Examine os mapas que apresentam a média de anos de escolaridade para a população de 25 anos ou mais, do ano 2000 e do ano 2017, para responder à questão 28.
Mean years of schooling, 2000
(https://ourworldindata.org. Adapted.)
After comparing both maps, one can say that:
a) |
there was no noticeable improvement in Asia, except for China in 2017. |
b) |
South Africa, a developing country, remained the same in 2000 and 2017. |
c) |
Brazil has improved more than Argentina from 2000 to 2017. |
d) |
Canada equalled the US and Mexico in 2017. |
e) |
Australia improved more than Canada from 2000 to 2017. |
Consideremos o enunciado em português para proceder à resolução:
Anos médios de estudo, 2000
Número médio de anos de escolaridade total em todos os níveis de escolaridade, para a população com mais de 25 anos
MAPA 1
Anos médios de estudo, 2017
Número médio de anos de escolaridade total em todos os níveis de escolaridade, para a população com mais de 25 anos
MAPA 2
Depois de comparar ambos os mapas, pode-se dizer que:
a) não houve melhora perceptível na Ásia, exceto na China em 2017.
b) a África do Sul, país em desenvolvimento, permaneceu a mesma em 2000 e 2017.
c) O Brasil melhorou mais que a Argentina de 2000 a 2017.
d) O Canadá se igualou aos EUA e ao México em 2017.
e) A Austrália melhorou mais do que o Canadá de 2000 a 2017.
a) Incorreta. Observando os mapas, houve melhora perceptível em vários países da Ásia (principalmente no Oriente Médio e sul do continente).
b) Incorreta. A África do Sul melhorou o número médio de anos de escolaridade entre 2000 e 2017 (entre 6 e 9 anos para 9 a 12 anos).
c) Correta. O Brasil melhorou mais que a Argentina de 2000 a 2017. Brasil de 3 a 6 anos para 6 a 9 anos e Argentina continuou entre 9 e 12 anos.
d) Incorreta. O Canadá igualou-se aos Estados Unidos em 2017 (12 a 15 anos), mas não se igualou ao México: Canadá de 12 a 15 anos e México de 6 a 9 anos.
e) Incorreta. Canadá e Austrália melhoraram igualmente de 9 a 12 anos em 2000 para 12 a 15 anos em 2017.