“Pela primeira vez na história da humanidade, mais de um bilhão de pessoas, concretamente 1,02 bilhão, sofrerão de subnutrição em todo o mundo. O aumento da insegurança alimentar que aconteceu em 2009 mostra a urgência de encarar as causas profundas da fome com rapidez e eficácia.
”Relatório da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação [FAO], primeiro semestre de 2009.
Tendo em vista as questões levantadas pelo texto, é correto afirmar que:
a) |
a principal causa da fome e da subnutrição é a falta de terra agricultável para a produção de alimentos necessários para toda a população mundial.
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b) |
a proporção de subnutridos e famintos, de acordo com os dados do texto, é inferior a 10% da população mundial.
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c) |
as principais causas da fome e da subnutrição são disparidades econômicas, pobreza extrema, guerras e conflitos.
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d) |
as consequências da subnutrição severa em crianças são revertidas com alimentação adequada na vida adulta.
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e) |
o uso de organismos geneticamente modificados na agricultura tem reduzido a subnutrição nas regiões mais pobres do planeta.
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a) Incorreta. O problema da fome não está relacionado à falta de terra agricultável, mas sim à questão da distribuição dos alimentos existentes para toda a população mundial.
b) Incorreta. A proporção de subnutridos e famintos mostra-se superior a 10% da população mundial, uma vez que segundo o texto atingem 1,02 bilhões de habitantes dos aproximadamente 6,5 bilhões de habitantes do planeta.
c) Correta. As causas da fome no mundo são múltiplas, mas podem estar relacionadas às disparidades econômicas, pobreza, guerras e conflitos pelo mundo.
d) Incorreta. As conseqüências da subnutrição na infância não podem ser revertidas na vida adulta e devem ser combatidas na população infantil.
e) Incorreta. O uso de OGM’s não reduziu a subnutrição, pois exige grandes investimentos e está concentrado nas regiões mais ricas do planeta, distante da grande massa de famintos.
O Índice de Massa Corporal (IMC) é o número obtido pela divisão da massa de um indivíduo adulto, em quilogramas, pelo quadrado da altura, medida em metros. É uma referência adotada pela Organização Mundial de Saúde para classificar um indivíduo adulto, com relação ao seu peso e altura, conforme a tabela abaixo.
Levando em conta esses dados, considere as seguintes afirmações:
I. Um indivíduo adulto de 1,70 m e 100 kg apresenta Obesidade Grau 1.
II. Uma das estratégias para diminuir a obesidade na população é aumentar a altura média de seus indivíduos por meio de atividades físicas orientadas para adultos.
III. Uma nova classificação que considere obesos somente indivíduos com IMC maior que 40 pode diminuir os problemas de saúde pública.
Está correto o que se afirma somente em
a) |
I. |
b) |
II. |
c) |
III. |
d) |
I e II. |
e) |
I e III. |
I. Correta. O IMC deste indivíduo adulto é , que corresponde à obesidade grau 1.
II. Incorreta. Não é possível aumentar estatura de indivíduos adultos (os humanos só crescem até o fim da puberdade), o correto seria diminuir o peso através de atividades físicas orientadas.
III. Incorreta. Os problemas de saúde pública estão relacionados principalmente ao aumento do peso e do acúmulo de gordura, e não a classificação, que existe apenas para criar uma referência de comparação mundial de valores.
Observe a gravura e considere as afirmações.
I. Pentágonos regulares congruentes podem substituir os hexágonos da gravura de modo a recobrir todo o plano sem sobreposição.
II. Pelo menos um dos animais representados passa pelo processo de metamorfose na natureza.
III. A sequência de espécies animais representadas da esquerda para a direita do leitor corresponde à do processo evolutivo na biosfera.
