Logo UNESP

Unesp 2022 - 1ª fase - dia 1


Questão 21 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Tables charts and graphs Text Comprehension Education

Examine os gráficos e leia o texto para responder às questões de 21 a 27.

 

(Anne Case and Angus Deaton. “Life expectancy in adulthood is falling for those without a BA degree, but as educational gaps have widened, racial gaps have narrowed”. PNAS, 2021. Adaptado.)

  A 25-year-old American with a university degree can expect to live almost a decade longer than a contemporary who dropped out of high school. Although researchers have long known that the rich live longer than the poor, this education gap is less well documented — and is especially marked in rich countries. And whereas the average American’s expected span has been flat in recent years — and, strikingly, even fell between 2015 and 2017 — that of the one-third with a bachelor’s degree has continued to lengthen.

  This disparity in life expectancy is growing, according to new research published in the Proceedings of the National Academy of Sciences. Using data from nearly 50m death certificates filed between 1990 and 2018, Anne Case and Angus Deaton of Princeton University analysed differences in life expectancy by sex, race, ethnicity and education. They found that the lifespans of those with and without a bachelor’s degree started to diverge in the 1990s and 2000s. This gap grew even wider in the 2010s as the life expectancy of degree-holders continued to rise while that of other Americans got shorter.

  What is the link between schooling and longevity? Some argue that better-educated people develop healthier lifestyles: each additional year of study reduces the chances of being a smoker and of being overweight. The better-educated earn more, which in turn is associated with greater health. Ms Case and Mr Deaton argue that changes in labour markets, including the rise of automation and increased demand for highly-educated workers, coupled with the rising costs of employer-provided health care, have depressed the supply of well-paid jobs for those without a degree. This may be contributing to higher rates of alcohol and drug use, suicide and other “deaths of despair”.

(www.economist.com,17.03.2021. Adaptado.)


The research the text and the graph are based on, concluded that



a)

hispanic women lived less than white men in 1990.

b)

both men and women with a degree are expected to live longer than those who don’t.

c)

life expectancy among black men has been stable between 1990 and 2000.

d)

men with a degree live longer than women with a degree.

e)

black women have the lowest life expectancy when compared to all men race groups.

Resolução

Consideremos o enunciado em português para procedermos à resolução:

Americanos instruídos vivem mais, enquanto outros morrem mais jovens

Atualizando, ficando para trás

Estados Unidos, expectativa média de vida aos 25 anos

(A expectativa de vida na idade adulta está caindo para aqueles sem diploma de BA (bacharelado), mas, à medida que as lacunas educacionais aumentaram, as lacunas raciais diminuíram.)

Um americano de 25 anos com diploma universitário pode esperar viver quase uma década a mais do que um contemporâneo que largou o Ensino Médio. Embora os pesquisadores tenham sabido há muito tempo que os ricos vivem mais do que os pobres, essa lacuna educacional é menos bem documentada — e é especialmente marcada em países ricos. E enquanto o período médio esperado dos americanos tem sido achatado/baixo nos últimos anos — e, surpreendentemente, até caiu entre 2015 e 2017 — aquele de um terço com um bacharelado continuou a se alongar.

Essa disparidade na expectativa de vida está crescendo, de acordo com uma nova pesquisa publicada no Proceedings of the National Academy of Sciences. Usando dados de quase 50 milhões de certidões de óbito arquivadas entre 1990 e 2018, Anne Case e Angus Deaton, da Universidade de Princeton, analisaram diferenças na expectativa de vida por sexo, raça, etnia e educação. Eles descobriram que a expectativa de vida daqueles com e sem diploma de bacharel começou a divergir nas décadas de 1990 e 2000. Essa lacuna cresceu ainda mais na década de 2010, à medida que a expectativa de vida dos detentores de diplomas continuou a aumentar, enquanto a de outros americanos ficou mais curta.

Qual é a ligação entre escolaridade e longevidade? Alguns argumentam que pessoas mais instruídas desenvolvem estilos de vida mais saudáveis: cada ano adicional de estudo reduz as chances de ser fumante e de estar acima do peso. Os mais bem instruídos ganham mais, o que, por sua vez, está associado a uma maior saúde. Case e Deaton argumentam que as mudanças nos mercados de trabalho, incluindo o aumento da automação e o aumento da demanda por trabalhadores altamente instruídos, juntamente com os custos crescentes dos cuidados de saúde fornecidos pelo empregador, suprimiram a oferta de empregos bem remunerados para aqueles sem diploma. Isso pode estar contribuindo para maiores taxas de uso de álcool e drogas, suicídio e outras "mortes de desespero".

