Logo UNESP

Unesp 2022 - 1ª fase - dia 1


Questão 41 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Ditadura Militar

O ano de 1985 foi um grande anúncio de ditadura finda, temperado pela exclusão de vozes que significaram alternativas no combate à ditadura, como se observou no silenciamento de importantes movimentos sociais [...], substituídos pelo olhar exclusivo para agentes da política institucional e da cena cultural dominante.

(Marcos Silva. Ditadura relativa e negacionismos, 2021.)

O excerto compreende o processo de redemocratização brasileiro nos anos 1980 como



a)

o despertar de uma consciência democrática ativa na população, que foi liderada por partidos políticos e movimentos sociais ligados ao regime.

b)

o desfecho definitivo da experiência militar autoritária, que perdeu a capacidade de resistir às pressões políticas dos partidos de oposição.

c)

o prevalecimento de um projeto de transição negociada, que evitou confrontar diretamente os responsáveis pela ditadura.

d)

a conjugação, no projeto de uma nova república, dos anseios e das reivindicações dos diversos setores da sociedade brasileira.

e)

a retomada, numa nova ordem constitucional, da tradição democrática brasileira, predominante desde o início da República.

Resolução

a) Incorreta. O texto base não apresenta o fim da ditadura como o "despertar de uma consciência democrática ativa" na população, mas sim como um processo marcado "pela exclusão de vozes que significaram alternativas" no combate à ditadura. Portanto, salienta um caráter limitado e crítico à transição, enaltecendo seu caráter pactuado com os militares e os silenciamentos ocorridos no processo, aspectos que limitam o significado democrático do processo.

b) Incorreta. A leitura do excerto não permite qualquer interpretação "definitiva" sobre o encerramento da Ditadura Militar no Brasil. Pelo contrário, o autor salienta as limitações desse processo, marcada pela exclusão de vozes dissonantes e pelo silenciamento de importantes movimentos sociais.

c) Correta. O texto de Marcos Silva destaca importantes contradições no processo de redemocratização brasileira, citando o "silenciamento de movimentos sociais" e a exclusão de vozes "alternativas" no combate à ditadura. Um exemplo de tais aspectos é o malogro do Movimento das "Diretas Já!" (1984) que, apesar da adesão massiva da população nas manifestações de rua, foi derrotada no Congresso Nacional com a rejeição em plenário da Emenda Dante de Oliveira. Ademais, a própria articulação realizada pelos congressistas para as eleições de 1985 sinalizavam o teor pactuado e limitado da redemocratização, tendo em vista que Tancredo Neves, principal candidato à presidência, contava com José Sarney como vice em sua chapa - um antigo presidente da ARENA e com bom trânsito entre os militares. Seu principal adversário era Paulo Maluf, outro quadro político vinculado aos militares e visto como candidato da situação naquele contexto. Por fim, a prevalência da Lei de Anistia (1979) e sua proteção aos agentes da ditadura também representava outro exemplo de limitação no processo analisado, tendo em vista que dificultava os devidos esclarecimento sobre as violências cometidas pelo regime de excessão e impedia qualquer punição aos sujeitos envolvidos nessas ações.

d) Incorreta. Ao afirmar que a redemocratização contou com "exclusão de vozes" e "silenciamento de importantes movimentos sociais", o autor indica um caráter limitado e contraditório na inauguração da Nova República. Portanto, ao contrário do afirmado, o processo não consagrou o atendimento às reivindicações dos "diversos setores da sociedade brasileira".

e) Incorreta. Não é possível afirmar que o Brasil apresenta uma "tradição democrática" desde o início da República. A história política brasileira foi marcada por uma série de rupturas institucionais e da instauração de regimes de exceção, a exemplo do Estado Novo (1937-1945) e da Ditadura Militar Brasileira (1964-1985).

Questão 42 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Geopolítica

O terrorismo não tem outra ideologia que não seja a exaltação da morte, uma mentalidade legionária de múltiplas encarnações. Na Espanha, sofremos o do ETA [Pátria Basca e Liberdade] e o dos GAL [Grupos Antiterroristas de Libertação]; na Colômbia, o de guerrilheiros e paramilitares; no México, o dos cartéis criminosos e do narcoestado; no Chile, o dos sicários de Pinochet; no Oriente Médio, o de palestinos e israelenses. E tantos outros. Mas o que se instalou no âmbito global e transformou a vida política é o terrorismo de origem islâmico-fundamentalista e o contraterrorismo dos Estados, que fizeram do planeta um campo de batalha onde sobretudo morrem civis [...].