Está correto o que se afirma somente em
a) |
I. |
b) |
II. |
c) |
III. |
d) |
I e II. |
e) |
II e III. |
I. Falsa. A medida do ângulo interno de um pentágono regular não é divisor de 360º. Dessa forma, ao justapor pentágonos, haverá espaços não preenchidos ou sobreposição, conforme representação esquemática abaixo:
II. Correta. A abelha é um inseto holometábolo, ou seja, apresenta metamorfose completa (ovo – larva – pupa – adulto).
III. Incorreta. A sequência de espécies animais representadas não corresponde ao processo evolutivo, que é muito mais complexo, constituindo-se de espécies que variam individualmente e que são selecionadas pelo ambiente em função desta variabilidade.
A magnitude de um terremoto na escala Richter é proporcional ao logaritmo, na base 10, da energia liberada pelo abalo sísmico. Analogamente, o pH de uma solução aquosa é dado pelo logaritmo, na base 10, do inverso da concentração de íons H+.
Considere as seguintes afirmações:
I. O uso do logaritmo nas escalas mencionadas justifica-se pelas variações exponenciais das grandezas envolvidas.
II. A concentração de íons H+ de uma solução ácida com pH 4 é 10 mil vezes maior que a de uma solução alcalina com pH 8.
III. Um abalo sísmico de magnitude 6 na escala Richter libera duas vezes mais energia que outro, de magnitude 3.
Está correto o que se afirma somente em
a) |
I. |
b) |
II. |
c) |
III. |
d) |
I e II. |
e) |
I e III. |
(I) Correta. Como existem terremotos de intensidades muito diferentes, desde terremotos brandos (~105 J) até terremotos extremamente devastadores (~1018 J), a energia liberada num abalo sísmico pode assumir diversas ordens de grandeza (diversas “potências de dez”) diferentes. A escala Richter lança mão do logaritmo exatamente para poder fazer a comparação em termos dessas potências (expoentes).
(II) Correta. Temos: Logo, em , a concentração de íons H+ é vezes maior que em .
(III) Incorreta. De acordo com o enunciado, a magnitude do terremoto é diretamente proporcional ao logaritmo, na base 10, da energia liberada:
Assim:
O avanço científico-tecnológico permitiu identificar e dimensionar partículas e sistemas microscópicos e submicroscópicos fundamentais para o entendimento de fenômenos naturais macroscópicos. Desse modo, tornou-se possível ordenar, em função das dimensões, entidades como cromossomo (C), gene (G), molécula de água (M), núcleo do hidrogênio (N) e partícula alfa (P).
Assinale a alternativa que apresenta essas entidades em ordem crescente de tamanho.
a) |
N, P, M, G, C. |
b) |
P, N, M, G, C. |
c) |
N, M, P, G, C. |
d) |
N, P, M, C, G. |
e) |
P, M, G, N, C. |
A ordem crescente de tamanho é:
N - Núcleo do átomo de hidrogênio = 1 próton
P - Partícula alfa = 2 prótons + 2 nêutrons
M - Molécula de água = 2 átomos de hidrogênio + 1 átomo de oxigênio (ou 10 prótons + 8 nêutrons + 8 elétrons)
G - Gene = sequência de bases nitrogenadas traduzidas em proteínas (macromoléculas)
C - Cromossomo = conjunto de genes
A personagem Mafalda, que está em Buenos Aires, olha o globo em que o Norte está para cima e afirma: “a gente está de cabeça pra baixo”. Quem olha para o céu noturno dessa posição geográfica não vê a estrela Polar, referência do polo astronômico Norte, e sim o Cruzeiro do Sul, referência do polo astronômico Sul. Se os polos do globo de Mafalda estivessem posicionados de acordo com os polos astronômicos, ou seja, o polo geográfico Sul apontando para o pólo astronômico Sul, seria correto afirmar que
a) |
o Norte do globo estaria para cima, o Sul para baixo e Mafalda estaria realmente de cabeça para baixo.
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b) |
o Norte do globo estaria para cima e o Sul para baixo, mas Mafalda não estaria de cabeça para baixo por causa da gravidade.