 

Ao analisarmos os gráficos e ao lermos a tradução do texto acima, podemos perceber que americanos instruídos vivem mais, enquanto outros morrem mais jovens e que a expectativa de vida na idade adulta está caindo para aqueles sem diploma de BA (bacharelado). Esta expectativa se refere àaamericanos em geral, homens e mulheres.

a) Incorreta. A alternativa afirma que as mulheres hispâncias viveram menos do que os homens brancos em 1990, mas, se compararmos os dois primeiros gráficos, podemos perceber que as mulheres hispâncias viveram mais do que os homens brancos em 1990.

b) Correta. A alternativa afirma que tanto homens quanto mulheres com graduação tendem a ter uma expectativa de vida mais longa do que aqueles que não têm graduação e é exatamnte disso que trata o texto, como podemos ver na tradução do texto acima.

c) Incorreta. A alternativa afirma que a expectativa de vida entre os homens negros tem sido estável entre 1990 e 2000, mas, ao analisarmos o primeiro gráfico, podemos perceber que ela aumentou.

d) Incorreta. A afirmativa afirma que homens com graduação vivem mais do que mulheres com graduação, mas o texto afirma que americanos instruídos vivem mais, enquanto outros morrem mais jovens, independente do sexo.

e) Incorreta. A alternativa afirma que as mulheres negras têm a mais baixa expectativa de vida quando comparadas com todos os grupos raciais dos homens, mas, ao analisarmos o primeiro gráfico, podemos perceber que os homens negros, entre 1990 e 2000, ficaram abaixo de 70 ,enquanto que as mulheres negras, neste mesmo período, ficaram acima de 75.

Questão 22 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Tables charts and graphs Text Comprehension

Examine os gráficos e leia o texto para responder às questões de 21 a 27.

 

(Anne Case and Angus Deaton. “Life expectancy in adulthood is falling for those without a BA degree, but as educational gaps have widened, racial gaps have narrowed”. PNAS, 2021. Adaptado.)

  A 25-year-old American with a university degree can expect to live almost a decade longer than a contemporary who dropped out of high school. Although researchers have long known that the rich live longer than the poor, this education gap is less well documented — and is especially marked in rich countries. And whereas the average American’s expected span has been flat in recent years — and, strikingly, even fell between 2015 and 2017 — that of the one-third with a bachelor’s degree has continued to lengthen.

  This disparity in life expectancy is growing, according to new research published in the Proceedings of the National Academy of Sciences. Using data from nearly 50m death certificates filed between 1990 and 2018, Anne Case and Angus Deaton of Princeton University analysed differences in life expectancy by sex, race, ethnicity and education. They found that the lifespans of those with and without a bachelor’s degree started to diverge in the 1990s and 2000s. This gap grew even wider in the 2010s as the life expectancy of degree-holders continued to rise while that of other Americans got shorter.

  What is the link between schooling and longevity? Some argue that better-educated people develop healthier lifestyles: each additional year of study reduces the chances of being a smoker and of being overweight. The better-educated earn more, which in turn is associated with greater health. Ms Case and Mr Deaton argue that changes in labour markets, including the rise of automation and increased demand for highly-educated workers, coupled with the rising costs of employer-provided health care, have depressed the supply of well-paid jobs for those without a degree. This may be contributing to higher rates of alcohol and drug use, suicide and other “deaths of despair”.

(www.economist.com,17.03.2021. Adaptado.)


As informações apresentadas no primeiro parágrafo sobre a relação entre longevidade e educação estão mais bem representadas



a)

no gráfico “Women, by race”, apenas.

b)

nos gráficos “Men, by race” e “Women, by race”.

c)

no gráfico “Men, by race”, apenas.

d)

nos gráficos “Men, by race” e “By education”.

e)

no gráfico “By education”, apenas.

