Logo UNESP

Unesp 2020 - 1ª fase


Questão 41 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Dois fatores que contribuíram para os processos de emancipação política na África e na Ásia no pós-Segunda Guerra Mundial foram:



a)

a defesa chinesa de uma política de neutralidade ante os conflitos regionais e o fim da Guerra Fria, que opunha Estados Unidos e União Soviética.

b)

a partilha europeia do continente africano e a crise do petróleo, que obrigou os países ricos a negociar com lideranças políticas da África e do Oriente Médio.

c)

o nacionalismo de organizações civis dentro das colônias e o princípio da autodeterminação dos povos, que era defendido pela ONU.

d)

a crescente autossuficiência econômica dos países africanos e o surgimento do pan-africanismo, que unificou as lutas no continente.

e)

a ascensão econômica dos países do chamado Terceiro Mundo e a ação vietcongue, que expulsou os colonizadores da Indochina francesa.
 

Resolução

a) Incorreta. Os processos de emancipação política na África e na Ásia tiveram início após a Segunda Guerra Mundial, motivados pelo enfraquecimento  das potências europeias causado pela guerra prolongada. Ou seja, esse processo ocorreu no início da Guerra Fria (1946-1991) e não no seu final, conforme sugerido pela alternativa. 

b) Incorreta. A partilha europeia do continente africano ocorreu na Conferência de Berlim (1884-1885) e representou o início da exploração do continente africano. Ou seja, as guerras de independência ocorridas nesse contexto representam a oposição e encerramento da partilha ocorrida anteriormente. 

c) Correta. O enfraquecimento e o desgaste das potências europeias na Segunda Guerra Mundial contribuíram para o início dos movimentos pela independência. O nacionalismo ganhou força nos países colonizados, de modo que diversos levantes passaram a ter componente nacionalista e expressar o sentimento de ruptura com cenário internacional. A Noção de autodeterminação dos povos - princípio que conferia o direito de autogoverno e de decidirem livremente a sua situação política - estava previsto pela própria Organização das Nações Unida, na Carta de São Francisco. No artigo primeiro desse documento, é previsto como propósito das Nações Unidas: "Desenvolver relações amistosas entre as nações, baseadas no respeito ao princípio de igualdade de direitos e de autodeterminação dos povos, e tomar outras medidas apropriadas ao fortalecimento da paz universal;"

d) Incorreta. Não é possível afirmar que a descolonização afro-asiática teve como fator a crescente autossuficiência econômica dos países africanos. A longa presença europeia no continente, desde meados do século XIX, contribuiu para o aumento da dependência econômica desses países, motivando intensas dificuldades que reverberam ainda hoje no continente. O pan-africanismo teve efetivamente um papel importante nos movimentos de independência, pois defendia a união dos povos africanos como forma de fortalecimento do continente e combate à exploração. 

e) Incorreta.  É incorreto afirmar que no pós-Segunda Guerra Mundial tenha ocorrido uma ascensão econômica dos países do chamado Terceiro Mundo. De modo geral, esses países permaneceram em posições menos favorecidas no que se refere ao desenvolvimento econômico. O Vietnã era uma das regiões sob o domínio francês e obteve sua independência em 1954, ou seja, trata-se de um dos processos de independência, e não de um fator que contribuiu para os movimentos. 

Questão 42 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Conflitos na Ásia e Oceania Nova Ordem Mundial (Conflitos contemporâneos)

    O terrorismo atual utiliza as técnicas do espetáculo produzindo vídeos e montagens por vezes muito bem elaborados. O controle dos meios de difusão de conteúdo é certamente outra novidade, possibilitada pelo advento da internet [...]. Por mais chocante que possa ser o conteúdo difundido pelo Estado Islâmico, sua forma é já reveladora de que a violência está subordinada a uma lógica espetacular.

(Gabriel F. Zacarias. No espelho do terror: jihad e espetáculo, 2018.)

