Logo UNESP

Questão 46 Unesp 2022 - 1ª fase - dia 1

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 46

Economia brasileira contemporânea Industrialização brasileira

Analise o gráfico.

Evolução da indústria e da agricultura no Brasil no período 1939-1982 (em % do PIB)

(Marcos de A. Coelho e Lygia T. Soares. Geografia do Brasil, 2002. Adaptado.)

Destacado pela seta, o momento em que os percentuais da indústria ultrapassam os da agricultura na composição do PIB brasileiro possui relação com



a)

o processo de internacionalização da economia brasileira, destacando-se a indústria automobilística.

b)

o investimento nacional em plataformas de exportação, destacando-se a indústria de eletrodomésticos.

c)

a inserção do Brasil em acordos de livre-comércio, destacando-se a indústria siderúrgica.

d)

a flexibilização na tributação de empresas nacionais, destacando-se a indústria petroquímica.

e)

a formação de conglomerados nacionais, destacando-se a indústria de construção civil.

Resolução

A década de 1950, durante o Governo Juscelino Kubitchek, foi o momento em que a participação da indústria superou a participação da agricultura no PIB brasileiro. Essa mudança econômica gerou inúmeras mudancas sociais no país e também na forma como o país se relacionava com o exterior

a) Correta. O Governo JK foi marcado pela abertura econômica para capitais estrangeiros e houve a entrada de muitas multinacionais, especialmente no setor de bens de consumo duráveis, com destaque para indústria automobilística. Tal processo levou a economia a um crescente processo de internacionalização que continuaria no período dos governos militares.

b) Incorreta. O desenvolvimento da indústria de eletrodomésticos estava ligada intimamente à expansão do mercado consumidor brasileiro, portanto, atendia ao mercado interno. A expansão do consumo no Brasil nesse período era ocasionada pelo aumento da população e da expansão da classe média decorrente dos efeitos econômicos e sociais da industrialização do país.

c) Incorreta. A participação do país em blocos econômicos vai se dar em décadas posteriores, sendo o Mercosul um dos principais acordos (que só foi firmado em 1991) e deve-se ressaltar que o Mercosul  não é uma área de livre comércio, e sim uma união aduaneira.

d) Incorreta. Houve uma flexibilização da legislação tributária que visava oferecer incentivos fiscais para empresas nacionais e estrangeiras para atraí-las para o Brasil. O setor petroquímico não participou dessa política de estímulos aos empresários, pois era monopolizado pelo Estado brasileiro por meio da Petrobrás.

e) Incorreta. Após a década de 1950, a economia brasileira foi marcada pela entrada de grandes conglomerados industriais transnacionais.