Resolução

Traduzindo o primeiro parágrafo, temos:

Um americano de 25 anos com diploma universitário pode esperar viver quase uma década a mais do que um contemporâneo que largou o Ensino Médio. Embora os pesquisadores tenham sabido há muito tempo que os ricos vivem mais do que os pobres, essa lacuna educacional é menos bem documentada — e é especialmente marcada em países ricos. E enquanto o período médio esperado dos americanos tem sido achatado/baixo nos últimos anos — e, surpreendentemente, até caiu entre 2015 e 2017 — aquele de um terço com um bacharelado continuou a se alongar.

a) Incorreta. As informações apresentadas no primeiro parágrafo sobre a relação entre longevidade e educação NÃO estão mais bem representadas no gráfico “Women, by race” (Mulheres, por raça) apenas, pois, como podemos verificar na tradução acima, o texto trata de americanos de 25 anos independente do sexo.

b) Incorreta. As informações apresentadas no primeiro parágrafo sobre a relação entre longevidade e educação estão mais bem representadas no gráfico por educação; não temos informações sobre a educação e longevidade nos gráficos “Men, by race” e “Women, by race”.

c) Incorreta. As informações apresentadas no primeiro parágrafo sobre a relação entre longevidade e educação NÃO estão mais bem representadas no gráfico “Men, by race” (Homens, por raça) apenas, pois, como podemos verificar na tradução acima, o texto trata de americanos de 25 anos independente do sexo.

d) Incorreta. No gráfico “By education” nós temos a relação entre longevidade e educação, mas, no gráfico “Men, by race”, não.

e) Correta. As informações apresentadas no primeiro parágrafo sobre a relação entre longevidade e educação estão mais bem representadas no gráfico “By education”, apenas. Neste gráfico, podemos verificar a diferença entre a expectativa de vida dos que têm graduação e dos que não têm. 


 

 

Questão 23 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Linkers

Examine os gráficos e leia o texto para responder às questões de 21 a 27.

 

(Anne Case and Angus Deaton. “Life expectancy in adulthood is falling for those without a BA degree, but as educational gaps have widened, racial gaps have narrowed”. PNAS, 2021. Adaptado.)

  A 25-year-old American with a university degree can expect to live almost a decade longer than a contemporary who dropped out of high school. Although researchers have long known that the rich live longer than the poor, this education gap is less well documented — and is especially marked in rich countries. And whereas the average American’s expected span has been flat in recent years — and, strikingly, even fell between 2015 and 2017 — that of the one-third with a bachelor’s degree has continued to lengthen.

  This disparity in life expectancy is growing, according to new research published in the Proceedings of the National Academy of Sciences. Using data from nearly 50m death certificates filed between 1990 and 2018, Anne Case and Angus Deaton of Princeton University analysed differences in life expectancy by sex, race, ethnicity and education. They found that the lifespans of those with and without a bachelor’s degree started to diverge in the 1990s and 2000s. This gap grew even wider in the 2010s as the life expectancy of degree-holders continued to rise while that of other Americans got shorter.

  What is the link between schooling and longevity? Some argue that better-educated people develop healthier lifestyles: each additional year of study reduces the chances of being a smoker and of being overweight. The better-educated earn more, which in turn is associated with greater health. Ms Case and Mr Deaton argue that changes in labour markets, including the rise of automation and increased demand for highly-educated workers, coupled with the rising costs of employer-provided health care, have depressed the supply of well-paid jobs for those without a degree. This may be contributing to higher rates of alcohol and drug use, suicide and other “deaths of despair”.

(www.economist.com,17.03.2021. Adaptado.)


No trecho do primeiro parágrafo “And whereas the average American’s expected span has been flat in recent years”, o termo sublinhado pode ser substituído, sem alteração de sentido, por



a)

whenever.

b)

likewise.

c)

while.

d)

otherwise.

e)

unless.

Resolução

Whereas é uma conjunção e significa enquanto que, ao passo que, considerando que.

a) Incorreta. A conjunção/advérbio Whenever significa sempre que, quando quer que, e não poderia, portanto, substituir whereas = enquanto que.

b) Incorreta. Likewise é um advérbio e significa da mesma forma, da mesma maneira, do mesmo modo, igualmente, também. Não pode, portanto, substituir o whereas = enquanto que.

c) Correta. While é uma conjunção que significa enquanto e pode substituir perfeitamente o whereas = enquanto que.

d) Incorreta. Otherwise é uma conjunção que significa caso contrário; não pode, portanto, substituir whereas = enquanto que.

e) Incorreta. Unless é uma conjunção que significa a menos que, a não ser que, salvo que e, portanto, não poderia substituir whereas = enquanto que.

 

 

Questão 24 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Text Comprehension Vocabulary

Examine os gráficos e leia o texto para responder às questões de 21 a 27.

 

(Anne Case and Angus Deaton. “Life expectancy in adulthood is falling for those without a BA degree, but as educational gaps have widened, racial gaps have narrowed”. PNAS, 2021. Adaptado.)