O texto caracteriza o terrorismo atual como peculiar, pois este



a)

promove a inclusão digital de populações pobres e amplia o acesso às novas ferramentas de comunicação e divulgação.

b)

combate a centralização do poder financeiro no Ocidente e direciona sua propaganda apenas aos seguidores e simpatizantes.

c)

rejeita a cultura ocidental do espetáculo e reitera valores e princípios originários de sociedades tradicionais do Oriente próximo.

d)

recorre a estratégias de ação de forte impacto visual e divulga suas atividades por meio das novas tecnologias.

e)

valoriza a violência como instrumento de transformação política e rejeita a adesão de pessoas nascidas no Ocidente.
 

Resolução

O grupo islâmico jihadista do ISIS (Islamic State of Iraq and Sham), Estado Islâmico em português, é um grupo originário do Iraque que avançou por esse território e pelo centro-leste sírio visando criar um novo país, controlado teocraticamente pelo auto intitulado Kalifa Abu Bakr Al-Baghdadi, recentemente anunciado como morto pelo Governo dos EUA. O ISIS assumia como modus operandi a invasão militar violenta, ignorando fronteiras nacionais ou étnico-religiosas, sempre impondo a conversão ao Jihadismo Sunita para os Islâmicos e aplicando a tortura ou até mesmo executando os infiéis não convertidos. Tais torturas e assassinatos quase sempre filmados eram incorporados a conteúdos de pendrives que de forma antecipada eram distribuídos às futuras áreas invadidas. Com o advento das redes e mídias sociais on-line, muitos destes vídeos e mesmo textos jihadistas passaram a ser divulgados como demonstração de força e divulgação ideológica do grupo.

Sabendo disso podemos entender que a alternativa:

a) Incorreta. O ISIS nunca promoveu a inclusão digital de populações pobres ou visou ampliar o acesso às novas ferramentas de comunicação e divulgação a essa população, mas sim se valeu de tais tecnologias para impor o terror às futuras áreas invadidas, ao mesmo tempo em que divulgou sua ideologia jihadista.

b) Incorreta. Mesmo assumindo como principal característica da ideologia jihadista o combate ao ocidente, ao seu imperialismo e mesmo a centralização do poder financeiro por ele exercido, não podemos dizer que tal divulgação ideológica do ISIS ou de outros grupos que se utilizaram destes mesmos métodos de divulgação se limitava a atingir com a sua propaganda apenas aos seus seguidores e simpatizantes.

c) Incorreta. Pode-se dizer que o Jihadismo Sunita do Estado Islâmico de fato rejeita a cultura ocidental, porém temos também que levar em consideração que os métodos de divulgação ideológica por eles utilizados podem ser inseridos no que se chama de cultura do espetáculo que as novas mídias amplificaram. Também não podemos generalizar ou afirmar que tais métodos do ISIS reiteram valores e princípios originários de sociedades tradicionais do Oriente próximo, pois a visão extremista deste grupo é particular e fundamentalista, o que não pode ser associado às sociedades tradicionais Islâmicas como um todo.

d) Correta. De fato, ao divulgar seu fundamentalismo ideológico e o terror através destas novas mídias sociais, o ISIS passou a recorrer a estratégias de ação de forte impacto visual para divulgar suas atividades por meio das novas tecnologias.

e) Incorreta. Mesmo se considerarmos que o ISIS de fato valoriza a violência como instrumento de transformação política, não podemos dizer que o grupo rejeita a adesão de pessoas nascidas no Ocidente, pois de fato muitos de seus membros são oriundos de nações ocidentais.

Questão 43 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Globalização Capitalismo Informacional

    O advento de chefes de Estado-empresa marca uma transição sistêmica entre o enfraquecimento do Estado-nação e o fortalecimento da corporação apoiada em sua racionalidade técnico-econômica e gerencial. Essa transferência leva, por um lado, ao esvaziamento do Estado, reduzido à administração e à gestão, e, de outro, à politização da empresa, que expande sua esfera de poder muito além de sua atividade tradicional de produção. A corporação tende a se tornar o novo poder político-cultural.

(Pierre Musso. “Na era do Estado-empresa”. http://diplomatique.org.br, 30.04.2019. Adaptado.)