(Manuel Castells. Ruptura: a crise da democracia liberal, 2018.)

O excerto identifica o terrorismo contemporâneo como um fenômeno



a)

mundial, praticado tanto por grupos externos ao controle estatal, quanto por regimes políticos institucionalizados.

b)

regional, presente nas distintas partes do planeta, mas sempre resultante de disputas restritas a interesses locais e particulares.

c)

relacionado ao crime organizado, que se manifesta tanto por meio de estratégias clandestinas quanto através de corporações legalizadas.

d)

associado a ideologias extremistas de direita ou de esquerda, que agem para obter o controle de aparatos políticos estatais.

e)

étnico e religioso, por resultar de ações de grupos perseguidos, que recorrem à ação armada para reivindicar seus direitos.

Resolução

a) Correta. Como identificado no excerto ,o terrorismo contemporâneo é um fenômeno mundial ("Mas o que se instalou no âmbito global..."), praticado tanto por grupos externos ao controle estatal (grupos terroristas como Al Qaeda, Estado Islâmico e Boko Haram), quanto por regimes políticos institucionallizados (contraterrorismo dos Estados).

b) Incorreta. Segundo o excerto, o terrorismo contemporâneo não é um fenômeno regional, e sim mundial (âmbito global), e não ligado somente a interesses locais e particulares, e sim de grupos com influência nacional e até global.

c) Incorreta. Segundo o excerto, o terrorismo contemporâneo não está ligado ao crime organizado, e sim à origem islâmico-fundamentalista e ao contraterrorismo dos Estados.

d) Incorreta. Segundo o excerto, o terrorismo contemporâneo está ligado a grupos islâmicos e fundamentalistas e ao contraterrorismo dos Estados, e não a grupos políticos de extrema direita ou extrema esquerda para obter o controle de aparatos estatais.

e) Incorreta. Segundo o excerto, o terrorismo contemporâneo não está ligado somente à questão étnica-religiosa e não é engendrado por grupos perseguidos.

Questão 43 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Geopolítica

Para enfrentar a crise da pandemia, a intervenção estatal está agora sendo solicitada e elogiada pelos comentaristas conservadores que anteriormente a criticavam. O capitalismo de Estado está sendo visto como solução. Nos EUA, os despejos de inquilinos estão sendo adiados, a folha de pagamento de algumas empresas vai ser garantida pelo Estado, e o governo, entre outras medidas, obrigou a General Motors a fabricar respiradores. No Reino Unido, já estão discutindo renacionalizar companhias aéreas em dificuldades e outras empresas.

(www.cartamaior.com.br, 29.03.2020. Adaptado.)

As ações descritas no excerto contradizem a



a)

política keynesiana.

b)

política de subsídios.

c)

ação protecionista de mercado.

d)

doutrina neoliberal.

e)

lei da oferta e da procura.

Resolução

a) Incorreta. A política keynesiana defende uma maior intervenção do Estado na economia, o que não contradiz as ações descritas no excerto que embasam o capitalismo de Estado (maior intervenção) como solução para a pandemia.

b) Incorreta. A política de subsídios também é organizada pelo Estado, o que não contradiz o excerto.

c) Incorreta. A ação protecionista do Estado também evoca uma maior intervenção do Estado na economia, o que não contradiz o excerto.

d) Correta. A doutrina neoliberal defende uma menor intervenção do Estado na economia, o que contradiz as ações descritas no excerto que defendem o capitalismo de Estado (maior intervenção) como solução para enfrentar a crise da pandemia.

e) Incorreta. A lei da oferta e da procura é uma lei básica do capitalismo, o que não contradiz o excerto.

Questão 44 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Geopolítica

Examine o mapa.

(Maria Elena R. Simielli. Geoatlas, 2019. Adaptado.)