  A 25-year-old American with a university degree can expect to live almost a decade longer than a contemporary who dropped out of high school. Although researchers have long known that the rich live longer than the poor, this education gap is less well documented — and is especially marked in rich countries. And whereas the average American’s expected span has been flat in recent years — and, strikingly, even fell between 2015 and 2017 — that of the one-third with a bachelor’s degree has continued to lengthen.

  This disparity in life expectancy is growing, according to new research published in the Proceedings of the National Academy of Sciences. Using data from nearly 50m death certificates filed between 1990 and 2018, Anne Case and Angus Deaton of Princeton University analysed differences in life expectancy by sex, race, ethnicity and education. They found that the lifespans of those with and without a bachelor’s degree started to diverge in the 1990s and 2000s. This gap grew even wider in the 2010s as the life expectancy of degree-holders continued to rise while that of other Americans got shorter.

  What is the link between schooling and longevity? Some argue that better-educated people develop healthier lifestyles: each additional year of study reduces the chances of being a smoker and of being overweight. The better-educated earn more, which in turn is associated with greater health. Ms Case and Mr Deaton argue that changes in labour markets, including the rise of automation and increased demand for highly-educated workers, coupled with the rising costs of employer-provided health care, have depressed the supply of well-paid jobs for those without a degree. This may be contributing to higher rates of alcohol and drug use, suicide and other “deaths of despair”.

(www.economist.com,17.03.2021. Adaptado.)


In the excerpt from the first paragraph “and, strikingly, even fell between 2015 and 2017”, the underlined word means



a)

exposing a contradiction between theory and practice.

b)

causing a fearful response due to a problem.

c)

referring to a specific period of time.

d)

doubting about the accuracy of the results.

e)

attracting attention because of an unexpected event.

Resolução

No trecho do primeiro parágrafo “and, strikingly, even fell between 2015 and 2017”, a palavra sublinhada significa:

Vamos analisar a tradução do primeiro parágrafo abaixo:

Um americano de 25 anos com diploma universitário pode esperar viver quase uma década a mais do que um contemporâneo que largou o Ensino Médio. Embora os pesquisadores tenham sabido há muito tempo que os ricos vivem mais do que os pobres, essa lacuna educacional é menos bem documentada — e é especialmente marcada em países ricos. E enquanto o período médio esperado dos americanos tem sido achatado/baixo nos últimos anos — e, surpreendentemente, até caiu entre 2015 e 2017 — aquele de um terço com um bacharelado continuou a se alongar.

a) Incorreta. A alternativa A afirma que o termo strikingly está expondo uma contradição entre a teoria e a prática, quando, na verdade, o que vemos na tradução do texto acima é o termo sendo usado para enfatizar algo inesperado. 

b) Incorreta. A alternativa B afirma que o termo strikingly é usado causando uma resposta temerosa devido a um problema, mas o que vimos na tradução acima é o termo sendo usado para expressar algo inesperado.

c) Incorreta. A alternativa C afirma que o termo strikingly é usado para se referir a um período de tempo especíco, o que não é correto, como podemos ver na tradução acima.

d) Incorreta. A alternativa D afirma que o termo strikingly é usado para representar uma dúvida em relação à precisão dos resultados, mas, na tradução do parágrafo em questão, temos que ele é usado para mostrar algo inesperado.

e) Correta. A alternativa E afirma que o termo strikingly é usado para atrair a atenção por causa de um evento inesperado e é exatamente esse o papel do termo strikingly no trecho:  E enquanto o período médio esperado dos americanos tem sido achatado/baixo nos últimos anos — e, surpreendentemente, até caiu entre 2015 e 2017 — aquele de um terço com um bacharelado continuou a se alongar.

Questão 25 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Tables charts and graphs Text Comprehension

Examine os gráficos e leia o texto para responder às questões de 21 a 27.

 

(Anne Case and Angus Deaton. “Life expectancy in adulthood is falling for those without a BA degree, but as educational gaps have widened, racial gaps have narrowed”. PNAS, 2021. Adaptado.)

  A 25-year-old American with a university degree can expect to live almost a decade longer than a contemporary who dropped out of high school. Although researchers have long known that the rich live longer than the poor, this education gap is less well documented — and is especially marked in rich countries. And whereas the average American’s expected span has been flat in recent years — and, strikingly, even fell between 2015 and 2017 — that of the one-third with a bachelor’s degree has continued to lengthen.

