utilizar materiais incomuns, como esterco de elefantes, sangue e legumes, o que expressava os detritos da vida e uma atmosfera de niilismo, temperada por um humor mordaz.
Disponível em: http://damienhirst.com. Acesso em: 15 jul. 2015. FARTHING, S. Tudo sobre arte. Rio de Janeiro: Sextante, 2011 (adaptado).
A provocação desse grupo gera um debate em torno da obra de arte pelo(a)
a) |
recusa a crenças, convicções, valores morais, estéticos e políticos na história moderna.
|
b) |
frutífero arsenal de materiais e formas que se relacionam com os objetos construídos. |
c) |
economia e problemas financeiros gerados pela recessão que tiveram grande impacto no mercado.
|
d) |
influência desse grupo junto aos estilos pós-modernos que surgiram nos anos 1990. |
e) |
interesse em produtos indesejáveis que revela uma consciência sustentável no mercado.
|
a) Incorreta. Os trabalhos de Damien Hirst apresentam uma relação grande com seu tempo e uma complexidade na exploração dos materiais. Fatos que são valorizados no campo artístico desde o surgimento do modernismo. A ousadia do artista não é uma recusa aos valores estéticos modernos e contemporâneos de arte, pelo contrário, é uma potencialização.
b) Correta. Como o trabalho do artista Damien Hirst utiliza materiais grotescos, como esterco, sangue, cadáveres etc., causa uma grande estranheza em grande parte do público, pois não são materiais que a maior parte dos espectadores entendem como materiais de arte, pelo contrario, são matérias repulsivas.
c) Incorreta. Como a imagem do trabalho não apresenta referências diretas que refletem economia e problemas financeiros, mas sim traz materiais escatológicos e viscerais, o debate da obra em questão circula em torno da estranheza de suas matérias escolhidas para produzirem o objeto artístico.
d) Incorreta. O estilo pós-moderno surge e cresce independente do coletivo artístico de Damien Hirst e se sustenta na ideia de poder utilizar novas técnicas artísticas, bem como técnicas e materiais clássicos de arte, questões essas que não tangenciam os trabalhos de Hirst.
e) Incorreta. Já que a questão aponta para "um debate em torno da obra de arte", pode-se dizer que os materiais indesejáveis em questão são escatológicos e portanto a reflexão primária não se direciona ao que é sustentável, mas sim sobre a utilização de materiais não banais e, principalmente, indesejáveis.