O mapa apresenta uma regionalização do espaço mundial baseada em organizações



a)

ambientais.

b)

geopolíticas.

c)

comerciais.

d)

industriais.

e)

econômicas.

Resolução

A questão nos apresenta um mapa da regionalização do espaço mundial, destacando grandes organizações geopolíticas. Essas organizações são grandes grupos de países, que visam a melhoria das relações internacionais, facilitando relações políticas e econômicas e estabelecendo tratados de proteção e circulação pelo espaço.

O  mapa apresenta as seguintes organizações geopolíticas:

OEA = Organização dos Estados Americanos (linha verde contornando toda a América).

OTAN = Organização do Tratado do Atlântico Norte (cor rosa).

UA = União Africana (cor verde na África).

CEI = Comunidade de Estados Independentes (cor laranja).

Liga Árabe (linha vermelha em parte da África e Oriente Médio).

ASEAN = Associação das Nações do Sudeste Asiático (cor azul).

Portanto, a alternativa b está correta.

a) Incorreta.

b) Correta. O mapa coloca em destaque as organizações geopolíticas mundiais citadas acima. 

c) Incorreta. 

d) Incorreta.

e) Incorreta. 

Questão 45 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Conflitos na Ásia e Oceania

Cadê Palestina no Google Maps?

Polêmica antiga ressurge nas redes sociais

A reportagem acessou o Maps e verificou os nomes dos territórios da Cisjordânia e Gaza, ambos demarcados com uma linha tracejada, usada pela plataforma para indicar limites territoriais em disputa. Quando se trata de áreas não disputadas, a linha é cinza e sólida. Ao aproximar a imagem, aparece no contorno da linha a frase “1950 – linha do acordo de armistício”.

(www.uol.com.br, 16.07.2020.)

A representação espacial questionada no título da reportagem reflete



a)

conflitos entre muçulmanos e hindus pelo controle territorial.

b)

embates entre sírios e libaneses pela hegemonia política local.

c)

desacordos entre sírios e judeus pela posse de áreas agrícolas.

d)

guerras entre árabes e muçulmanos pelo direito à descolonização.

e)

disputas entre árabes e judeus pela criação de seus Estados.

Resolução

1948 é marcado pelo surgimento do Estado de Israel e a Guerra Israelo-árabe, com intensa ação de Israel ao expandir pontos de fronteira além dos acordos estabelecidos pela ONU. A ação deslocou povos palestinos para áreas da Cisjordania e a faixa de gaza, marcadas por um acordo de armistício de 1950.

a) Incorreta. Os conflitos entre hindus e muçulmanos estão ligados ao controle territorial da Caxemira, no norte da Índia.

b) Incorreta. Os embates entre sírios e libaneses não estão localizados na Faixa de Gaza e Cisjordânia.

c) Incorreta. Sírios e judeus disputam as Colinas de Golã, anexadas por Israel na Guerra dos Seis Dias em 1967 e não os territórios da Cisjordânia e Gaza.

d) Incorreta. Guerras entre árabes e muçulmanos envolvem disputas territoriais e não o direito à descolonização.

e) Correta. Cisjordânia e Faixa de Gaza foram ocupadas por Israel na Guerra dos Seis Dias em 1967 e desde então vem sendo disputadas por árabes (principalmente palestinos) e judeus pela criação de seus Estados. Os palestinos lutam pela criação do Estado Palestino, que tem como principal obstáculo os judeus do Estado de Israel.

Questão 46 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Economia brasileira contemporânea Industrialização brasileira

Analise o gráfico.

Evolução da indústria e da agricultura no Brasil no período 1939-1982 (em % do PIB)

(Marcos de A. Coelho e Lygia T. Soares. Geografia do Brasil, 2002. Adaptado.)

Destacado pela seta, o momento em que os percentuais da indústria ultrapassam os da agricultura na composição do PIB brasileiro possui relação com



a)

o processo de internacionalização da economia brasileira, destacando-se a indústria automobilística.

b)

o investimento nacional em plataformas de exportação, destacando-se a indústria de eletrodomésticos.

c)

a inserção do Brasil em acordos de livre-comércio, destacando-se a indústria siderúrgica.

d)

a flexibilização na tributação de empresas nacionais, destacando-se a indústria petroquímica.

e)

a formação de conglomerados nacionais, destacando-se a indústria de construção civil.