Coerentes com o neoliberalismo, as propostas do Estado-empresa convergem para



a)

a apropriação das forças produtivas pelo Estado e a defesa da igualdade social.

b)

o pluralismo democrático e a redistribuição de renda por programas de assistência social.

c)

a regulamentação da força de trabalho e a defesa da produção flexível.

d)

o protecionismo econômico e a implantação de políticas fiscais contra a inflação.

e)

a adoção de privatizações e a mínima intervenção do Estado na economia.

Resolução

a) Incorreta. Como o próprio texto diz, ocorre o “esvaziamento do Estado, reduzido à administração e à gestão”, fazendo com que, a partir de uima lógica neoliberal, as forças produtivas não estejam mais sob seu controle.

b) Incorreta. O texto menciona que há “fortalecimento da corporação apoiada em sua  racionalidade técnico-econômica e gerencial”, aspecto que se contrapõe a programas de redistribuição de renda, uma vez que há maior concentração econômica por parte de grandes empresas, sobretudo das transnacionais.

c) Incorreta. Embora a flexibilidade seja caraterística marcante do contexto neoliberal e da ação do Estado-empresa, a regulamentação da força de trabalho não é. Ao contrário, o neoliberalismo objetiva a desregulamentação e flexibilização de contratos de trabalho e de direitos trabalhistas visando à diminuição de custos da produção.

d) Incorreta. O protecionismo não é característica marcante do neoliberalismo, pois tal aspecto tende a limitar a expansão da produção e ciurculação de mercadorias no espaço geográfico, uma vez que impõe barreiras à livre atuação do capital por meio da ação estatal. Políticas fiscais contra inflação, como o controle das taxas de juros vigentes no mercado, já se aproximam mais da lógica do Estado-empresa, pois tendem a equilibrar o cenário econômico e o mercado a fim de manter um equilíbrio entre o valor da moeda nacional e a ação de grandes empresas e agentes financeiros.

e) Correta. Na lógica neoliberal há o predomínio do Estado-mínimo, conceito que remete à ideia de Estado-empresa, apresentada pelo autor, no qual ocorre a diminuição do papel do Estado como agente econômico, fazendo sua atuação se restringir à regulação e gerenciamento da ação das grandes corporações que, por sua vez, se apropriam das estruturas produtivas do Estado por meio de privatizações. Dessa forma, a grande empresa "expande sua esfera de poder muito além de sua atividade tradicional de produção. A corporação tende a se tornar o novo poder político-cultural", impondo-se em detrimento do Estado no neoliberalismo.

Questão 44 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Nova Ordem Mundial (Conflitos contemporâneos)

    A reação diante da alteridade1 faz parte da própria natureza das sociedades. Em diferentes épocas, sociedades particulares reagiram de formas específicas diante do contato com uma cultura diversa à sua. Um fenômeno, porém, caracteriza todas as sociedades humanas: o estranhamento, que chamamos etnocentrismo, diante de costumes de outros povos, e a avaliação de formas de vida distintas a partir dos elementos da sua própria cultura. Assim, percebemos como o etnocentrismo se relaciona com o conceito de estereótipo2. Os estereótipos são uma maneira de “biologizar” as características de um grupo, isto é, considerá-las como fruto exclusivo da biologia, da anatomia. No interior de nossa sociedade, encontramos uma série de atitudes etnocêntricas e biologicistas.

(https://gdeufabc.wordpress.com)

1 alteridade: característica, estado ou qualidade de ser distinto e diferente, de ser outro.

2 estereótipo: ideia ou convicção classificatória preconcebida sobre alguém ou algo.

Um exemplo de etnocentrismo incorporado a uma política estatal foi



a)

o movimento sionista, na Palestina.

b)

o apartheid, na África do Sul.

c)

 a questão curda, na Turquia.

d)

a primavera árabe, na Síria.

e)

a balcanização, na Chechênia.
 

