Logo FUVEST

Questão 6 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 6

Cartografia Representações e visões de mundo Eurocentrismo

A personagem Mafalda, que está em Buenos Aires, olha o globo em que o Norte está para cima e afirma: “a gente está de cabeça pra baixo”. Quem olha para o céu noturno dessa posição geográfica não vê a estrela Polar, referência do polo astronômico Norte, e sim o Cruzeiro do Sul, referência do polo astronômico Sul. Se os polos do globo de Mafalda estivessem posicionados de acordo com os polos astronômicos, ou seja, o polo geográfico Sul apontando para o pólo astronômico Sul, seria correto afirmar que



a)
o Norte do globo estaria para cima, o Sul para baixo e Mafalda estaria realmente de cabeça para baixo.
b)
o Norte do globo estaria para cima e o Sul para baixo, mas Mafalda não estaria de cabeça para baixo por causa da gravidade.
c)
o Norte do globo estaria para cima, o Sul para baixo, e quem estaria de cabeça para baixo seriam os habitantes do hemisfério norte.
d)
o Sul do globo estaria para cima e o Norte para baixo, mas Mafalda estaria de cabeça para baixo por causa da gravidade.
e)
o Sul do globo estaria para cima, o Norte para baixo e Mafalda não teria razão em afirmar que está de cabeça para baixo.
Resolução

Ajustar o polo Sul geográfico do globo com o Cruzeiro do Sul, (polo astronômico) a partir do referencial da Mafalda, significa inverter o globo, deixando o Hemisfério Sul para cima e o Norte para baixo. Dessa forma, a personagem não estaria de cabeça para baixo, pois ela estaria observando Buenos Aires orientada para cima (ela poderia se colocar sobre o globo e permaneceria de cabeça para cima).