Logo FUVEST

Questão 4 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 4

Função Exponencial Função Logarítmica pH e pOH

A magnitude de um terremoto na escala Richter é proporcional ao logaritmo, na base 10, da energia liberada pelo abalo sísmico. Analogamente, o pH de uma solução aquosa é dado pelo logaritmo, na base 10, do inverso da concentração de íons H+.

Considere as seguintes afirmações:

 

I. O uso do logaritmo nas escalas mencionadas justifica-se pelas variações exponenciais das grandezas envolvidas.

II. A concentração de íons H+ de uma solução ácida com pH 4 é 10 mil vezes maior que a de uma solução alcalina com pH 8.

III. Um abalo sísmico de magnitude 6 na escala Richter libera duas vezes mais energia que outro, de magnitude 3.

 

Está correto o que se afirma somente em

 



a)
I.
b)
II.
c)
III.
d)
I e II.
e)
I e III.
Resolução

(I) Correta. Como existem terremotos de intensidades muito diferentes, desde terremotos brandos (~105 J) até terremotos extremamente devastadores (~1018 J), a energia liberada num abalo sísmico pode assumir diversas ordens de grandeza (diversas “potências de dez”) diferentes. A escala Richter lança mão do logaritmo exatamente para poder fazer a comparação em termos dessas potências (expoentes).

(II) Correta. Temos: { pH=4[ H + ]= 10 4 pH=8[ H + ]= 10 8 Logo, em pH=4, a concentração de íons H+ é 10 4 10 8 =10.000 vezes maior que em pH=8.

(III) Incorreta. De acordo com o enunciado, a magnitude do terremoto é diretamente proporcional ao logaritmo, na base 10, da energia liberada:

M=k log 10 EAssim:

{ M 1 =3=k log 10 E 1 M 2 =6=k log 10 E 2 log 10 E 2 =2 log 10 E 1 E 2 = E 1 2