Os animais que consomem as folhas de um livro alimentam-se da celulose contida no papel. Em uma planta, a celulose é encontrada
a) |
armazenada no vacúolo presente no citoplasma. |
b) |
em todos os órgãos, como componente da parede celular. |
c) |
apenas nas folhas, associada ao parênquima. |
d) |
apenas nos órgãos de reserva, como caule e raiz. |
e) |
apenas nos tecidos condutores do xilema e do floema. |
A celulose é um polissacarídeo componente da parede celular de células vegetais, sintetizado por enzimas da membrana plasmática. Por estar presente na parede celular, podemos encontrá-la em todos os órgãos da planta: folhas, raízes, caule, sementes, flores e frutos, bem como em todos os tecidos (não apenas nos tecidos condutores do xilema e do floema).
Vale ainda comentar que o vacúolo armazena principalmente água, açucares, proteínas, pigmentos, compostos fenólicos, cristais, mas não celulose.
O conhecimento sobre a origem da variabilidade entre os indivíduos, sobre os mecanismos de herança dessa variabilidade e sobre o comportamento dos genes nas populações foi incorporado à teoria da evolução biológica por seleção natural de Charles Darwin.
Diante disso, considere as seguintes afirmativas:
I. A seleção natural leva ao aumento da frequência populacional das mutações vantajosas num dado ambiente; caso o ambiente mude, essas mesmas mutações podem tornar seus portadores menos adaptados e, assim, diminuir de frequência.
II. A seleção natural é um processo que direciona a adaptação dos indivíduos ao ambiente, atuando sobre a variabilidade populacional gerada de modo casual.
III. A mutação é a causa primária da variabilidade entre os indivíduos, dando origem a material genético novo e ocorrendo sem objetivo adaptativo.
Está correto o que se afirma em:
a) |
I, II e III. |
b) |
I e III, apenas. |
c) |
I e II, apenas. |
d) |
I, apenas. |
e) |
III, apenas. |
I. Correta. Na seleção natural as mutações vantajosas favorecem a sobrevivência dos portadores das mesmas e também a transmissão para os descendentes, aumentando sua frequência populacional. Uma alteração ambiental pode transformar esta mesma mutação em deletéria, dificultando a sobrevivência de seus portadores, e assim, diminuindo sua frequência populacional.
II. Correta. O item resume a definição da evolução por seleção natural, onde esta atua sobre a variabilidade populacional, gerada por mutações e recombinação – de modo casual -, direcionando a adaptação dos indivíduos ao ambiente.
III. Correta. Realmente a mutação é a causa primária de variabilidade ao atuar sobre o material gênico, alterando-o (ainda temos a recombinação gênica como um fator secundário). Esses eventos ocorrem ao acaso, sem objetivo adaptativo.
Um determinado animal adulto é desprovido de crânio e apêndices articulares. Apresenta corpo alongado e cilíndrico. Esse animal pode pertencer ao grupo dos
a) |
répteis ou nematelmintos. |
b) |
platelmintos ou anelídeos. |
c) |
moluscos ou platelmintos. |
d) |
anelídeos ou nematelmintos. |
e) |
anelídeos ou artrópodes. |
a) Incorreta. Répteis apresentam crânio (a correlação poderia ser feita com as cobras).
b) Incorreta. Platelmintos não são apresentam corpo cilíndrico. São vermes achatados dorsiventralmente.
c) Incorreta. Mesma razão da alternativa anterior.
d) Correta. Anelídeos e nematelmintos apresentam representantes de corpo alongado e cilíndrico, além de serem desprovidos de crânio e apêndices articulados.
e) Incorreta. Artrópodes apresentam apêndices articulados.
Há uma impressionante continuidade entre os seres vivos (...). Talvez o exemplo mais marcante seja o da conservação do código genético (...) em praticamente todos os seres vivos. Um código genético de tal maneira “universal” é evidência de que todos os seres vivos são aparentados e herdaram os mecanismos de leitura do RNA de um ancestral comum.
Morgante & Meyer, Darwin e a Biologia, O Biólogo 10:12-20, 2009.
O termo “código genético” refere-se
a) |
ao conjunto de trincas de bases nitrogenadas, cada trinca correspondendo a um determinado aminoácido.
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b) |
ao conjunto de todos os genes dos cromossomos de uma célula, capazes de sintetizar diferentes proteínas.