Resolução

A década de 1950, durante o Governo Juscelino Kubitchek, foi o momento em que a participação da indústria superou a participação da agricultura no PIB brasileiro. Essa mudança econômica gerou inúmeras mudancas sociais no país e também na forma como o país se relacionava com o exterior

a) Correta. O Governo JK foi marcado pela abertura econômica para capitais estrangeiros e houve a entrada de muitas multinacionais, especialmente no setor de bens de consumo duráveis, com destaque para indústria automobilística. Tal processo levou a economia a um crescente processo de internacionalização que continuaria no período dos governos militares.

b) Incorreta. O desenvolvimento da indústria de eletrodomésticos estava ligada intimamente à expansão do mercado consumidor brasileiro, portanto, atendia ao mercado interno. A expansão do consumo no Brasil nesse período era ocasionada pelo aumento da população e da expansão da classe média decorrente dos efeitos econômicos e sociais da industrialização do país.

c) Incorreta. A participação do país em blocos econômicos vai se dar em décadas posteriores, sendo o Mercosul um dos principais acordos (que só foi firmado em 1991) e deve-se ressaltar que o Mercosul  não é uma área de livre comércio, e sim uma união aduaneira.

d) Incorreta. Houve uma flexibilização da legislação tributária que visava oferecer incentivos fiscais para empresas nacionais e estrangeiras para atraí-las para o Brasil. O setor petroquímico não participou dessa política de estímulos aos empresários, pois era monopolizado pelo Estado brasileiro por meio da Petrobrás.

e) Incorreta. Após a década de 1950, a economia brasileira foi marcada pela entrada de grandes conglomerados industriais transnacionais.

Questão 47 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Agropecuária no Brasil Estrutura fundiária brasileira

Analise o mapa.

Assassinatos no campo no Brasil, 1986-2006

(Eduardo P. Girardi. Atlas da questão agrária brasileira, 2008. Adaptado.)

Considerando o mapa e conhecimentos sobre o campo brasileiro,



a)

a ocorrência de assassinatos foi reduzida em áreas onde a agricultura comercial se fez hegemônica.

b)

o menor número de assassinatos na região Norte indica a eficiência das políticas de reforma agrária no Brasil.

c)

a área com maior ocorrência de assassinatos coincide com o avanço da fronteira agrícola.

d)

o elevado número de assassinados em áreas interioranas é compreendido pela fragilidade dos limites estaduais.

e)

a insegurança nas áreas rurais reflete o desinteresse nacional pela população residente fora das capitais.

Resolução

A violência no campo é marcante no território brasileiro e tem como principal motivo a disputa por terras entre diferentes atores sociais (trabalhadores rurais, proprietários, posseiros, índios grileiros entre outros).

a) Incorreta.  Em várias áreas do país com agricultura comercial hegemônica, veem-se muitos assassinatos, entre elas a Zona da Mata Nordestina, região centro-ocidental da Região Sul do país, interior de São Paulo e áreas do cerrado brasileiro.

b) Incorreta.  A área que apresenta o maior número de assassinatos fica na faixa leste do estado do Pará, que compõe a chamada região do Bico do Papagaio (da qual também fazem parte trechos fronteiriços do Tocantins e Maranhão). Pode-se observar no mapa outro estado da região Norte (Rondônia) com muitos assassinatos.

c) Correta. A fronteira agrícola corresponde às áreas de recente ocupação, ou seja, espaços que estão sendo incorporados à economia nacional. No Brasil essas regiões correspondem à Amazônia (onde está o Pará, que é o local de maior número de assassinatos identificado no mapa) e o Cerrado.

d) Incorreta. Os assassinatos ocorrem tanto em áreas de limites estaduais quanto no interior dos estados, longe dessas áreas limítrofes.

e) Incorreta. A insegurança no país que resulta nesse número elevado de assassinatos é marcante tanto em áreas rurais quanto em áreas urbanas e se relaciona com o elevado nível de exclusão social, baixos investimentos em segurança pública e impunidade. No campo os fatores mencionados se articulam com a disputa por terras.