  This disparity in life expectancy is growing, according to new research published in the Proceedings of the National Academy of Sciences. Using data from nearly 50m death certificates filed between 1990 and 2018, Anne Case and Angus Deaton of Princeton University analysed differences in life expectancy by sex, race, ethnicity and education. They found that the lifespans of those with and without a bachelor’s degree started to diverge in the 1990s and 2000s. This gap grew even wider in the 2010s as the life expectancy of degree-holders continued to rise while that of other Americans got shorter.

  What is the link between schooling and longevity? Some argue that better-educated people develop healthier lifestyles: each additional year of study reduces the chances of being a smoker and of being overweight. The better-educated earn more, which in turn is associated with greater health. Ms Case and Mr Deaton argue that changes in labour markets, including the rise of automation and increased demand for highly-educated workers, coupled with the rising costs of employer-provided health care, have depressed the supply of well-paid jobs for those without a degree. This may be contributing to higher rates of alcohol and drug use, suicide and other “deaths of despair”.

(www.economist.com,17.03.2021. Adaptado.)


No trecho do segundo parágrafo “while that of other Americans got shorter”, o termo sublinhado refere-se a



a)

life expectancy.

b)

other Americans.

c)

death certificates.

d)

bachelor’s degree.

e)

degree-holders.

Resolução

This disparity in life expectancy is growing, according to new research published in the Proceedings of the National Academy of Sciences. Using data from nearly 50m death certificates filed between 1990 and 2018, Anne Case and Angus Deaton of Princeton University analysed differences in life expectancy by sex, race, ethnicity and education. They found that the lifespans of those with and without a bachelor’s degree started to diverge in the 1990s and 2000s. This gap grew even wider in the 2010s as the life expectancy of degree-holders continued to rise while that of other Americans got shorter.

Essa disparidade na expectativa de vida está crescendo, de acordo com uma nova pesquisa publicada no Proceedings of the National Academy of Sciences. Usando dados de quase 50 milhões de certidões de óbito arquivadas entre 1990 e 2018, Anne Case e Angus Deaton, da Universidade de Princeton, analisaram diferenças na expectativa de vida por sexo, raça, etnia e educação. Eles descobriram que a expectativa de vida daqueles com e sem diploma de bacharel começou a divergir nas décadas de 1990 e 2000. Essa lacuna cresceu ainda mais na década de 2010, à medida que a expectativa de vida dos detentores de diplomas continuou a aumentar, enquanto a de outros americanos ficou mais curta.
 

Podemos perceber, pela tradução do segundo parágrafo, que o termo sublinhado that está se referindo à expectativa de vida = lifespan ou life expectancy.

 

Questão 26 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Text Comprehension Tables charts and graphs

Examine os gráficos e leia o texto para responder às questões de 21 a 27.

 

(Anne Case and Angus Deaton. “Life expectancy in adulthood is falling for those without a BA degree, but as educational gaps have widened, racial gaps have narrowed”. PNAS, 2021. Adaptado.)

  A 25-year-old American with a university degree can expect to live almost a decade longer than a contemporary who dropped out of high school. Although researchers have long known that the rich live longer than the poor, this education gap is less well documented — and is especially marked in rich countries. And whereas the average American’s expected span has been flat in recent years — and, strikingly, even fell between 2015 and 2017 — that of the one-third with a bachelor’s degree has continued to lengthen.

  This disparity in life expectancy is growing, according to new research published in the Proceedings of the National Academy of Sciences. Using data from nearly 50m death certificates filed between 1990 and 2018, Anne Case and Angus Deaton of Princeton University analysed differences in life expectancy by sex, race, ethnicity and education. They found that the lifespans of those with and without a bachelor’s degree started to diverge in the 1990s and 2000s. This gap grew even wider in the 2010s as the life expectancy of degree-holders continued to rise while that of other Americans got shorter.

  What is the link between schooling and longevity? Some argue that better-educated people develop healthier lifestyles: each additional year of study reduces the chances of being a smoker and of being overweight. The better-educated earn more, which in turn is associated with greater health. Ms Case and Mr Deaton argue that changes in labour markets, including the rise of automation and increased demand for highly-educated workers, coupled with the rising costs of employer-provided health care, have depressed the supply of well-paid jobs for those without a degree. This may be contributing to higher rates of alcohol and drug use, suicide and other “deaths of despair”.

(www.economist.com,17.03.2021. Adaptado.)


According to the third paragraph, better-educated people



a)

don’t smoke any kind of substance.

b)

tend to have better access to healthcare.

c)

might lose their privilege because of the rise of automation.

d)

consume moderate amounts of alcohol as a rule.

e)

are usually underpaid despite having a degree.