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c) |
o Norte do globo estaria para cima, o Sul para baixo, e quem estaria de cabeça para baixo seriam os habitantes do hemisfério norte.
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d) |
o Sul do globo estaria para cima e o Norte para baixo, mas Mafalda estaria de cabeça para baixo por causa da gravidade.
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e) |
o Sul do globo estaria para cima, o Norte para baixo e Mafalda não teria razão em afirmar que está de cabeça para baixo.
|
Ajustar o polo Sul geográfico do globo com o Cruzeiro do Sul, (polo astronômico) a partir do referencial da Mafalda, significa inverter o globo, deixando o Hemisfério Sul para cima e o Norte para baixo. Dessa forma, a personagem não estaria de cabeça para baixo, pois ela estaria observando Buenos Aires orientada para cima (ela poderia se colocar sobre o globo e permaneceria de cabeça para cima).
Uma maneira de compreender a distribuição temporal de fenômenos ocorridos em longos períodos é situá-los em um ano de 365 dias. Por exemplo, ao transpor os 4,6 bilhões de anos da Terra para esse ano, a formação do planeta teria ocorrido em 1º. de janeiro, o surgimento do oxigênio na atmosfera em 13 de junho, o aumento e a diversificação da vida macroscópica a partir de 15 de novembro e o início da separação da Pangea em 13 de dezembro.
Considere os seguintes eventos:
Evento 1. Surgimento do Homo sapiens.
Evento 2. Revolução agrícola do Neolítico.
Evento 3. Declínio do Império Romano.
Evento 4. A colonização da América pelos europeus.
A partir das informações do texto, é correto situar os referidos eventos no mês de dezembro desse ano, no(s) dia(s)
a) |
Evento 1: 29
Evento 2: 29
Evento 3: 30
Evento 4: 30
|
b) |
Evento 1: 29
Evento 2: 30
Evento 3: 30
Evento 4: 31
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c) |
Evento 1: 30
Evento 2: 30
Evento 3: 31
Evento 4: 31
|
d) |
Evento 1: 30
Evento 2: 31
Evento 3: 31
Evento 4: 31
|
e) |
Evento 1: 31
Evento 2: 31
Evento 3: 31
Evento 4: 31
|
Sabemos que o Evento 1 aconteceu a aproximadamente 90000 anos atrás. Desse modo, podemos montar a seguinte regra de três para encontrar o dia em que esse evento ocorreu no referido ano:
Assim,
Podemos, então, dizer que o Evento 1, ocorreu há 0,00714 dias do final do referido ano, ou seja, ocorreu no dia 31 de dezembro. Como o Evento 2 ocorreu em 10000 aC, o Evento 3 em 476 aC e o Evento 4 entre os séculos XVI e XIX, todos mais recentes que o Evento 1, podemos concluir que todos esses eventos ocorreram em 31 de dezembro.
A chamada Lei do Agrotóxico (no 7.802, de 11/06/89) determina que os rótulos dos produtos não contenham afirmações ou imagens que possam induzir o usuário a erro quanto a sua natureza, composição, segurança, eficácia e uso. Também proíbe declarações sobre a inocuidade, tais como “seguro”, “não venenoso”, “não tóxico”, mesmo que complementadas por afirmações do tipo “quando utilizado segundo as instruções”. Em face das proibições da Lei, a compreensão da frase: “Cuidado, este produto pode ser tóxico”
a) |
precisa levar em consideração que a condição suficiente para que um produto possa ser tóxico é sua ingestão, inalação ou contato com a pele e não sua composição. |
b) |
exige cautela, pois a expressão “pode ser” pressupõe “pode não ser”, permitindo a interpretação de que se trata de um produto “seguro”, “não venenoso”, “não tóxico”. |
c) |
precisa levar em consideração que a expressão “pode ser” elimina o sentido de “pode não ser”, consistindo em um alerta ao usuário sobre a inocuidade dos produtos. |
d) |
exige admitir que a condição necessária para que um produto seja tóxico é a sua composição, induzindo o usuário a erro quanto à inocuidade e ao mau uso dos produtos. |
e) |
precisa ser complementada com a consideração de que a segurança no manuseio dos agrotóxicos elimina sua toxicidade, bem como eventuais riscos de intoxicação. |
O enunciado esclarece que a chamada Lei do Agrotóxico proíbe a propaganda de produtos de forma a induzir o consumidor a pensar que determinado produto possua natureza, composição, segurança, eficácia e uso distintos da realidade.