Questão 48 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Problemas sociais urbanos Urbanização brasileira

No aniversário de 20 anos do Estatuto da Cidade, é fundamental refletir sobre o seu legado nas cidades brasileiras. Seu grande avanço consiste em definir instrumentos claros para um planejamento urbano com propósito social e calcado na gestão democrática da cidade, viabilizando, na prática, o reconhecimento da função social da propriedade.

(https://diplomatique.org.br, 06.07.2021. Adaptado.)

Consiste um exemplo de descumprimento da função social da propriedade nas cidades



a)

a concentração de linhas de transporte público nas periferias, em detrimento do grande número de trabalhadores que moram nas áreas centrais.

b)

a presença de imóveis ociosos em áreas com boa infraestrutura coexistindo com a realidade precária das periferias.

c)

a expansão da distribuição do saneamento básico em áreas regularizadas, em contraste com as falhas no acesso a esses serviços em áreas irregulares.

d)

a realização da coleta seletiva de lixo em áreas regularizadas convivendo com a permanência de lixões em áreas irregulares.

e)

a centralização dos empregos em áreas com boa infraestrutura, em detrimento da população desempregada que reside nas periferias.

Resolução

O Estatuto da Cidade é uma lei federal de 2001 cuja finalidade é regulamentar artigos da Constituição de 1988 que versam sobre a política urbana. Nessa lei são estabelecidas diretrizes para o planejamento urbano que visem ao bem estar social, ao equilíbrio ambiental e ao uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo. Dentro dessas diretrizes, a função social da terra é definida como um conceito jurídico que conecta a necessidade da propriedade urbana de uma pessoa se comunicar com a necessidade social.

a) Incorreta. A concentração da infraestrutura de equipamentos urbanos ( inclusive de transporte público) em áreas centrais leva à valorização dessas regiões, o que provoca o processo de segregação espacial, no qual grandes parcelas das classes trabalhadoras de menor renda são “expulsas” para áreas periféricas (não em áreas centrais, como diz a alternativa) e outros espaços que concentram formas de moradia de menor custo.

b) Correta. O não aproveitamento ou a subutilização de um imóvel são considerados violações da função social da terra, de acordo com o Estatuto da Cidade. O fato de a maioria dos imóveis ociosos se encontrarem em áreas equipadas com boa infraestrutura intensifica essa violação, pois torna mais difícil o uso do espaço urbano para garantir o bem-estar social dos cidadãos e induz ao povoamento de áreas precárias, contrariando os objetivos fundamentais do Estatuto.

c) Incorreta. As cidades brasileiras ainda enfrentam inúmeros problemas quando o tema é saneamento básico e, mesmo em áreas regularizadas no Brasil, muitas pessoas não têm acesso a essa infraestrutura, por isso a alternativa está errada. Segundo dados da ANA (Agência Nacional de Águas), em torno de apenas 55% da população tem um situação satisfatória quando o tema é esgoto.

d) Incorreta. O tratamento do lixo, na maioria das cidades brasileiras, ainda apresenta muitos problemas e é um dos aspectos que viola o Estatuto das Cidades quando este faz menção ao direito ao saneamento ambiental como uma diretriz para ordenar o pleno desenvolvimento da função social da propriedade urbana. Embora haja o crescimento da reciclagem do lixo, as cidades brasileiras ainda apresentam números bem modestos, inclusive em áreas regularizadas.

e) Incorreta. Porque não é apenas na periferia da cidade que encontramos populações desempregadas, embora possam existir percentuais maiores nessas áreas. Sobre a centralização das atividades econômicas nas áreas centrais, reflexo da concentração da infraestrutura de equipamentos urbanos, a função social poderia ser garantida caso o acesso a esses espaços fosse melhorado por meio de uma eficiente rede de transportes.

Questão 49 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Demografia Principais indicadores sociais

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza periodicamente censos para analisar a distribuição da população brasileira segundo a cor da pele. Nesse contexto, as informações obtidas pelos censos permitem a



a)

apresentação de planos de contingência à entrada de imigrantes, grupos constituídos por indivíduos com potencial de descaracterizar o perfil demográfico nacional.

b)

construção de políticas afirmativas articuladas à hegemonia populacional, assegurando o combate aos preconceitos no Brasil.

c)

reestruturação da territorialidade das comunidades tradicionais, deslocando populações segundo sua participação no todo nacional.

d)

elaboração de políticas públicas que busquem reduzir desigualdades sociais, especialmente aos grupos minoritários.

e)

reavaliação da definição dos grupos formadores da população brasileira, minimizando a participação de populações pouco expressivas.

