Logo UNESP

Questão 44 Unesp 2020 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 44

Nova Ordem Mundial (Conflitos contemporâneos)

    A reação diante da alteridade1 faz parte da própria natureza das sociedades. Em diferentes épocas, sociedades particulares reagiram de formas específicas diante do contato com uma cultura diversa à sua. Um fenômeno, porém, caracteriza todas as sociedades humanas: o estranhamento, que chamamos etnocentrismo, diante de costumes de outros povos, e a avaliação de formas de vida distintas a partir dos elementos da sua própria cultura. Assim, percebemos como o etnocentrismo se relaciona com o conceito de estereótipo2. Os estereótipos são uma maneira de “biologizar” as características de um grupo, isto é, considerá-las como fruto exclusivo da biologia, da anatomia. No interior de nossa sociedade, encontramos uma série de atitudes etnocêntricas e biologicistas.

(https://gdeufabc.wordpress.com)

1 alteridade: característica, estado ou qualidade de ser distinto e diferente, de ser outro.

2 estereótipo: ideia ou convicção classificatória preconcebida sobre alguém ou algo.

Um exemplo de etnocentrismo incorporado a uma política estatal foi



a)

o movimento sionista, na Palestina.

b)

o apartheid, na África do Sul.

c)

 a questão curda, na Turquia.

d)

a primavera árabe, na Síria.

e)

a balcanização, na Chechênia.
 

Resolução

a) Incorreta. O movimento sionista ganhou força a partir do final do século XIX. Defendia a criação de um Estado para o povo judeu, na região da antiga Palestina. O fortalecimento dessas ideias associadas à perseguição dos judeus no continente europeu e o fortalecimento do sentimento nacionalista entre final do século XIX e começo do século XX, estimularam fluxos migratórios de judeus para a Palestina. Após a obtenção de apoio de algumas potências internacionais para a causa sionista, foi criado em 1948 o Estado de Israel. Perceba que a luta desse povo por um território não se configurou em uma ação estatal como diz a alternativa.

b) Correta. O apartheid foi o sistema  implantado na África do Sul pela minoria branca e durou de 1948 até 1994, ano em que o líder negro Nelson Mandela foi eleito o presidente. O apartheid consistia na segregação espacial entre os grupos étnicos, na restrição de uma série de direitos para a população negra e , portanto, concessão de privilégios (legalmente reconhecidos) para a minoria branca. A conexão dessa alternativa com  o texto se dá porque a ação estatal do governo racista da África do Sul visava  a separação dos grupos étnicos diferentes.

c) Incorreta. A questão curda envolve a luta de uma minoria étnica que está distribuída entre várias naçoes do Oriente Médio, principalmente, Síria, Iraque, Irã e Turquia. Não envolve uma ação estatal e, sim, a luta pela formação do seu Estado-nação. 

d) Incorreta. A Primavera Árabe foi um movimento político iniciado na Tunísia que lutava para derrubar regimes autoritários. Esse movimento rapidamente se espalhou para países do Norte da África e Oriente Médio. Portanto não foi um exemplo de etnocentrismo, considerando-se que aconteceu dentro do mundo árabe.

e) Incorreta. A Chechênia é outra regiao em que há luta separatista de uma minoria étnica. Chechênia se localiza na região dos Montes Cáucasos, parte europeia da Rússia. Como todas as alternativas que falam de movimentos separatistas, ela não envolve uma ação estatal imbuída de etnocentrismo.