Ao proibir o uso de expressões como “seguro”, “não venenoso” e “não tóxico”, ainda que acompanhadas do alerta de que tais informações só sejam verídicas com o uso correto segundo as instruções, fica evidente que a nova lei não quer induzir o consumidor ao erro, pois afirmações do tipo “seguro”, “não venenoso” e “não tóxico” adquirem valor de verdade e a informação sobre as instruções de uso passa a ser secundária na divulgação do produto e na apreensão da propaganda pelo consumidor. Nesse sentido, a frase “Cuidado, este produto pode ser tóxico” fere a intenção da chamada Lei do Agrotóxico. A locução verbal com o verbo “poder” denota possibilidade, não certeza. Ou seja, a toxidade do produto passa a ser apenas uma possibilidade, e não uma certeza, portanto, a propaganda leva o consumidor a pensar que o produto pode não ser tóxico, induzindo-o a uma informação que, no mínimo, é somente parcial em relação à verdade.
A Gripe A, causada pelo vírus Influenza A (H1N1), tem sido relacionada com a Gripe Espanhola, pandemia ocorrida entre 1918 e 1919. No genoma do vírus Influenza A, há dois genes que codificam proteínas de superfície, chamadas de Hemaglutinina (H) e Neuraminidase (N), das quais existem, respectivamente, 16 e 9 tipos.
Com base nessas informações, analise as afirmações:
I. O número de combinações de proteínas de superfície do vírus Influenza A é 25, o que dificulta a produção de medicamentos antivirais específicos.
II. Tanto na época atual quanto na da Gripe Espanhola, as viagens transoceânicas contribuíram para a disseminação do vírus pelo mundo.
III. O sistema imunológico do indivíduo reconhece segmentos das proteínas de superfície do vírus para combatê-lo.
Está correto o que se afirma em
a) |
I, somente. |
b) |
I e II, somente. |
c) |
I e III, somente. |
d) |
II e III, somente. |
e) |
I, II e III. |
(I) Incorreta. O número de maneiras de combinar as duas proteínas é dado pela multiplicação , e não pela soma.
(II) Correta. Viagens de navio sem dúvida contribuíram e contribuem até hoje para a disseminação de gripes, já que configuram um ambiente restrito com grande número de pessoas, propiciando contatos interpessoais, lembrando que a transmissão da gripe se dá através de secreções do trato respiratório: espirros, gotículas de saliva, etc.
(III) Correta. Para combater um vírus, o sistema imune precisa reconhecer segmentos protéicos de seu capsídeo (invólucro protéico).
Cesarismo/cesarista são termos utilizados para caracterizar governantes atuais que, à maneira de Júlio César (de onde o nome), na antiga Roma, exercem um poder
a) |
teocrático. |
b) |
democrático. |
c) |
aristocrático. |
d) |
burocrático. |
e) |
autocrático. |
A questão fala de governantes da atualidade chamados de cesaristas. A idéia cesarista refere-se a um governante que concentra poderes em suas mãos. A alternativa que exprime melhor o conceito de concentração de poderes é autocracia.
Além disso, poderiam ser eliminados:
a) teocrático: governante divino ou com características divinas;
b) democrático: governante típico de uma democracia;
c) aristocrático: governante que representa um grupo influente e privilegiado;
d) burocrático: a idéia de burocracia está relacionada ao aparato administrativo que faz parte de diversos governos.