Resolução

a) Incorreta. O movimento sionista ganhou força a partir do final do século XIX. Defendia a criação de um Estado para o povo judeu, na região da antiga Palestina. O fortalecimento dessas ideias associadas à perseguição dos judeus no continente europeu e o fortalecimento do sentimento nacionalista entre final do século XIX e começo do século XX, estimularam fluxos migratórios de judeus para a Palestina. Após a obtenção de apoio de algumas potências internacionais para a causa sionista, foi criado em 1948 o Estado de Israel. Perceba que a luta desse povo por um território não se configurou em uma ação estatal como diz a alternativa.

b) Correta. O apartheid foi o sistema  implantado na África do Sul pela minoria branca e durou de 1948 até 1994, ano em que o líder negro Nelson Mandela foi eleito o presidente. O apartheid consistia na segregação espacial entre os grupos étnicos, na restrição de uma série de direitos para a população negra e , portanto, concessão de privilégios (legalmente reconhecidos) para a minoria branca. A conexão dessa alternativa com  o texto se dá porque a ação estatal do governo racista da África do Sul visava  a separação dos grupos étnicos diferentes.

c) Incorreta. A questão curda envolve a luta de uma minoria étnica que está distribuída entre várias naçoes do Oriente Médio, principalmente, Síria, Iraque, Irã e Turquia. Não envolve uma ação estatal e, sim, a luta pela formação do seu Estado-nação. 

d) Incorreta. A Primavera Árabe foi um movimento político iniciado na Tunísia que lutava para derrubar regimes autoritários. Esse movimento rapidamente se espalhou para países do Norte da África e Oriente Médio. Portanto não foi um exemplo de etnocentrismo, considerando-se que aconteceu dentro do mundo árabe.

e) Incorreta. A Chechênia é outra regiao em que há luta separatista de uma minoria étnica. Chechênia se localiza na região dos Montes Cáucasos, parte europeia da Rússia. Como todas as alternativas que falam de movimentos separatistas, ela não envolve uma ação estatal imbuída de etnocentrismo.

Questão 45 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Fluxos migratórios mundias

    “Eu tinha muito medo, estava sozinha, não tinha como não trabalhar. Ela não me deixava amamentar meu filho pela manhã, dizia que eu perderia tempo.” (Dora E. A. Calle)


    “Quando eu precisava sair da casa, sempre tinha que pedir a chave. E nessa hora a chave sempre sumia.” (Raul G.P. Mendoza)


    “A casa onde eu trabalhava tinha outros 14 bolivianos, que, assim como eu, queriam guardar dinheiro e voltar para nosso país. Mas não é bem assim que acontece.” (Alicia V. Balboa)

(Bárbara Forte. “Tecendo sonhos”. https://noticias.bol.uol.com.br, 09.05.2019. Adaptado.)

Esses depoimentos retratam a realidade vivida por imigrantes bolivianos que trabalharam no setor têxtil da capital paulista. Os depoimentos evidenciam



a)

a competitividade da Divisão Internacional do Trabalho.

b)

a relação de trabalho análoga à escravidão.

c)

o processo de segregação estimulado pela xenofobia.

d)

a flexibilização das leis trabalhistas.

e)

o descompasso do trabalho formal com as mudanças da globalização.

Resolução

a) Incorreta. A Divisão Internacional do Trabalho (DIT) consiste na ideia de especialização produtiva dos países nas trocas comerciais que expressam um contexto político-econômico num dado momento histórico. Tal fator não possui relação com os excertos apresentados, uma vez que diz respeito a uma lógica que remete à escala global e não à realidade produtiva local em questão.

b) Correta. A precarização da cadeia têxtil em São Paulo se expressa na condição de trabalho análogo à escravidão vivida por vários imigrantes de países latinos. Os relatos apresentados evidenciam uma lógica de exploração da mão-de-obra que sujeita as pessoas ao assédio moral, encarceramento, insegurança e salários muito baixos, o que permite confirmar a alternativa como correta.

c) Incorreta. Embora a exploração da mão-de-obra imigrante denote tratamento inferior a essas populações, não há nos relatos expressão de aversão ou ódio aos bolivianos, o que torna incorreta a alternativa. Importante ressaltar que sua integração à lógica produtiva do setor têxtil se dá por meio de opressão e precariedade, aproximando-a à realidade de escravidão contemporânea.

d) Incorreta. A condição apresentada nos relatos não apresenta vínculo com o trabalho formal, excluindo a possibilidade de ser gerada por flexibilização de direitos, pois a legislação vigente não permite a reprodução das condições de trabalho à qual os trabalhadores relataram estar submetidos.

e) Incorreta. Trabalho formal consiste naquele regido pela legislação, que não se aplica no caso experimentado pelos imigrantes devido ao nível intensamente precário das condições relatadas.

