Logo ENEM

Questão 29 Enem 2020 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 29

Literatura Contemporânea Estilo

Eu tenho empresas e sou digno do visto para ir a Nova York. O dinheiro que chove em Nova York é para pessoas com poder de compra. Pessoas que tenham um visto do consulado americano. O dinheiro que chove em Nova York também é para os nova-iorquinos. São milhares de dólares. [...] Estou indo para Nova York, onde está chovendo dinheiro. Sou um grande administrador. Sim, está chovendo dinheiro em Nova York. Deu no rádio. Vejo que há pedestres invadindo a via onde trafega o meu carro vermelho, importado da Alemanha. Vejo que há carros nacionais trafegando pela via onde trafega o meu carro vermelho, importado da Alemanha. Ao chegar em Nova York, tomarei providências.

SANT'ANNA, A. O importado vermelho de Noé. In: MORICONI, I. (Org.).

Os cem melhores contos, Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. 

As repetições e as frases curtas constituem procedimentos linguísticos importantes para a compreensão da temática do texto, pois 

 



a)

expressam a futilidade do discurso de poder e de distinção do narrador. 

 

 

b)

disfarçam a falta de densidade das angústias existenciais narradas. 

 

 

c)

ironizam a valorização da cultura norte-americana pelos brasileiros. 

 

 

d)

explicitam a ganância financeira do capitalismo contemporâneo. 

 

 

e)

criticam os estereótipos sociais das visões de mundo elitistas.

 

Resolução

a) Correta. O enunciado chama a atenção para o modo como o trabalho linguístico do texto contribui para a formatação de seu sentido. Analisando o excerto apresentado, verifica-se que as repetições e as frases curtas são procedimentos responsáveis pela produção de um texto limitado, com ideias pouco desenvolvidas, que giram em torno dos mesmos assuntos: visto para Nova York, dinheiro, poder de compra, “chover dinheiro em Nova York” e “carro vermelho importado da Alemanha”. Ao que parece, o narrador não é capaz de produzir uma expressão linguística mais elaborada capaz de revelar uma visão de mundo mais ampla. Isso ocorre pois ele se preocupa apenas com esses símbolos de status e poder econômico, o que evidencia sua futilidade, expressa por um discurso fragmentado e repetitivo.

b) Incorreta. Como exposto no item A, o narrador é caracterizado pela futilidade, o que significa que ele não manifesta angústias existenciais, preocupando-se apenas com sua imagem social, sustentada por símbolos externos de poder e distinção social.

c) Incorreta. No texto, não há evidências de que o comportamento do narrador seja representativo da totalidade dos brasileiros. Seria possível afirmar que ele representa a ideologia de uma determinada classe social, apenas.

d) Incorreta. O fragmento apresentado retrata a ganância de um personagem que acredita ser superior por ter poder de compra e um visto que lhe permite ir para Nova York. O texto não chega a apresentar elementos analíticos que expliquem as complexidades do capitalismo contemporâneo.

e) Incorreta. A alternativa menciona um aspecto temático do texto, não havendo relação entre os procedimentos linguísticos de repetições e frases curtas com a crítica a estereótipos sociais das visões de mundo elitistas.