Resolução

De acordo com o terceiro parágrafo, traduzido abaixo, pessoas mais instruídas: 

Qual é a ligação entre escolaridade e longevidade? Alguns argumentam que pessoas mais instruídas desenvolvem estilos de vida mais saudáveis: cada ano adicional de estudo reduz as chances de ser fumante e de estar acima do peso. Os mais bem instruídos ganham mais, o que, por sua vez, está associado a uma maior saúde. Case e Deaton argumentam que as mudanças nos mercados de trabalho, incluindo o aumento da automação e o aumento da demanda por trabalhadores altamente instruídos, juntamente com os custos crescentes dos cuidados de saúde fornecidos pelo empregador, suprimiram a oferta de empregos bem remunerados para aqueles sem diploma. Isso pode estar contribuindo para maiores taxas de uso de álcool e drogas, suicídio e outras "mortes de desespero".

a) Incorreta. A alternativa A afirma que pessoas mais instruídas não fumam qualquer tipo de substância, quando na verdade o que temos no início do terceiro parágrafo é que pessoas mais instruídas desenvolvem estilos de vida mais saudáveis: cada ano adicional de estudo reduz as chances de ser fumante e de estar acima do peso.

b) Correta. A alternativa B está correta quando afirma que as pessoas mais instruídas tendem a ter mais acesso aos cuidados com a saúde, como vemos na tradução acima.

c) Incorreta. A alternativa C afirma que o mais instruídos podem perder seu privilégio por causa do aumento da automação. Os mais bem instruídos ganham mais, o que, por sua vez, está associado a uma maior saúde, quando na verdade Case e Deaton argumentam que as mudanças nos mercados de trabalho, incluindo o aumento da automação e o aumento da demanda por trabalhadores altamente instruídos, juntamente com os custos crescentes dos cuidados de saúde fornecidos pelo empregador, suprimiram a oferta de empregos bem remunerados para aqueles sem diploma.

d) Incorreta. A alternativa D afirma que o mais instruídos consumem quantidades moderadas de álcool como regra, quando no tradução do terceiro parágrafo acima temos que pessoas mais instruídas desenvolvem estilos de vida mais saudáveis: cada ano adicional de estudo reduz as chances de ser fumante e de estar acima do peso. Os mais bem instruídos ganham mais, o que, por sua vez, está associado a uma maior saúde. 

e) Incorreta. A alternativa E afirma que o mais instruídos geralmente são mal pagos, apesar de terem um diploma, quando o que vemos no texto acima é que os mais bem instruídos ganham mais, o que, por sua vez, está associado a uma maior saúde. Case e Deaton argumentam que as mudanças nos mercados de trabalho, incluindo o aumento da automação e o aumento da demanda por trabalhadores altamente instruídos, juntamente com os custos crescentes dos cuidados de saúde fornecidos pelo empregador, suprimiram a oferta de empregos bem remunerados para aqueles sem diploma.

Questão 27 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Idioms

Examine os gráficos e leia o texto para responder às questões de 21 a 27.

 

(Anne Case and Angus Deaton. “Life expectancy in adulthood is falling for those without a BA degree, but as educational gaps have widened, racial gaps have narrowed”. PNAS, 2021. Adaptado.)

  A 25-year-old American with a university degree can expect to live almost a decade longer than a contemporary who dropped out of high school. Although researchers have long known that the rich live longer than the poor, this education gap is less well documented — and is especially marked in rich countries. And whereas the average American’s expected span has been flat in recent years — and, strikingly, even fell between 2015 and 2017 — that of the one-third with a bachelor’s degree has continued to lengthen.

  This disparity in life expectancy is growing, according to new research published in the Proceedings of the National Academy of Sciences. Using data from nearly 50m death certificates filed between 1990 and 2018, Anne Case and Angus Deaton of Princeton University analysed differences in life expectancy by sex, race, ethnicity and education. They found that the lifespans of those with and without a bachelor’s degree started to diverge in the 1990s and 2000s. This gap grew even wider in the 2010s as the life expectancy of degree-holders continued to rise while that of other Americans got shorter.

  What is the link between schooling and longevity? Some argue that better-educated people develop healthier lifestyles: each additional year of study reduces the chances of being a smoker and of being overweight. The better-educated earn more, which in turn is associated with greater health. Ms Case and Mr Deaton argue that changes in labour markets, including the rise of automation and increased demand for highly-educated workers, coupled with the rising costs of employer-provided health care, have depressed the supply of well-paid jobs for those without a degree. This may be contributing to higher rates of alcohol and drug use, suicide and other “deaths of despair”.

