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Questão 23 Enem 2020 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

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Questão 23

Arte Contemporânea

TEXTO I

                                           

HIRST, D. Mother and Child. Bezerro dividido em duas partes: 1029 x 1689 x 625mm, 1993 (detalhe). Vidro, aço pintado, silicone, acrilico,monofilamento, aço inoxidável, bezerro e solução de formaldeído.

 

TEXTO II

O grupo Jovens Artistas Britânicos (YABs), que surgiu no final da década de 1980, possui obras diversificadas que incluem fotografias, instalações, pinturas e carcaças desmembradas. O trabalho desses artistas chamou a atenção no final do período da recessão, por utilizar materiais incomuns, como esterco de elefantes, sangue e legumes, o que expressava os detritos da vida e uma atmosfera de niilismo, temperada por um humor mordaz.

Disponível em: http://damienhirst.com. Acesso em: 15 jul. 2015. FARTHING, S. Tudo sobre arte. Rio de Janeiro: Sextante, 2011 (adaptado).

 

A provocação desse grupo gera um debate em torno da obra de arte pelo(a) 




a)

recusa a crenças, convicções, valores morais, estéticos e políticos na história moderna.

 

b)

frutífero arsenal de materiais e formas que se relacionam com os objetos construídos.

c)

economia e problemas financeiros gerados pela recessão que tiveram grande impacto no mercado. 

 

d)

influência desse grupo junto aos estilos pós-modernos que surgiram nos anos 1990.

e)

interesse em produtos indesejáveis que revela uma consciência sustentável no mercado.

 

 

 

Resolução

a) Incorreta. Os trabalhos de Damien Hirst apresentam uma relação grande com seu tempo e uma complexidade na exploração dos materiais. Fatos que são valorizados no campo artístico desde o surgimento do modernismo. A ousadia do artista não é uma recusa aos valores estéticos modernos e contemporâneos de arte, pelo contrário, é uma potencialização.

b) Correta. Como o trabalho do artista Damien Hirst utiliza materiais grotescos, como esterco, sangue, cadáveres etc., causa uma grande estranheza em grande parte do público, pois não são materiais que a maior parte dos espectadores entendem como materiais de arte, pelo contrario, são matérias repulsivas.

c) Incorreta. Como a imagem do trabalho não apresenta referências diretas que refletem economia e problemas financeiros, mas sim traz materiais escatológicos e viscerais, o debate da obra em questão circula em torno da estranheza de suas matérias escolhidas para produzirem o objeto artístico.

d) Incorreta. O estilo pós-moderno surge e cresce independente do coletivo artístico de Damien Hirst e se sustenta na ideia de poder utilizar novas técnicas artísticas, bem como técnicas  e materiais clássicos de arte, questões essas que não tangenciam os trabalhos de Hirst.

e) Incorreta. Já que a questão aponta para "um debate em torno da obra de arte", pode-se dizer que os materiais indesejáveis em questão são escatológicos e portanto a reflexão primária não se direciona ao que é sustentável, mas sim sobre a utilização de materiais não banais e, principalmente, indesejáveis.