Questão 46 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Transportes

(www.emap.ma.gov.br. Adaptado.)

A hinterlândia destacada no mapa corresponde



a)

à área atendida pelo porto do Itaqui, cuja localização é estratégica, devido à proximidade com o Canal de Suez.

b)

ao eixo concedido às frentes pioneiras, cuja ocupação territorial ocorreu devido ao deslocamento de posseiros.

c)

a uma área definida como Zona Franca, cuja produção industrial utiliza matéria-prima regional, devido às isenções de impostos.

d)

à área estabelecida para a atividade extrativista, cuja exploração ocorre em local protegido, devido aos riscos de contaminação.

e)

ao eixo de expansão agrícola da bacia do São Francisco, cuja espacialização é limitada, devido aos gargalos logísticos.

Resolução Sugerimos anulação

a) Incorreta. A área destacada mostra a região que está sob influência do porto de Itaqui, localizado em São Luís (MA). Este porto possui localização estratégica, próxima de mercados do Hemisfério Norte,  e é a rota mais curta para a Ásia em função da presença do Canal do Panamá, na América Central. Apresenta uma distância muito grande em relação ao Canal de Suez, localizado no Egito, portanto essa alternativa está incorreta, o que deixa o exercício sem resposta adequada.

b) Incorreta. A região tem sido marcada pela expansão do agronegócio, portanto com o domínio do grande capital. 

c) Incorreta. A área se constitui num polo de produção e escoamento de grãos, carne e minérios, portanto não é uma zona franca industrial.

d) Incorreta. As atividades econômicas empreendidas na área têm promovido acelerada transformação nas paisagens naturais, produzindo elevados níveis de desmatamento. O agronegócio é importante, logo, não é só uma área extrativista.

e) Incorreta. Essa área se constitui numa área de expansão agrícola entre os domínios do Cerrado, Amazônico e áreas de transição, e abrange parte significativa da Bacia do Tocantins, e não do São Francisco.

Questão 47 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Geração de 30

    A ideia de pátria se vinculava estreitamente à de natureza e em parte extraía dela a sua justificativa. Ambas conduziam a uma literatura que compensava o atraso material e a debilidade das instituições por meio da supervalorização dos aspectos regionais, fazendo do exotismo razão de otimismo social. A partir de 1930 houve uma mudança de orientação, sobretudo na ficção regionalista, percebendo-se o que havia de mascaramento no encanto pitoresco com que antes se abordava o homem rústico. Evidenciou-se a realidade dos solos pobres, das técnicas arcaicas, da miséria pasmosa das populações, da sua incultura paralisante. A visão que resulta dessa perspectiva é pessimista quanto ao presente e problemática quanto ao futuro.

(Antonio Candido. A educação pela noite e outros ensaios, 1989. Adaptado.)

O excerto assinala uma reorientação nos rumos da literatura brasileira, na medida em que os escritores



a)

deparam-se com a instituição de uma regionalização oficial pelo IBGE.

b)

passam a mostrar os aspectos do Brasil como país subdesenvolvido.

c)

reconhecem o estabelecimento de alianças democráticas no Brasil.

d)

percebem a assimilação do american way of life pelo povo brasileiro.

e)

optam pelo emprego de uma visão eurocêntrica em sua produção literária.

Resolução

a) Incorreta. O texto de Antonio Candido não faz qualquer referência ao IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), órgão que é o principal provedor de dados e informações do Brasil. 

b) Correta. O texto de Antonio Candido registra uma reorientação na literatura brasileira a partir do regionalismo modernista, cujos autores passam a denunciar em suas obras as desigualdades sociais típicas do subdesenvolvimento brasileiro. Alguns exemplos: Graciliano Ramos, em Vidas Secas, denuncia a seca, a fuga dos retirantes da miséria e a opressão social no Nordeste; Rachel de Queiroz, em O Quinze, retrata a grade seca do Nordeste de 1915; José Américo de Almeida, em A Bagaceira, retrata a seca nordestina em 1898 e a fuga dos retirantes; José Lins do Rego, em Menino de Engenho, retrata a decadência do cilco do açúcar no Nordeste; Jorge Amado, em Capitães da Areia, retrata a vida de um grupo de menores abandonados na cidade de Salvador. Todos esses exemplos ilustram, de uma ou outra forma, o que descreve Candido no trecho a seguir: "(...) Evidenciou-se a realidade dos solos pobres, das técnicas arcaicas, da miséria pasmosa das populações, da sua incultura paralisante."