(www.economist.com,17.03.2021. Adaptado.)


No trecho do terceiro parágrafo “The better-educated earn more, which in turn is associated with”, a expressão sublinhada equivale, em português, a



a)

com a finalidade de.

b)

às vezes.

c)

pelo contrário.

d)

por sua vez.

e)

por outro lado.

Resolução

Traduzindo o terceiro parágrafo:

Qual é a ligação entre escolaridade e longevidade? Alguns argumentam que pessoas mais instruídas desenvolvem estilos de vida mais saudáveis: cada ano adicional de estudo reduz as chances de ser fumante e de estar acima do peso. Os mais bem instruídos ganham mais, o que, por sua vez, está associado a uma maior saúde. Case e Deaton argumentam que as mudanças nos mercados de trabalho, incluindo o aumento da automação e o aumento da demanda por trabalhadores altamente instruídos, juntamente com os custos crescentes dos cuidados de saúde fornecidos pelo empregador, suprimiram a oferta de empregos bem remunerados para aqueles sem diploma. Isso pode estar contribuindo para maiores taxas de uso de álcool e drogas, suicídio e outras "mortes de desespero".

a) Incorreta. A expressão com a finalidade de, em inglês, seria for the purpose of.

b) Incorreta. Sometimes é um advérbio de frequência que significa às vezes e não poderia substituir o termo in turn ( por sua vez).

c) Incorreta. On the contrary é pelo contrário em inglês e não poderia substituir o termo in turn (por sua vez).

d) Correta. O termo in turn é um IDIOM (Expressão Idiomática) e significa por sua vez.

e) Incorreta. Por outro lado, em inglês, é on the other hand e não poderia substituir in turn (por sua vez).
 

 

Questão 28 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Tables charts and graphs

Examine os mapas que apresentam a média de anos de escolaridade para a população de 25 anos ou mais, do ano 2000 e do ano 2017, para responder à questão 28.

Mean years of schooling, 2000

(https://ourworldindata.org. Adapted.)

After comparing both maps, one can say that:



a)

there was no noticeable improvement in Asia, except for China in 2017.

b)

South Africa, a developing country, remained the same in 2000 and 2017.

c)

Brazil has improved more than Argentina from 2000 to 2017.

d)

Canada equalled the US and Mexico in 2017.

e)

Australia improved more than Canada from 2000 to 2017.

Resolução

Consideremos o enunciado em português para proceder à resolução:

Anos médios de estudo, 2000

Número médio de anos de escolaridade total em todos os níveis de escolaridade, para a população com mais de 25 anos

MAPA 1

Anos médios de estudo, 2017

Número médio de anos de escolaridade total em todos os níveis de escolaridade, para a população com mais de 25 anos

MAPA 2

Depois de comparar ambos os mapas, pode-se dizer que:

a)  não houve melhora perceptível na Ásia, exceto na China em 2017.

b) a África do Sul, país em desenvolvimento, permaneceu a mesma em 2000 e 2017.

c) O Brasil melhorou mais que a Argentina de 2000 a 2017.

d) O Canadá se igualou aos EUA e ao México em 2017.

e) A Austrália melhorou mais do que o Canadá de 2000 a 2017.

 

a) Incorreta. Observando os mapas, houve melhora perceptível em vários países da Ásia (principalmente no Oriente Médio e sul do continente).

b) Incorreta. A África do Sul melhorou o número médio de anos de escolaridade entre 2000 e 2017 (entre 6 e 9 anos para 9 a 12 anos).

c) Correta. O Brasil melhorou mais que a Argentina de 2000 a 2017. Brasil de 3 a 6 anos para 6 a 9 anos e Argentina continuou entre 9 e 12 anos.

d) Incorreta. O Canadá igualou-se aos Estados Unidos em 2017 (12 a 15 anos), mas não se igualou ao México: Canadá de 12 a 15 anos e México de 6 a 9 anos. 

e) Incorreta. Canadá e Austrália melhoraram igualmente de 9 a 12 anos em 2000 para 12 a 15 anos em 2017.

Questão 29 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Cartoons / Comics

Leia a tira para responder às questões 29 e 30.

(https://thebrickinthesky.wordpress.com)


From the comic strip, one can say that



a)

Mafalda, the girl, is angry with her friend Felipe because he didn’t not follow the rules.

b)

the children don’t want Mafalda’s father to joint them in the game.

c)

the children were playing a game about the end of humanity.

d)

the game was interesting and going well until Mafalda’s father interrupted it.

e)

the man, Mafalda’s father, didn’t get the context of the conversation between the children.