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c) |
ao conjunto de proteínas sintetizadas a partir de uma sequência específica de RNA.
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d) |
a todo o genoma de um organismo, formado pelo DNA de suas células somáticas e reprodutivas.
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e) |
à síntese de RNA a partir de uma das cadeias do DNA, que serve de modelo.
|
a) Correta. O código genético é realmente universal, e pode ser definido como a relação entre as trincas de bases nitrogenadas e seus respectivos aminoácidos, sendo este igual para todos os seres vivos.
b) Incorreta. O conjunto de genes, ou patrimônio gênico, não é universal, normalmente ele é comum apenas as populações, ou seja, ao conjunto de indivíduos de uma mesma espécie.
c) Incorreta. As proteínas são sintetizadas a partir de trechos do DNA (genes) transcritos e traduzidos, e dessa forma, são comuns apenas a indivíduos da mesma espécie.
d) Incorreta. O genoma é a seqüência de bases de um indivíduo e varia entre indivíduos de espécies distintas, sendo, portanto, não universal.
e) Incorreta. Este processo se chama transcrição. O código genético estará presente nesta molécula de RNA sintetizada.
Uma pessoa, ao encontrar uma semente, pode afirmar, com certeza, que dentro dela há o embrião de uma planta, a qual, na fase adulta,
a) |
forma flores, frutos e sementes. |
b) |
forma sementes, mas não produz flores e frutos. |
c) |
vive exclusivamente em ambiente terrestre. |
d) |
necessita de água para o deslocamento dos gametas na fecundação. |
e) |
tem tecidos especializados para condução de água e de seiva elaborada. |
a) Incorreta. Caso esse embrião seja de uma gimnosperma, esta planta não apresentará flores com verticilos nem frutos.
b) Incorreta. Como angiospermas possuem sementes, embriões da mesma irão formar flores e frutos.
c) Incorreta. Existem angiospermas aquáticas. Exemplos: aguapés, alface d´água, vitória-régia.
d) Incorreta. As espermatófitas (plantas com sementes) possuem tubo polínico, portanto independem da água para a fecundação.
e) Correta. As espermatófitas tem tecidos condutores: xilema e floema.
Considere as seguintes características atribuídas aos seres vivos:
I. Os seres vivos são constituídos por uma ou mais células.
II. Os seres vivos têm material genético interpretado por um código universal.
III. Quando considerados como populações, os seres vivos se modificam ao longo do tempo.
Admitindo que possuir todas essas características seja requisito obrigatório para ser classificado como “ser vivo”, é correto afirmar que
a) |
os vírus e as bactérias são seres vivos, porque ambos preenchem os requisitos I, II e III.
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b) |
os vírus e as bactérias não são seres vivos, porque ambos não preenchem o requisito I.
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c) |
os vírus não são seres vivos, porque preenchem os requisitos II e III, mas não o requisito I.
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d) |
os vírus não são seres vivos, porque preenchem o requisito III, mas não os requisitos I e II.
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e) |
os vírus não são seres vivos, porque não preenchem os requisitos I, II e III.
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Alternativa A: incorreta. Bactérias preenchem todos os requisitos, mas os vírus não preenchem o requisito I, pois são acelulares, constituídos apenas por um capsídeo (cápsula protéica) e por ácido nucleico (DNA ou RNA).
Alternativa B: incorreta. Bactérias são seres vivos, pois preenchem os três requisitos.
Alternativa C: correta. Os vírus não são considerados seres vivos stricto sensu, pois não são formados por células, ou seja, são acelulares.
Alternativa D: incorreta. Os vírus preenchem o requisito II, pois possuem material genético (DNA ou RNA) que é interpretado pelo código genético universal.
Alternativa E: incorreta. Os vírus preechem o requisito II e preenchem também o requisito III, pois, ao possuírem material genético, estão sujeitos a mutações e recombinações gênicas e, consequentemente, à seleção natural, modificando-se ao longo do tempo.
No esquema abaixo, as setas numeradas de I a IV indicam transferências de moléculas ou energia entre seres vivos e entre eles e o ambiente.
Assinale a alternativa do quadro abaixo que mostra, corretamente, as passagens em que há transferência de gás carbônico, de moléculas orgânicas ou de energia.