c) Incorreta. O texto de Antonio Candido não faz qualquer referência a alianças democráticas no Brasil; na verdade, trata de uma reorientação na literatura brasileira a partir da chamada Geração de 30 do Modernismo: "A partir de 1930 houve uma mudança de orientação, sobretudo na ficção regionalista (...)". 

d) Incorreta. O texto de Antonio Candido analisa a mudança de direção na literatura brasileira, a partir da chamada Geração de 30 do Modernismo, cujos autores demonstravam uma preocupação com os problemas sociais enfrentados no Brasil, ilustrados na prosa, por exemplo, nas obras regionalistas de Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz e José Lins do Rego. O "american way of life" (estilo de vida americano) caracteriza-se pelo consumismo e pela padronização social, aspectos muito distantes da literatura e do brasileiro da época. 

e) Incorreta. O Regionalismo foi um movimento do Modernismo brasileiro, cuja proposta literária se voltava para a valorização das raízes locais, abandonando, portanto, a visão eurocêntrica que realmente predominava na literatura brasileira na época do Romantismo. Por exemplo, na chamada Geração Indianista romântica, a figura do herói nacional, ainda que tentasse representar o índio, ainda se pautava nos valores europeizados dos cavaleiros medievais europeus. 

Questão 48 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Urbanização brasileira

O processo de desmetropolização, observado no Brasil desde o final do século XX, é caracterizado



a)

pela retração do setor terciário diante dos movimentos urbanos de compartilhamento de bens e serviços.

b)

pelo conflito jurídico na regulação do solo urbano, como resultado da conurbação entre as cidades.

c)

pelo registro de maior crescimento populacional em cidades médias, quando comparado ao das metrópoles.

d)

pela redução das manchas metropolitanas como resultado de uma saturação populacional.

e)

pela fragmentação de metrópoles em sub-regiões, para otimizar recursos financeiros e administrativos.

Resolução

a) Incorreta. O processo de desmetropolização tem contribuído para a expansão do setor terciário em cidades de médio porte. Além disso, os movimentos de compartilhamento de bens e serviços também expandem o setor terciário.

b) Incorreta. A alternativa não caracteriza o processo de desmetropolização de forma correta. A regulação do solo urbano se dá por meio ações municipais como, por exemplo, o Plano Diretor cuja regulamentação se aplica aos limites do município não havendo esse conflito jurídico mencionado.  A existência da conurbação, junção espacial entre manchas urbanas de duas ou mais cidades, coloca novos desafios para a gestão do espaço urbano, mas a regulamentação fica a cargo de cada cidade.

c) Correta. As cidades médias têm apresentando maior crescimento populacional relativo em relação às metrópoles e isso se deve ao processo de descentralização econômica no país, provocado tanto pela expansão do agronegócio para novas áreas quanto pela relativa desconcentração da produção industrial de cidades grandes para cidades médias e pequenas.

d) Incorreta. As manchas metropolitanas continuam em expansão, principalmente na sua parte periférica, todavia apresentam menor crescimento relativo do que as cidades médias.

e) Incorreta. Mecanismos de gestão como criação de subprefeituras em um município ou de instrumentos administrativos que estabelecem diretrizes para as cidades pertencentes a uma metrópole, como o Estatuto das Metrópoles, não são o que caracteriza o processo de desmetropolização, pois este ocorre sem necessariamente estar vinculado ao caráter administrativo.

Questão 49 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Intemperismo físico Intemperismo químico Exógenos (Geomorfologia)

Analise os diagramas.

(Dirce Maria A. Suertegaray (org.). Terra: feições ilustradas, 2008. Adaptado.)