Resolução

O Censo Demográfico realizado pelo IBGE consiste na coleta de uma série de informações sobre a população do país (inclusive cor de pele), servindo de base para o planejamento econômico, social e administrativo do território nacional. Por conta da pandemia e da atual crise econômica, o Censo de 2020 ainda não foi realizado e isso se constitui em um sério problema para melhorar a gestão do país.

a) Incorreta. Porque o Brasil vive atualmente uma crise econômica que precede a pandemia. Tal crise vem mantendo a taxa de desemprego em patamar bastante elevado, o que desestimula a imigração para o país. Portanto, o Brasil não vive uma onda migratória intensa que poderia mudar a composição étnica do país. Além disso, a hipótese de o Censo ser utilizado para a contingência à entrada de imigrantes no Brasil, sob o argumento de que essas populações descaracterizariam o perfil demográfico nacional, reveste-se de preconceito e não reflete a função do Censo organizado pelo IBGE.

b) Incorreta. Porque a construção de políticas afirmativas visando o combate aos preconceitos requer a incorporação das demandas das minorias do país.

c) Incorreta. Porque o Estado não pretende reestruturar territorialidades de grupos tradicionais (índios, quilombolas etc), isso inclusive teria um caráter autoritário. A coleta de informações tem por objetivo estabelecer um perfil de cada grupo, identificar a distribuição geográfica para, a partir de tais informações, formular políticas públicas.

d) Correta. O Censo do IBGE, ao identificar os grupos que são marginalizados socialmente e, também, ao localizá-los no território, fornece informações ao Estado que permitem subsidiar a criação de políticas públicas que visem à inclusão dessas populações e , assim, combater históricas distorções sociais do país, as quais levam às grandes desigualdades.

e) Incorreta. Porque o objetivo da coleta de informações sobre as etnias brasileiras não visa minimizar nenhum grupo, porque isso implicaria numa prática excludente e discriminatória. O Estado pretende conhecer a população para garantir formas de inclusão para os grupos minoritários.

Questão 50 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Bacias sedimentares

O Pantanal, sob os aspectos geológico e geomorfológico, corresponde a



a)

uma planície em desgaste, na qual os processos erosivos superam o intemperismo químico.

b)

um escudo cristalino em desgaste, no qual os processos erosivos superam a sedimentação.

c)

uma depressão em desgaste, na qual a desagregação supera a deposição de material removido.

d)

um planalto em formação, no qual a sedimentação supera o intemperismo físico.

e)

uma bacia sedimentar em formação, na qual a sedimentação supera os processos erosivos.

Resolução

Pode-se classificar os aspectos geológicos em Bacias Sedimentares, Escudos Cristalinos e Dobramentos Modernos. Os aspectos geomorfológicos são referentes às formas do relevo, podendo ser classificados em planaltos, planícies e depressões. O Pantanal é uma das maiores planícies do mundo, englobando grande área na América do sul e apresentando grandes cheias no período de verão, trazendo muitos sedimentos e fazendo com que essa área seja de intensa deposição de sedimentos.

a) Incorreta. A planície pantaneira ainda está em formação, portanto há acrescimento de material, e não desgaste. 

b) Incorreta. No Pantanal não há áreas de Escudos Cristalinos; em geral essas áreas ficam nas bordas, demarcando o fim do Pantanal, dominado por rochas sedimentares.

c) Incorreta. A região é classificada como planícies, onde há mais deposição do que desagregação de material.

d) Incorreta. A região é dominada por áreas de planícies, e não planaltos. São extensas áreas planas sujeitas a inundações no verão.

e) Correta. As bacias sedimentares são áreas de deposição intensa de material sedimentar.  No caso do Pantanal, por conta do fluxo de rios, como o Paraguai, há grande movimentação de água no verão, que inunda enormes áreas e facilita a formação das planícies com enorme volume de sedimentação e pouca erosão.