Resolução

No primeiro quadrinho Mafalda está conversando com seu amigo Felipe e diz:

So, I guess we should start it over again. Perhaps it´ll work this time. (Então, acho que devemos começar de novo. Talvez funcione desta vez.)

E seu amigo responde: I agree (Eu concordo)

No segundo quadrinho o pai de Mafalda chega e pergunta:

So, what´s the game about? (Então, sobre o que é o jogo?)

No terceiro quadrinho, Mafalda responde a seu pai: 

Game? Man, we´re talking about humanity here! (Jogo? Cara, estamos falando de humanidade aqui!)

Da história em quadrinhos, pode-se dizer que:

a) Incorreta. A alternativa A afirma que Mafalda, a menina, está brava com seu amigo Felipe porque ele não seguiu as regras, mas podemos ver na tradução dos quadrinhos acima que não é disso que se trata a conversa de Mafalda e Felipe. 

b) Incorreta. A alternativa B está incorreta, pois afirma que as crianças não querem que o pai de Mafalda se junte a eles no jogo. Na tradução acima, podemos ver que não se trata de um jogo.

c) Incorreta. A alternativa C está incorreta quando afirma que as crianças estavam brincando de um jogo sobre o fim da humanidade; vimos, pela tradução acima, que não se trata de um jogo e nem do fim da humanidade.

d) Incorreta. A alternativa D está incorreta, pois afirma que o jogo estava interessante e indo bem até o pai de Mafalda interrompê-lo. Vimos, na tradução acima, que Mafalda e Felipe não estavam jogando, e sim conversando sobre a humanidade.

e) Correta. A alternativa E está correta, pois o pai de Mafalda de fato não conseguiu entender o contexto da conversa entre as crianças, e, ao ouvir a Mafalda dizendo: Então, acho que devemos começar de novo. Talvez funcione desta vez, ele acha que as crianças estavam jogando, quando, na verdade, a Mafalda estava se referindo à humanidade. 

 

Questão 30 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Modal Cartoons / Comics

Leia a tira para responder às questões 29 e 30.

(https://thebrickinthesky.wordpress.com)


No trecho do primeiro quadrinho “I guess we should start it over again”, o termo sublinhado pode ser substituído, sem alteração de sentido, por



a)

were going to.

b)

used to.

c)

are allowed to.

d)

are able to.

e)

have to.

Resolução

No primeiro quadrinho Mafalda está conversando com seu amigo e diz:

So, I guess we should start it over again. Perhaps it´ll work this time. (Então, acho que devemos começar de novo. Talvez funcione desta vez.)

E seu amigo responde: I agree (Eu concordo)

No segundo quadrinho o pai de Mafalda chega e pergunta:

So, what´s the game about? (Então, sobre o que é o jogo?)

No terceiro quadrinho Mafalda responde a seu pai: 

Game? Man, we´re talking about humanity here! (Jogo? Cara, estamos falando de humanidade aqui!

 

No trecho do primeiro quadrinho “I guess we should start it over again”, o termo sublinhado pode ser substituído, sem alteração de sentido, por

Quando Mafalda diz que ela acha que eles deveriam começar tudo de novo (se referindo à humanidade), o termo que daria para substiruir o SHOULD seria o HAVE TO, pois ficaria: Eu acho que nós temos que começar tudo de novo.

a) Incorreta. Se usarmos o were going to na frase I guess we were going to start all over again, a tradução da frase seria: Nós íamos começar... e não teria o mesmo sentido da frase We should = nós deveríamos ou nós temos que.

b) Incorreta. O termo used to é usado para expressar um hábito no passado; se o utilizássemos na frase em questão, ficaria: I guess we used to start it over again, traduzindo seria eu acho que nós costumávamos começar novamente

c) Incorreta. O termo to be allowed to significa estar permitido a ou ter a permissão para, substituindo na frase ficaria: I guess we are allowed to  start it over again”, Eu acho que nós temos a permissão para começar novamente.

d) Incorreta. O termo to be able to significa ser capaz de, e, na frase em questão, ficaria: I guess we are able to start all over again e sua tradução seria: Eu acho que nós somos capazes de começar novamente. 

e) Correta. Quando Mafalda diz que ela acha que eles deveriam começar tudo de novo (se referindo à humanidade), o termo que daria para substiruir o SHOULD seri o HAVE TO pois ficaria: Eu acho que nós temos que começar tudo de novo.