Transferência de moléculas | ||
gás carbônico | orgânicas | energia |
a) |
I e II / I e IV / I e III
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b) |
I e IV / II / I, III e IV
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c) |
I, II e IV / III / I, II, III e IV
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d) |
I, II e III / III e IV / I, II, III e IV
|
e) |
II, III e IV / II e III / I e III |
Seta I: pode significar transferência de água, gás carbônico (fotossíntese), oxigênio (respiração) e energia assimilada pela fotossíntese.
Seta II: pode significar água, gás carbônico (respiração), oxigênio (fotossíntese) e energia perdida principalmente através da respiração.
Seta III: transferência de moléculas orgânicas através da alimentação (cadeias alimentares) e energia transferida com a biomassa.
Seta IV: Gás carbônico da respiração e energia perdida na forma de calor.
Dadas as possibilidades e observando a tabela do enunciado, a alternativa correta é a C.
Obs.: Levou-se em consideração a ação dos decompositores (não representados no esquema), que seriam responsáveis pela conversão de substâncias orgânicas (presentes e liberadas pelos seres vivos) em substâncias inorgânicas que ficariam disponíveis no ambiente.
Numa espécie de planta, a cor das flores é determinada por um par de alelos. Plantas de flores vermelhas cruzadas com plantas de flores brancas produzem plantas de flores cor-de-rosa.
Do cruzamento entre plantas de flores cor-de-rosa, resultam plantas com flores:
a) |
das três cores, em igual proporção. |
b) |
das três cores, prevalecendo as cor-de-rosa. |
c) |
das três cores, prevalecendo as vermelhas. |
d) |
somente cor-de-rosa. |
e) |
somente vermelhas e brancas, em igual proporção |
Trata-se de uma herança sem dominância, onde o fenótipo do heterozigoto é intermediário ao dos homozigotos.
Podemos, então, escrever os seguintes genótipos:
VV (plantas vermelhas)
BB (plantas brancas)
VB (plantas rosas)
O cruzamento VB x VB produz:
25% VV, 25% BB e 50% VB.
Temos, portanto, as três cores, prevalecendo as de cor rosa.
O fígado humano é uma glândula que participa de processos de digestão e absorção de nutrientes, ao
a) |
produzir diversas enzimas hidrolíticas que atuam na digestão de carboidratos.
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b) |
produzir secreção rica em enzimas que digerem as gorduras.
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c) |
produzir a insulina e o glucagon, reguladores dos níveis de glicose no sangue.
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d) |
produzir secreção rica em sais que facilita a digestão e a absorção de gorduras.
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e) |
absorver excretas nitrogenadas do sangue e transformá-las em nutrientes proteicos.
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a) Incorreta. O fígado não produz enzimas digestivas.
b) Incorreta. Mesma justificativa da anterior.
c) Incorreta. Insulina e glucagon são produzidos pelo pâncreas.
d) Correta. O fígado produz a bile, rica em sais biliares, que facilita a digestão e a absorção de gorduras emulsionando as mesmas para que as lipases atuem com mais facilidade.
e) Incorreta. Absorção de excretas e transformação em compostos nitrogenados é função dos rins.
A cana-de-açúcar é importante matéria-prima para a produção de etanol. A energia contida na molécula de etanol e liberada na sua combustão foi
a) |
captada da luz solar pela cana-de-açúcar, armazenada na molécula de glicose produzida por fungos no processo de fermentação e, posteriormente, transferida para a molécula de etanol.
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b) |
obtida por meio do processo de fermentação realizado pela cana-de-açúcar e, posteriormente, incorporada à molécula de etanol na cadeia respiratória de fungos.
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c) |
captada da luz solar pela cana-de-açúcar, por meio do processo de fotossíntese, e armazenada na molécula de clorofila, que foi fermentada por fungos.
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d) |
obtida na forma de ATP no processo de respiração celular da cana-de-açúcar e armazenada na molécula de glicose, que foi, posteriormente, fermentada por fungos.
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e) |
captada da luz solar por meio do processo de fotossíntese realizado pela cana-de-açúcar e armazenada na molécula de glicose, que foi, posteriormente, fermentada por fungos.
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O etanol é produzido a partir da fermentação da glicose por fungos (C6H12O6 = 2 C2H5OH + 2 CO2). Já a glicose é sintetizada através da fotossíntese realizada pela cana-de-açúcar.
Assim, a energia segue da luz solar para a glicose (através da fotossíntese) e da glicose para o etanol (através da fermentação), conforme descrição da alternativa E.