Esses diagramas demonstram o processo de



a)

desintegração mecânica acompanhada pela decomposição química das rochas na exposição aos agentes atmosféricos.

b)

formação de novos aquíferos pela concentração de fluxos de água em terrenos arenosos.

c)

metamorfismo sofrido por rochas magmáticas quando sujeitas ao calor e à pressão.

d)

diastrofismo da crosta terrestre pelo falhamento da superfície ao longo das eras geológicas.

e)

afloramento de rochas ricas em matéria orgânica na formação de novos escudos cristalinos.

Resolução

Quando observamos os blocos diagramas, podemos notar que logo na primeira parte da imagem (bloco diagrama 1) são trazidos conceitos de erosão e escultura do relevo por agentes externos. Tanto a erosão química (através da água das chuvas) quanto a erosão física (através da dilatação térmica bem como pela ação dos ventos) claramente criaram novas formas de modelado quando comparamos com a imagem futura da região trazida pelo bloco diagrama 2.

A partir desta análise, pode-se concluir que:

a) Correta. É visível através da imagem acompanhar a desintegração mecânica do relevo através da dilatação térmica e da ação dos ventos, bem como é possível também perceber a ação das chuvas e da água na erosão química das rochas e no modelado do relevo regional.

b) Incorreta. Os blocos diagramas não trazem informações sobre os tipos rochosos ou pedológicos, então não podemos definir a presença de terrenos arenosos na imagem, tampouco algo que demonstre a formação de aquíferos a partir da infiltração de água em tais terrenos.

c) Incorreta. Os blocos diagramas não trazem informações sobre os tipos rochosos metamórficos e tampouco mostram indícios de exposição de rochas magmáticas a temperaturas ou pressões extremas a ponto de gerar metamorfismo.

d) Incorreta. Diastrofismo é sinônimo de tectonismo, processo de formação de estruturas modernas de relevo, bem como processos de vulcanismo ou falhamentos da crosta terrestre. Não há qualquer indício nas imagem de processos tectônicos, pelo contrário, os blocos diagramas trazem um relevo plano em desconstrução típico de regiões estáveis geologicamente.

e) Incorreta. Não conseguimos notar nas imagens a formação de horizontes orgânicos no solo , por isso não é correto afirmar que é notória a presença de afloramento rochas ricas em matéria orgânica na formação de novos escudos cristalinos,. Além disso, é impreciso e errôneo atribuir às rochas características orgânicas, pois somente poderia ser minimamente correto fazer tal afirmativa se considerarmos que tais rochas são fósseis que se originaram de matéria orgânica submetida a um processo de metamorfismo.

Questão 50 Visualizar questão Compartilhe essa resolução

Volume (Cilindros) Climatologia

Com o intuito de formar uma rede de observação e coleta de dados sobre as chuvas, um professor de geografia instalou, nas escolas em que trabalha, instrumentos meteorológicos para recolher e medir a quantidade de água precipitada. Após uma chuva, um aluno verificou que o instrumento registrou 40 mL de água em um tubo, no formato de um cilindro reto com 20 cm de diâmetro, conforme a figura.

A partir dessas informações, o aluno deve comunicar ao professor que o valor aproximado indicado no



a)

pluviômetro foi 1,3 mm de chuva.

b)

higrômetro foi 1,3 mm de chuva.

c)

barômetro foi 2 mm de chuva.

d)

pluviômetro foi 2 mm de chuva.

e)

higrômetro foi 2 mm de chuva.

Resolução

Em relação aos instrumentos mencionados nas alternativas, temos que:

  • pluviômetro mede a quantidade de chuva precipitada num determinado local;
  • higrômetro mede a umidade do ar num determinado local;
  • barômetro mede a pressão atmosférica num determinado local.

Como o enunciado fala claramente em "dados sobre as chuvas" e "recolher e medir a quantidade de água precipitada", o instrumento em questão é o pluviômetro.

Em relação ao volume de chuva (VC) recolhido no pluviômetro, sendo no formato de um cilindro circular reto de raio R e altura hC, temos que:

  • VC=40 mL=40·10-3 L=40·10-3 dm3=40·10-3·102 mm3=4·104 mm3;
  • R=202=10 cm=100 mm.

Assim:

VC=π·R2·hC4·104=π·1002·hChC=4π mm1,3 mm.