Logo FUVEST

Questão 1 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 1

Demografia Principais indicadores sociais

“Pela primeira vez na história da humanidade, mais de um bilhão de pessoas, concretamente 1,02 bilhão, sofrerão de subnutrição em todo o mundo. O aumento da insegurança alimentar que aconteceu em 2009 mostra a urgência de encarar as causas profundas da fome com rapidez e eficácia.

”Relatório da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação [FAO], primeiro semestre de 2009.

Tendo em vista as questões levantadas pelo texto, é correto afirmar que



a)
a principal causa da fome e da subnutrição é a falta de terra agricultável para a produção de alimentos necessários para toda a população mundial.
b)
a proporção de subnutridos e famintos, de acordo com os dados do texto, é inferior a 10% da população mundial.
c)
as principais causas da fome e da subnutrição são disparidades econômicas, pobreza extrema, guerras e conflitos.
d)
as consequências da subnutrição severa em crianças são revertidas com alimentação adequada na vida adulta.
e)
o uso de organismos geneticamente modificados na agricultura tem reduzido a subnutrição nas regiões mais pobres do planeta.
Resolução

a) Incorreta. O problema da fome não está relacionado à falta de terra agricultável, mas sim à questão da distribuição dos alimentos existentes para toda a população mundial.

b) Incorreta. A proporção de subnutridos e famintos mostra-se superior a 10% da população mundial, uma vez que segundo o texto atingem 1,02 bilhões de habitantes dos aproximadamente 6,5 bilhões de habitantes do planeta.

c) Correta. As causas da fome no mundo são múltiplas, mas podem estar relacionadas às disparidades econômicas, pobreza, guerras e conflitos pelo mundo.

d) Incorreta. As conseqüências da subnutrição na infância não podem ser revertidas na vida adulta e devem ser combatidas na população infantil.

e) Incorreta. O uso de OGM’s não reduziu a subnutrição, pois exige grandes investimentos e está concentrado nas regiões mais ricas do planeta, distante da grande massa de famintos.